Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico > Últimas Notícias > Simpósio ProfEPT/IFTM aborda temática dentro das bases conceituais para a Educação Profissional e Tecnológica

Evento acontece no dia 10 de junho pelo canal do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico no YouTube

• Por IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico
  • Publicado em 31/05/2021 às 17:00
  • Última modificação 07/06/2021 às 10:55
I Simpósio ProfEPT/IFTM - bases conceituais para a Educação profissional e Tecnológica
Crédito: 4ª Turma ProfEPT/IFTM

Com o tema “Mundo do trabalho e educação profissional e tecnológica: o restabelecimento e os horizontes da relação trabalho e educação na sociedade contemporânea – uma reflexão sob a égide da Resolução CNE/CP n° 01/2021”, o I Simpósio ProfEPT/IFTM buscará trazer uma discussão sobre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica (DCNGEPT), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) por meio da Resolução CNE/CP nº 01, de 05 de janeiro de 2021. Para além, visa analisar seus impactos para os cursos de Educação Profissional Técnica e Tecnológica (EPT), principalmente no âmbito dos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica (IFs), Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs) e o Colégio Pedro II (CPII), uma vez que seus efeitos ultrapassam o lócus da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O evento contará com a colaboração dos professores da Rede Federal Dra. Alessandra Ciambarella Paullon, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ); Dr. Lucas Barbosa Pelissari, do Instituto Federal do Paraná (IFPR); Dr. Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM); e com a participação do Esp. Francisco Aparecido Cordão, educador titular da Cadeira 28 da Academia Paulista de Educação, conferencista e consultor educacional.

Interligados ao tema principal, os convidados abordarão também aspectos como: a conexão entre trabalho e educação para uma formação humana integral ou omnilateral; as mudanças no mundo do trabalho e as novas exigências formativas dos trabalhadores em uma perspectiva de emancipação dos sujeitos; o ensino médio integrado como travessia para a politecnia ou educação tecnológica; e as perspectivas da EPT na sociedade brasileira atual.

O Simpósio é uma realização dos discentes da quarta turma do Mestrado Profissional de Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, sob orientação do professor Dr. Adriano Eurípedes Medeiros Martins. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do campus no YouTube, no dia 10 de junho, às 13h.

Para mais informações e inscrição, acesse a página do evento.

Assunto(s): EVENTO