Técnico em Informática
O curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio tem como objetivo a formação integral do profissional como pessoa humana, crítica e participativa, capaz de atuar no mercado de trabalho na perspectiva da edificação de uma sociedade mais justa e igualitária, bem como, capacitar este profissional à realização de projetos e atividades de especificação, implementação, administração, suporte e manutenção de sistemas de informática, incluindo hardware, redes, software, e os aspectos organizacionais, visando a aplicação destes conhecimentos na produção de bens e serviços, próprios da computação, requisitados pelo mercado de trabalho, oferecendo também, recursos para que possa prosseguir seus estudos em nível superior.
Objetivos Específicos
O Curso Técnico em Informática na forma articulada integrada ao Ensino Médio visa à formação integral do educando em seus processos produtivos e em seus processos educativos a serem capazes de:
-Integrar conhecimentos gerais e técnicos profissionais sob a perspectiva da interdisciplinaridade e da contextualização, assumindo a pesquisa como princípio pedagógico;
-Adquirir conhecimento da tecnologia, da ciência e dos processos necessários à produção, com maior capacidade de raciocínio, autonomia intelectual, pensamento crítico, iniciativa própria e espírito empreendedor; além da capacidade de visualização e resolução de problemas;
-Desenvolver a consciência sobre suas responsabilidades e direitos, bem como a compreensão da cidadania como participação social e política;
-Integrar-se ao mercado do trabalho, com as competências que garantam o exercício da profissão técnica, seu aprimoramento e o permitam acompanhar os avanços tecnológicos, bem como sua evolução acadêmica;
-Construir uma sólida base de conhecimentos que lhe permita continuar aprendendo de forma autônoma e crítica, em níveis mais complexos de estudo;
-Usar as diferentes linguagens: verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
-Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
-Aprimorar como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
-Propiciar a construção de compreensão dinâmica da nossa vivência material, de convívio harmônico com o mundo da informação, de entendimento histórico da vida social, de percepção evolutiva da vida e o papel da informática neste contexto;
-Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
-Proporcionar ao educando uma visão geral de instalação e manutenção de computadores, administração de redes e desenvolvimento de sistemas;
-Desenvolver programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação;
-Utilizar ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados;
-Realizar testes de programas de computador, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados; e
-Executar manutenção de programas de computadores implantados.
Informações sobre o curso
Perfil do egresso
De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, em sua 3ª edição, o Eixo Tecnológico de Informação e Comunicação compreende tecnologias relacionadas à infraestrutura e processos de comunicação e processamento de dados e informações. Além disso, o curso técnico deste eixo também abrangem a concepção, desenvolvimento, implantação, operação, avaliação e manutenção de sistemas e tecnologias relacionadas à informática e às telecomunicações. Os cursos compreendem ainda conhecimentos para a especificação de componentes ou equipamentos, suporte técnico, procedimentos de instalação e configuração de dispositivos, realização de testes e medições, utilização de protocolos e arquitetura de redes, identificação de meios físicos e padrões de comunicação, desenvolvimento de sistemas informatizados e tecnologias de comutação, transmissão e recepção de dados.
Nesse contexto, a instalação de sistemas operacionais, aplicativos e periféricos são especificidades desse eixo que integram o Curso Técnico em informática. Integram ainda as temáticas do curso: o desenvolvimento e documentação de aplicações para desktop com acesso a internet e banco de dados, a realização da manutenção de computadores de uso geral, bem como a instalação e configuração de redes de computadores locais de pequeno porte. Ademais, a organização curricular apresenta aos estudantes conhecimentos fundamentais para a atuação profissional e cívica. O quadro abaixo apresenta tais conhecimentos, bem como as atividades em que serão desenvolvidos.
Aspectos legais
Legislação referente à criação, autorização:
Criação
Portaria nº 55 de 26/07/2019 CGP-ITB - Campus Ituiutaba. Institui a subcomissão responsável pela Revisão do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio.
