Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > MEC abre prazo até 14 de junho para revalidação dos dados da Plataforma Nilo Peçanha (PNP)
Início do conteúdo da página
Notícias

MEC abre prazo até 14 de junho para revalidação dos dados da Plataforma Nilo Peçanha (PNP)

A Plataforma é a principal fonte de informações sobre a Educação Profissional e Tecnológica no âmbito da Rede Federal

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 28/05/2021 às 16:00
  • Última modificação 31/05/2021 às 15:38
Plataforma Nilo Peçanha (PNP)
Plataforma Nilo Peçanha (PNP)
Crédito: Divulgação

A Plataforma Nilo Peçanha (PNP), instituída em 2018, é a principal fonte de informações sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Anualmente, a PNP é atualizada pelo Ministério da Educação (MEC) de acordo com os registros acadêmicos, orçamentários e de pessoal relativos ao exercício anterior. A ferramenta on-line se apresenta como um importante instrumento virtual, que contém estatísticas sobre a oferta da educação na Rede Federal. A maior parte das informações da plataforma é obtida de forma automática pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) e submetida, posteriormente, para validação pelas instituições de ensino. O prazo de validação já está aberto e vai até o dia 14 de junho. Após essa fase, serão realizados ajustes para uma publicação da versão final da edição 2021 da PNP, ano base 2020, prevista para o dia 19 de julho deste ano.

A iniciativa visa tornar cada vez mais transparente a gestão pública por meio da disponibilização de indicadores de desempenho, que permitem potencializar as chances de sucesso na implementação de políticas públicas efetivas e na tomada de decisões mais assertivas. “A Plataforma Nilo Peçanha fornece dados que podem auxiliar as instituições que compõem a rede no aprimoramento da gestão administrativa e acadêmica, ampliando o grau de inclusão social, que já é uma característica diferenciada dos Institutos Federais. Tudo isso, com o intuito de também avaliar se os objetivos e as finalidades, previstos na legislação da Rede Federal estão sendo cumpridos”, analisou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Wandemberg Venceslau.

A Rede de Coleta, Validação e Disseminação das Estatísticas da Rede Federal (Revalide) atua nessa plataforma para garantir confiabilidade às estatísticas educacionais. Visando êxito, nessa fase de construção da PNP 2021, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), disponibilizou um treinamento on-line, exclusivo para toda a Revalide. O acesso para a capacitação dos dirigentes das instituições, Registros Acadêmicos Locais (RAs) e Pesquisadores Institucionais (PIs) pode ser realizado, clicando aqui.

Plataforma Nilo Peçanha

A plataforma foi instituída há 4 anos, representando um marco histórico na produção da estatística educacional nacional. Ela já conta, atualmente, com três painéis referentes às edições anteriores de 2018, 2019 e 2020. A PNP oferece à sociedade um conjunto de informações que permite conhecer as atividades realizadas pelas instituições que compõem a Rede Federal.

Para acessar as versões anteriores da PNP, clique aqui.

Fonte: https://portal.conif.org.br/br/component/content/article/84-ultimas-noticias/4225-mec-abre-prazo-para-revalidacao-dos-dados-da-plataforma-nilo-pecanha-pnp?Itemid=609 (com adaptações)



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página