Administração
O curso de Administração, com área de atuação em Agronegócios, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Campus Ituiutaba, objetiva formar profissional capaz de orientar a produção agrícola, de interpretar e articular conceitos teóricos, analisar valores culturais, identificar problemas de caráter organizacional, analisar suas causas e propor soluções empreendedoras para sua resolução dentro do contexto agrícola. Trata-se de um profissional capaz de trabalhar os sistemas de produção agrícola e a complexidade socioeconômica do Brasil contemporâneo. Portanto, o bacharel em Administração deverá ser capaz de compreender a dificuldade metodológica da inserção de um enorme contingente populacional e a gerência administrativa como instrumento complementar dos empreendimentos privados e coletivos para um projeto de inclusão e sustentabilidade social e ambiental.
Informações sobre o curso
Perfil do egresso
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
O perfil profissional do egresso do curso de Administração, com área de atuação em Agronegócios, deverá assegurar competências e habilidades para:
- acessar e interpretar informações técnicas e expressar-se de maneira adequada;
- agir com ética profissional;
- analisar os riscos e as viabilidades no negócio agrícola para dimensionar decisões calculadas, de maneira que possa planejar, organizar, liderar e controlar os processos administrativos;
- analisar, compreender, elaborar e executar projetos agrícolas e ambientais;
- apoiar e reforçar iniciativas e arranjos produtivos e comerciais no plano da promoção humana e da transformação das estruturas sociais, no foco empreendedor no aumento da eficiência produtiva e da sustentabilidade econômica;
- assessorar e supervisionar técnica e economicamente projetos do agronegócio;
- atuar como gerador e difusor de informações e novas tecnologias adequadas como a indústria 4.0, que beneficiem o conjunto da sociedade;
- atuar em atividades de ensino sobre o agronegócio, a gestão, o fomento da participação e da autogestão democrática de empreendimentos coletivos e privados no primeiro, segundo e terceiro setor;
- caracterizar e interpretar as diversas cadeias agroindustriais e as organizações sociais envolvidas;
- compreender as variáveis envolvidas nos sistemas de produção vegetal, animal e silvícola, em qualquer ambiente de atuação profissional;
- conhecer ferramentas de registro e controle para a gestão do negócio;
- conhecer, criticar, fazer propostas e atuar, posicionando-se em relação às políticas públicas no campo do espaço agrícola e ambiental;
- demonstrar espírito crítico e empreendedor;
- demonstrar habilidade para participar de trabalho em equipe, respeitando e convivendo com as diferenças;
- diagnosticar problemas e propor soluções, com auxílio da pesquisa científica, considerando a realidade sócio-econômica e ambiental dos produtores e do espaço utilizado;
- estimular a pesquisa e prestar assessoria aos agentes das cadeias do agronegócio, associações e outras organizações da sociedade civil;
- fomentar lideranças e predispor a adoção de práticas associativas;
- identificar as potencialidades e deficiências da propriedade rural a fim de ampliar a visão de negócio a partir da sua realidade e potencialidades da região;
- manter-se atualizado e em processo contínuo de formação;
- proporcionar o manejo adequado, a maximização e a sustentabilidade aos sistemas de produção agrícola;
- ser proativo do ponto de vista técnico e de gestão nas diferentes formas de organização;
- teorizar as questões relacionadas ao agronegócio e as organizações envolvidas, focando-as na dupla dimensão: econômica e social.