Autorização da Oferta do Curso
Resolução Nº 47 de 21 de junho de 2011. Dispõe sobre a aprovação do Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio em Informática Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Campus Ituiutaba/2010 – 1º semestre.
Legislação referente ao curso
- Lei Federal nº. 9394/96 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
- Decreto Nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do Art. 36 e os Arts. 39 a 41 da Lei Federal nº. 9394/96 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências.
- BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB nº 39, de 08 de dezembro de 2004. Aplicação do Decreto nº 5.154/2004 na Educação Profissional Técnica de nível médio e no Ensino Médio.
- Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional tecnológica.
- Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Parecer CNE/CEB Nº 11, de 12 de junho de 12 2008. Proposta de instituição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio.
- Portaria MEC nº 870, de 16 de julho de 2008. Aprova o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio, elaborado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.
- Resolução CNE/CEB nº 3, de 9 de julho de 2008 – Dispõe sobre a instituição e implantação do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio.
- Resolução nº 4, DE 6 DE JUNHO DE 2012 - Dispõe sobre alteração na Resolução CNE/CEB nº 3/2008, definindo a nova versão do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio.
- Resolução CNE/CEB nº 1, de 5/12/2014 – Atualiza e define novos critérios para a composição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, disciplinando e orientando os sistemas de ensino e as instituições públicas e privadas de Educação Profissional e Tecnológica quanto à oferta de cursos técnicos de nível médio em caráter experimental, observando o disposto no art. 81 da Lei nº 9.394/96 (LDB) e nos termos do art. 19 da Resolução CNE/CEB nº 6/2012.
- Lei nº 11.788/2008 - Dispõe sobre o estágio de estudantes.
- Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional Técnica de Nível Médio e suas alterações.
- Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003 - Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.
- BRASIL, 2008. Lei n° 11.645, de 29 de dezembro de 2008. Institui a obrigatoriedade de incluir no currículo oficial da rede de ensino a temática “História e Cultura AfroBrasileira e Indígena”.
- Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico - Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
- Parecer CNE/CP 03/2004 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
- Resolução nº 2, de 10 de maio de 2016 – Define Diretrizes Nacionais para a operacionalização do ensino de Música na Educação Básica.
- BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras – e dá outras providências.
- BRASIL. Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000.
- Educação em Direitos Humanos (Decreto nº 7.037/2009, que institui o Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH 3).
- Resolução nº. 01, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.
- Lei nº 13.146/2015 – Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
- Lei nº 11.947/2009 – Trata-se da Educação alimentar e nutricional, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da Educação Básica.
- Lei nº 10.741/2003 – Dispõe sobre o processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria que dispõe sobre o Estatuto do Idoso.
- Lei nº 9.795/99 – Trata-se da Educação Ambiental, que dispõe sobre a Política Nacional da Educação Ambiental.
- Lei nº 9.503/97 – Trata-se de Educação para o Trânsito, que institui o Código de Trânsito Brasileiro.
- Lei 13.425 de 30/03/2017 – Estabelece diretrizes gerais sob medidas de prevenção e combate à incêndios e desastres em estabelecimentos e áreas de reunião de público
Gestão do Curso
Informações complementares
Telefone: (34) 3271-4000
Sala de Atendimento da Coordenação: B-10 ou F-01. Toda quinta-feira de 11:10h às 13:10h
Utilize também o e-mail da coordenção de curso: tec.informatica.itb@iftriangulo.edu.br
Link para verificar Eventos/programação/horários:
Calendário acadêmico cursos técnicos integrados Ituiutaba.
