Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM publica edital para novos grupos do PET Institucional

IFTM publica edital para novos grupos do PET Institucional

Inscrições para o Programa de Educação Tutorial estarão abertas a partir de 2 de agosto e acontecem em duas etapas

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 26/07/2021 às 00:00
  • Última modificação 29/07/2021 às 23:19

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), através de suas Pró-Reitorias de Ensino (PROEN) e de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPI), torna público o edital de seleção para novos grupos do Programa de Educação Tutorial Institucional (PET Institucional).

O PET Institucional consiste em um programa de educação tutorial, orientado pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, destinado aos estudantes dos cursos de graduação e visa proporcionar aos discentes a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica e contribuam para sua melhor qualificação enquanto pessoa e como membro da sociedade.

Dentre os objetivos do programa podemos destacar: desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade e excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar; estimular a formação de profissionais com elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica; formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país; propiciar o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas nos cursos e contribuir com a política de diversidade e de inclusão na instituição, por meio de ações afirmativas em defesa da melhoria da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero.

Por isso, serão priorizadas propostas que tenham como público-alvo e ações voltadas às relações étnico-raciais no cotidiano da instituição, aos estudantes com necessidades especificas e temáticas relacionadas a corpo, gênero, sexualidade e diversidade. Além de estarem articulados com os Projetos Pedagógicos e alinhadas às políticas e ações para redução da evasão e elevação do sucesso acadêmico nas formações em nível de graduação. Também são importantes que as propostas tenham abrangência interdisciplinar e busquem ações para a melhoria do desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

O edital destina-se ao preenchimento de até 2 (duas) vagas para novos grupos em cada campus do IFTM. As inscrições, que serão efetuadas por meio eletrônico, acontecem em duas etapas: entre os dias 2 e 13 de agosto para grupos que iniciarão as atividades em setembro de 2021 e de 2 de agosto a 3 de setembro para grupos que iniciarão as atividades em março de 2022.

O edital completo, o formulário de inscrição, bem como os demais anexos deste edital estão disponíveis no site do IFTM.

Havendo dúvidas e necessitando de esclarecimentos, o interessado poderá entrar em contato pelo e-mail editaisproen@iftm.edu.br.