Engenharia Elétrica
O curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica visa formar o profissional com conhecimentos técnico-científicos que o capacitem a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. Proporcionar ao profissional formado a competência a trabalhar em sistemas industriais com uso intensivo de equipamentos eletroeletrônicos, para atuar em concessionárias de energia nos setores de geração, transmissão ou distribuição, em empresas de automação e controle, atendendo ao mercado industrial e aos sistemas de automação predial, em projetos, manutenção e instalações industriais, comerciais e prediais.
Informações sobre o curso
Perfil do egresso
O Curso Bacharelado em Engenharia Elétrica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, campus Paracatu, tem perfil do egresso em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais e em revisão constante visando atender as novas tendências da profissão, e a adequação e necessidades locais e regionais onde o curso está inserido.
As características que compõem o perfil do egresso de um curso de graduação são, por um lado, o resultado de um processo de formação acadêmica e, por outro, a entrada para um processo de integração do profissional ao mercado de trabalho. Neste sentido, a especificação do perfil do egresso de um curso de graduação exige a articulação entre a formação acadêmica e as exigências da prática profissional.
Nas últimas décadas deste século, aconteceram transformações tecnológicas, políticas e sociais que tiveram forte impacto na expectativa da sociedade em relação à atuação dos profissionais liberais de praticamente todas as áreas de atividade. Na área de engenharia elétrica, o conceito de competência profissional foi profundamente modificado, atingindo todas as suas especialidades.
Em primeiro lugar, o avanço tecnológico proporcionado por pesquisas e desenvolvimentos passou a exigir novos conhecimentos. Pode-se destacar o avanço na área de telecomunicações (telefone celular, TV digital, etc.), na área de eletrônica e microeletrônica (circuitos cada vez mais potentes com custos acessíveis), controle e automação de processos (robôs e automação industrial), tecnologia e sistemas de informação (redes de computadores, novas tecnologias), biomédica (ressonância eletromagnética).
Mesmo a área tradicional de sistemas de energia elétrica oferece hoje uma nova visão, com transformações de ordem econômica. O setor antes estatal passou a privado, e de ordem tecnológica, geração distribuída, qualidade de energia, fontes alternativas e inserção de novas técnicas e automação de processos. Além disso, hoje o conceito de formação profissional vai muito além da qualificação técnica.
A transição de uma “sociedade industrial” para uma “sociedade da informação”, a globalização, o mercado, altamente competitivo, e o forte impacto das tecnologias sobre a organização social e o meio ambiente, levaram à percepção de que ao engenheiro não cabe mais apenas fazer tecnologia, mas também lidar com esta tecnologia. Dos novos engenheiros será exigido capacidade de resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe, comunicar-se.
A formação tecnicista deve ser substituída pela formação de cidadãos preparados para coordenar informações, interagir com pessoas e interpretar de maneira dinâmica a realidade, de forma a contribuir efetivamente nas decisões a favor da sociedade.
Deve ser capaz de atuar julgando suas opções e decidindo sua forma de atuação ciente das relações sociais, políticas, ambientais, econômicas, científicas e tecnológicas do meio onde se insere como indivíduo e profissional, e de intervir de forma crítica, produtiva, competente e eficaz, nos moldes do ambiente onde irá atuar, considerando as características dessas relações.
Diante de uma realidade em que as inovações tecnológicas se apresentam em um ritmo acelerado, em que o conhecimento pode se tornar obsoleto em um curto período, espera-se deste novo profissional a capacidade de aprender e a abertura às mudanças, necessárias para adaptação rápida em diferentes funções, praticada em ambiente altamente competitivo. Espera-se, desta maneira, que assuma atitude empreendedora e postura de constante desenvolvimento profissional.
O novo engenheiro deve ser capaz de absorver novas tecnologias, atuar em áreas novas, ter flexibilidade para atuar em áreas interdisciplinares. Neste aspecto, uma formação generalista é de especial importância. Quanto mais especializado for um engenheiro, mais difícil será sua adaptação às mudanças na área da engenharia e mais restrito será o seu campo de atuação.
O curso visa alcançar um perfil de egresso, capaz de atuar, considerando as grandes necessidades regionais, considerando as necessidades socioeconômicas e socioculturais, vinculadas à transmissão e distribuição de energia elétrica, produção de energias alternativas, necessidade de agricultura 4.0, em relação aos processos de automação, irrigação, colheita e beneficiamento, além das necessidades na mineração de automação, manutenção e controle.