Acesse o VIRTUAL IFTM
Matriz Curricular
1º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
BIOLOGIA | 66,67 | - |
EDUCAÇÃO FÍSICA | 66,67 | - |
FÍSICA | 66,67 | - |
FÍSICA APLICADA | 66,67 | - |
GEOGRAFIA | 66,67 | - |
HISTÓRIA | 66,67 | - |
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO | 33,34 | 33,33 |
INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DIGITAIS | 66,67 | - |
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO I | 133,33 | 133,33 |
LÍNGUA INGLESA | 66,67 | - |
LÍNGUA PORTUGUESA | 133,33 | - |
MATEMÁTICA | 133,33 | - |
QUÍMICA | 66,67 | - |
Subtotal | 1.033,36 | 166,66 |
Subtotal Geral | 1.200,02 |
2º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ARTES | 66,67 | - |
BANCO DE DADOS | 33,34 | 33,33 |
BIOLOGIA | 66,67 | - |
EDUCAÇÃO FÍSICA | 66,67 | - |
ENGENHARIA DE SOFTWARE | 33,34 | 33,33 |
FÍSICA | 66,67 | - |
GEOGRAFIA | 66,67 | - |
HISTÓRIA | 66,67 | - |
LABORATÓRIO DE HARDWARE | 33,34 | 33,33 |
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO II | 65,00 | 68,33 |
LÍNGUA PORTUGUESA | 66,67 | - |
MATEMÁTICA | 133,33 | - |
QUÍMICA | 66,67 | - |
REDES DE COMPUTADORES I | 33,34 | 33,33 |
Subtotal | 865,05 | 201,65 |
Subtotal Geral | 1.066,70 |
3º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
BIOLOGIA | 66,67 | - |
EMPREENDEDORISMO E GESTÃO | 43,67 | 23,00 |
FILOSOFIA | 66,67 | - |
FÍSICA | 66,67 | - |
GEOGRAFIA | 66,67 | - |
HISTÓRIA | 66,67 | - |
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO III | 33,33 | 100,00 |
LÍNGUA ESPANHOLA | 66,67 | - |
LÍNGUA PORTUGUESA | 133,33 | - |
MATEMÁTICA | 66,67 | - |
QUÍMICA | 66,67 | - |
REDES DE COMPUTADORES II | 33,33 | 100,00 |
SOCIOLOGIA | 66,67 | - |
Total | 2.742,10 | 323,00 |
---|---|---|
Total Geral | 3.065,10 |
1º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES | 66,00 | 67,00 |
ARTE | 33,00 | - |
BIOLOGIA | 66,00 | - |
EDUCAÇÃO FÍSICA | 66,00 | - |
ESPANHOL | 33,00 | - |
FILOSOFIA | 33,00 | - |
FÍSICA | 100,00 | - |
GEOGRAFIA | 66,00 | - |
HISTÓRIA | 66,00 | - |
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA | 66,00 | - |
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO | 133,00 | - |
LEM - INGLÊS | 33,00 | - |
LÍNGUA PORTUGUESA | 133,00 | - |
MATEMÁTICA | 133,00 | - |
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 33,00 | - |
QUÍMICA | 100,00 | - |
SOCIOLOGIA | 33,00 | - |
Subtotal | 1.193,00 | 67,00 |
Subtotal Geral | 1.260,00 |
2º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ARTE | 33,00 | - |
BIOLOGIA | 66,00 | - |
EDUCAÇÃO FÍSICA | 66,00 | - |
ENGENHARIA DE SOFTWARE | 66,00 | - |
ESPANHOL | 33,00 | - |
FILOSOFIA | 33,00 | - |
FÍSICA | 100,00 | - |
GEOGRAFIA | 66,00 | - |
HISTÓRIA | 66,00 | - |
LABORATÓRIO DE HARDWARE | 66,00 | - |
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO II | 133,00 | - |
LEM - INGLÊS | 33,00 | - |
LÍNGUA PORTUGUESA | 133,00 | - |
MATEMÁTICA | 133,00 | - |
QUÍMICA | 100,00 | - |
REDES DE COMPUTADORES | 66,00 | - |
SOCIOLOGIA | 33,00 | - |
Subtotal | 1.226,00 | 0,00 |
Subtotal Geral | 1.226,00 |
3º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ADMINISTRAÇÃO E SEGURANÇA DE REDES | 133,00 | - |
ARTE | 33,00 | - |
BANCO DE DADOS | 66,00 | - |