FORMAÇÃO INTEGRAL DO PROFISSIONAL
O Bacharel em Administração deverá ser capaz de:
- aconselhar e assistir as diretorias e administradores dos diversos segmentos das cadeias agrícolas na determinação e no alcance de objetivos, políticas, e outros controles básicos requeridos para o efetivo desenvolvimento do setor;
- analisar e gerir objetivos operacionais, organizacionais e financeiros;
- assegurar que a estrutura da organização, em todos os níveis da produção agrícola, seja a mais eficiente para os tipos de operações desenvolvidas;
- assessorar e capacitar a elaboração de projetos e programas de desenvolvimento organizacional, com vistas à promoção da melhor coordenação das cadeias agrícolas;
- assessorar e supervisionar técnica e economicamente projetos agrícolas;
- atuar na organização e gerenciamento empresarial e comunitário, interagindo e influenciando nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais;
- auxiliar na tomada de decisão nos diversos setores do agronegócio em que estiver atuando;
- desenvolver as articulações organizacionais necessárias com órgãos governamentais, organizações da indústria, sindicatos e outras organizações sociais parceiras e/ou que influenciam no alcance dos objetivos das cadeias agrícolas e das organizações associadas;
- formular planos para mudanças na estrutura da organização exigidas para o ajustamento dos objetivos de médio e longo prazos;
- fornecer à diretoria e administradores de empresas e associações, previsões e planos necessários para assegurar que todas as fases das operações sejam planejadas e equipadas adequadamente, visando a atender às necessidades das empresas e dos consumidores e garantir todas as potencialidades de longo prazo dos empreendimentos;
- interpretar e administrar políticas estabelecidas pela diretoria e administradores e assegurar sua interpretação uniforme;
- manter-se atualizado sobre o desenvolvimento do agronegócio, econômico, político, industrial e tecnológico e suas tendências;
- preparar o profissional para atuar na Agricultura 4.0 por meio do uso de tecnologias digitais integradas e conectadas a sistemas e equipamentos capazes de otimizar a produção agrícola, em todas as etapas da produção agrícola;
- realizar diagnósticos das cadeias agrícolas e avaliar suas relações com ambiente em que se inserem;
- realizar e orientar o planejamento estratégico bem como a avaliação institucional e de suas políticas; e
- supervisionar as equipes de trabalho no desempenho de suas atribuições e na maneira pela qual elas procuram atingir seus objetivos.
Aspectos legais
LEGISLAÇÃO REFERENTE À CRIAÇÃO E AUTORIZAÇÃO DA OFERTA.
Criação
Portaria n° 54 de 18 de outubro de 2021 - Designa a Comissão responsável pela Elaboração do Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado em Administração, com área de atuação em Agronegócios do IFTM Campus Ituiutaba.
Autorização da oferta
Resolução “Ad Referendum” IFTM nº 079, de 03 de setembro de 2021 - Dispõe sobre a autorização de oferta do Curso de Bacharelado em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Ituiutaba – 2022/1.
Aprovação do PPC
Resolução “Ad Referendum” IFTM nº 080, de 29 de setembro de 2021 - Dispõe sobre aprovação do Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Ituiutaba.
Legislação referente à regulamentação do curso
Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 20 dez. 1996.
Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências.
Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências.
Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências.
Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 09 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nos 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6o da Medida Provisória no 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências.
Lei nº 12.965 de 23 de abril de 2014. Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil.
Resolução CNE/CP, nº 1, de 17 de junho de 2004. Estabelece Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Resolução CNE/CES n° 2, de 18 de junho de 2007. Dispõe sobre a carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial.
Lei n° 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências.
Resolução n° 1, de 17 de junho de 2010. Normatiza o Núcleo Docente Estruturante e dá outras providências. Instrução Normativa IFTM Nº 024 de 29 de janeiro de 2021. Dispõe sobre as normas para elaboração de relatório de estágio de cursos de graduação (tecnólogos e bacharelados) e técnicos de nível médio no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM.
Resolução nº 131 de 19 de dezembro de 2011. Dispõe sobre a aprovação do Regulamento do Colegiado dos Cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
Resolução nº 132 de 19 de dezembro de 2011. Dispõe sobre a aprovação do Regulamento do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
Resolução nº 38 de 26 de novembro de 2012. Dispõe sobre o regulamento do Programa de Mobilidade Acadêmica IFTM.
Resolução CNE/CP, nº 1, de 30 de maio de 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação em Direitos Humanos.
Resolução CNE, nº 2, de 15 de junho de 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental.
