Academia Cisco IFTM

Introdução

A Academia Cisco, ou NetAcademy, é uma parceria entre a Cisco e instituições de ensino espalhadas pelo mundo. Ao longo dos anos, a Cisco se tornou referência neste tipo de iniciativa, colaborando diretamente para a formação e profissionalização de muitos estudantes.

O IFTM já tem uma sólida tradição neste ecossistema de academias Cisco a partir da experiência de docentes que já trabalhavam com esse ambiente antes mesmo da criação do instituto.

Ao longo dos anos, iniciativas de abertura de Academias Cisco nos campi do IFTM foram ocorrendo de forma mais autônoma. Hoje temos as seguintes academias gerenciadas por professores com vínculo com o IFTM:

  • Academia Cisco Campus Uberaba
  • Academia Cisco Campus Uberlândia Centro
  • Academia Cisco Campus Patrocínio
  • Academia Cisco Campos Paracatu

As academias podem atender professores e estudantes de todos os campi da instituição, bem como a comunidade externa. Existe inclusive uma proposta em estudo para a junção dessas academias, fortalecendo os números da instituição como um todo.

Cursos

A Academia Cisco tradicionalmente trabalha com cursos voltados para a área de Redes de Computadores, área em que a Cisco é referência global. Contudo, nos últimos anos, dada a convergência de assuntos da área de TI, as exigências cada vez maiores por profissionais com formação ampla e a crescente importância da programação e segurança digital nos sistemas atuais, a Cisco ampliou o espectro de atuação para diversas áreas, tais como:

  • Redes de Computadores
  • Sistemas Operacionais
  • Programação
  • Internet das Coisas (IoT)
  • Automação de Infraestrutura
  • Segurança Digital
  • Empreendedorismo

Os cursos disponíveis na plataforma apresentam material de primeira qualidade, com plataformas interativas, disponíveis em diversos idiomas, recursos de acessibilidade e diferentes possibilidades de aprendizagem.

Alguns cursos podem ser realizados de forma autônoma (MOOC), no ritmo e horário adequados ao estudante, sem o auxílio de um instrutor. Geralmente nesta classe de cursos estão os temas introdutórios de uma destas áreas citadas anteriormente.

Cursos mais avançados são disponibilizados a partir de uma chamada para novas turmas que serão acompanhadas por um instrutor habilitado. O IFTM já conta com um elenco razoável de instrutores qualificados em diferentes temas e níveis de complexidade e que estão habilitados para a abertura de novas turmas, seja para o público interno (projetos de ensino) ou também para o público externo (projetos de extensão).

Vale lembrar que muitos cursos técnicos e de graduação já utilizam o excelente material didático e metodologia desenvolvidos pela Cisco em unidades curriculares destes cursos, proporcionando uma experiência mais ativa e prática por contar com recursos didáticos avançados como o simulador de redes Packet Tracer.

Quando ofertados, os cursos são, tradicionalmente, ofertados de forma gratuita para estudantes e comunidade externa.

Ingresso

O acesso aos cursos online e de formação autônoma estão livremente disponíveis na plataforma de cursos do Cisco Net Academy.

Para os cursos tutorados por um instrutor habilitado, uma turma é formada e convidada para a sala virtual do curso na plataforma do NetAcademy. Os cursos mediados por instrutores, recebem ampla divulgação das datas, horários de aula, público-alvo e forma de inscrição. Fique atento ao seu e-mail institucional e a página de notícias das academias de tecnologia do IFTM para saber quando ocorrerá a próxima oferta.

Instrutores

Diversos professores do IFTM já se qualificaram para estarem habilitados à abertura de cursos de diferentes temas e níveis. Segue uma lista dos docentes que atualmente estão habilitados para este tipo de oferta:

Claiton Soares
Campus Paracatu

Elson de Paula
Campus Uberaba Parque Tecnológico

Gustavo Marino Botta
Campus Uberaba Parque Tecnológico

Johann Max Hofman Magalhães
Campus Uberaba Parque Tecnológico

Maria Fernanda Soares de Almeida
Campus Uberlândia Centro

Saulo Henrique da Mata
Campus Ituiutaba

Thiago Bruno Caparelli
Campus Uberlândia Centro

Iniciativas

A Cisco promove uma série de atividades ao longo do ano, com o objetivo de fomentar a formação de estudantes de TICs em todo o Brasil.

Programa CiberEducação Cisco Brasil

O programa CiberEducação Cisco Brasil é uma iniciativa que visa preparar estudantes para o mercado de trabalho do futuro considerando o tema da economia digital. De forma mais específica, o programa contempla as seguintes etapas:

  • 1ª Etapa - Maratona CiberEducação Cisco Brasil: Aberto ao público, através das academias Cisco Networking Academy, a primeira etapa oferece o curso Fundamentos em Cibersegurança, onde cada aluno pode seguir no seu ritmo em uma maratona de 3 semanas. Ao final desta etapa, os melhores alunos selecionados estarão aptos para avançar no processo seletivo para a fase de capacitação profissionalizante.


  • 2ª Etapa - Programa de Capacitação Profissionalizante: Os melhores alunos da primeira etapa serão selecionados para a formação em “CCNA1 + CyberOps Associate” assim como conhecimentos complementares, oferecidos em conjunto com nossos parceiros educacionais. Os alunos selecionados também serão estimulados a perseguir a certificação da indústria com a oferta de vouchers de desconto para as provas.


  • 3ª Etapa - Oportunidade de estágio e emprego: Na terceira fase os alunos poderão aplicar os conhecimentos adquiridos na prática, através de oportunidades de estágio e emprego oferecidos pelo nosso ecossistema de organizações parceiras. São os melhores alunos, aproveitando as melhores oportunidades, nos melhores locais para trabalhar! É a Cisco abrindo as portas para o mercado de trabalho!

Para maiores detalhes, acesse a página oficial do programa.

Programa Brasil Digital e Inclusivo

Iniciativas como o Programa CiberEducação fazem parte de um projeto ainda mais extenso que a Cisco está desenvolvendo no país a partir do Programa Brasil Digital e Inclusivo. Neste programa a Cisco desenvolve muitas atividades com diversos parceiros Brasil a fora. Conheça mais detalhes destes projetos na página do programa.

Contato

Dúvidas sobre a Academia Cisco IFTM poderão ser enviadas para o email academia.cisco@iftm.edu.br.