BIOLOGIA | 66,00 | - |
EDUCAÇÃO FÍSICA | 66,00 | - |
ESPANHOL | 33,00 | - |
FILOSOFIA | 33,00 | - |
FÍSICA | 100,00 | 0,00 |
GEOGRAFIA | 66,00 | - |
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO | 66,00 | - |
HISTÓRIA | 66,00 | - |
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO III | 133,00 | - |
LEM - INGLÊS | 33,00 | - |
LÍNGUA PORTUGUESA | 133,00 | - |
MATEMÁTICA | 133,00 | - |
QUÍMICA | 100,00 | - |
SOCIOLOGIA | 33,00 | - |
Total | 3.712,00 | 0,00 |
---|---|---|
Total Geral | 3.712,00 |
1º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ALGORITMOS E ESTRUTURA DE DADOS | 120,00 | - |
ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES | 70,00 | - |
ARTE | 33,00 | - |
BIOLOGIA | 66,00 | - |
EDUCAÇÃO FÍSICA | 66,00 | - |
FILOSOFIA | 33,00 | - |
FÍSICA | 100,00 | - |
FUNDAMENTOS DA INFORMÁTICA | 45,00 | - |
GEOGRAFIA | 66,00 | - |
HISTÓRIA | 66,00 | - |
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA | 33,00 | - |
LEM - ESPANHOL | 33,00 | - |
LEM - INGLÊS | 33,00 | - |
LÍNGUA PORTUGUESA | 133,00 | - |
MATEMÁTICA | 133,00 | - |
NOÇÕES DE ELETROELETRÔNICA | 45,00 | - |
QUÍMICA | 66,00 | - |
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO | 45,00 | - |
SOCIOLOGIA | 33,00 | - |
Subtotal | 1.219,00 | 0,00 |
Subtotal Geral | 1.219,00 |
2º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ARTE | 33,00 | - |
BANCO DE DADOS | 33,00 | - |
BIOLOGIA | 67,00 | - |
EDUCAÇÃO FÍSICA | 67,00 | - |
EMPREENDEDORISMO E SUSTENTABILIDADE | 33,00 | - |
ENGENHARIA DE SOFTWARE | 33,00 | - |
ÉTICA, CIDADANIA E EXERCÍCIO PROFISSIONAL | 33,00 | - |
FILOSOFIA | 33,00 | - |
FÍSICA | 100,00 | - |
GEOGRAFIA | 67,00 | - |
HISTÓRIA | 67,00 | - |
LABORATÓRIO DE HARDWARE | 100,00 | - |
LEM - ESPANHOL | 33,00 | - |
LEM - INGLÊS | 33,00 | - |
LÍNGUA PORTUGUESA | 100,00 | - |
MATEMÁTICA | 100,00 | - |
PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA | 67,00 | - |
QUÍMICA | 67,00 | - |
REDES DE COMPUTADORES | 67,00 | - |
SOCIOLOGIA | 33,00 | - |
Subtotal | 1.166,00 | 0,00 |
Subtotal Geral | 1.166,00 |
3º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ADMINISTRAÇÃO DE REDES LINUX | 67,00 | - |
ADMINISTRAÇÃO DE REDES WINDOWS E SEM FIO | 33,00 | - |
ARTE | 33,00 | - |
BIOLOGIA | 67,00 | - |
EDUCAÇÃO FÍSICA | 67,00 | - |
FILOSOFIA | 33,00 | - |
FÍSICA | 100,00 | - |
GEOGRAFIA | 67,00 | - |
GERÊNCIA DE PROJETOS | 33,00 | - |
HISTÓRIA | 67,00 | - |
LEM - ESPANHOL | 33,00 | - |
LEM - INGLÊS | 33,00 | - |
LÍNGUA PORTUGUESA | 100,00 | - |
MATEMÁTICA | 100,00 | - |
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS | 67,00 | - |
PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET | 67,00 | - |
QUÍMICA | 67,00 | - |
SISTEMAS OPERACIONAIS | 67,00 | - |
SOCIOLOGIA | 33,00 | - |
Total | 3.519,00 | 0,00 |
---|---|---|
Total Geral | 3.519,00 |
Projeto pedagógico
Corpo Docente
Informações complementares
Formas de Ingresso
O ingresso no Curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio far-se-á por meio de processo seletivo, aberto ao público de acordo com as normas estabelecidas em edital próprio, sendo que o estudante interessado em se inscrever deverá ter concluído o 9º ano do ensino fundamental ou curso equivalente.
