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Legado de Paulo Freire para a educação, em especial para a Educação Profissional e Tecnológica, foi tema de seminário promovido pelo IFTM

Além de capacitar estudantes com habilidades técnicas, educação deve também promover o desenvolvimento de visão crítica

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 24/09/2021 às 10:00
  • Última modificação 28/09/2021 às 10:24
Professores e pesquisadores participantes da mesa-redonda on-line “Paulo Freire e a Educação Profissional e Tecnológica” no dia 20 de setembro, 19h às 21h, pelo canal do IFTM no YouTube
Professores e pesquisadores participantes da mesa-redonda on-line “Paulo Freire e a Educação Profissional e Tecnológica” no dia 20 de setembro, 19h às 21h, pelo canal do IFTM no YouTube
Crédito: Lucas Fernandes - Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM

No dia 19 de setembro deste ano, comemorou-se o centenário de nascimento de Paulo Freire, patrono da educação brasileira. Ao longo de 2021, diversas instituições educacionais do país realizaram eventos em homenagem a essa personalidade, de modo não apenas a manter sua memória viva, mas também no sentido de continuar reflexões e discussões acerca de seus pensamentos e teorias, que muito já contribuíram e contribuem para a formação de uma educação mais humanizadora e libertadora, como o próprio pensador defendia.

Nessa perspectiva, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) realizou o Seminário “Centenário de Paulo Freire: não se pode falar em educação sem amor” no dia 20 de setembro pelo canal da instituição no YouTube. Participaram do evento autoridades da instituição, como a reitora, Déborah Santesso Bonnas, Márcio José Santana (pró-reitor de Ensino) e Geraldo Gonçalves de Lima (coordenador-geral de Ensino), além de professores e pesquisadores da temática, inclusive alguns com experiência internacional na área da educação.

Por meio do Seminário, que até então teve um total de mais de duas mil visualizações, foi possível compreender o impacto da obra de Paulo Freire para o fortalecimento de ações no IFTM como um conjunto de práticas e ideias que devem nortear a educação e o processo de ensino/aprendizagem, rumo à construção de uma educação realmente e cada vez mais comprometida com a justiça social, com a democracia e com os direitos humanos.

“Neste contexto, entendemos que a educação deve, a um só tempo, capacitar nossos/as estudantes com habilidades técnicas dos diferentes cursos que ofertamos, como também promover o desenvolvimento de uma percepção crítica da realidade, de forma a construirmos juntos uma sociedade mais inclusiva, plural e menos desigual”, explicou Rogério de Castro Ângelo, professor do IFTM Campus Ituiutaba e coordenador da comissão organizadora do evento.

Além do Seminário, a instituição promoveu ao longo do ano, mesas-redondas on-line, para discutir temas como Educação do/no Campo, Educação Popular, Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como para refletir sobre contribuições da concepção de educação humanizadora e libertadora, na perspectiva freireana, para se pensar a implementação do ensino híbrido, realidade que bate à porta mediante o cenário da pandemia da COVID-19 que se vive.

“É extremamente importante uma discussão permanente em relação à concepção de educação que norteia o trabalho no IFTM, uma vez que tal concepção tem rebatimentos em todas as áreas do nosso Instituto, o que envolve os projetos de ensino, pesquisa e extensão; os Projetos Pedagógicos de Curso; nossos currículos; modelos avaliativos; as relações que estabelecemos com a comunidade escolar; e nossas práticas pedagógicas”, destacou o professor.

Rogério finalizou reforçando a importância da realização de momentos como esses na e para a instituição, pois “pensar em contribuições do pensamento freireano para o IFTM significa pensar em uma relação baseada no diálogo, na construção coletiva e democrática com vistas à melhoria das condições materiais do território atendido pela nossa organização”.

O Seminário “Centenário de Paulo Freire: não se pode falar em educação sem amor” está disponível no canal do IFTM no YouTube.



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