Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Experiências exitosas dos campi avançados do IFTM são aprovadas para I Encontro dos Campi Avançados da Rede Federal

"Avançando pelo Brasil" ocorre de 14 a 16 de julho

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 07/07/2021 às 00:00
  • Última modificação 07/07/2021 às 11:48
I Encontro Avançando pelo Brasil
Crédito: I Encontro Avançando pelo Brasil

Os Campi Avançados Campina Verde e Uberaba Parque Tecnológico do Instituto Federal do Triângulo Mineiro tiveram suas experiências exitosas selecionadas para apresentação e publicação no “I Encontro Avançando pelo Brasil”. O evento tem como principal objetivo proporcionar a integração de conhecimentos técnicos e tecnológicos e práticas pedagógicas, científicas, extensionistas e administrativas dos Campi Avançados da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Com o relato do projeto “Meu quintal é uma horta”, o IFTM Campus Avançado Campina Verde foi uma das quatro experiências aprovadas no eixo temático “Pesquisa, Inovação e Extensão”. O projeto, realizado na cidade de Campina Verde, faz o acompanhamento de gestantes e famílias que tenham crianças com idades entre 0 e 3 anos, com intuito de oferecer orientações sobre o cuidado com a saúde, alimentação e educação das crianças.

Além disso, o projeto, que conta com o apoio da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Campina Verde, da Associação São Vicente de Paulo, incentiva as famílias a produzirem seu próprio alimento, como preparar a sopa do bebê, por exemplo. Nele, as famílias recebem um Kit composto por vasos, sementes e utensílios para horta, além da assistência técnica prestada por servidores e alunos do IFTM.

Já o IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico foi um dos selecionados para publicar seu relato de experiência no eixo temático “Ensino” com o projeto “Educação na Pandemia: Inclusão e Diversidade”. É uma parceria do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), Coordenadores de Curso, Coordenação Geral de Ensino, Professores e as Famílias do campus para a criação de estratégias que possibilitem o estabelecimento de diretrizes e garantam o respeito às especificidades de cada aluno. Ainda, tem o intuito de minimizar os vários efeitos causados pela pandemia da Covid-19, principalmente nos esforços pela inclusão educacional dentro dos espaços formativos.

Foi proposto um sistema pedagógico por etapas, em ritmo diferenciado, com vistas a ofertar maior suporte e acompanhamento ao aprendizado, pois a maioria dos alunos com necessidades específicas necessita de um tempo maior para assimilar e aprender os conteúdos. Assim, foram traçadas estratégias e ações inclusivas para apoiar as especificidades individuais dos alunos. Além disso, houve ações para sensibilização das questões de inclusão na comunidade acadêmica, como o concurso de frases com o tema “Inclusão e Pandemia” e a criação do “IFSocializando” que promove e divulga dicas e curiosidades sobre temáticas ligadas à inclusão da pessoa com deficiência e outras necessidades específicas nas redes sociais do campus. Ainda foram realizadas lives com o tema “Qual o lugar da inclusão na formação docente”, que contou com diferentes palestrantes. Também foi colocado em prática o projeto “Acolher para Incluir” que entre os seus objetivos visa garantir e implementar uma rotina de atendimentos individuais dos alunos com os professores.

O “I Encontro Avançando pelo Brasil” conta ainda com experiências exitosas no eixo temático “Gestão e Administração”. Os 12 relatos de experiência com melhor pontuação na avaliação foram selecionados para serem apresentados durante o encontro, sendo 4 em cada temática. Outros relatos de experiência inscritos, com boas avaliações, serão publicados nos anais do evento, com possibilidade de confecção de um e-book, garantindo ampla divulgação das experiências exitosas para toda a Rede Federal.

Os relatos de experiências foram avaliados segundo os seguintes critérios: Organização lógica e clareza na exposição da área temática; Abrangência e adequação à área temática; Envolvimento com a comunidade externa; Envolvimento de aluno e de servidores, sem função ou cargo de gestão, do campus; Desenvolvimento de ferramenta/metodologia para aplicabilidade nas rotinas do campus ou demais campi da Rede Federal; Ferramenta/metodologia desenvolvida sem utilização de recursos de custeio; Integração da comunidade acadêmica mediante a inclusão de minorias (pessoas com deficiência, questões de gênero, vulnerabilidade social, raça e diversidade sexual) e Impactos gerados pela experiência exitosa em nível institucional. Isso mostra a seriedade do tratamento dado aos relatos e a importância de ter seu trabalho apresentado e publicado em um evento como esse.

A apresentação dos trabalhos poderá ser acompanhada por toda a comunidade acadêmica da Rede Federal, no dia 15 de julho. O evento acontece entre os dias 14 e 16 de julho e os interessados podem se inscrever na plataforma Even3 , onde estão disponíveis todas as informações sobre o encontro.