O ingresso também poderá ocorrer por meio de transferência interna e/ou externa de acordo com a disponibilidade de vagas remanescentes, respeitando o regulamento do IFTM e edital.
O processo seletivo será divulgado por meio de edital publicado no site institucional, com indicação dos requisitos, condições e sistemática do processo, além do número de vagas oferecidas. A aprovação e ingresso dos candidatos obedecerão ao processo classificatório, sendo admitido o número de candidatos indicados no edital de seleção.
As matrículas serão efetuadas seguindo a ordem de classificação dos candidatos, nos locais e horários definidos no cronograma estabelecido pelo IFTM Campus Ituiutaba e nos termos regimentais.
Ocorrendo desistência ou cancelamento da matrícula, os candidatos não classificados na primeira chamada poderão ser convocados, sendo que a segunda e as demais convocações dar-se-ão a partir do primeiro dia após o término do período da convocação anterior. As convocações serão divulgadas no sítio www.iftm.edu.br. Se necessário, a instituição poderá entrar em contato diretamente com o (s) candidato (s) classificado (s).
No ato da matrícula, será exigida a documentação relacionada no edital para o processo seletivo do referido curso. A renovação da matrícula deverá ser efetuada pelo estudante ou, se menor, pelo seu representante legal após o encerramento de cada período letivo, conforme definido no calendário acadêmico.
Periodicidade Letiva
-
Matrícula: anual
Turno de funcionamento, vagas, nº de turmas e total de vagas anual
-
Turno: Integral
-
Vagas/ turma: 35
-
Nº de turmas/ano: 01
-
Total de vagas: 35
-
Anual/semestral: Anual
Prazo de Integralização da carga horária
-
Mínima: 3 anos
-
Máxima: 6 anos
Organização dos tempos e espaços de aprendizagem
Com base nas fundamentações legais vigentes, na concepção de Educação Profissional Técnica integrada ao Ensino Médio, e na articulação do processo educativo com o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura, a organização dos tempos e espaços escolares do curso técnico visa a formação de profissionais cientes de sua condição de cidadãos comprometidos com princípios éticos.
A organização curricular do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio está estruturada em regime anual, e as unidades curriculares são organizadas e articuladas em uma sequência lógica formativa de modo a possibilitar o desenvolvimento contínuo, sistemático e integrado dos conhecimentos científicos e tecnológicos, sustentados em valores éticos e morais que contribuem para a formação profissional e humana compatível com as necessidades e demandas identificadas no mundo do trabalho.
Objetivando efetivar o compromisso com a formação integral do ser humano, o IFTM Campus Ituiutaba propõe uma metodologia de ensino que integre trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Essa estrutura permite ao estudante adquirir conhecimentos e compreender a tecnologia para além de um conjunto de técnicas, isto é, como construção social e histórica, instrumento de inovação e transformação das atividades socioeconômicas em benefício do cidadão, do trabalhador e do país.
Nesse contexto, a organização do processo ensino aprendizagem deve ter o trabalho como princípio educativo, ser sistematizado e contextualizado de forma a estabelecer uma interação recíproca entre professor e estudante e destes com os diversos campos do saber científico, na implementação da pesquisa como princípio pedagógico. Possibilita-se, dessa forma, o desenvolvimento humano unilateral, que abarque todos os aspectos da teoria e da prática produtiva, na medida em que os estudantes dominem os princípios que estão na base da organização da produção moderna.
Assim, propicia-se ao fomento da criatividade, da iniciativa, da autonomia e da liberdade de expressão, abrindo espaços para incorporação de atributos como, respeito à vida, à postura ética nas relações humanas e a valorização da convivência em sociedade e nas relações profissionais.
