Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Atividades interpessoais devem ganhar mais espaço na educação profissional na era pós-COVID19
Início do conteúdo da página
Notícias

Atividades interpessoais devem ganhar mais espaço na educação profissional na era pós-COVID19

O tema é central para Rede Federal, que acompanha atentamente os novos modelos que devem nortear a volta ao novo normal

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 16/07/2021 às 12:00
  • Última modificação 16/07/2021 às 12:16

Comemorado nesta quinta-feira (15/7), o Dia Mundial das Competências dos Jovens joga luz na maneira com que o mundo irá lidar com a educação profissional na era pós COVID-19. Os novos modelos de treinamento, de aprendizagem e das habilidades são alguns dos pontos levantados pelo Centro Internacional para a Educação Profissional e Tecnológica (Unevoc) para as atividades de celebração da data ao redor do mundo.

O tema é central para a Rede Federal, que acompanha atentamente os novos modelos que devem nortear a volta ao novo normal das instituições. Marcelo Bregagnoli, coordenador da Câmara de Internacionalização do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), destaca ainda que os currículos deverão ser desenvolvidos alinhando as metodologias laborais às interpessoais. 

“A pandemia trouxe novos ensinamentos e formas de desenvolvimento de habilidades, principalmente no que tange as habilidades interpessoais como resiliência e empatia”, afirma Bregagnoli, que também é reitor do Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). Essas questões deverão ser debatidas em nível global e estão sendo fomentadas pela Unevoc, que é um dos sete institutos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Ainda hoje, às 11h, a UNESCO-UNEVOC promoverá um encontro virtual, que terá a missão de celebrar a resiliência e a criatividade dos jovens durante a crise ocasionada pelo novo Coronavírus. A atividade está sendo organizada pelas Missões Permanentes do Sri Lanka e Portugal junto à ONU, o Gabinete do Enviado do Secretário-Geral para a Juventude, a UNESCO e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Para participar é necessário se inscrever no link https://bit.ly/3wAPum1.

Dia de celebração – De acordo com Bregagnoli são muitos os motivos que levam a Rede Federal a comemorar o Dia Mundial das Competências de Jovens. “Essa data traz à tona uma temática que é o cerne da Rede federal e chama a atenção de governantes para a educação profissional, científica e tecnológica, que é motivo de muito orgulho pois representa a essência da nossa Rede, visando o desenvolvimento do jovem em sua vida seja no mundo do trabalho ou em questões empreendedoras”, conclui.

Rede Federal -  O Conif é um centro Unevoc desde 2016, status que tem possibilitado a participação ativa da Rede Federal em relevantes debates mundiais. O Centro Internacional Unevoc busca contribuir para o incremento da qualidade da educação profissional a partir do intercâmbio de conhecimentos e boas práticas; da geração de conteúdo e do debate entre especialistas, gestores, professores e agentes de EPCT.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página