Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Abertas inscrições do processo seletivo para cursos técnicos de nível médio 2021/2 do IFTM

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 12 de julho pela página de ingresso da instituição

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 14/06/2021 às 10:00
  • Última modificação 21/06/2021 às 11:43
Processo Seletivo 2021/02 Cursos Técnicos IFTM
Crédito: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) publicou o edital do processo seletivo para os cursos técnicos de nível médio para início no segundo semestre de 2021. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela Internet, por meio da página de ingresso do IFTM, até o dia 12 de julho.

Nesse edital, são ofertadas 105 vagas nos cursos de Administração, Agropecuária e Redes de Computadores na modalidade de concomitância externa, ou seja, o estudante cursará o ensino técnico no IFTM e o ensino médio em outra instituição, se ainda não o concluiu. Os cursos são ofertados em dois campi e um polo da instituição: Campus Uberlândia, Campus Uberlândia Centro e Polo João Pinheiro. Do total geral de vagas, o IFTM disponibilizará 60% para vagas reservadas, 35% para a ampla concorrência e 5% para pessoas com deficiência.

Em virtude da pandemia da covid-19, a forma de seleção deste certame continuará a ser realizada por meio da análise do histórico escolar, com a média das notas do 9º ano do ensino fundamental nas disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências. Para o cálculo desta média, soma-se as notas obtidas nas referidas disciplinas e divide-se por 5. A classificação será feita pela ordem decrescente da média obtida pelo candidato, observando-se o número de vagas do quadro de distribuição de vagas e grupos de concorrência.

Para validar a inscrição, o candidato deverá enviar até o dia 12 de julho os documentos exigidos no sistema de inscrições: Documento oficial com foto; Histórico escolar do ensino fundamental (cópia legível) ou declaração contendo as disciplinas e a média das notas obtidas pelo estudante no 9º ano (último ano) do ensino fundamental, conforme modelo anexo no Edital, ou boletim de notas do 9º ano do ensino fundamental. Os documentos comprobatórios devem estar autenticados com assinatura e carimbo da escola. O candidato deve verificar o preenchimento correto dos dados informados no formulário de inscrição para não ser desclassificado.

Os candidatos aprovados nas vagas reservadas ou nas vagas para pessoas com deficiência deverão comprovar essa condição no ato da matrícula e os candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas deverão passar por uma banca de heteroidentificação, para constatação da veracidade da autodeclaração. Para tanto, aconselha-se ler com muita atenção os critérios expostos no referido edital.

O resultado preliminar estará disponível na página de ingresso no dia 20 de julho e o resultado final será divulgado no dia 22 de julho.

Acompanhe informações sobre os processos seletivos do IFTM na página de ingresso da instituição e também no canal do YouTube, onde existem vídeos explicativos sobre grupos de concorrência, que devem ser escolhidos no ato da inscrição, e sobre ações afirmativas, além de lives de apresentação de diversos cursos ofertados pelo IFTM.