O Curso de Engenharia Elétrica do IFTM/campus Paracatu deverá formar estudantes que possuam as seguintes características gerais:
- ter visão holística e humanista, ser crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético e com forte formação técnica;
- estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora;
- ser capaz de reconhecer as necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver, de forma criativa, os problemas de Engenharia;
- adotar perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática;
- considerar os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança e saúde no trabalho;
- atuar com isenção e comprometimento com a responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável;
O profissional da área de Engenharia Elétrica precisa de uma formação uma formação que lhe permita o exercício das seguintes competências e habilidades gerais em sua área de atuação, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, sendo elas:
- formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto:
- ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, culturais, legais, ambientais e econômicos;
- formular, de maneira ampla e sistêmica, questões de engenharia, considerando o usuário e seu contexto, concebendo soluções criativas, bem como o uso de técnicas adequadas;
- analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros, verificados e validados por experimentação:
- ser capaz de modelar os fenômenos, os sistemas físicos e químicos, utilizando as ferramentas matemáticas, estatísticas, computacionais e de simulação, entre outras.
- prever os resultados dos sistemas por meio dos modelos;
- conceber experimentos que gerem resultados reais para o comportamento dos fenômenos e sistemas em estudo.
- verificar e validar os modelos por meio de técnicas adequadas;
- conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos:
- ser capaz de conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas;
- projetar e determinar os parâmetros construtivos e operacionais para as soluções de Engenharia;
- aplicar conceitos de gestão para planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia;
- implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia:
- ser capaz de aplicar os conceitos de gestão para planejar, supervisionar, elaborar e coordenar a implantação das soluções de Engenharia.
- estar apto a gerir, tanto a força de trabalho quanto os recursos físicos, no que diz respeito aos materiais e à informação;
- desenvolver sensibilidade global nas organizações;
- projetar e desenvolver novas estruturas empreendedoras e soluções inovadoras para os problemas;
- realizar a avaliação crítico-reflexiva dos impactos das soluções de Engenharia nos contextos social, legal, econômico e ambiental;
- comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica:
- ser capaz de expressar-se adequadamente, seja na língua pátria ou em idioma diferente do Português, inclusive por meio do uso consistente das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), mantendo-se sempre atualizado em termos de métodos e tecnologias disponíveis;
- trabalhar e liderar equipes multidisciplinares:
- ser capaz de interagir com as diferentes culturas, mediante o trabalho em equipes presenciais ou a distância, de modo que facilite a construção coletiva;
- atuar, de forma colaborativa, ética e profissional em equipes multidisciplinares, tanto localmente quanto em rede;
- gerenciar projetos e liderar, de forma proativa e colaborativa, definindo as estratégias e construindo o consenso nos grupos;
- reconhecer e conviver com as diferenças socioculturais nos mais diversos níveis em todos os contextos em que atua (globais/locais);
- preparar-se para liderar empreendimentos em todos os seus aspectos de produção, de finanças, de pessoal e de mercado;
- conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão:
- ser capaz de compreender a legislação, a ética e a responsabilidade profissional e avaliar os impactos das atividades de Engenharia na sociedade e no meio ambiente.
- atuar sempre respeitando a legislação, e com ética em todas as atividades, zelando para que isto ocorra também no contexto em que estiver atuando;
- aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação:
- ser capaz de assumir atitude investigativa e autônoma, com vistas à aprendizagem contínua, à produção de novos conhecimentos e ao desenvolvimento de novas tecnologias.
- aprender a aprender
A atuação do Engenheiro e campos da área e correlatos abrangendo as áreas de atuação:
- atuação em todo o ciclo de vida e contexto do projeto de produtos (bens e serviços) e de seus componentes, sistemas e processos produtivos, inclusive inovando-os;
- atuação em todo o ciclo de vida e contexto de empreendimentos, inclusive na sua gestão e manutenção; e
- atuação na formação e atualização de futuros engenheiros e profissionais envolvidos em projetos de produtos (bens e serviços) e empreendimentos.
O Engenheiro Eletricista proposto pelo curso do campus Paracatu é um profissional de formação generalista, que atua na geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica. Em sua atuação, estuda, projeta e especifica materiais, componentes, dispositivos e equipamentos elétricos, eletromecânicos, magnéticos, de potência, de instrumentação, de aquisição de dados e de máquinas elétricas. Ele planeja, projeta, instala, opera e mantém instalações elétricas, sistemas de medição e de instrumentação, de acionamentos de máquinas, de iluminação, de proteção contra descargas atmosféricas, aterramento, de controle e automação de processos, de equipamentos dedicados. Projeta, instala e mantém sistemas de manufatura e redes industriais. Além disso, elabora projetos e estudos de conservação e de eficiência energética, e utilização de fontes alternativas e renováveis. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em suas atividades, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais.
Formar este novo profissional é o desafio que se apresenta no momento.
Aspectos legais
1.1 Criação e Reformulação |
|
1.2 Autorização da oferta |
|
1.3 Aprovação do PPC |
|
1.4 Reconhecimento |
|
2 Legislação referente à regulamentação do curso |
|
3 Legislação referente às regulamentações do IFTM |
|
4 Legislação referente à regulamentação da profissão |
|
Gestão do Curso
Informações complementares
Coordenador: Leandro Candido Brasão
E-mail do Curso: eletrica.ptu@iftm.edu.br
Núcleo de Apoio Pedagógico: Acácia Simão da Costa.