Com objetivo de desenvolver permanentemente a formação acadêmica, atuação profissional e o pleno exercício da cidadania, a organização curricular do projeto pedagógico do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio está organizada em núcleos:
-
Núcleo Básico: caracterizado por ser um espaço da organização curricular ao qual se destinam as unidades curriculares que tratam dos conhecimentos e habilidades inerentes à educação básica, e que possuem menor ênfase tecnológica e menor área de integração com as demais unidades curriculares do curso em relação ao perfil do egresso. É constituído essencialmente a partir dos conhecimentos e habilidades nas áreas de linguagens e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas, matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias que têm por objetivo desenvolver o raciocínio lógico, a argumentação, a capacidade reflexiva e a autonomia intelectual, contribuindo na constituição de sujeitos pensantes, capazes de dialogar com os diferentes conceitos.
-
Núcleo Politécnico: caracterizado por ser um espaço da organização curricular ao qual se destinam as unidades curriculares que tratam dos conhecimentos e habilidades inerentes à educação básica e técnica, que possuem maior área de integração com as demais unidades curriculares do curso em relação ao perfil do egresso bem como as formas de integração. Tem o objetivo de ser o elo comum entre o Núcleo Tecnológico e o Núcleo Básico, criando espaços contínuos durante o itinerário formativo para garantir meios de realização da politécnica.
-
Núcleo Tecnológico: caracterizado por ser um espaço da organização curricular ao qual se destinam as unidades curriculares que tratam dos conhecimentos e das habilidades inerentes à educação técnica e que possuem maior ênfase tecnológica e menor área de integração com as demais unidades curriculares do curso em relação ao perfil profissional do egresso. Constitui-se basicamente a partir das unidades curriculares específicas da formação técnica, identificadas a partir do perfil do egresso que instrumentalizam: domínios intelectuais das tecnologias pertinentes ao eixo tecnológico do curso; fundamentos instrumentais de cada habilitação e fundamentos que contemplam as atribuições funcionais previstas nas legislações específicas referentes à formação profissional.
As unidades curriculares são organizadas de forma a possibilitar o desenvolvimento das atividades teóricas e práticas, observando-se sempre as condições e necessidades específicas de aprendizagem do estudante. A metodologia adotada permite que o estudante seja capaz de vivenciar a teoria e a prática de forma contextualizada e articulada.
Para os estudantes com necessidades educacionais específicas há possibilidade de adaptação e flexibilização curricular no que tange às estratégias e critérios de atuação docente, que oportunizam adaptar o currículo, considerando a diversidade, o significado prático e instrumental dos conteúdos básicos, metodologias de ensino e recursos didáticos diferenciados, como também processos de avaliação adequados ao desenvolvimento dos estudantes.
Nesse contexto, a matriz curricular do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio está organizada em 3 (três) períodos anuais sequenciais com duração mínima de 3 anos e máxima de 6 anos, podendo ser prorrogado apenas em casos amparados pela legislação vigente. As aulas serão desenvolvidas de forma articulada, presencial, nos períodos matutino e vespertino, de segunda à sexta-feira. Eventualmente poderão ser desenvolvidas atividades escolares aos sábados.
A organização da carga horária das atividades acadêmicas preverá no mínimo dois turnos semanais, em dias distintos, destinados às reuniões pedagógicas, planejamento de atividades de ensino, formação continuada de docentes, monitorias, atendimentos ofertados pelo professor, atividades de nivelamento, olimpíadas educativas, eventos culturais e artísticos, recuperação da aprendizagem demais atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Assim, a matriz curricular do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio está organizado com 3.200 horas distribuídas em 3 (três) períodos anuais. E, as unidades curriculares previstas na matriz curricular serão contabilizadas em horas/aula de cinquenta minutos (50’) e convertidas, no cômputo geral do curso, em horas/relógio, conforme estabelecido pela Resolução Nº 64/2018 do Conselho Superior (CONSUP), contemplando os núcleos básico, politécnico e tecnológico.
