Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM convida comunidade interna e externa a integrarem Núcleo de Estudos de Diversidade de Sexualidade e Gênero
Início do conteúdo da página
Notícias

IFTM convida comunidade interna e externa a integrarem Núcleo de Estudos de Diversidade de Sexualidade e Gênero

A instituição publicou, no dia 7 de abril, regulamento para organização e atribuições do Núcleo

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 29/04/2021 às 10:00
  • Última modificação 05/05/2021 às 16:23
Núcleo de Estudos de Diversidade de Sexualidade e Gênero
Núcleo de Estudos de Diversidade de Sexualidade e Gênero
Crédito: Divulgação

Já está em vigor o regulamento do Núcleo de Estudos de Diversidade de Sexualidade e Gênero (NEDSEG) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Aprovado na última reunião do Conselho Superior (Consup) da instituição e publicado no dia 7 de abril, o regulamento dispõe sobre a organização, funcionamento e atribuições do Núcleo no âmbito da reitoria e de todos os campi do IFTM.

Entre os objetivos do Núcleo está o de propor a elaboração de regulamentos para institucionalizar práticas de combate à desigualdade de gênero; atuar na identificação, prevenção e combate às diferentes formas de violência de gênero e sexualidade; e incentivar e apoiar a promoção de políticas públicas no âmbito do IFTM que visem a equidade de gênero. Ao todo, são nove objetivos, que podem ser consultados na íntegra no referido documento.

A criação do NEDSEG se justifica, em primeiro lugar, pelos aspectos legais e jurídicos, e também pela necessidade de desenvolver estudos, pesquisas e outras atividades voltadas para  a questão de gênero, conforme reforça o diretor de Ensino do IFTM, Ricardo Boaventura. 

"Toda instituição de ensino tem que ficar preocupada com ações afirmativas e inclusivas. A implantação do NEDSEG no IFTM proporcionará avançar em estudos e ações relacionados às questões de gênero, sexualidade e diversidade. Isso permitirá no futuro mais próximo ter uma escola mais humana”, avalia o diretor.

O IFTM agora está na fase de composição dos membros do Núcleo, que tem como estrutura administrativa 1 (um) Núcleo central ligado à Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e Núcleos vinculados em cada um dos campi do Instituto.

A comissão central é composta pelos presidentes dos Núcleos nas unidades, sendo 1 (um) presidente e 1 (um) secretário eleitos pelos membros. Os núcleos locais, por sua vez, podem ser compostos por docentes, técnicos administrativos, estudantes e representantes da comunidade externa, mediante carta-convite apresentada pela Direção-Geral das respectivas unidades.

Os Núcleos locais não têm número pré-determinado de membros e para sua composição inicial cada Direção-Geral de campus recolhe manifestação de interesse por meio de carta-convite, que tem a função de apresentar o NEDSEG e coletar informações sobre interessados por meio de um formulário Google.

A previsão é que as primeiras atividades do Núcleo central e também dos locais tenham início ainda no primeiro semestre de 2021, porém ainda sem data estipulada.

Cartas-convite

Segundo o regulamento do NEDSEG, cada Direção-Geral de campus deve enviar carta-convite à comunidade do IFTM, seja ela interna ou externa, para convidar interessados em compor os Núcleos locais. Confira abaixo o link para manifestar interesse em participar do Núcleo em cada um dos campi do Instituto.

Campina Verde 

Ituiutaba

Paracatu

Patos de Minas

Patrocínio

Uberaba

Uberaba Parque Tecnológico

Uberlândia

Uberlândia Centro



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página