Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM participa do LAPASSION Pelotas 2021

IFTM participa do LAPASSION Pelotas 2021

Última edição do projeto iniciou em 1º de setembro e segue até 5 de novembro de forma on-line em virtude da pandemia

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 10/09/2021 às 09:00
  • Última modificação 16/09/2021 às 09:21
Print de tela de computador com imagens dos participantes do LAPASSION Pelotas 2021
Crédito: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense (IFSul)

O Projeto LAPASSION (Latin-America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network) chega este ano em sua sétima e última edição. Sob o desafio global da Acessibilidade e Tecnologias Assistivas, a referida edição é coordenada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense (IFSul), do estado do Rio Grande do Sul, e conta com a participação de estudantes de cinco países (Brasil, Chile, Uruguai, Portugal e Espanha) no desenvolvimento de projetos multidisciplinares.

O LAPASSION Pelotas iniciou em 1º de setembro e segue até 5 de novembro de forma on-line em virtude da pandemia da Covid-19. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) é representado pelo estudante João Victor Cirino Aguiar, do nono período do curso superior em Engenharia Elétrica do IFTM Campus Paracatu. Participa também o recém-egresso Leonardo Oliveira Tiago, do curso de Tecnologia em Marketing do IFTM Campus Uberlândia Centro.

Para o coordenador-geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais (CENID) do IFTM, Edilson Pimenta, o projeto LAPASSION vai para além da resolução de problemas e desafios, reforçando a importância das instituições brasileiras investirem em inovação. “O LAPASSION é um projeto que define novos parâmetros de internacionalização ao não apenas integrar Ensino, Pesquisa e Extensão em exercícios práticos de solução de problemas reais por meio da cooperação de estudantes de diferentes organizações do mundo todo, mas também ao acentuar a relevância do IFTM e demais instituições pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica brasileira investirem em inovação”.

O estudante João Victor relata que foi selecionado para participar da edição do projeto no Chile, mas que, logo após, foi decretada a pandemia e adaptações tiveram que ser feitas. Perguntado sobre se queria enfrentar esse desafio da versão on-line, o jovem disse que sim. Hoje, mesmo com a realização do LAPASSION de forma remota, o aluno acredita que tem muito a aprender sobre a temática abordada e também sobre trabalhar em equipe, ter contato com outras culturas e ideias. “O LAPASSION só tem a agregar, tanto no meu crescimento profissional quanto pessoal. Vai me trazer muito conhecimento. Considero o tema desta edição importante para toda a sociedade, ao trazer à tona questões como inclusão e bem-estar para todos. Foram apresentados, por exemplo, projetos que contemplam pessoas diabéticas, de forma a trazer algumas soluções para esse público junto a empresas”.

Sobre o LAPASSION

O LAPASSION (Latin America Practices and Soft Skills for na Innovation Oriented  Network) é um projeto do Programa Erasmus+ com financiamento aprovado na União Europeia e da Iniciativa de Reforço de Capacidades para Instituições de Ensino Superior geridas através da Agência Executiva Educativa, Audiovisual e Cultural (EACEA).

O LAPASSION prevê o desenvolvimento de projetos e estágios multidisciplinares apresentados pelo ambiente circundante (empresas e outras organizações) ou resultantes de ideias inovadoras para criar novos protótipos, produtos e serviços, envolvendo domínios de conhecimento diferentes (Tecnologia, Design, Artes, Administração, Saúde, Educação etc.). Os projetos são desenvolvidos por grupos de estudantes de diferentes países e orientados para o desenvolvimento de soft skills (trabalho em equipe, liderança, gestão de conflitos, negociação etc.).

Saiba mais na página do projeto LAPASSION.