O Estágio: Conceitos e Objetivos
O que é Estágio?
Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho.
Visa à preparação para o trabalho produtivo de estudantes que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação.
O estágio tem por finalidade o aprendizado do estudante, no que se refere a competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, na busca do seu desenvolvimento para a vida cidadã e para o trabalho.
São partes obrigatórias na relação do estágio: a) o estudante; b) a parte concedente; e c) a instituição de ensino. São estes os signatários obrigatórios do Termo de Compromisso de Estágio.
Estágio obrigatório
No IFTM Campus Patrocínio e nas Unidades Remotas o estágio supervisionado é obrigatório para a conclusão de todos os cursos técnicos (integrados e concomitantes ao ensino médio).
Já em alguns cursos superiores, o estudante pode optar entre a realização do estágio obrigatório ou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Em outros, é obrigatório o cumprimento dos dois requisitos.
Aproveitamento de atividades profissionais e atividades de ensino, extensão, de monitorias e de iniciação científica como estágio
O estudante que trabalha ou já trabalhou na área do curso, durante o período em que está matriculado, pode aproveitar as atividades como estágio.
Da mesma forma, as atividades de monitorias, de ensino, extensão e de iniciação científica podem ser aproveitadas como estágio.
Em ambos os casos, o requerimento de aproveitamento será analisado pelo Colegiado do Curso. Em caso de indeferimento, o estudante precisará cumprir a carga horária do estágio de outra forma.
O aproveitamento de atividades também precisa estar previsto no projeto pedagógico do curso.
Estágio não obrigatório
O estágio não obrigatório é uma atividade opcional, acrescida à carga horária mínima e obrigatória, observados os períodos de realização previstos em cada projeto pedagógico do curso.
A coordenação de estágio emitirá declaração referente à carga horária não obrigatória realizada, desde que determinada no termo de compromisso e a participação como estagiário seja devidamente comprovada.
Quem é quem no processo de estágio?
Estagiário: estudante regularmente matriculado(a) na instituição de ensino, apto a realizar as atividades na concedente.
Responsável legal pelo estudante: para situações nas quais o estudante é menor de idade.
Coordenador de estágio: responsável pelo contato e intermediação com as concedentes, pelo registro de todos os documentos e pela orientação para preenchê-los e registrá-los. Conheça mais sobre a Coordenação de Estágio do IFTM Campus Patrocínio.
Coordenador de curso: auxilia no registro da documentação, indica e substitui o professor orientador, quando for o caso. Também, sistematiza dados e informações acerca do estágio, para eventuais revisões/atualizações no PPC.
Concedente: empresa, instituição pública, profissional liberal, autônomo ou produtor rural, cadastro no Banco de Estágio, Emprego e Currículo do IFTM - o BEEC, que oferta vagas de estágio para os estudantes.
Responsável legal pela concedente: representante da concedente que assinará o Termo de compromisso de estágio.
Supervisor de estágio: profissional da concedente, com experiência técnica na área, responsável por acompanhar e avaliar o estagiário durante a realização do estágio.
Professor(a) Orientador(a) de estágio: professor(a) do quadro efetivo do IFTM responsável por orientar, acompanhar e avaliar o estudante durante toda a realização do estágio. Auxilia na elaboração e avalia o relatório final, e preside a banca de apresentação oral.
Professor(a) Articulador(a) de estágio (apenas nas licenciaturas): docente, preferencialmente do curso de licenciatura do IFTM, responsável pelo gerenciamento de documentação de estágio e articulação com a instituição concedente.
Agente de integração: as pessoas jurídicas de direito público ou privado que fazem a intermediação entre a instituição de ensino e as entidades concedentes de estágio assessorando o processo de contratação de estagiários(as).