Resolução nº 45/2012, de 26 de novembro de 2012. Dispõe sobre o regulamento das bibliotecas dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
Resolução nº 37, de 05 de setembro de 2016. Versa sobre a alteração do Regulamento do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Resolução nº 39 de 05 de setembro de 2016. Versa sobre a alteração do Regulamento para elaboração e apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
Resolução nº5 5 de 12 de dezembro de 2017. Versa sobre a revisão/atualização do regulamento do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
Resolução nº 14 de 27 de março de 2018. Dispõe sobre alteração do regulamento do programa de ações afirmativas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
Resolução nº 57 de 11 de dezembro de 2018. Versa sobre o Regulamento do Programa de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
Resolução nº 48 de 20 de maio de 2020. Dispõe sobre alterações no Regulamento da Organização Didático Pedagógica dos Cursos de Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
Resolução nº 053 de 20 de agosto de 2020. Versa sobre o Regulamento da Curricularização da Extensão nos Cursos de Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
Resolução nº 129 de 16 de dezembro de 2020, versa sobre o regulamento de estágio dos cursos técnicos de nível médio e graduação (tecnólogos e bacharelados) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
Resolução nº 148 de 29 de junho de 2021. Versa sobre o Regulamento do Programa de Educação Tutorial Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM.
Resolução nº 151 de 30 de junho de 2021. Versa sobre o Regulamento de Atividades Complementares dos Cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
Resolução IFTM nº 149 de 30 de junho de 2021. Versa sobre a alteração do Regulamento da Coordenação de Registro e Controle Acadêmico dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
Resolução nº 156 de 30 de junho de 2021. Dispõe sobre a regulamentação das atividades de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
Decreto no 4.281, de 25 de junho de 2002. Regulamenta a Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providências.
Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004 – Regulamenta o § 2º do Art. 36 e os Artigos 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005 – Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras; e o artigo 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Decreto nº 5.773, de 09 de maio de 2006 - Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino.
Parecer CNE/CES nº 261/2006 - Dispõe sobre procedimentos a serem adotados quanto ao conceito de hora-aula e dá outras providências.
Portaria Normativa nº 02 de 26 de janeiro de 2010 – Institui e regulamenta o Sistema de Seleção Unificada – SISU.
Portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino.
Resolução CNE/CES nº 3, de 2 de julho de 2007. Dispõe sobre procedimentos a serem adotados quanto ao conceito de hora-aula, e dá outras providências.
Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação
Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014 que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências.
Portaria Normativa 40 de 12 de dezembro de 2007. Institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação da educação superior no sistema federal de educação.
Parecer CNE/CES nº 23/2005, aprovado em 3 de fevereiro de 2005. Retificação da Resolução CNE/CES nº 1/2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de Graduação em Administração. Resolução CNE/CES n° 4, de 13 de julho de 2005. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, Bacharelado, e dá outras providências.
Parecer CNE/CES nº 67, de 11 de março de 2003. Referencial para as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN dos Cursos de Graduação.
Resolução nº 132/2011, de 19 de dezembro de 2011. Dispõe sobre a aprovação do Regulamento do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Graduação do IFTM.
Legislação referente à regulamentação da profissão
Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965. Dispõe sobre o exercício da profissão de Administrador e dá outras providências.
Lei nº 6.642, de 14 de maio de 1979. Altera dispositivos da Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965, que dispõe sobre o exercício da profissão de Administrador.
Lei nº 8.873, de 26 de abril de 1994. Altera dispositivos da Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965, que dispõe sobre o exercício da profissão de Administrador.
Decreto nº 61.934, de 22 de dezembro de 1967. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Administrador, de acordo com a Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965 e dá outras providências.
Decreto nº 70.673, de 5 de junho de 1972. Altera o regulamento aprovado pelo Decreto nº 61.934, de 22 de dezembro de 1967, que dispõe sobre o exercício da profissão de Administrador, e dá outras providencias. Resolução Normativa CFA nº 432, de 8 de março de 2013. Aprova o Regimento do Conselho Federal de Administração.
Resolução Normativa CFA Nº 569, de 8 de agosto de 2019. Dispõe sobre as atividades de supervisor de estágio nos campos da Administração e dá outras providências.
