Cadeia de Valor

O Ministério da Economiaem parceria com o Ministério da Educação (MEC) e mais de 20 instituições federais de ensino superior, desenvolveu a Cadeia de Valor da Educação (CVI)como uma proposta de solução para as instituições de ensino superior federais, que visa aprimorar e qualificar a gestão dos processos educacionais, em atendimento à Instrução Normativa nº 24, de 18 de março de 2020. A proposta apresenta uma visão holística da organização, os princípios de governança e gestão pública, a geração de valor público no campo da educação, os indicadores de desempenho dos processos de negócio e os processos críticos que irão subsidiar o planejamento estratégico.

A CVI é uma representação abrangente da função educacional, expressa por um diagrama que descreve osmacroprocessos e seus desdobramentos em serviços e atividades de trabalho. Os macroprocessos são conjuntos de processos relacionados que contribuem para um objetivo comum. Como exemplo, podemos citar o macroprocesso “ensinar”, queengloba os processos de planejar, executar e avaliar as atividades pedagógicas. Já os serviços, são os resultados entregues aos clientes internos ou externos da organização, como“formar profissionais”, queé entregue aos alunos que concluem um curso superior. As atividades de trabalho, por sua vez, são as tarefas realizadas pelos servidores para executar os processos, como “elaborar plano de ensino”, que érealizada pelos professores para planejar as disciplinas.

A CVI possui três tipos de processos: gerenciais, finalísticos e de suporte, todos integrados para uma visão sistêmica da organização. Os processos gerenciais são aqueles que definem as diretrizes estratégicas e operacionais da organização, os processos finalísticos são aqueles que produzem os resultados esperados pelos clientes da organização e os processos de suporte, por sua vez, são aqueles que fornecem recursos e condições para a realização dos processos gerenciais e finalísticos.

A construção da CVI envolve a formulação do modelo de negócio da organização, visualizando como ela gera e entrega valor através de processos ativos. Portanto, importa mais “o que é feito” e “como é feito” para gerar valor educacional do que “quem” ou “onde” se faz. Além disso, a CVI esclarece a hierarquia da criação de valor e as interligações entre processos, permitindo entender a estrutura interna para cumprir a missão. Além disso, revela o valor educacional da organização, expressando sua missão (propósito fundamental da organização, que justifica sua existência), sua visão (estado desejado da organização no futuro) e seus valores (princípios éticos e morais que norteiam as ações da organização).

Dados esses conceitos, a figura abaixo traz acadeia de valor do IFTM, adaptada da cadeia de valor da educação.

Cadeia de valor IFTM

Alinhado à proposta da CVI da educação, o processo de desenvolvimento da Cadeia de Valor Integrada (CVI) no IFTM segue uma abordagem estruturada e colaborativa conforme descrito abaixo:

1. Identificação do Propósito Institucional: Iniciando com a proposta inicial da CVI da educação, a equipe multidisciplinar do IFTM, composta por membros da gestão, docentes e especialistas, reúne-se para definir e consolidar o propósito existencial da instituição. Isso envolve a missão, visão e valores que norteiam a entrega de valor na área da educação.

2. Mapeamento dos Macroprocessos: Com o propósito estabelecido, a equipe mapeia os macroprocessos-chave que sustentam a missão educacional do IFTM. Esses macroprocessos englobam desde a administração interna até as atividades acadêmicas e de suporte, abrangendo todos os aspectos que contribuem para a geração de valor.

3. Identificação dos Processos Desdobrados: Os macroprocessos são detalhados em processos desdobrados, compreendendo as atividades específicas que ocorrem em cada estágio. Isso permite uma compreensão completa de como o IFTM opera para cumprir sua missão, desde a gestão até a entrega do ensino e dos serviços aos alunos.

4. Classificação dos Processos: Os processos desdobrados são classificados em três categorias: processos gerenciais, processos finalísticos e processos de suporte. Essa categorização ajuda a visualizar como cada processo contribui para o propósito geral dainstituição, seja diretamente, indiretamente ou através de suporte.

5. Desenho da CVI: Com todos os processos identificados e classificados, é criado um diagrama da Cadeia de Valor Integrada que representa a estrutura hierárquica da criação e entrega de valor do IFTM. Esse diagrama inclui a relação entre os processos, indicando como um processo adiciona valor ao seu predecessor.

6. Validação e Ajustes: O diagrama da CVI é revisado e validado pela equipe, garantindo que reflita de maneira precisa o propósito e a operação da instituição. Nesse estágio, podem ser feitos ajustes para otimizar a representação da cadeia de valor e sua compreensão.

7. Comunicação e Implementação: Uma vez finalizada e validada, a CVI é comunicada a toda a comunidade do IFTM, incluindo docentes, servidores e alunos. Isso ajuda a disseminar o entendimento sobre como a instituição opera para atingir seus objetivos educacionais e como cada indivíduo contribui para a geração de valor.

8. Monitoramento e Aprimoramento Contínuo: A CVI não é um artefato estático, mas um guia dinâmico para a gestão estratégica. A instituição acompanha os indicadores de desempenho e realiza avaliações periódicas para garantir que os processos continuem alinhados com o propósito e para identificar oportunidades de aprimoramento.

Em síntese, a Cadeia de Valor Integrada do IFTM apresenta uma visão sistêmica e estratégica que oferece uma compreensão mais clara e detalhada sobre como o processo de geração de valor educacional ocorre na instituição. Além de aprimorar a eficiência da gestão, essa metodologia aprofunda a qualidade da experiência educacional para todos os participantes, solidificando o compromisso inabalável do IFTM em proporcionar uma educação de excelência e relevância.