Técnico em Administração
O Curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio visa a formação de profissional habilitado para atuar junto ao setor de administração de empresas ou como gestor de sua própria empresa, com capacidade de avaliar e auxiliar na tomada de decisões nas áreas pessoal, marketing, financeira,econômica, patrimonial e afins, de acordo com os princípios éticos, humanos, sociais e ambientais.
Informações sobre o curso
Perfil do egresso
O egresso do curso terá como habilidades e competências:
- Exercer funções de planejamento e organização administrativas, gerenciando as atividades de protocolo e arquivo de qualquer setor da economia pública ou privada;
- Compreender a estrutura e o funcionamento da empresa, atuando nas rotinas dos vários departamentos, de modo a permitir o alcance dos objetivos organizacionais de forma empreendedora;
- Identificar as estruturas orçamentárias e societárias das organizações e seus relacionamentos com os processos de gestão específicos;
- Exercer a ética profissional, respeitando as normas da empresa e as necessidades dos clientes;
- Elaborar e interpretar relatórios, utilizando tecnologias apropriadas de informação e comunicação;
- Atuar no setor de Recursos Humanos em Organizações pública e ou privada dos diversos setores da economia, dotando-o de competências e habilidades suficientes para executar rotinas trabalhistas, bem como atividades relativas à instituição;
- Executar os procedimentos do ciclo tributário, financeiro e contábil, utilizando os instrumentos necessários e os aplicativos de informática;
- Utilizar os instrumentos de planejamento, bem como executar, controlar e avaliar os procedimentos dos ciclos: de pessoal; de recursos materiais; tributário; financeiro; contábil; do patrimônio; dos seguros; da produção; dos sistemas de informações;
- Internalizar os valores de cidadania, responsabilidade social, justiça e ética profissional.
Aspectos legais
Criação: (Portaria – Comissão Elaboração do Projeto) Portaria Nº 42 de 16 de maio de 2013. Autorização (Resolução / Conselho Superior) Resolução “ad referendum” nº 54/2014, de 10 de setembro de 2014 Legislação referente ao curso (Lei de regulamentação do curso MEC – Parecer/Resolução CNE) − BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 20 dez. 1996. − Parecer CEB Nº 009/98 de 08 de abril de 1998. Ensino médio e técnico - organização curricular − Resolução CNE/CEB Nº 1, de 21 de janeiro de 2004. Estabelece Diretrizes Nacionais para a organização e a realização de Estágio de alunos da Educação Profissional e do Ensino Médio, inclusive nas modalidades de Educação Especial e de Educação de Jovens e Adultos. − Resolução IFTM Nº 22, de 29 de março de 2011. Regulamenta o Estágio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. − Decreto No 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. − Parecer CNE/CEB No 39, de 08 de dezembro de 2004. Aplicação do Decreto nº 5.154/2004 na Educação Profissional Técnica de nível médio e no Ensino Médio. − Parecer CNE/CEB No 11, de 12 de junho de 2008. Proposta de instituição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio. − Portaria MEC No 870, de 16 de julho de 2008. Aprova o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio, elaborado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. − BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 03/2008. Dispõe sobre a instituição e implantação do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio. − BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 04, de 6 de junho de 2012. Dispõe sobre alteração na Resolução CNE/CEB nº 3/2008, definindo a nova versão do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio. − BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB nº 17/1997. Institui as diretrizes operacionais para a educação profissional em nível nacional, Brasília, DF, 03 dez. 1997. BRASIL. − BRASIL. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional tecnológica. − Brasil. Ministério da Educação. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes e dá outras providências. − BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de Janeiro 2012. Define Diretrizes curriculares Nacionais para o Ensino Médio. − BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB nº 11 de 09 de maio de 2012. Trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. − BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 2, de 15 de Junho 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. − BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 06, de 20 de setembro de 2012. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.Gestão do curso
Coordenador(a) de Curso
vitor@iftm.edu.br
Informações complementares
As atribuições da Coordenação de Curso são inerentes às exigências do curso e aos objetivos e compromissos do IFTM.
