Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFAM, IFPA, IFMG e IFMS vão participar da próxima edição do Programa de Assistentes de Francês

A seleção ocorreu no último dia 3 por meio de sorteio eletrônico. Gravação está disponível no canal do CONIF no Youtube

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 03/09/2021 às 16:40
  • Última modificação 10/09/2021 às 11:37

Os Institutos Federais do Amazonas, do Pará, de Minas Gerais e do Mato Grosso do Sul foram selecionados para aderir ao Programa de Assistentes de Francês - Edição 2022, por meio do Edital CONIF/AI nº 08, de 19 de agosto de 2021.  O resultado da Chamada Pública foi publicado, nesta sexta-feira (3/9). A seleção foi feita por meio de sorteio eletrônico, cuja gravação está disponível no canal do Conif no Youtube.

A seleção foi organizada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) em parceria com a Embaixada da França no Brasil. O novo programa de Mobilidade é uma reformulação do antigo Programa de Leitores de Francês, que havia sido paralisado devido à pandemia de COVID-19.

Agora, as instituições selecionadas devem apresentar um plano de trabalho para o período de estadia do assistente. As demais instituições não selecionadas formarão cadastro reserva na ordem do sorteio. A confirmação da participação das instituiçoes sorteadas se dará entre outubro e novembro de 2021, quando da publicação do aceite dos Assistentes selecionados.

O programa consiste no recebimento de franceses que detenham o diploma de pós-graduação para realização de atividades de cunho pedagógico, cultural, linguístico e de cooperação internacional durante o ano escolar (março a dezembro). As atividades serão desenvolvidas em parceria com o France Education International, agência do Ministério de Educação Nacional da França.

Durante o período de mobilidade, os assistentes de francês ficarão disponíveis 18 horas semanais para as atividades nas instituições receptoras e serão remunerados por meio de bolsa. Todas as responsabilidades dos envolvidos (Embaixada da França, instituição brasileira e assistente) estão especificadas no edital.

Leitores de Francês - Criado em 2011, o programa incentiva o ensino de idiomas, o intercâmbio cultural e a troca de conhecimentos e experiências para a consolidação de uma rede franco-brasileira de educação profissional, além de promover a internacionalização das instituições da Rede Federal. Diversas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica participam com grande êxito do programa.

Resultado final - EDITAL CONIF/AI Nº 08, DE 19 de Agosto de 2021

Link para a gravação do sorteio

Fonte: https://portal.conif.org.br/br/component/content/article/84-ultimas-noticias/4380-ifam-ifpa-ifmg-e-ifms-vao-participar-da-proxima-edicao-do-programa-de-assistentes-de-frances?Itemid=609