Gestão do Curso
Informações complementares
PLANO DE AÇÃO ANUAL DO COORDENADOR
Plano de Ação do Coordenador -2024
Envie comentários, sugestões e reclamações sobre o Plano de Ação do Coordenador.
Ou entre em contato pelo email: agronegocio.itb@iftm.edu.br
Matriz Curricular
1º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
AGRICULTURA GERAL | 66,66 | - |
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO | 40,00 | 26,66 |
FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA | 66,66 | - |
INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA | 33,33 | - |
INTRODUÇÃO AO AGRONEGÓCIO | 33,33 | - |
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 66,66 | - |
Subtotal | 306,64 | 26,66 |
Subtotal Geral | 333,30 |
2º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
AGROENERGIA | 33,33 | - |
BIOLOGIA VEGETAL | 53,33 | 13,33 |
FUNDAMENTOS DE GEOGRAFIA FÍSICA | 33,33 | - |
FUNDAMENTOS DE MARKETING | 40,00 | 26,66 |
MATEMÁTICA FINANCEIRA | 33,33 | - |
SOCIOLOGIA RURAL | 33,33 | - |
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO | 66,66 | - |
Subtotal | 293,31 | 39,99 |
Subtotal Geral | 333,30 |
3º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
CADEIAS PRODUTIVAS AGROINDUSTRIAIS | 40,00 | - |
ECONOMIA RURAL | 33,33 | - |
GESTÃO DE PESSOAS I | 40,00 | - |
INGLÊS INSTRUMENTAL | 66,66 | - |
MEIO AMBIENTE, CULTURA E SOCIEDADE | 16,66 | - |
OPTATIVA I | 66,67 | - |
Subtotal | 263,32 | 0,00 |
Subtotal Geral | 263,32 |
4º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA | 66,66 | - |
AGROINFORMÁTICA | 33,33 | 33,33 |
FERTILIDADE DO SOLO | 50,00 | - |
MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA E TECNOLOGIA DE APLICAÇÃO DE DEFENSIVOS | 50,00 | 16,66 |
OPTATIVA II | 66,67 | - |
Subtotal | 266,66 | 49,99 |
Subtotal Geral | 316,65 |
5º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
DESENVOLVIMENTO REGIONAL | 33,33 | - |
ESTATÍSTICA | 33,33 | - |
ÉTICA, CIDADANIA E SOCIEDADE | 33,33 | - |
FITOSSANIDADE | 66,66 | - |
GESTÃO DE PESSOAS II | 20,00 | - |
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS | 40,00 | 26,66 |
OPTATIVA III | 66,67 | - |
Subtotal | 293,32 | 26,66 |
Subtotal Geral | 319,98 |
6º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO RURAL | 50,00 | - |
EMPREENDEDORISMO NO AGRONEGÓCIO | 50,00 | 16,66 |
FRUTICULTURA | 50,00 | - |
GESTÃO DO COMPOSTO DE MARKETING | 40,00 | 26,66 |
OPTATIVA IV | 66,67 | - |
Subtotal | 256,67 | 43,32 |
Subtotal Geral | 299,99 |
7º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
CULTURA DA SOJA, MILHO E SORGO | 66,66 | - |
EXTENSÃO RURAL I | 66,66 | - |
OPTATIVA V | 66,67 | - |
PESQUISA DE MARKETING | 40,00 | - |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO | 40,00 | 26,66 |
Subtotal | 279,99 | 26,66 |
Subtotal Geral | 306,65 |
8º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ARMAZENAMENTO DE GRÃOS E LOGÍSTICA | 33,33 | - |
EXTENSÃO RURAL II | 66,66 | - |
GESTÃO AMBIENTAL | 23,33 | - |
GESTÃO DE STARTUPS | 50,00 | 16,66 |
OPTATIVA VI | 66,67 | - |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC | 280,26 | 280,26 |
Subtotal | 520,25 | 296,92 |
Subtotal Geral | 817,17 |
