Academia Huawei IFTM

Introdução

A Academia Huawei (Huawei ICT Academy) é uma parceria entre a Huawei e instituições de ensino espalhadas pelo mundo. Por meio dessa parceria, a Academia oferece formação na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), possibilitando aos estudantes a obtenção de certificação e o desenvolvimento de talentos para a indústria das TICs.

Em 2021, o IFTM concretizou essa parceria com a Huawei para oferecer aos estudantes e comunidade externa o acesso a esse rico ecossistema de capacitação, disponibilizado por uma empresa que é destaque global na área de tecnologia.

Cursos

São mais de 250 cursos disponibilizados na plataforma da Academia Huawei distribuídos em assuntos como Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas (IoT), 5G, Roteamento, WLAN, Segurança e outros.

Por enquanto, nesta primeira fase de implantação da Academia Huawei aqui no IFTM, os cursos são oferecidos na modalidade MOOC, isto é, cursos em que o estudante realiza as etapas no seu próprio tempo e ritmo, sem o auxílio de um instrutor.

Assim que tivermos concluído o processo de certificação dos instrutores, iniciaremos a segunda fase com a oferta de cursos mediados por instrutores.

Os materiais dos cursos são desenvolvidos pela Huawei e, por enquanto, estão disponíveis apenas em inglês e chinês.

Ingresso

Podem se tornar membros da Academia Huawei IFTM estudantes, servidores e comunidade externa. Para se tornar membro da Academia Huawei, siga os passos abaixo:

1. Clique no link a seguir: https://e.huawei.com/en/talent/#/ict/become-ict-student

2. Na página que se abriu, crie uma conta na plataforma de cursos da Huawei. Se você é estudante ou servidor do IFTM dê preferência ao seu email institucional na hora de criar esta conta.

3. Assim que você tiver criado sua conta e já conseguir fazer login, procure, no canto superior direito, o menu com seu nome de usuário. Clique neste menu, em seguida em My Information. Na página que será apresentada, faça a solicitação de vínculo buscando pela Academia Huawei IFTM no campo My Academy. Os outros campos são opcionais e podem ser deixados em branco.

4. Salve as alterações. O sistema irá encaminhar sua solicitação para a coordenação da Academia Huawei IFTM. Em um prazo de dois dias, sua solicitação deve ser aprovada e você poderá ter acesso ao elenco de cursos da plataforma.

5. Com a solicitação aprovada, acesse o link abaixo e procure um curso de seu interesse. Matricule-se e aproveite essa oportunidade de formação!
https://e.huawei.com/en/talent/#/search?productTags=&productName=&navType=learningNavKey

Instrutores

Ainda estamos trabalhando na formação e certificação de instrutores habilitados a ofertar os cursos da plataforma da Academia Huawei.

Iniciativas

A Huawei apresenta aos estudantes matriculados na Academia, diversas oportunidades interessantes ao longo do ano. Dentre elas podemos destacar a Huawei ICT Competition e o Seeds For the Future.

Huawei ICT Competition

A Huawei ICT Competition é um evento competitivo de intercâmbio de talentos de TIC desenvolvido pela Huawei para estudantes em todo o mundo.

Por meio dessa competição, a Huawei tem como objetivo fornecer aos alunos uma plataforma para estudar e trocar ideias, aprimorando assim seus conhecimentos de TIC e habilidades práticas. Este concurso também visa estimular o pensamento criativo dos alunos em relação ao uso de novas tecnologias e plataformas.

Podem se inscrever na competição estudantes do IFTM em cursos técnicos, de graduação e mestrado, que tenham vínculo com a Academia Huawei IFTM.

A competição é realizada em etapas. Na primeira etapa, estudantes de cada uma das academias realizam a prova de classificação. Os estudantes podem escolher entre dois temas (trilhas):

  • Redes de Computadores (Network): Datacom, Segurança e WLAN.
  • Nuvem (Cloud): Cloud, Storage, Inteligência Artificial e Big Data.

Para cada Academia Huawei, uma equipe é formada para cada trilha com as três maiores notas entre os estudantes que realizaram a prova preliminar.

As seis academias com as melhores notas são classificadas para a final nacional, que ocorre presencialmente em São Paulo, com as despesas por conta da Huawei.

Na final, a equipe vencedora se classifica para a final Regional (América Latina) e finalmente os vencedores das regionais vão para a final mundial na China.

Diversas premiações para as equipes de destaque são aplicadas nas diferentes etapas da competição.

Neste ano de 2021, o IFTM participou da etapa preliminar, mas não se classificou para a final nacional. Para 2022, o planejamento é realizar um preparatório visando a competição do ano que vem.

Seeds For The Future

O Seeds For The Future é uma programa da Huawei que visa ofertar a estudantes de graduação ou recém graduados a oportunidade de participar de uma experiência on-line em torno da inovação tecnológica e do intercâmbio cultural transversal.

Durante o programa os participantes recebem cursos de nível básico e avançado sobre tecnologias-chave (5G, computação em nuvem, IA) e experimentam a China tradicional e moderna através de passeios virtuais em pontos cênicos chineses ou empresas de rápido crescimento. Além disso, os participantes têm acesso a opiniões de especialistas da Huawei, empreendedores externos, professores ou cientistas que compartilham perspectivas sobre uma ampla gama de tópicos, bem como acesso a ambientes que fomentam o intercâmbio cultural, o empreendedorismo, a responsabilidade social e a inovação.

Para serem considerados para o programa Seeds for the Future da Huawei, os candidatos precisarão atender aos seguintes critérios:

  • Ser aluno de Instituições de Ensino que fazem parte da Huawei ICT Academy;
  • Estar cursando Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática ou disciplinas relacionadas;
  • Demonstrar excelente desempenho acadêmico;
  • Ter um grande interesse na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC);
  • Ter inglês fluente.

Vale ressaltar que este é um programa voluntário, não remunerado .

Para participar, os estudantes deverão ficar atentos à divulgação das inscrições internas no IFTM. Após a seleção interna, os classificados passarão pela seleção da equipe da Huawei. Se passarem por essa segunda etapa, estarão aptos a participar do programa.

Para 2021, o programa já foi encerrado. Fique atento à divulgação para o ano de 2022 e participe!

Contato

Dúvidas sobre a Academia Huawei IFTM poderão ser enviadas para o email academia.huawei@iftm.edu.br.