Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Segunda edição do Projeto Reitoria Itinerante do IFTM acontece em abril

Segunda edição do Projeto Reitoria Itinerante do IFTM acontece em abril

Edição de 2021 acontece de 6 a 28 e visa dar continuidade à promoção de diálogo da gestão com a comunidade acadêmica

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 05/04/2021 às 11:00
  • Última modificação 12/04/2021 às 10:54
Reitoria Itinerante IFTM
Crédito: Divulgação

A segunda edição do Projeto Reitoria Itinerante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) acontece de 6 a 28 de abril por meio do canal oficial da instituição no YouTube em virtude da pandemia da Covid-19.

A edição de 2021 visa dar continuidade ao trabalho da gestão do IFTM em promover diálogo com a comunidade acadêmica, apresentar projetos e ações previstas para o ano e, ainda, buscar minimizar os efeitos causados pela pandemia do novo coronavírus nas atividades acadêmicas e administrativas.

O Reitoria Itinerante conta com a participação da reitora, Deborah Santesso Bonnas, dos representantes máximos das cinco pró-reitorias da instituição, do diretor de Comunicação Social e Eventos, do coordenador geral do Centro de Idiomas e Internacionalização e de gestores convidados dos campi.

Primeiramente, ocorrem falas da equipe gestora e, em seguida, abre-se para a comunidade acadêmica. Servidores e estudantes podem participar por meio do chat da transmissão no Youtube, enviando perguntas, dúvidas e sugestões.

Os encontros acontecem separadamente por campus, no caso de servidores, e para estudantes, foram organizados dois horários nos dias 27 e 28 de abril. Os links para participação serão enviados por e-mail e divulgados nas redes sociais do IFTM no dia anterior à data escolhida para cada campus. A programação pode ser acessada na página do projeto Reitoria Itinerante.

A reitora Deborah reforça que o projeto Reitoria Itinerante objetiva levar a equipe gestora do IFTM a todos os campi que compõem a instituição, desenvolvendo atividades de integração com a comunidade acadêmica e propondo atividades e resolução de problemas.

“Em 2020, em sua primeira edição e primeiro ano da nossa gestão, tivemos a preocupação de, além de apresentar as principais propostas do plano de ação para o ano, apresentar também a nova equipe diretiva para uma aproximação da reitoria com os campi. Em sua segunda edição esperamos, além de apresentar os objetivos estratégicos e metas para 2021, estabelecer um diálogo efetivo com as comunidades dos campi, fortalecendo esse espaço de comunicação e interlocução, e ouvir críticas e expectativas na perspectiva da gestão democrática e participativa”.

“Nossa proposta sempre foi estar com a comunidade presencialmente, porém o momento ainda não nos permite. Hoje acreditamos que estamos mais familiarizados com o uso das ferramentas remotas, possibilitando essa interação maior e melhor para a nova edição”, finaliza a reitora.

Mais informações: https://iftm.edu.br/reitoriaitinerante/

Dúvidas e sugestões ao longo da realização da segunda edição do projeto podem ser enviadas para o email reitoriaitinerante@iftm.edu.br

Sobre o Reitoria Itinerante

Reitoria Itinerante é um projeto por meio do qual equipe gestora do IFTM, composta pela reitora, pró-reitores e diretores sistêmicos, visitam os campi da instituição, desenvolvendo atividades de integração com as comunidades acadêmicas, propondo ações e resolução de problemas nos eixos estruturais do IFTM (Administração, Desenvolvimento Institucional, Ensino, Extensão e Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação), assim como nas áreas de Auditoria Interna, Centro de Idiomas e Relações Internacionais, Comunicação Social e Eventos, Ouvidoria e Relações Interinstitucionais.

Seus objetivos são integrar a equipe da Reitoria do IFTM ao dia a dia dos campi, aproximando-a das demandas e anseios de cada unidade, auxiliando nas dificuldades e incentivando a participação de servidores e alunos na solução de problemas; acompanhar o desenvolvimento de ações e avaliar conjuntamente estruturas e atividades de cada campus; alinhar estratégias e incentivar o envolvimento da comunidade acadêmica em processos decisórios institucionais; capacitar servidores em temas atuais e necessários ao desenvolvimento produtivo da instituição; estreitar parcerias entre o IFTM e empresas, associações e entes públicos locais; promover a transparência; e contextualizar desafios e estratégias do IFTM para o exercício do ano seguinte.

Assunto(s): SEMINÁRIO