18 COORDENAÇÃO DO CURSO | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A coordenação do curso deverá ser exercida por um professor em regime de dedicação exclusiva, do IFTM – campus Paracatu que atue na graduação da Engenharia Elétrica, desempenhando atividades inerentes às exigências do curso e aos objetivos e compromissos do IFTM, dedicando um total de 20 horas semanais às atividades de coordenação, permitindo atendimento às demandas em relação ao curso, aos docentes e aos discentes. O coordenador de curso é eleito por meio de consulta aos docentes e discentes do curso em um processo eleitoral. O coordenador deve presidir o Colegiado de curso e ser membro do NDE que compõem a gestão do curso, estando subordinado à Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão. A coordenação possui ainda representatividade nos colegiados superiores por meio de representações dos segmentos. Suas principais atribuições estabelecidas no Regimento Interno do campus Paracatu, conforme Resolução nº 015/2020, estão descritas a seguir:
O curso de Engenharia Elétrica é atualmente coordenado pelo professor Leandro Candido Brasão, que possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrotécnica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU, 2007), Mestre em Engenharia Elétrica na área de Sistemas de Energia Elétrica pela mesma instituição (UFU, 2012), graduado em Licenciatura em Formação Docente para a Educação Básica em Matemática pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL 2019), pós-graduado em Educação à Distância 4.0 (FAEL 2021). Tem experiência internacional pela participação no programa de intercâmbio Capes/Brafitec em parceria com o Institut National des Sciences Appliquées Lyon (INSA, 2006). Possui ampla experiência profissional, atuando como engenheiro eletricista na indústria automotiva entre 2008 e 2017, nas empresas Rhode&Schwarz/Delphi (2008 a 2010) e PSA Peugeot Citroën do Brasil (2010 a 2017). Possui experiência na docência em cursos superiores e técnicos desde 2015, atuando como professor na Associação Educacional Dom Bosco (2015 a 2017), como professor em regime de dedicação exclusiva pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ (2017 a 2021), onde também atuou como coordenador do Curso Técnico em Eletrotécnica, e atualmente é efetivo no IFTM campus Paracatu desde novembro de 2021, por redistribuição, sendo o regime de trabalho de 40 horas com dedicação exclusiva. Atua também como avaliador do Sistema Nacional de Avaliação na Educação Superior – BASis pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, desde 2019. Atualmente está como docente e coordenador do curso, presidente do NDE e Colegiado do Curso, membro do IFMaker e responsável pela reformulação deste PPC. Salienta-se que o coordenador possui uma relação estreita com os demais colegas de trabalho e estudantes do curso, promovendo um ambiente de trabalho agradável, comprometido e com a articulação necessária para o bom desempenho do curso. Suas atividades e responsabilidades estão descritas e compartilhadas no Regimento Interno do campus Paracatu. O plano de ação da coordenação descreve por meio de indicadores de desempenho a performance do trabalho do coordenador que é monitorado pelo NDE, Colegiado e Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão. O coordenador é também responsável pela gestão do corpo docente do curso, administrando a potencialidade, integração e melhoria contínua por meio da promoção de ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, formação continuada e incentivando à qualificação dos docentes para a realização de cursos de curta e/ou longa duração, além de pós-graduações com afastamento remunerado. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
19 NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é um órgão consultivo, formado por um conjunto de professores do curso, que respondem diretamente pela concepção, consolidação, acompanhamento e contínua atualização do projeto pedagógico do curso, conforme Resolução CONAES nº. 01, de 17 de junho de 2010 que normatiza o núcleo docente estruturante dos cursos de graduação. O NDE constitui-se de um grupo de docentes atuantes no curso, com atribuições de acompanhamento constante e que atua no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do PPC do curso, vivenciado nesta atualização. Este grupo realiza análise contínua e permanente do curso utilizando-se da Avaliação do Projeto do Curso, articulada com a Avaliação Institucional e Avaliação Externa; de pesquisas com egressos, discentes e empresas locais; da atualização da legislação e DCNs; além da evolução do perfil do egresso em função das evoluções do mundo do trabalho. De maneira contínua também avalia e propõem melhorias de impacto no perfil do egresso, metodologias aplicadas, e avaliação de aprendizagem no curso. Institucionalmente, o Regulamento do Núcleo Docente Estruturante é tratada pela Resolução 132/2011. O NDE será composto por:
Para a constituição do NDE serão considerados os critérios:
Compete ao NDE:
O NDE do Curso Superior de Bacharelado em Engenharia Elétrica do IFTM – campus Paracatu é composto atualmente, conforme Portaria 66/2022 pelos seguintes membros:
* membro reconduzido do último ato regulatório (Portaria nº 71/2019) ** Coordenador do Curso
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
20 COLEGIADO DE CURSO | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O Colegiado de Curso é um órgão deliberativo, normativo, técnico-consultivo e de assessoramento no que diz respeito ao ensino, pesquisa e extensão, tendo por finalidade acompanhar a implementação do projeto pedagógico, propor alterações do currículo, planejar e avaliar atividades acadêmicas do curso, observando-se as normas do IFTM. É gerido internamente pelo Regulamento do Colegiado dos Cursos, conforme Resolução nº 131/2011. O Colegiado de Curso será composto por:
Ao colegiado de curso compete:
O colegiado deve reunir-se semestralmente e suas reuniões e decisões devem ser registradas em ata com auxílio do sistema Virtual IF para registro e acompanhamento. A partir de decisões tomadas pelo colegiado, o coordenador do curso deverá programar encontros que tenham como objetivos encaminhar as discussões realizadas, definindo um planejamento, análise e estudos, e então apresentar ao colegiado do curso. As ações devem constar no plano de ação da coordenação de curso com o objetivo de acompanhamento, indicadores de desempenho e performance. O Colegiado de Curso do Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica do IFTM – campus Paracatu é composto, atualmente, conforme Portaria nº 64/2022, pelos seguintes membros:
* Coordenador do Curso
|
Arquivos do Colegiado do Curso
Arquivos NDE
Matriz Curricular
1º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I | 100,00 | - |
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 33,20 | - |
EXPRESSÃO GRÁFICA | 33,20 | 33,20 |
FÍSICA GERAL I | 50,00 | 16,40 |
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA E METODOLOGIA | 33,20 | - |
QUÍMICA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS | 50,00 | 16,40 |
Subtotal | 299,60 | 66,00 |
Subtotal Geral | 365,60 |
2º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II | 66,40 | - |
FÍSICA GERAL II | 66,40 | 33,20 |
GEOMETRIA ANALITICA E ÁLGEBRA LINEAR | 66,40 | - |
LEGISLAÇÃO, HUMANIDADES, CULTURA E CIDADANIA | 33,20 | - |
PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES | 33,20 | 33,20 |
Subtotal | 265,60 | 66,40 |
Subtotal Geral | 332,00 |
3º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III | 66,40 | - |
CIRCUITOS ELÉTRICOS I | 66,40 | 33,20 |
ELETRÔNICA DIGITAL | 50,00 | 16,40 |
FÍSICA GERAL III | 50,00 | 16,40 |
MÉTODOS MATEMÁTICOS COMPUTACIONAIS | 16,40 | 16,40 |
Subtotal | 249,20 | 82,40 |
Subtotal Geral | 331,60 |
4º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL IV | 66,40 | - |
CIRCUITOS ELÉTRICOS II | 66,40 | 33,20 |
ELETRÔNICA ANALÓGICA I | 66,40 | 33,20 |
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 66,40 | - |
Subtotal | 265,60 | 66,40 |
Subtotal Geral | 332,00 |
5º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ELETROMAGNETISMO | 66,40 | - |
ELETRÔNICA ANALÓGICA II | 33,20 | 33,20 |
EMPREENDEDORISMO ORGANIZACIONAL | 33,20 | - |
MECÂNICA DOS SÓLIDOS E FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 33,20 | - |
MICROCONTROLADORES | 33,20 | 66,40 |
SEGURANÇA DO TRABALHO EM ELETRICIDADE | 33,20 | - |
Subtotal | 232,40 | 99,60 |
Subtotal Geral | 332,00 |
6º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
CONVERSÃO DE ENERGIA E TRANSFORMADORES | 66,40 | - |
ELETRÔNICA DE POTÊNCIA | 33,20 | 33,20 |
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS | 50,00 | 16,40 |
PROJETOS INTEGRADORES DE EXTENSÃO I | 66,40 | - |
SISTEMA DE CONTROLE | 66,40 | - |
Subtotal | 282,40 | 49,60 |
Subtotal Geral | 332,00 |
7º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
CONTROLE DIGITAL DE PROCESSOS | 50,00 | 16,40 |
DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA | 66,40 | - |
MÁQUINAS ELÉTRICAS | 50,00 | 16,40 |
PROJETOS INTEGRADORES DE EXTENSÃO II | 66,40 | - |
REDES DE COMPUTADORES | 66,40 | - |
Subtotal | 299,20 | 32,80 |
Subtotal Geral | 332,00 |
8º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ACIONAMENTOS | 33,20 | 33,20 |
ANÁLISE DE SISTEMAS ELÉTRICOS | 66,40 | - |
OPTATIVA I | 66,40 | - |
PROJETOS INTEGRADORES DE EXTENSÃO III | 66,40 | - |
TÓPICOS ESPECIAIS 3 | 33,20 | - |
TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA | 66,40 | - |
Subtotal | 332,00 | 33,20 |
Subtotal Geral | 365,20 |
9º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
AUTOMAÇÃO E INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL | 33,20 | 33,20 |
INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS | 50,00 | 16,40 |
MACROECONOMIA | 33,20 | - |
OPTATIVA II | 66,40 | - |
PROJETOS INTEGRADORES DE EXTENSÃO IV | 66,40 | - |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | 33,20 | - |
Subtotal | 282,40 | 49,60 |
Subtotal Geral | 332,00 |
10º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
