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Campus Paracatu

Técnico em Informática

Tecnico Integrado Presencial

Consoante com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000) e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, o currículo escolar, enquanto instrumento de cidadania e democracia, contempla conteúdos e estratégias de aprendizagem que capacitem o aluno para a realização de atividades nos três domínios da ação humana, quais sejam: a vida em sociedade, a produtividade e a experiência subjetiva, visando à integração humana no tríplice universo das relações políticas, do trabalho e da simbolização subjetiva. A matriz curricular foi elaborada tendo em vista as mudanças significativas que ocorreram no mundo da Informática e nas constantes inovações tecnológicas. Estruturou-se o currículo de forma flexível e interdisciplinar, organizado em módulos. O estudante deverá cursar todos os módulos e realizar o estágio supervisionado com carga horária de 120 horas para a obtenção da habilitação de Técnico em Informática. De acordo com o Parecer CNE/CEB No 39/2004, a Educação Profissional Técnica de nível médio está intimamente relacionada com o Ensino Médio, a qual deve ser desenvolvida em articulação com o ensino regular, com o objetivo de conduzir ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva. Com relação ao Ensino Médio, entretanto, é diferente. Este deve garantir os conhecimentos básicos para uma Educação Profissional de qualidade. Assim, a rigor, todo o Ensino Médio deve ser “aproveitado” na Educação Profissional Técnica de nível médio. Ele é a base de sustentação, indispensável em termos de educação integral do cidadão. Busca-se um tratamento curricular integrado que garanta isso tudo de forma sincrônica, eficiente e eficaz. A estrutura curricular do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio está expressa nas Matrizes curriculares e Ementas Inclusas no PPC.

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