Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM abre vagas para curso on-line de Português para estrangeiros

IFTM abre vagas para curso on-line de Português para estrangeiros

É a primeira vez que a instituição oferta esse tipo de curso. Candidatos podem ser ou não residentes no Brasil

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 02/07/2021 às 09:00
  • Última modificação 30/06/2021 às 17:38
IFTM abre vagas para curso on-line de Português para estrangeiros
Crédito: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) abre vagas para curso on-line de Português destinado a estrangeiros residentes ou não no Brasil. A iniciativa, desdobramento de uma ação nacional da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, oferta 20 vagas, sendo 15 para ampla concorrência, 4 para negros, quilombolas ou indígenas, e 1 (uma) para pessoas com deficiência.

Podem participar da seleção, candidatos de qualquer nacionalidade, exceto brasileira, interessados em cursar Português como Língua Adicional (PLA), com idade igual ou superior a 13 anos, independente da escolaridade e de serem ou não estudantes do IFTM.

As inscrições são gratuitas e ocorrem de 5 a 14 de julho por meio de envio de email com a documentação solicitada para selecaointernacional@iftm.edu.br com o título “INSCRIÇÃO – PLA – NOME COMPLETO DO ESTUDANTE”. Após, as inscrições passam por conferência para validação.

A seleção é por sorteio, que ocorre às 15h no dia 16 de julho, com transmissão ao vivo pelo canal do IFTM no YouTube, uma vez que candidatos não podem comparecer ao sorteio devido à necessidade de isolamento social imposta pela pandemia da Covid-19.

O resultado definitivo convocando os sorteados para apresentarem documentos para matrícula será divulgado a partir das 9h do dia 20 de julho na página Editais e Chamadas do Centro de Idiomas e Relações Internacionais (CENID) do IFTM, setor responsável pelo curso na instituição. A documentação necessária para matrícula está elencada no edital da seleção. A previsão de início do curso é agosto e sua duração é de 5 meses.

Para o coordenador geral do CENID, professor Edilson Pimenta, “Ensinar língua portuguesa a estrangeiros é atuar em duas vertentes muito condizentes com o papel social do IFTM e com a política linguística adotada na instituição: em um primeiro momento, amplia-se a empregabilidade do público-alvo desse curso no Brasil, visto que muitos estrangeiros que aqui residem têm tido acesso a poucas e inadequadas oportunidades de trabalho, justamente por falta de proficiência em língua portuguesa. Além disso, chancela-se a abertura do IFTM ao acolhimento de comunidades internacionais e de parcerias interinstitucionais, uma vez que são esperadas inscrições de estudantes de instituições internacionais que já são parceiras do IFTM ou que podem vir a ser em ações futuras”.

Chamada Interna para seleção de profissionais para o curso

Para oferta do curso Português como Língua Adicional, o IFTM precisa selecionar 3 membros de sua comunidade acadêmica para atuarem como coordenador de curso, coordenador de Plataforma e tutor, que serão bolsistas mantidos pela instituição. É disponibilizada 1 (uma) vaga para cada função e podem participar técnicos-administrativos ou docentes efetivos da instituição que possuam diploma de conclusão de curso de graduação em Letras-Português em Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Candidatos que possuem formação dupla – Português-Inglês, Português-Francês, Português-Espanhol ou outras – são elegíveis, desde que comprovem sua formação em Língua Portuguesa.

Além disso, interessados não podem estar em gozo de licença ou afastamento de suas atividades profissionais; devem possuir disponibilidade de carga horária para atuarem na função – 10h semanais; entre outros pré-requisitos listados no edital do processo seletivo.

As inscrições são gratuitas e acontecem de 5 a 14 de julho por meio de envio de email com a documentação solicitada para selecaointernacional@iftm.edu.br, indicando a que bolsa deseja se candidatar. Quem se interessar por mais de uma função, pode indicar uma segunda opção no próprio email de inscrição.

O processo de seleção ocorre por meio de declaração de pontuação preenchida pelo candidato, conforme disposto no Anexo III do edital, e da conferência de sua documentação comprobatória. A classificação dá-se por meio de análise de títulos e experiência profissional, totalizando, no máximo, 100 pontos.

O resultado do processo seletivo será publicado no dia 15 de julho também na página Editais e Chamadas do CENID do IFTM, apresentando os candidatos aprovados para cada uma das bolsas em ordem crescente de classificação.

Os aprovados serão convocados pela instituição a partir de 23 de julho para assinar contrato de bolsista e apresentar os documentos originais exigidos. A não apresentação da documentação original implicará na desclassificação do candidato.

Sobre o Programa de Português como Língua Adicional (PLA)

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lançou, no dia 5 de maio, o Programa de Português como Língua Adicional (PLA), que tem o intuito de promover a educação do idioma na Rede Federal como língua adicional para formar cidadãos capazes de transitarem em diversos contextos globais e interculturais.

A formulação do curso nasceu no Fórum de Assessores de Relações Internacionais do referido Conselho, a partir da proposta das Assessorias de Relações Internacionais dos Institutos Federais do Rio de Janeiro (IFRJ) e do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), sendo o último responsável pela operação do programa que oferta, a princípio, um total de 480 vagas, distribuídas entre 11 Institutos Federais de norte a sul do país.

Saiba mais sobre o PLA na página do Conif.