Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Polo de Inovação IFTM e empresa IOTIC Consultoria assinam projeto para desenvolvimento da cadeia produtiva de milho
Início do conteúdo da página
Notícias

Polo de Inovação IFTM e empresa IOTIC Consultoria assinam projeto para desenvolvimento da cadeia produtiva de milho

A inovação dispensa o uso de reagentes químicos nocivos ao meio ambiente e receberá investimento de mais de R$900 mil

  • Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 10/05/2021 às 14:10
  • Última modificação 14/05/2021 às 10:02
Milho é um cereal cultivado em grande parte do mundo e utilizado para alimentação humana e animal, possuindo altas qualidades nutritivas
Milho é um cereal cultivado em grande parte do mundo e utilizado para alimentação humana e animal, possuindo altas qualidades nutritivas
Crédito: Divulgação

Por meio do uso de tecnologia de infravermelho próximo (NIR), o Polo de Inovação IFTM e a empresa IOTIC estão desenvolvendo equipamento que pode revolucionar a cadeia produtiva do milho. A nova tecnologia contribui para realização de análises de diversos parâmetros do milho, de forma simultânea e instantânea, sem destruição das amostras ou plantas. A inovação dispensa o uso de reagentes químicos nocivos ao meio ambiente e possui custo relativamente baixo quando comparada às metodologias tradicionais de laboratório.

De acordo com o pesquisador responsável pelo projeto, professor doutor Hamilton César de Oliveira Charlo, a grande vantagem do método é que as medidas são realizadas em poucos segundos e requerem mínima preparação da amostra. "Assim, diversas empresas e indústrias poderão utilizar a tecnologia para monitoramento das lavouras e na gestão da produção durante os processos de beneficiamento e processamento dos grãos", explica o professor.

Os resultados do projeto podem ser de grande impacto, pois a partir do momento em que produtores e empresas têm métodos mais eficientes de monitoramento das culturas ou da qualidade da matéria prima haverá, por consequência, maior eficiência nos processos produtivos, menores perdas e redução de custos de produção. 

A diretora-geral do Polo de Inovação, professora Fernanda Barbosa Borges Jardim, do IFTM Campus Uberaba, destacou o grande desafio do projeto, bem como reforçou o compromisso do IFTM no fomento a pesquisas aplicadas em parcerias com empresas industriais para capacitação de pesquisadores (servidores e estudantes) e para o desenvolvimento da cadeia do agronegócio. “Sem dúvida, é um marco na história e no desenvolvimento do IFTM”, disse Fernanda. 

Esse é o primeiro projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD & I) assinado pelo Polo de Inovação IFTM, credenciado como Unidade EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). No projeto, serão investidos um montante de R$ 907.392,86, sendo 50% do valor financiado pela EMBRAPII, 20,07% pela empresa IOTIC e 29,93% pelo Polo de Inovação IFTM.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página