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
AGROECOLOGIA E AGRICULTURA ORGÂNICA | 66,67 | - |
ANATOMIA E FISIOLOGIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS | 66,67 | - |
ATIVIDADE COMPLEMENTAR | 30,00 | 30,00 |
BIOSSEGURANÇA E BIOÉTICA | 66,67 | - |
BRANDING | 66,67 | - |
CONTROLE BIOLÓGICO | 66,67 | - |
CULTURA DO ARROZ, FEIJÃO, GIRASSOL E TRIGO | 66,67 | - |
CULTURA DO CAFÉ E DO ALGODÃO | 66,67 | - |
DIREITO CONSTITUCIONAL E TRABALHISTA | 66,67 | - |
DIREITO CONTRATUAL E DO CONSUMIDOR | 66,67 | - |
DIREITO E LEGISLAÇÃO APLICADA AO AGRONEGÓCIO | 66,67 | - |
ESTÁGIO | 120,00 | 120,00 |
FORRAGICULTURA | 66,67 | - |
GESTÃO DE PEQUENOS E MÉDIOS NEGÓCIOS RURAIS | 66,67 | - |
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS | 66,67 | - |
GESTÃO DE VENDAS NO AGRONEGÓCIO | 66,67 | - |
IRRIGAÇÃO | 66,67 | - |
LIBRAS | 66,67 | - |
MARKETING DIGITAL | 66,67 | - |
MELHORAMENTO DE PLANTAS | 66,67 | - |
MICROBIOLOGIA AGRÍCOLA | 66,67 | - |
MODELO DE NEGÓCIOS | 66,67 | - |
OLERICULTURA | 66,67 | - |
PRODUÇÃO DE ANIMAIS MONOGÁSTRICOS | 66,67 | - |
PRODUÇÃO DE ANIMAIS RUMINANTES | 66,67 | - |
TÓPICOS ESPECIAIS EM FERTILIDADE DO SOLO | 66,67 | - |
Total | 4.230,24 | 270,00 |
---|---|---|
Total Geral | 4.500,24 |
Projeto pedagógico
Corpo Docente
Informações complementares
PLANO ANUAL DE AÇÃO DO COORDENADOR
Plano de Ação do Coordenador -2024
Envie comentários, sugestões e reclamações sobre o Plano de Ação do Coordenador.
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Formulários
Horários de aulas
Horário das Aulas
5º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
19:00 19:50 |
ÉTICA, CIDADANIA E SOCIEDADE
|
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
|
FITOSSANIDADE
|
GESTÃO DE VENDAS NO AGRONEGÓCIO
|
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
|
19:50 20:40 |
ÉTICA, CIDADANIA E SOCIEDADE
|
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
|
FITOSSANIDADE
|
GESTÃO DE VENDAS NO AGRONEGÓCIO
|
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
|
21:00 21:50 |
GESTÃO DE PESSOAS II
|
ESTATÍSTICA
|
FITOSSANIDADE
|
GESTÃO DE VENDAS NO AGRONEGÓCIO
|
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
|
21:50 22:40 |
GESTÃO DE PESSOAS II
|
ESTATÍSTICA
|
FITOSSANIDADE
|
GESTÃO DE VENDAS NO AGRONEGÓCIO
|
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
|
6º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
19:00 19:50 |
GESTÃO DO COMPOSTO DE MARKETING
|
EMPREENDEDORISMO NO AGRONEGÓCIO
|
EMPREENDEDORISMO NO AGRONEGÓCIO
|
FRUTICULTURA
|
COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO RURAL
|
19:50 20:40 |
GESTÃO DO COMPOSTO DE MARKETING
|
EMPREENDEDORISMO NO AGRONEGÓCIO
|
EMPREENDEDORISMO NO AGRONEGÓCIO
|
FRUTICULTURA
|
COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO RURAL
|
21:00 21:50 |
GESTÃO DO COMPOSTO DE MARKETING
|
MARKETING DIGITAL
|
COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO RURAL
|
FRUTICULTURA
|
MARKETING DIGITAL
|
21:50 22:40 |
GESTÃO DO COMPOSTO DE MARKETING
|
MARKETING DIGITAL
|
COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO RURAL
|
FRUTICULTURA
|
MARKETING DIGITAL
|