FONTES ALTERNATIVAS E MEIO AMBIENTE | 66,40 | - |
OPTATIVA III | 66,40 | - |
PROJETOS INTEGRADORES DE EXTENSÃO V | 100,00 | - |
PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS | 33,20 | - |
REDES INDUSTRIAIS | 33,20 | - |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II | 33,20 | - |
Subtotal | 332,40 | 0,00 |
Subtotal Geral | 332,40 |
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 60,00 | - |
ESTÁGIO CURRICULAR | 210,00 | - |
Total | 3.110,80 | 66,00 |
---|---|---|
Total Geral | 3.176,80 |
1º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I | 100,00 | - |
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 33,20 | - |
EXPRESSÃO GRÁFICA | 33,20 | 33,20 |
FÍSICA EXPERIMENTAL I | 16,40 | 16,40 |
FÍSICA GERAL I | 83,20 | - |
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA | 33,20 | - |
QUÍMICA EXPERIMENTAL | 16,40 | 16,40 |
QUÍMICA GERAL | 33,20 | - |
Subtotal | 348,80 | 66,00 |
Subtotal Geral | 414,80 |
2º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA | 66,40 | - |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II | 100,00 | - |
FÍSICA EXPERIMENTAL II | 16,40 | 16,40 |
FÍSICA GERAL II | 83,20 | - |
METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA | 33,20 | - |
PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I | 17,00 | 33,00 |
Subtotal | 316,20 | 49,40 |
Subtotal Geral | 365,60 |
3º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III | 66,40 | - |
CIRCUITOS ELÉTRICOS I | 67,00 | 33,00 |
FÍSICA EXPERIMENTAL III | 16,40 | 16,40 |
FÍSICA GERAL III | 66,40 | - |
MECÂNICA DOS SÓLIDOS | 50,00 | - |
PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES II | 50,00 | 50,00 |
Subtotal | 316,20 | 99,40 |
Subtotal Geral | 415,60 |
4º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL IV | 66,40 | - |
CIÊNCIA DOS MATERIAIS | 50,00 | - |
CIRCUITOS ELÉTRICOS II | 67,00 | 33,00 |
FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 33,20 | - |
HUMANIDADES, CIÊNCIAS SOCIAIS E CIDADANIA | 33,20 | - |
MÉTODOS MATEMÁTICOS COMPUTACIONAIS | 33,20 | 33,20 |
Subtotal | 283,00 | 66,20 |
Subtotal Geral | 349,20 |
5º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ELETROMAGNETISMO | 83,20 | - |
ELETRÔNICA ANALÓGICA I | 67,00 | 33,00 |
FÍSICA MODERNA | 33,20 | - |
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 66,40 | - |
REDES DE COMPUTADORES | 66,40 | - |
Subtotal | 316,20 | 33,00 |
Subtotal Geral | 349,20 |
6º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
CONVERSÃO DE ENERGIA | 66,40 | - |
ELETRÔNICA ANALÓGICA II | 67,00 | 33,00 |
ELETRÔNICA DIGITAL | 66,40 | 33,20 |
LEGISLAÇÃO APLICADA | 16,40 | - |
SINAIS E SISTEMAS | 66,40 | - |
Subtotal | 282,60 | 66,20 |
Subtotal Geral | 348,80 |
7º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA | 66,40 | - |
ENGENHARIA ECONÔMICA | 33,20 | - |
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS | 66,67 | 33,33 |
SISTEMAS DE CONTROLE | 66,40 | - |
TELECOMUNICAÇÕES: PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS | 33,20 | - |
TRANSFORMADORES | 66,70 | 16,50 |
Subtotal | 332,57 | 49,83 |
Subtotal Geral | 382,40 |
8º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
CONTROLE DIGITAL DE PROCESSOS | 66,70 | 16,50 |
ELETRÔNICA DE POTÊNCIA | 66,70 | 16,50 |
GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL | 33,20 | - |
MÁQUINAS ELÉTRICAS | 50,00 | 16,40 |
MICROCONTROLADORES | 33,20 | 33,20 |
OPTATIVA I | 33,20 | - |
TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA | 66,40 | - |
Subtotal | 349,40 | 82,60 |
Subtotal Geral | 432,00 |
9º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ACIONAMENTOS | 66,67 | 33,33 |
ADMINISTRAÇÃO PARA ENGENHARIA | 33,20 | - |
ANÁLISE DE SISTEMAS ELÉTRICOS | 66,40 | - |
AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS E INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL | 66,67 | 33,33 |
OPTATIVA II | 66,40 | - |
QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA | 66,40 | - |
Subtotal | 365,74 | 66,66 |
Subtotal Geral | 432,40 |
10º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
CIÊNCIAS DO AMBIENTE | 33,20 | - |
FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA ELÉTRICA | 66,40 | - |
INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS | 66,67 | 16,53 |
OPTATIVA III | 66,40 | - |
PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS | 66,67 | 16,53 |
REDES INDUSTRIAIS | 66,40 | - |
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA ELÉTRICA I | 66,40 | - |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 33,20 | - |
Subtotal | 465,34 | 33,06 |
Subtotal Geral | 498,40 |
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 60,00 | - |
ESTÁGIO | 160,00 | - |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO | 33,20 | - |
SUBESTAÇÕES | 66,40 | - |
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA ELÉTRICA II | 66,40 | - |
Total | 3.762,05 | 49,59 |
---|---|---|
Total Geral | 3.811,64 |
Projeto pedagógico
Corpo Docente
Professores colaboradores
Informações complementares
No momento, não há informações complementares sobre este curso.
