Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Rede Federal ultrapassa 1,5 milhão de matrículas

Rede Federal ultrapassa 1,5 milhão de matrículas

O dado do número de matrículas já está disponível na Plataforma Nilo Peçanha, que traz informações sobre as instituições

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 23/11/2021 às 14:30
  • Última modificação 23/11/2021 às 14:48

O Ministério da Educação (MEC) apresentará na próxima terça-feira (23), às 16h30, os dados da Plataforma Nilo Peçanha (PNP) com conteúdo sobre a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A plataforma é publicada anualmente e apresenta informações e estatísticas que permitem avaliar o desempenho das instituições. A edição 2021 da PNP reúne os números do último ano, além de informações acadêmicas e de gestão da Rede Federal, que apresentaram um crescimento de mais de 47% no número de matrículas em relação ao último ano, ultrapassando 1,5 milhão de estudantes.

O ambiente virtual traz funcionalidades de pesquisas que permitem uma navegação fácil e o uso de filtros responsivos que possibilitam efetuar uma consulta segmentada por instituições ou localidades. A PNP compila conteúdo sobre número de matrículas e de servidores além de indicadores de eficiência acadêmica e de cursos ofertados pelas instituições da Rede Federal. A primeira versão foi publicada em 2018, e desde então ela recebeu atualizações, sendo disponibilizada todos os anos, sempre com informações do ano anterior.

A PNP é um importante instrumento para gestores, professores, pesquisadores e estudantes. Por meio da plataforma é possível realizar o acompanhamento, monitoramento, a avaliação e divulgação dos dados acadêmicos, de gestão de pessoas e financeiros das Instituições que compõem a Rede Federal. Como destaque na edição de 2021, percebe-se o aumento do número de servidores com mestrado e doutorado, garantindo ainda mais qualidade na oferta de Educação Profissional e Tecnológica pública e gratuita. Além disso, houve um crescimento no número de matrículas em cursos de qualificação profissional, de mais 268%, em comparação ao mesmo período de 2019.

Rede Federal

A Rede Federal foi instituída pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Ela é composta por 38 Institutos Federais, 2 Centros Federais de Educação Tecnológica, o Colégio Pedro II e 22 Escolas Técnicas vinculadas às Universidades. Ao todo, a rede já soma 670 unidades, distribuídas em mais de 552 municípios brasileiros, e possui mais de 1,5 milhão de matrículas.

Acesse a Plataforma Nilo Peçanha.

Fonte: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/rede-federal-ultrapassa-1-5-milhao-de-matriculas