O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Ituiutaba visa formar profissionais especializados, empreendedores, capazes de analisar, projetar, desenvolver e implantar inovações na área de Desenvolvimento de Sistemas.
O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas terá o domínio de ferramentas computacionais em tipos de sistemas como: WEB, desktop, dispositivos móveis e jogos digitais; iniciativas empreendedoras; comprometimento ético; capacidade em elaborar textos acadêmicos; projetar sistemas usando as técnicas de engenharia de software; aplicar os conceitos de gerente de projeto; usar o conhecimento para controlar o banco de dados do sistema. O profissional poderá atuar em muitas vertentes da área de informática. Destacam-se algumas competências e habilidades mínimas necessárias para o exercício profissional:
Desenvolver conhecimentos básicos de computação, aplicando-os na utilização de ferramentas e técnicas introdutórias na área de informática;
Conhecer e compreender algoritmos e lógica de programação, objetivando a construção de aplicações simples utilizando linguagem computacional estruturada;
Conhecer as técnicas de programação orientada a objetos, utilizando uma linguagem de programação visual, para produção de aplicações, software e/ou sistemas computacionais;
Perceber, analisar, interpretar e modelar dados para a implementação de Banco de Dados, assim como, desenvolver projetos;
Promover soluções para o ambiente Internet através de ferramentas interpretadas e orientadas a objetos e utilização das principais regras para modelagem de Aplicações para Internet interativas e de acesso a bancos de dados via Internet;
Analisar, projetar, implementar software ou sistemas, através de metodologia de desenvolvimento adequada e da utilização de técnicas e ferramentas de análise e projeto de sistemas eficientes e modernas;
Efetivar padrões de qualidade e produtividade no desenvolvimento de sistemas, com base no conhecimento de técnicas, ferramentas e fundamentos da Engenharia de Software;
Planejar, implementar aplicações e gerar segurança nas informações disponíveis nas redes de computadores das empresas.
Aspectos legais
•Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
•Lei nº 9.795 de 27 de abril de1999 - Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências.
•Lei nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000 - Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.
•Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002 - Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras
•Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004 - Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências.
•Lei nº 11.645 de 10 de março de 2008 - Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 09 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
•Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008 – Altera dispositivos da Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica.
•Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008 – Dispõe sobre o estágio de estudantes.
•Decreto nº 4.281 de 25 de junho de 2002 – Regulamenta a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providências.
•Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012 – Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental.
•Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004 – Regulamenta o § 2º do Art. 36 e os Artigos 39 a 41da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências.
•Decreto nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004 - Regulamenta as Leis n°s 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade.
•Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005 -Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000.
•Decreto nº 5.773 de 09 de maio de 2006 - Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino.
•Resolução nº 3, de 18 de dezembro de 2002 – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia.
•Resolução nº 1 de 17 de junho de 2004 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
•Resolução CONAES nº 01 de 17 de junho de 2010 – Normatiza o Núcleo Docente Estruturante e dá outras providências.
•Parecer CNE/CES nº 436/2001 – Cursos Superiores de Tecnologia – Formação de Tecnólogos.
•Parecer CNE/CES nº 583/2001 - Orientação para as diretrizes curriculares dos cursos de graduação.
•Parecer CNE/CP nº 29/2002 – Trata das Diretrizes Curriculares Nacionais no Nível de Tecnólogo.
•Parecer CNE/CES nº 67/2003 – Referencial para as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN dos Cursos de Graduação.
•Parecer CNE/CES nº 136/2003 - Solicita esclarecimentos sobre o Parecer CNE/CES 776/97, que trata da orientação para as diretrizes curriculares dos cursos de graduação.
•Parecer CNE/CES nº 261/2006 – Dispõe sobre procedimentos a serem adotados quanto ao conceito de hora-aula e dá outras providências.
•Parecer CNE/CES nº 277/2006 – Nova forma de organização da Educação Profissional e Tecnológica de graduação.
•Portaria nº 3.284 de 7 de novembro de 2003 - Dispõe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências, para instruir os processos de autorização e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de instituições.
•Portaria nº 413, de 11 de maio de 2016 – Aprova em extrato o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia.
•Portaria Normativa nº 40 de 12 de dezembro de 2007 – Institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação da educação superior no sistema federal de educação.
•Portaria Normativa nº 02 de 26 de janeiro de 2010 – Institui e Regulamenta o Sistema de Seleção Unificada – SISU.
•Portaria Normativa nº 08 de 14 de março de 2014 – Dispõe sobre as Diretrizes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) na área de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema.
•Portaria Inep nº 239, de 02 de junho de 2014 – Dispõe sobre as Diretrizes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) na área de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
•Portaria Inep nº 103, de 09 de fevereiro de 2017 - Definições estabelecidas pela Comissão Assessora de Área de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
•Portaria Normativa nº 08 de 26 de abril de 2017 – Estabelece o regulamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) para o ano 2017.
•Orientação Normativa nº 7, de 30 de outubro de 2008 – Estabelece orientação sobre a aceitação de estagiários no âmbito da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.
•Portaria nº 397 de 09/10/2002 – Aprova a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO/2002), para uso em todo território nacional e autoriza a sua publicação – Analista de Desenvolvimento de Sistemas – Código nº 2124-05.
•Portaria nº 1.149 de 16/10/2013 - Designa servidora para exercer a função de Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
•Portaria nº 37 de 29/06/2011 – Institui comissão responsável pela elaboração do projeto pedagógico do curso.
•Portaria nº 44 de 09/08/2011 – Inclui servidor na comissão responsável pela elaboração do Projeto Pedagógico.
•Portaria nº 112 de 10/12/2012 – Institui o Colegiado do Curso.
•Portaria nº 113 de 11/12/2012 – Institui o Núcleo Docente Estruturante (NDE).
•Portaria nº 932 de 01/12/2015 – Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Ituiutaba.
•Resolução nº 113/2011 de 19/12/2011 do CONSUP – Autoriza o funcionamento do curso.
•Resolução nº 45/2013 de 27/08/2013, CONSUP – Aprova Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.