O projeto
Apresentação
O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.
O Projeto Rondon é realizado em parceria com diversos Ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais e de empresas socialmente responsáveis.
As atividades realizadas pelos rondonistas, como são chamados os professores e estudantes universitários que participam do Projeto, concentram-se nas áreas de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção de trabalho.
O IFTM já participou de 10 operações do Projeto Rondon, foram elas:
- Pernambuco (2010), Operação Rei do Baião;
- Piauí (2011), Operação Zabelê;
- Bahia (2012), Operação Canudos;
- Alagoas (2012), Operação São Francisco;
- Pará (2013), Operação Forte do Presépio;
- Piauí (2014), Operação Velho Monge;
- Paraíba (2014), Operação Guararapes;
- Paraíba (2015), Operação Porta do Sol;
- Mato Grosso (2015), Operação Bororós;
- Rio Grande no Norte (2016), Operação Forte dos Reis Magos.
Objetivos
Objetivos Gerais
- Contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania do estudante universitário;
- Contribuir com o desenvolvimento sustentável, o bem-estar social e a qualidade de vida nas comunidades carentes, usando as habilidades universitárias.
Objetivos Específicos
- Proporcionar ao estudante universitário conhecimento de aspectos peculiares da realidade brasileira;
- Contribuir com o fortalecimento das políticas públicas, atendendo às necessidades específicas das comunidades selecionadas;
- Desenvolver no estudante universitário sentimentos de responsabilidade social e espírito crítico;
- Contribuir para o intercâmbio de conhecimentos entre as instituições de ensino superior, governos locais e lideranças comunitárias.
Etapas
1. PLANEJAMENTO
O planejamento realizado pelo Projeto Rondon se inicia com a definição da região e dos estados onde a operação será realizada. Assim é feito um levantamento dos municípios de interesse da área (baixo IDH, tamanho do município etc) e detalhamento das necessidades logísticas.
2. RECONHECIMENTO
A primeira etapa ocorre quando os municípios selecionados recebem a visita de um integrante do projeto, para:
a) Informar à prefeitura e às lideranças locais sobre as possibilidades e as limitações do trabalho dos rondonistas.
b) Verificar se os conjuntos de ações selecionadas para a operação respondem às principais necessidades do município e carências da população.
c) Apresentar a contrapartida solicitada aos municípios.
Nesta fase, a prefeitura confirma seu interesse em aderir e participar do Projeto Rondon.
3. DIVULGAÇÃO DO CONVITE PARA AS IES
Neste segundo momento é divulgado o convite para a participação das instituições de ensino superior (IES) na operação. O convite indica os municípios, os conjuntos de ações a serem realizados, o cronograma de atividades e as condições a serem observadas pelas IES.
4. INSCRIÇÃO DA INSTITUIÇÃO
Após conhecer todas as regras de participação na operação, a IES terá que acessar o site do Projeto Rondon para efetuar a sua inscrição. Durante a inscrição a IES terá que informar para qual operação ela está se inscrevendo. Ao término da inscrição a IES receberá um número de protocolo, que será usado durante todo o processo de seleção.
5. ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO
A elaboração do plano de trabalho é de inteira responsabilidade da IES, que tem total liberdade quanto ao conteúdo e formatação. É desejável que o plano de trabalho contenha, para cada conjunto de ações: atividades previstas; objetivos; metodologia; público-alvo; cronograma; e o retorno esperado para a comunidade.
6. SELEÇÃO DAS PROPOSTAS DE TRABALHO DAS IES
A seleção das propostas de trabalho encaminhadas pelas IES é realizada pela Comissão de Avaliação de Propostas do Projeto Rondon (CAPPR), especialmente designada pelo coordenador-geral, que inclui a participação de técnicos de diversos ministérios. Os critérios de seleção da proposta envolvem a excelência e a qualidade acadêmica da IES e o mérito, a pertinência e a exequibilidade do plano de trabalho proposto.
7. VIAGEM PRECURSORA
Após a divulgação das IES selecionadas, os professores que coordenarão as equipes de rondonistas visitam os municípios e ajustam com as lideranças municipais e as prefeituras as ações que serão realizadas pela universidade durante a operação, de forma a atender às reais necessidades de cada município. Neste momento também é definido o apoio logístico (alojamento, alimentação e transporte no interior do município) que será prestado aos rondonistas.
8. PREPARAÇÃO E COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES
A equipe é composta por dois professores e oito alunos. Cada equipe deve ser multidisciplinar, de forma a possibilitar a realização das diversas ações previstas.
A preparação das equipes é de responsabilidade das IES e deverá respeitar os ajustes feitos com as prefeituras durante a viagem precursora. A qualidade dos trabalhos é reflexo da atenção dada pela IES à preparação da equipe.
9. CADASTRAMENTO
Durante a preparação, é realizado o cadastro de todos os rondonistas – professores e alunos – pelo representante da instituição de ensino superior junto ao Projeto Rondon.
10. OPERAÇÃO
Terá a duração de 15 dias, sendo os dois primeiros destinados à concentração, ambientação, abertura e deslocamento dos rondonistas aos municípios e o último para o encerramento e retorno às cidades de origem.
11. RELATÓRIO
A IES terá que enviar o relatório dos trabalhos desenvolvidos no município. O prazo para o envio será definido no convite de cada operação.
Como participar
As operações do Projeto Rondon são realizadas em janeiro e julho de cada ano, durante o período de férias escolares. Os convites (edital) são divulgados no site www.projetorondon.defesa.gov.br, normalmente, nos meses de março e agosto.
O convite detalha o local e o período de realização da operação, as ações a serem realizadas, o cronograma de atividades, as responsabilidades do Ministério da Defesa e da Instituição de Ensino Superior – IES entre outras informações.
Divulgado o convite, as IES devem se cadastrar no site do Projeto Rondon e anexar uma proposta de trabalho detalhando como serão realizadas as ações nas áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde (conjunto A) ou nas áreas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho (conjunto B).
As propostas de trabalho enviadas são submetidas à Comissão de Avaliação de Propostas de Trabalho do Projeto Rondon – CAPPR, que avalia e seleciona os melhores trabalhos.
Após a seleção, a Coordenação-Geral do Projeto Rondon divulga a relação das IES selecionadas com a designação dos respectivos municípios onde serão desenvolvidos os trabalhos.
Divulgado os resultados, a IES participa da viagem precursora, que tem como objetivo conhecer os interlocutores do município, ajustar a proposta de trabalho e definir o cronograma de atividades com o município.
A última etapa é o desenvolvimento da operação, que é realizada pela equipe da instituição, composta por dois professores e oito alunos.
Área de atuação
A Portaria Normativa Nº 2.617/MD, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2015, que aprovou a Concepção Política do Projeto Rondon, estabelece que suas regiões prioritárias de atuação são aquelas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e exclusão social, bem como áreas isoladas do território nacional que necessitem de maior aporte de bens e serviços. Por essa razão, a Diretriz Estratégica do Projeto Rondon prioriza as regiões norte e nordeste do país.