Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Novos conselheiros do CONSUP do IFTM tomam posse

Novos conselheiros do CONSUP do IFTM tomam posse

Na 1ª reunião ordinária do Conselho do ano de 2021, ocorrida nos dias 29 e 30 de junho, foram empossados 15 membros

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 01/07/2021 às 19:00
  • Última modificação 02/07/2021 às 12:41
Foto da tela da plataforma RNP da 1ª Reunião Ordinária do Conselho Superior do IFTM com os rostos de 12 dos 15 novos membros empossados
Crédito: Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM - DCSE

O Conselho Superior (CONSUP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), órgão máximo da instituição, começou o ano de 2021 com nova composição de seus membros, alguns eleitos pela comunidade acadêmica e outros indicados por colegiados e gestores da organização. A posse ocorreu durante a 1ª reunião ordinária do Conselho deste ano, realizada nos dias 29 e 30 de junho, de forma remota pela Plataforma Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) com transmissão ao vivo pelo canal do IFTM no YouTube.

A reitora da instituição e presidente do CONSUP, Deborah Santesso Bonnas, abriu o encontro destacando a relevância do Conselho e de seu papel enquanto ambiente de construção multidisciplinar e plural e agradeceu aos novos integrantes por aceitarem o desafio. “Agradeço a todos os novos membros que aceitaram esse grande desafio de contribuir para o aprimoramento do IFTM nessa instância. Desejo que tenhamos sabedoria para conduzirmos essa importante tarefa que se apresenta para nós”.

Deborah ainda esclareceu que não estavam presentes no momento representantes da sociedade civil, conforme determina o regimento do CONSUP, pois, diante de impugnação da portaria de composição do referido órgão por conselheiro em relação a esse segmento de membros, será necessária fazer chamada pública.

Para que o Conselho já começasse a atuar o quanto antes, 3 instituições foram indicadas, de forma discricionária e também com base em seus notórios trabalhos desenvolvidos. São elas: Sindicato dos Trabalhadores de Alimentação de Uberaba e Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), no segmento de representantes de trabalhadores; Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), representando entidades patronais;  e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Superintendência Regional de Ensino, em nome de entidades públicas/estatais.

Para o procurador federal do IFTM, André Pelegrini, também presente na reunião, em no máximo 60 dias, a chamada pública já deve estar encerrada e os novos membros do segmento da sociedade civil comporão o CONSUP.

Composição do CONSUP para o biênio 2021-2022

As eleições para o Conselho Superior do IFTM ocorreram no dia 29 de março de forma virtual/eletrônica – nos termos da Resolução nº 089, de 20 de agosto de 2020 – por meio do sistema Helios Voting, acessível pelo ambiente virtual da instituição (Virtual IF), em virtude da pandemia da Covid-19. Após, foi aberto novo processo eleitoral para preenchimento de vagas remanescentes.

Representante do Ministério da Educação (MEC): Joaquina Nobre;

Representantes do segmento Docente: Ana Carolina Gomes Araújo, Daniel Trevisan e Luciano Marcos Curi;

Representantes do segmento Técnico-Administrativo: Raquel Barbosa Machado, Ricardo de Oliveira Avigo e Suellen Gabrielli Pinheiro dos Santos;

Representantes do segmento Discente: Natane Yurika Magalhães Barbosa, Letícia Cristina Duarte Siqueira e João Lucas Benício da Silva (suplente);

Representantes do segmento Colégio de Dirigentes: Heliomar Baleeiro, Lara Kuhn e Rodrigo Grassi;

Representantes do segmento Egresso: Lúcia Helena dos Santos Oliveira e Ronald Oliveira Souza (suplente).

Sobre o CONSUP

O Conselho Superior, órgão máximo do IFTM, tem caráter deliberativo e consultivo e sua finalidade é analisar e regular as diretrizes de atuação da instituição, no âmbito acadêmico e administrativo, buscando o processo educativo de excelência.

É composto por membros natos e por representantes titulares e suplentes de docentes, de servidores técnico-administrativos, de discentes, de diretores-gerais, de egressos, de entidades patronais, de entidade de trabalhadores, do setor público e de ex-reitores. Tais membros são escolhidos por seus pares, mediante eleição, para mandatos de 2 anos, permitida 1 (uma) reeleição para o período imediatamente subsequente.

As reuniões, ordinárias e extraordinárias, são presididas pelo(a) reitor(a) em exercício.

Saiba mais na página do CONSUP.