Formulários
Horários de aulas
Horário das Aulas
1º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
19:00 19:50 |
FÍSICA GERAL I
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA E METODOLOGIA
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I
FÍSICA GERAL I
FÍSICA GERAL I
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I
FÍSICA GERAL I
FÍSICA GERAL I
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
|
QUÍMICA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS
QUÍMICA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS
QUÍMICA EXPERIMENTAL
|
19:50 20:40 |
FÍSICA GERAL I
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA E METODOLOGIA
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I
FÍSICA GERAL I
FÍSICA GERAL I
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I
FÍSICA GERAL I
FÍSICA GERAL I
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
|
QUÍMICA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS
QUÍMICA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS
|
20:50 21:40 |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I
QUÍMICA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS
QUÍMICA GERAL
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I
QUÍMICA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS
|
EXPRESSÃO GRÁFICA
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA E METODOLOGIA
|
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
FÍSICA GERAL I
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I
EXPRESSÃO GRÁFICA
|
21:40 22:30 |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I
QUÍMICA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS
QUÍMICA GERAL
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I
QUÍMICA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS
|
EXPRESSÃO GRÁFICA
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA E METODOLOGIA
|
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
FÍSICA GERAL I
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I
EXPRESSÃO GRÁFICA
|
22:30 23:20 |
FÍSICA GERAL I
|
FÍSICA EXPERIMENTAL I
|
2º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
19:00 19:50 |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II
FÍSICA GERAL II
FÍSICA GERAL II
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II
PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES
|
LEGISLAÇÃO, HUMANIDADES, CULTURA E CIDADANIA
LEGISLAÇÃO, HUMANIDADES, CULTURA E CIDADANIA
|
GEOMETRIA ANALITICA E ÁLGEBRA LINEAR
PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES
|
FÍSICA GERAL II
FÍSICA GERAL II
FÍSICA GERAL II
FÍSICA GERAL II
|
19:50 20:40 |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II
FÍSICA GERAL II
FÍSICA GERAL II
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II
PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES
|
LEGISLAÇÃO, HUMANIDADES, CULTURA E CIDADANIA
LEGISLAÇÃO, HUMANIDADES, CULTURA E CIDADANIA
|
GEOMETRIA ANALITICA E ÁLGEBRA LINEAR
PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES
|
FÍSICA GERAL II
FÍSICA GERAL II
FÍSICA GERAL II
FÍSICA GERAL II
|
20:50 21:40 |
FÍSICA GERAL II
FÍSICA GERAL II
PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES
|
FÍSICA GERAL II
FÍSICA GERAL II
PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II
GEOMETRIA ANALITICA E ÁLGEBRA LINEAR
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II
GEOMETRIA ANALITICA E ÁLGEBRA LINEAR
|
FÍSICA GERAL II
FÍSICA GERAL II
GEOMETRIA ANALITICA E ÁLGEBRA LINEAR
|
21:40 22:30 |
FÍSICA GERAL II
PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES
|
FÍSICA GERAL II
FÍSICA GERAL II
PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II
GEOMETRIA ANALITICA E ÁLGEBRA LINEAR
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II
GEOMETRIA ANALITICA E ÁLGEBRA LINEAR
|
FÍSICA GERAL II
FÍSICA GERAL II
GEOMETRIA ANALITICA E ÁLGEBRA LINEAR
|
22:30 23:20 |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II
|
3º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
19:00 19:50 |
ELETRÔNICA DIGITAL
ELETRÔNICA DIGITAL
|
FÍSICA GERAL III
MÉTODOS MATEMÁTICOS COMPUTACIONAIS
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III
CIRCUITOS ELÉTRICOS I
|
CIRCUITOS ELÉTRICOS I
FÍSICA GERAL III
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III
ELETRÔNICA DIGITAL
|
19:50 20:40 |
ELETRÔNICA DIGITAL
ELETRÔNICA DIGITAL
|
FÍSICA GERAL III
MÉTODOS MATEMÁTICOS COMPUTACIONAIS
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III
CIRCUITOS ELÉTRICOS I
|
CIRCUITOS ELÉTRICOS I
FÍSICA GERAL III
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III
ELETRÔNICA DIGITAL
|
20:50 21:40 |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III
CIRCUITOS ELÉTRICOS I
|
CIRCUITOS ELÉTRICOS I
CIRCUITOS ELÉTRICOS I
