Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM convida comunidade interna e externa a integrarem Núcleo de Estudos de Diversidade de Sexualidade e Gênero

A instituição publicou, no dia 7 de abril, regulamento para organização e atribuições do Núcleo

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 29/04/2021 às 10:00
  • Última modificação 05/05/2021 às 16:23
Núcleo de Estudos de Diversidade de Sexualidade e Gênero
Crédito: Divulgação

Já está em vigor o regulamento do Núcleo de Estudos de Diversidade de Sexualidade e Gênero (NEDSEG) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Aprovado na última reunião do Conselho Superior (Consup) da instituição e publicado no dia 7 de abril, o regulamento dispõe sobre a organização, funcionamento e atribuições do Núcleo no âmbito da reitoria e de todos os campi do IFTM.

Entre os objetivos do Núcleo está o de propor a elaboração de regulamentos para institucionalizar práticas de combate à desigualdade de gênero; atuar na identificação, prevenção e combate às diferentes formas de violência de gênero e sexualidade; e incentivar e apoiar a promoção de políticas públicas no âmbito do IFTM que visem a equidade de gênero. Ao todo, são nove objetivos, que podem ser consultados na íntegra no referido documento.

A criação do NEDSEG se justifica, em primeiro lugar, pelos aspectos legais e jurídicos, e também pela necessidade de desenvolver estudos, pesquisas e outras atividades voltadas para  a questão de gênero, conforme reforça o diretor de Ensino do IFTM, Ricardo Boaventura.

"Toda instituição de ensino tem que ficar preocupada com ações afirmativas e inclusivas. A implantação do NEDSEG no IFTM proporcionará avançar em estudos e ações relacionados às questões de gênero, sexualidade e diversidade. Isso permitirá no futuro mais próximo ter uma escola mais humana”, avalia o diretor.

O IFTM agora está na fase de composição dos membros do Núcleo, que tem como estrutura administrativa 1 (um) Núcleo central ligado à Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e Núcleos vinculados em cada um dos campi do Instituto.

A comissão central é composta pelos presidentes dos Núcleos nas unidades, sendo 1 (um) presidente e 1 (um) secretário eleitos pelos membros. Os núcleos locais, por sua vez, podem ser compostos por docentes, técnicos administrativos, estudantes e representantes da comunidade externa, mediante carta-convite apresentada pela Direção-Geral das respectivas unidades.

Os Núcleos locais não têm número pré-determinado de membros e para sua composição inicial cada Direção-Geral de campus recolhe manifestação de interesse por meio de carta-convite, que tem a função de apresentar o NEDSEG e coletar informações sobre interessados por meio de um formulário Google.

A previsão é que as primeiras atividades do Núcleo central e também dos locais tenham início ainda no primeiro semestre de 2021, porém ainda sem data estipulada.

Cartas-convite

Segundo o regulamento do NEDSEG, cada Direção-Geral de campus deve enviar carta-convite à comunidade do IFTM, seja ela interna ou externa, para convidar interessados em compor os Núcleos locais. Confira abaixo o link para manifestar interesse em participar do Núcleo em cada um dos campi do Instituto.

Campina Verde

Ituiutaba