Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Segunda Edição do evento A Gosto do Negro conta com a presença do escritor Jeferson Tenório, autor da obra o Avesso da Pele
Início do conteúdo da página
Notícias

Segunda Edição do evento A Gosto do Negro conta com a presença do escritor Jeferson Tenório, autor da obra o Avesso da Pele

O evento acontece nos dias 5 e 6 de agosto

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 27/07/2021 às 16:00
  • Última modificação 29/07/2021 às 22:36
O debate-papo literário discutirá autoria negra, representação e reexistências
O debate-papo literário discutirá autoria negra, representação e reexistências
Crédito: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), por meio da representação nas Pró-reitoria de Ensino (Proen) e Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proext) de seus Grupos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Quilombo Neabi (GEPQUIN), promove a segunda edição do Ciclo Formativo A Gosto do Negro, trazendo como tema “Negritude, Educação e Reexistências”.

As discussões propostas no II Ciclo Formativo  buscam refletir o potencial e a potencialidade de construção de um projeto educativo emancipatório e de re-educação social que se tornaram possíveis a partir das ações afirmativas.

Neste ano, o evento acontece nos dias 05 e 06 de agosto, das 17h às 19h, e tem como público-alvo estudantes, professores e outros profissionais da educação, além do público em geral interessado na temática. A reitora do IFTM, Deborah Santesso, participará da abertura do evento juntamente com o Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Ruy de Aguiar Araújo Júnior. Os participantes serão contemplados com apresentação cultura.l 

Esta segunda edição contará com a ilustre presença do escritor Jeferson Tenório, autor de O avesso da pele, na mesa Debate-papo Literário cujo tema será: Representação e negritude: estética das subjetividades e reexistências. O escritor Jeferson Tenório, além de sucesso de vendas e críticas e do patronato da 66ª Feira do Livro de Porto Alegre (escritor mais jovem e primeiro homem negro a ocupar o posto), Jeferson Tenório integra a equipe de colunistas do jornal Zero Hora.

O autor estreou no romance em 2013, com O beijo na parede, sendo vencedor do prêmio de “Livro do Ano” da Associação Gaúcha dos Escritores. Seu segundo romance Estela sem Deus, foi lançado em 2018. Já em 2020, vem a público seu terceiro romance, O avesso da pele, publicado pela Companhia das Letras, que, segundo ranking divulgado pela PublishNews, foi um dos livros mais vendidos da Flip Virtual 2020.

O autor também possui textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para inglês e espanhol, além de ser o escritor anfitrião da FestiPoa Literária de 2019. Conquistou premiações de relevo, entre elas: Menção honrosa no 19º Concurso de contos Paulo Leminski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná; 15º Concurso Poemas no ônibus e 3º Concurso Poemas no trem, da Prefeitura de Porto Alegre.

Projeto de extensão do IFTM estuda obra de Jeferson Tenório

A obra O avesso da pele é um dos livros estudados pelos participantes do projeto de extensão “Escurecendo o pensamento”, do IFTM, que teve início no mês de abril deste ano. A participação no evento “II A Gosto do Negro” é uma das etapas do projeto, pois será o momento de conhecer o autor da obra analisada e de encaminhar os questionamentos suscitados durante os estudos. Talita Lucas Belizário de Oliveira, presidente do NEABI do IFTM Campus Uberlândia e uma das coordenadoras do projeto, explica que “a inserção da obra de Jeferson Tenório na lista de estudos do grupo se deu não só em função das relevantes temáticas tratadas pelo autor dentro da obra, como também visou à difusão da produção intelectual de autoria negra, pois é preciso apresentar outras perspectivas epistêmicas, que possibilitem repensar caminhos educacionais, que tensionem a hegemonia eurocêntrica do currículo. Daí a necessidade de se disseminar o trabalho intelectual produzido por pessoas negras”.

A professora Márcia Moreira Custódio, que também coordena o projeto “Escurecendo o pensamento”, afirma que “no campo da representação, há duas dimensões para entendermos a importância de se estudar as obras de Jeferson Tenório: a do indivíduo – escritor negro - e a do símbolo – a obra - como ressignificação da representação da identidade do negro no Brasil. A linguagem literária constitui-se ferramenta possível para a consciência do racismo, da constituição e recuperação da identidade negra, capaz de instituir perspectivas libertadoras tanto de nos imaginarmos, como de nos descrevermos e nos inventarmos como sujeitos negros”.

 “Lei de cotas” e “Comissão de Heteroidentificação” são temas do segundo dia do evento

No segundo dia do evento, das 16h às 18h, abordando políticas de ações afirmativas na educação, haverá palestras voltadas para a compreensão das comissões/bancas de heteroidentificação, ministradas pelo professor Dr. Adilson Pereira dos Santos (UFOP) e por Talita Lucas Belizário de Oliveira (IFTM).

As políticas de ações afirmativas voltadas para a educação abrem caminho para uma verdadeira democracia racial no futuro, pois estão em confluência com os saberes identitários, políticos e estéticos. De acordo com a professora Márcia Moreira Custódio “as políticas de ações afirmativas no âmbito educacional tais como as leis 10.639/2003, 11.645/2008 e 12.711/2012 sustentam a implementação de metodologias de valorização da diversidade como ação política nas instituições de ensino que visam não só o ingresso de estudantes negros e indígenas, mas também a permanência e o êxito dos alunos cotistas”.

Segundo Talita Oliveira, “as discussões propostas para o evento buscam refletir o potencial e a potencialidade de construção de um projeto educativo emancipatório e de reeducação social que se tornaram possíveis a partir das ações afirmativas”.

Para participar é necessário fazer inscrição na página do evento para registro de presença e emissão de certificado de participação. As inscrições são gratuitas e tem carga horária total de 04h. Na página, estão disponíveis mais informações e a programação completa.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página