|
CIRCUITOS ELÉTRICOS I
ELETRÔNICA DIGITAL
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III
FÍSICA GERAL III
|
FÍSICA GERAL III
MÉTODOS MATEMÁTICOS COMPUTACIONAIS
|
21:40 22:30 |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III
CIRCUITOS ELÉTRICOS I
|
CIRCUITOS ELÉTRICOS I
CIRCUITOS ELÉTRICOS I
|
CIRCUITOS ELÉTRICOS I
ELETRÔNICA DIGITAL
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III
FÍSICA GERAL III
|
FÍSICA GERAL III
MÉTODOS MATEMÁTICOS COMPUTACIONAIS
|
22:30 23:20 |
FÍSICA EXPERIMENTAL III
|
FÍSICA EXPERIMENTAL III
|
4º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
19:00 19:50 |
CIRCUITOS ELÉTRICOS II
MÉTODOS MATEMÁTICOS COMPUTACIONAIS
|
CIRCUITOS ELÉTRICOS II
ELETRÔNICA ANALÓGICA I
MÉTODOS MATEMÁTICOS COMPUTACIONAIS
|
HUMANIDADES, CIÊNCIAS SOCIAIS E CIDADANIA
HUMANIDADES, CIÊNCIAS SOCIAIS E CIDADANIA
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL IV
CIRCUITOS ELÉTRICOS II
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL IV
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL IV
|
19:50 20:40 |
CIRCUITOS ELÉTRICOS II
MÉTODOS MATEMÁTICOS COMPUTACIONAIS
|
CIRCUITOS ELÉTRICOS II
ELETRÔNICA ANALÓGICA I
MÉTODOS MATEMÁTICOS COMPUTACIONAIS
|
HUMANIDADES, CIÊNCIAS SOCIAIS E CIDADANIA
HUMANIDADES, CIÊNCIAS SOCIAIS E CIDADANIA
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL IV
CIRCUITOS ELÉTRICOS II
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL IV
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL IV
|
20:50 21:40 |
CIÊNCIA DOS MATERIAIS
CIRCUITOS ELÉTRICOS II
ELETRÔNICA ANALÓGICA I
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL IV
CIÊNCIA DOS MATERIAIS
|
CIRCUITOS ELÉTRICOS II
CIRCUITOS ELÉTRICOS II
|
ELETRÔNICA ANALÓGICA I
ELETRÔNICA ANALÓGICA I
|
FENÔMENOS DE TRANSPORTE
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
|
21:40 22:30 |
CIÊNCIA DOS MATERIAIS
CIRCUITOS ELÉTRICOS II
ELETRÔNICA ANALÓGICA I
MÉTODOS MATEMÁTICOS COMPUTACIONAIS
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL IV
CIÊNCIA DOS MATERIAIS
|
CIRCUITOS ELÉTRICOS II
CIRCUITOS ELÉTRICOS II
|
ELETRÔNICA ANALÓGICA I
ELETRÔNICA ANALÓGICA I
|
FENÔMENOS DE TRANSPORTE
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
|
22:30 23:20 |
MÉTODOS MATEMÁTICOS COMPUTACIONAIS
|
CIÊNCIA DOS MATERIAIS
|
5º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
19:00 19:50 |
ELETROMAGNETISMO
FÍSICA MODERNA
|
FÍSICA MODERNA
|
ELETRÔNICA ANALÓGICA I
|
REDES DE COMPUTADORES
REDES DE COMPUTADORES
|
ELETROMAGNETISMO
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
|
19:50 20:40 |
ELETROMAGNETISMO
FÍSICA MODERNA
|
FÍSICA MODERNA
|
ELETRÔNICA ANALÓGICA I
|
REDES DE COMPUTADORES
REDES DE COMPUTADORES
|
ELETROMAGNETISMO
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
|
20:50 21:40 |
ELETROMAGNETISMO
|
ELETRÔNICA ANALÓGICA I
REDES DE COMPUTADORES
|
ELETROMAGNETISMO
REDES DE COMPUTADORES
|
ELETRÔNICA ANALÓGICA I
|
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
|
21:40 22:30 |
ELETROMAGNETISMO
|
ELETRÔNICA ANALÓGICA I
REDES DE COMPUTADORES
|
ELETROMAGNETISMO
REDES DE COMPUTADORES
|
ELETRÔNICA ANALÓGICA I
|
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
|
22:30 23:20 |
ELETROMAGNETISMO
|
ELETROMAGNETISMO
|
6º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
19:00 19:50 |
ELETRÔNICA DIGITAL
ELETRÔNICA DIGITAL
|
CONVERSÃO DE ENERGIA
ELETRÔNICA ANALÓGICA II
|
LEGISLAÇÃO APLICADA
LEGISLAÇÃO APLICADA
|
ELETRÔNICA ANALÓGICA II
ELETRÔNICA ANALÓGICA II
|
ELETRÔNICA ANALÓGICA II
ELETRÔNICA DIGITAL
|
19:50 20:40 |
ELETRÔNICA DIGITAL
ELETRÔNICA DIGITAL
|
CONVERSÃO DE ENERGIA
ELETRÔNICA ANALÓGICA II
|
LEGISLAÇÃO APLICADA
LEGISLAÇÃO APLICADA
|
ELETRÔNICA ANALÓGICA II
ELETRÔNICA ANALÓGICA II
|
ELETRÔNICA ANALÓGICA II
ELETRÔNICA DIGITAL
|
20:50 21:40 |
CONVERSÃO DE ENERGIA
SINAIS E SISTEMAS
|
CONVERSÃO DE ENERGIA
SINAIS E SISTEMAS
|
CONVERSÃO DE ENERGIA
ELETRÔNICA DIGITAL
|
ELETRÔNICA ANALÓGICA II
SINAIS E SISTEMAS
|
ELETRÔNICA ANALÓGICA II
SINAIS E SISTEMAS
|
21:40 22:30 |
CONVERSÃO DE ENERGIA
SINAIS E SISTEMAS
|
CONVERSÃO DE ENERGIA
SINAIS E SISTEMAS
|
CONVERSÃO DE ENERGIA
ELETRÔNICA DIGITAL
|
ELETRÔNICA ANALÓGICA II
SINAIS E SISTEMAS
|
ELETRÔNICA ANALÓGICA II
SINAIS E SISTEMAS
|
22:30 23:20 |
ELETRÔNICA DIGITAL
|
ELETRÔNICA DIGITAL
|
7º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
19:00 19:50 |
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
SISTEMAS DE CONTROLE
|
ENGENHARIA ECONÔMICA
SISTEMAS DE CONTROLE
TRANSFORMADORES
|
TRANSFORMADORES
|
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
TRANSFORMADORES
|
DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
TELECOMUNICAÇÕES: PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS
|
19:50 20:40 |