O coordenador de curso é o professor responsável pela gestão do curso sob sua responsabilidade e tem as seguintes atribuições:
I. cumprir e fazer cumprir as decisões e normas emanadas do Conselho Superior, Reitoria e Pró-Reitorias, Direção Geral do câmpus e do Colegiado de Curso;
II. realizar o acompanhamento e avaliação dos cursos em conjunto com a equipe pedagógica;
III. orientar os estudantes quanto à matrícula e integralização do curso;
IV. analisar e emitir parecer sobre alterações curriculares encaminhando-as aos órgãos competentes;
V. pronunciar sobre aproveitamento de estudo e adaptação de estudantes subsidiando o Colegiado de Curso, quando for o caso;
VI. participar da elaboração do calendário acadêmico;
VII. elaborar o horário do curso em articulação com as demais coordenações;
VIII. convocar e presidir reuniões do curso e /ou Colegiado;
IX. orientar e acompanhar, em conjunto com a equipe pedagógica, o planejamento e desenvolvimento das unidades curriculares, atividades acadêmicas e desempenho dos estudantes;
X. promover avaliações periódicas do curso em articulação com a Comissão Própria de Avaliação - CPA e com a equipe pedagógica;
XI. representar o curso junto a órgãos, conselhos, eventos e outros, internos e externos à instituição;
XII. coordenar, em conjunto com a equipe pedagógica, o processo de elaboração, execução e atualização do Projeto Pedagógico do Curso;
XIII. analisar, aprovar e acompanhar, em conjunto com a equipe pedagógica, os planos de ensino das unidades curriculares do curso;
XIV. incentivar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão;
XV. analisar e emitir parecer sobre a aceitação de matrículas de estudantes transferidos ou desistentes,
de acordo com as normas vigentes;
XVI. participar do planejamento e do acompanhamento das atividades acadêmicas previstas no Projeto Pedagógico do Curso;
XVII. participar e apoiar a organização de atividades extraclasse inerentes ao curso (palestras, seminários, simpósios, cursos, dentre outras);
XVIII. participar da organização e implementação de estratégias de divulgação da instituição e do curso;
XIX. atuar de forma integrada com a Coordenação de Registro e Controle Acadêmico (CRCA);
XX. implementar ações de atualização do acervo bibliográfico e laboratórios específicos do curso bem como sua manutenção;
XXI. solicitar material didático-pedagógico;
XXII. participar do processo de seleção dos professores que irão atuar no curso;
XXIII. acompanhar e apoiar o planejamento e a condução do estágio supervisionado dos estudantes, em conjunto com a coordenação de estágio e setores competentes;
XXIV. estimular, em conjunto com a equipe pedagógica, a formação continuada de professores;
XXV. participar, em conjunto com a equipe pedagógica, da construção do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI.
Matriz Curricular
1º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ARTES | 35,00 | 31,40 |
BIOLOGIA | 56,40 | 10,00 |
CONTABILIDADE BÁSICA | 66,40 | - |
EDUCAÇÃO FÍSICA | 23,20 | 43,20 |
FÍSICA | 66,40 | - |
GEOGRAFIA | 66,40 | - |
HISTÓRIA | 66,40 | - |
INFORMÁTICA APLICADA | 35,00 | 31,40 |
LÍNGUA ESPANHOLA | 66,40 | - |
LINGUA PORTUGUESA | 100,00 | - |
MATEMÁTICA | 100,00 | - |
QUÍMICA | 66,40 | - |
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO | 35,00 | 31,40 |
UNIDADE CURRICULAR POLITÉCNICA 1 | 35,00 | 31,40 |
UNIDADE CURRICULAR POLITÉCNICA 2 | 35,00 | 31,40 |
UNIDADE CURRICULAR POLITÉCNICA 3 | 33,20 | - |
Subtotal | 886,20 | 210,20 |
Subtotal Geral | 1.096,40 |
2º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E MATERIAIS | 66,40 | - |
BIOLOGIA | 33,20 | - |
ECONOMIA E MERCADO | 66,40 | - |
EDUCAÇÃO FÍSICA | 23,20 | 43,20 |
FILOSOFIA | 66,40 | - |
FÍSICA | 33,20 | - |
GEOGRAFIA | 33,20 | - |
GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS | 66,40 | - |
GESTÃO DE MARKETING | 66,40 | - |
HISTÓRIA | 66,40 | - |
LÍNGUA INGLESA | 66,40 | - |
LÍNGUA PORTUGUESA | 100,00 | - |
MATEMÁTICA | 100,00 | - |
QUÍMICA | 66,40 | - |
UNIDADE CURRICULAR POLITÉCNICA 4 | 35,00 | 31,40 |
UNIDADE CURRICULAR POLITÉCNICA 5 | 35,00 | 31,40 |
UNIDADE CURRICULAR POLITÉCNICA 6 | 33,20 | - |
Subtotal | 957,20 | 106,00 |
Subtotal Geral | 1.063,20 |
3º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I | 35,00 | 31,40 |
