Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM firma parceria com empresa Huawei para oferta de cursos variados na área de Tecnologia da Informação e Comunicação
Início do conteúdo da página
Notícias

IFTM firma parceria com empresa Huawei para oferta de cursos variados na área de Tecnologia da Informação e Comunicação

Plataforma já oferta mais de 70 cursos para servidores e estudantes e, em breve, poderá fortalecer projetos de extensão

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 08/06/2021 às 12:00
  • Última modificação 10/06/2021 às 09:05
IFTM firma parceria com empresa Huawei para oferta de cursos variados na área de Tecnologia da Informação e Comunicação
IFTM firma parceria com empresa Huawei para oferta de cursos variados na área de Tecnologia da Informação e Comunicação
Crédito: Divulgação

Um dos objetivos dos institutos federais é buscar parcerias com empresas atuantes no mercado de trabalho, de modo a fortalecer a cadeia produtiva nas regiões onde se localizam. Se essa é a meta, em 2021, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) ganhou mais uma importante parceira para cumpri-la. Já está vigente a parceria entre IFTM e a empresa Huawei, que por meio do projeto Huawei ICT Academy, oferta uma série de cursos para as instituições educacionais parceiras.

O registro do IFTM, habilitando a instituição para atuar como Academia Huawei, foi concluído em março deste ano e, a partir dele, os servidores e estudantes da instituição passam a ter acesso a um catálogo de mais de 70 cursos da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), com direito a certificado. “A Academia Huawei é uma parceria que a empresa faz com diversas instituições de ensino do país, não só IFs, mas também universidades e outros centros. O objetivo é aproximar a empresa e a área de trabalho com institutos de educação na tentativa de formar indivíduos preparados para atuar com as TICs”, afirma o Coordenador da Academia Huawei IFTM, Saulo da Mata.

Os cursos já estão disponíveis, de forma gratuita, para servidores e estudantes do Instituto. Para ter acesso, os interessados devem criar suas contas no ambiente da Huawei com o e-mail institucional do IFTM e solicitar vinculação com a Academia Huawei IFTM, por meio do link https://e.huawei.com/en/talent/#/ict/become-ict-student. Uma vez solicitado, o credenciamento passa pela aprovação dos responsáveis pela Academia Huawei IFTM.

Formação em TICs

O diretor de Tecnologia e Informação do IFTM, Sergio Luiz De Freitas Maia, que conduziu a formalização da parceria, recorda que o início das conversas foi intermediado por dois professores do Instituto: a professora Carla Amorim dos Anjos Queiroz, do Campus Uberlândia, e o professor Carlos Magno Medeiros Queiroz, do Campus Uberlândia Centro. O diretor cita um estudo da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brascom), que mostra a demanda pela oferta de cursos na área de TICs e ressalta a importância da parceria com a Huawei.

"No estudo da Brascom, eles constataram a grande dificuldade na formação de profissionais em TIC, justamente por faltar certo alinhamento com as necessidades do mundo do trabalho. Esse tipo de parceria vem justamente tentar fazer essa aproximação, tentando propiciar aos nossos alunos as condições de ter contato com aquilo que o mercado tem utilizado e discutido", afirma Sergio Luiz. "Essas parcerias (com empresas atuantes no mercado) são fundamentais, pois sempre vão nos garantir que os conteúdos ofertados aos alunos são relevantes, atualizados e por isso entendo que vamos conseguir níveis maiores de empregabilidade em TIC", complementa.

Os cursos são ofertados na modalidade chamada  Massive Open Online Course (MOOCs) e são do tipo auto-instrucionais (self-paced), nos quais o estudante tem acesso a todo material didático, mas não há a presença do instrutor. Nesses cursos, o próprio aluno é responsável por acompanhar o conteúdo, desenvolver as atividades e acompanhar o curso. Saulo da Mata destaca que os temas de cursos ofertados pela Huawei Academy são variados e abarcam uma grande variedade de assuntos relacionados principalmente às TICs. 

 “A grande área de atuação nesse projeto é a de TICs. A Huawei é uma das principais empresas na área de 5G, por exemplo, e conta com vários cursos, mas em seu catálogo também podemos encontrar cursos sobre inteligência artificial, roteamento em redes de computadores, big data, cloud computing, segurança de rede, entre outros ‘tópicos quentes’”, complementa o coordenador Saulo da Mata.

Incremento em projetos pedagógicos e de extensão

Os cursos da Huawei Academy estão disponíveis para servidores e estudantes do IFTM, mas em breve podem ir bem além dos muros dos campi. Além das formações disponibilizadas na modalidade MOOCs, a Huawei disponibiliza formação de instrutores para cursos que demandam mediadores. O objetivo para o futuro da parceria é mobilizar professores do Instituto para que participem das ações de formação da empresa e possam se tornar instrutores em cursos mais avançados.

Segundo Saulo da Mata, uma vez que o professor se qualifique como instrutor da Huawei Academy, ele poderá utilizar esses cursos como parte de seu plano de ensino em sala de aula ou mesmo em projetos de extensão, com a oferta de conteúdo e certificação para a comunidade externa do IFTM. 

“Poderemos oferecer cursos de extensão nas diversas comunidades em que o IFTM se insere, com papel do instrutor. Essa seria uma fase que ainda demanda a formação de instrutores e precisamos que nossos docentes se engajarem no projeto para prestarem a prova de certificação como instrutor. A partir do momento em que ele é habilitado, poderemos abrir cursos de extensão para o público externo e o professor teria um papel importante para motivar, tirar dúvidas, quebrar eventuais barreiras idiomáticas e buscar um melhor rendimento da formação”, afirma o coordenador. “O material também pode ser utilizado, por exemplo, dentro de uma disciplina. A versatilidade de cursos é muito grande”, completa.

Dúvidas sobre a Academia Huawei do IFTM poderão ser encaminhadas para o e-mail: academia.huawei@iftm.edu.br.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página