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
SISTEMAS DE CONTROLE
|
ENGENHARIA ECONÔMICA
SISTEMAS DE CONTROLE
TRANSFORMADORES
|
TRANSFORMADORES
|
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
TRANSFORMADORES
|
DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
TELECOMUNICAÇÕES: PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS
|
20:50 21:40 |
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
TRANSFORMADORES
|
DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
|
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
SISTEMAS DE CONTROLE
|
DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
|
SISTEMAS DE CONTROLE
|
21:40 22:30 |
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
TRANSFORMADORES
|
DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
|
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
SISTEMAS DE CONTROLE
|
DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
|
SISTEMAS DE CONTROLE
|
22:30 23:20 |
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
TRANSFORMADORES
|
TRANSFORMADORES
|
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
|
8º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
19:00 19:50 |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
|
GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL
|
|||
19:50 20:40 |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
|
GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL
|
9º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
19:00 19:50 |
ANÁLISE DE SISTEMAS ELÉTRICOS
|
AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS E INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL
|
ANÁLISE DE SISTEMAS ELÉTRICOS
|
AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS E INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL
|
|
19:50 20:40 |
ANÁLISE DE SISTEMAS ELÉTRICOS
|
AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS E INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL
|
ANÁLISE DE SISTEMAS ELÉTRICOS
|
AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS E INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL
|
|
20:50 21:40 |
ACIONAMENTOS
|
ACIONAMENTOS
|
AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS E INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL
|
ADMINISTRAÇÃO PARA ENGENHARIA
|
|
21:40 22:30 |
ACIONAMENTOS
|
ACIONAMENTOS
|
AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS E INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL
|
ADMINISTRAÇÃO PARA ENGENHARIA
|
|
22:30 23:20 |
ACIONAMENTOS
|
ACIONAMENTOS
|
10º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
19:00 19:50 |
FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA ELÉTRICA
INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS
|
INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS
REDES INDUSTRIAIS
|
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA ELÉTRICA
|
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
REDES INDUSTRIAIS
|
PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
|
19:50 20:40 |
FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA ELÉTRICA
INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS
|
INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS
REDES INDUSTRIAIS
|
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA ELÉTRICA
|
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
REDES INDUSTRIAIS
|
PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
|
20:50 21:40 |
PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS
PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS
|
FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA ELÉTRICA
FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA ELÉTRICA
|
INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS
PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS
|
INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS
REDES INDUSTRIAIS
|
REDES INDUSTRIAIS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
|
21:40 22:30 |
PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS
PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS
|
FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA ELÉTRICA
FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA ELÉTRICA
|
INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS
PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS
|
INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS
REDES INDUSTRIAIS
|
REDES INDUSTRIAIS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
|
22:30 23:20 |
PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS
|
INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS
PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS
|
INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS
|