Histórico

Em março de 2024, o Governo Federal anunciou a criação de 100 novos campi dos Institutos Federais em todo o Brasil, objetivando ampliar a oferta de vagas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e novas oportunidades para jovens e adultos. Nesse contexto, o IFTM foi contemplado com um novo campus na cidade de Sete Lagoas, que oferecerá cursos técnicos integrados ao ensino médio, cursos superiores (graduação e pós-graduação), de Formação Inicial e Continuada (FIC) e de idiomas.

Por meio de uma parceria, a Prefeitura de Sete Lagoas cedeu ao IFTM um terreno em área central e privilegiada da cidade para a construção da sede do campus, prevista para ser entregue em março de 2026. Esse espaço já conta com algumas estruturas, como quadra de esportes, quadras de petecas e dois campos de futebol.

A implantação do campus trará impactos positivos para toda a região, sendo um importante indutor do desenvolvimento local e regional. Ademais, a localização estratégica facilitará a interação entre o IFTM e o governo estadual, devido à proximidade com a sede administrativa de Minas Gerais. Com essa expansão, a instituição passará a ter uma reitoria com 10 campi, assegurando aumento de recursos humanos e financeiros.