Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Com aprovação em nova chamada da Fapemig, IFTM recompõe bolsas de Iniciação Científica

Devido à restrição orçamentária da Fundação, o Instituto teve uma perda de 20% de suas bolsas nos anos de 2019 e 2020

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 05/10/2021 às 16:30
  • Última modificação 06/10/2021 às 10:45

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) foi aprovado na Chamada nº 02/21 PIBIC FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais) referente à seleção pública de adesão ao Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica – PIBIC, recompondo assim, as 40 bolsas de Iniciação Científica (IC) disponíveis na instituição providas por tal Fundação para alunos de graduação.

Devido a restrições orçamentárias, a FAPEMIG não realizou novas chamadas de projetos de IC nos anos de 2019 e 2020, o que impactou em uma redução de 20% das referidas bolsas do IFTM no período, conforme informado pela pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPI) da instituição. “Com a recomposição das bolsas, é possível retomar projetos de pesquisa que não seriam contemplados. A previsão de implementação delas já é a partir de novembro deste ano, depois de seleção interna a ser promovida por meio de Edital específico da PROPI”, explica o pró-reitor Carlos Alberto Alves de Oliveira.

Iniciação Científica

A Iniciação Científica tem a finalidade de promover o desenvolvimento do estudante por meio de sua inserção inicial no desenvolvimento metodológico da pesquisa básica e aplicada, desenvolvendo a compreensão da ciência de forma ampla.

“A condução de um projeto de IC pode ocorrer por meio de uma bolsa ou de forma voluntária, contribuindo positivamente para o desenvolvimento acadêmico do estudante, auxiliando não só na vida profissional futura, mas também em sua formação enquanto cidadão. A condução de um projeto dessa natureza, ainda, cria oportunidades para a realização de pesquisas alinhadas às novas tecnologias demandadas pelo setor produtivo, além de potencializar condições para a inserção do estudante no mercado de trabalho, de forma mais criativa e proativa”, destaca Oliveira.