As aulas serão desenvolvidas de forma articulada, presencial, nos períodos matutino e vespertino, de segunda à sexta-feira. Eventualmente poderão ser desenvolvidas atividades escolares aos sábados.
CONCEPÇÃO METODOLÓGICA
No Curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio a metodologia de ensino assume papel relevante, juntamente com a seleção e a estrutura do conteúdo e as condições de aprendizagem proporcionarão ao estudante um modo de assimilação significativa e crítica da ciência, da tecnologia, da inovação e da cultura, para que possa confrontá-las com as necessidades e os interesses socioculturais.
Ao integrar trabalho, ciência, tecnologia, cultura e a relação entre sujeitos, busca-se uma metodologia que permita ao educando adquirir conhecimentos e compreender a tecnologia para além de um conjunto de técnicas, isto é, como construção social e histórica, instrumento de inovação e transformação das atividades econômicas em benefício do cidadão, do trabalhador e do país.
As estratégias, metodologias e práticas de ensino que serão utilizadas na orientação e desenvolvimento do processo ensino aprendizagem das unidades curriculares do Curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio visa a formação de profissionais com conhecimentos tecnológicos, com autonomia intelectual e moral, aptos para participar e criar. Sendo de fato, sujeito ativo de sua aprendizagem, comprometido com a transformação da sociedade, com o respeito à cidadania, aos padrões éticos e ao meio ambiente, com sólida formação social e crítica do ser humano, capazes de proporcionar formas de intervir no processo de produção de cultura e conhecimento.
Propõem-se, algumas diretrizes no sentido de orientar as escolhas metodológicas na elaboração e execução das atividades de ensino, pesquisa e extensão:
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Apresentação e discussão das ementas, da ênfase tecnológica, das áreas de integração e dos objetivos a serem alcançados;
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Utilização de estratégias vivenciais em situações reais de trabalho;
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Atividades pedagógicas centradas na ação-reflexão-ação e na construção do conhecimento;
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Valorização dos saberes individual e da construção coletiva da aprendizagem;
-
Adaptação e flexibilização de métodos e técnicas de ensino, a fim de contemplar as necessidades específicas dos estudantes;
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Utilização de recursos tecnológicos que facilitem a aprendizagem;
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Centralização da prática em ações que facilitem a constituição de competências.
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Realização de pesquisa como instrumento de aprendizagem;
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Utilização de tecnologias de informação;
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Visitas técnicas;
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Grupos de estudos;
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Promoção de eventos;
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Realização de estudos de caso; e
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Promoção de Prática Profissional Integrada (PPI)
Essas diretrizes são concretizadas na realização de aulas expositivas dialogadas, trabalhos/pesquisas de campo, atividades práticas em laboratórios, estudos dirigidos, seminários, apresentação de trabalhos em eventos, projetos integradores e na auto avaliação tendo como objetivo promover ao estudante a vivência e a construção de novos conhecimentos, bem como o repensar do currículo e de sua organização didático-pedagógica.
Prática Profissional Integrada (PPI)
Compreende a metodologia de trabalho que destina a promover a articulação entre os conhecimentos trabalhados nas unidades curriculares, propiciando a flexibilização curricular e a ampliação do diálogo entre as diferentes áreas de formação.
A PPI é uma atividade articulada e integrada inserida na carga horária das unidades curriculares. Busca articular a integração horizontal e vertical entre os conhecimentos da formação básica, politécnica e tecnológica com foco no trabalho como princípio educativo.
As atividades da PPI serão desenvolvidas por, pelo menos, dois professores que compõem o quadro de docentes do curso.
Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais
Além das atividades em sala de aula, a Instituição proporciona frequentemente, de forma optativa, atividades de cunho científico e/ou cultural, seguindo orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 tais como:
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Monitorias;
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Projetos de pesquisa e extensão;
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Semanas técnicas;
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Projetos de iniciação científica;
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Projetos de ensino;
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Grupos de estudos;
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Nivelamento;
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Atividades culturais e esportivas; e
-
Visitas orientadas por docentes.