BIOLOGIA | 56,40 | 10,00 |
DIREITO E RELAÇÕES SOCIAIS | 66,40 | - |
EMPREENDEDORISMO | 66,40 | - |
ESTATÍSTICA | 66,40 | - |
FÍSICA | 66,40 | - |
GEOGRAFIA | 66,40 | - |
GESTÃO DE PESSOAS | 66,40 | - |
HISTÓRIA | 33,20 | - |
LÍNGUA PORTUGUESA | 100,00 | - |
MATEMÁTICA | 100,00 | - |
QUÍMICA | 33,20 | - |
SOCIOLOGIA | 66,40 | - |
UNIDADE CURRICULAR POLITÉCNICA 7 | 35,00 | 31,40 |
UNIDADE CURRICULAR POLITÉCNICA 8 | 35,00 | 31,40 |
UNIDADE CURRICULAR POLITÉCNICA 9 | 33,20 | - |
Total | 2.769,20 | 135,60 |
---|---|---|
Total Geral | 2.904,80 |
1º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ARTES | 33,20 | - |
BIOLOGIA | 66,40 | - |
ECONOMIA E MERCADO | 66,40 | - |
EDUCAÇÃO FÍSICA | 66,40 | - |
ÉTICA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E EMPREENDEDORISMO | 66,40 | - |
FILOSOFIA | 33,20 | - |
FÍSICA | 66,40 | - |
GEOGRAFIA | 66,40 | - |
HISTÓRIA | 66,40 | - |
INFORMÁTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO | 66,40 | - |
LÍNGUA ESPANHOLA | 66,40 | - |
LÍNGUA INGLESA | 66,40 | - |
LÍNGUA PORTUGUESA | 133,20 | - |
MATEMÁTICA | 133,20 | - |
QUÍMICA | 66,40 | - |
SOCIOLOGIA | 33,20 | - |
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO | 66,40 | - |
Subtotal | 1.162,80 | 0,00 |
Subtotal Geral | 1.162,80 |
2º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E MATERIAIS | 66,40 | - |
ARTES | 33,20 | - |
BIOLOGIA | 66,40 | - |
CONTABILIDADE | 133,20 | - |
DIREITO I | 66,40 | - |
EDUCAÇÃO FÍSICA | 66,40 | - |
FILOSOFIA | 33,20 | - |
FÍSICA | 66,40 | - |
GEOGRAFIA | 66,40 | - |
GESTÃO DE MARKETING | 66,40 | - |
HISTÓRIA | 66,40 | - |
LÍNGUA ESPANHOLA | 33,20 | - |
LÍNGUA INGLESA | 33,20 | - |
LÍNGUA PORTUGUESA | 133,20 | - |
MATEMÁTICA | 133,20 | - |
MATEMÁTICA FINANCEIRA | 33,20 | - |
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO | 33,20 | - |
QUÍMICA | 66,40 | - |
SOCIOLOGIA | 33,20 | - |
Subtotal | 1.229,60 | 0,00 |
Subtotal Geral | 1.229,60 |
3º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA | 66,40 | - |
ARTES | 33,20 | - |
BIOLOGIA | 66,40 | - |
COMUNICAÇÃO E CULTURA ORGANIZACIONAL | 66,40 | - |
DIREITO II | 66,40 | - |
EDUCAÇÃO FÍSICA | 66,40 | - |
ESTATÍSTICA | 66,40 | - |
FILOSOFIA | 33,20 | - |
FÍSICA | 66,40 | - |
GEOGRAFIA | 66,40 | - |
GESTÃO DE PESSOAS | 66,40 | - |
HISTÓRIA | 66,40 | - |
LÍNGUA ESPANHOLA | 33,20 | - |
LÍNGUA INGLESA | 33,20 | - |
LÍNGUA PORTUGUESA | 133,20 | - |
MATEMÁTICA | 133,20 | - |
QUÍMICA | 66,40 | - |
SOCIOLOGIA | 33,20 | - |
Subtotal | 1.162,80 | 0,00 |
Subtotal Geral | 1.162,80 |
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ESTÁGIO | 90,00 | 90,00 |
Total | 3.645,20 | 180,00 |
---|---|---|
Total Geral | 3.825,20 |
Projeto pedagógico
Corpo docente
Informações complementares
Para ingressar no curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio oferecido pelo IFTM – Câmpus Paracatu, o aluno candidato deverá:
- Ter concluído o Ensino Fundamental;
- Ter sido aprovado em Processo Seletivo;
- Atender demais requisitos que constam no edital do Processo Seletivo do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Câmpus Paracatu;
- O processo seletivo será de acordo com o edital.
Inscrição, Seleção e Matrícula
As inscrições serão abertas em edital que indicará: cursos, vagas, prazos de inscrição, documentação exigida, critérios de classificação e demais informações úteis na forma da legislação vigente. As inscrições para o curso serão efetuadas no período que anteceder a matrícula. Os candidatos serão admitidos através de processo seletivo. A aprovação e ingresso dos candidatos obedecerão ao processo classificatório, sendo admitidos os primeiros trinta e cinco candidatos.
As matrículas serão efetuadas de acordo com o cronograma estabelecido pela Instituição e nos termos regimentais.
Documentação e Escolaridade necessárias para Ingresso
A escolaridade mínima para o candidato ingressar no curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio será a conclusão do Ensino Fundamental, além dos documentos abaixo relacionados:
- Cédula de identidade (fotocópia);
- Certidão de nascimento (fotocópia);
- Certificado de reservista (para homens maiores de 18 anos);
- Histórico escolar ou declaração de conclusão do Ensino Fundamental;
- Requerimento de matrícula.