Tais atividades devem ser estimuladas como estratégia didática para garantir a interação teoria-prática, bem como consolidar os conhecimentos dos estudantes.
Horários de aulas
Horário das Aulas
1º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
08:00 08:50 |
FÍSICA
|
HISTÓRIA
|
GEOGRAFIA
|
LÍNGUA PORTUGUESA
|
LÍNGUA PORTUGUESA
|
08:50 09:40 |
FÍSICA
|
HISTÓRIA
|
GEOGRAFIA
|
LÍNGUA PORTUGUESA
|
LÍNGUA PORTUGUESA
|
10:00 10:50 |
MATEMÁTICA
|
MATEMÁTICA
|
FÍSICA APLICADA
|
INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DIGITAIS
|
BIOLOGIA
|
10:50 11:40 |
MATEMÁTICA
|
MATEMÁTICA
|
FÍSICA APLICADA
|
INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DIGITAIS
|
BIOLOGIA
|
13:10 14:00 |
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
|
LÍNGUA INGLESA
|
QUÍMICA
|
||
14:00 14:50 |
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
|
LÍNGUA INGLESA
|
QUÍMICA
|
||
15:10 16:00 |
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO I
|
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO I
|
EDUCAÇÃO FÍSICA
|
||
16:00 16:50 |
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO I
|
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO I
|
EDUCAÇÃO FÍSICA
|
2º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
08:00 08:50 |
QUÍMICA
|
MATEMÁTICA
|
GEOGRAFIA
|
ARTES
|
BIOLOGIA
|
08:50 09:40 |
QUÍMICA
|
MATEMÁTICA
|
GEOGRAFIA
|
ARTES
|
BIOLOGIA
|
10:00 10:50 |
MATEMÁTICA
|
EDUCAÇÃO FÍSICA
|
HISTÓRIA
|
FÍSICA
|
|
10:50 11:40 |
MATEMÁTICA
|
EDUCAÇÃO FÍSICA
|
HISTÓRIA
|
FÍSICA
|
|
13:10 14:00 |
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO II
|
LÍNGUA PORTUGUESA
|
LABORATÓRIO DE HARDWARE
|
REDES DE COMPUTADORES I
|
|
14:00 14:50 |
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO II
|
LÍNGUA PORTUGUESA
|
LABORATÓRIO DE HARDWARE
|
REDES DE COMPUTADORES I
|
|
15:10 16:00 |
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO II
|
BANCO DE DADOS
|
ENGENHARIA DE SOFTWARE
|
||
16:00 16:50 |
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO II
|
BANCO DE DADOS
|
ENGENHARIA DE SOFTWARE
|
3º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
08:00 08:50 |
QUÍMICA
|
BIOLOGIA
|
LÍNGUA PORTUGUESA
|
FÍSICA
|
REDES DE COMPUTADORES II
|
08:50 09:40 |
QUÍMICA
|
BIOLOGIA
|
LÍNGUA PORTUGUESA
|
FÍSICA
|
REDES DE COMPUTADORES II
|
10:00 10:50 |
EMPREENDEDORISMO E GESTÃO
|
HISTÓRIA
|
FILOSOFIA
|
LÍNGUA ESPANHOLA
|
REDES DE COMPUTADORES II
|
10:50 11:40 |
EMPREENDEDORISMO E GESTÃO
|
HISTÓRIA
|
FILOSOFIA
|
LÍNGUA ESPANHOLA
|
REDES DE COMPUTADORES II
|
13:10 14:00 |
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO III
|
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO III
|
SOCIOLOGIA
|
||
14:00 14:50 |
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO III
|
LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO III
|
SOCIOLOGIA
|
||
15:10 16:00 |
GEOGRAFIA
|
LÍNGUA PORTUGUESA
|
MATEMÁTICA
|
||
16:00 16:50 |
GEOGRAFIA
|
LÍNGUA PORTUGUESA
|
MATEMÁTICA
|