Técnico em Agroecologia
O Curso Técnico em Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTM), Campus Patos de Minas, visa formar profissionais críticos, éticos e com sólida formação técnica, capazes de participar e promover transformações em sua área de trabalho, e na sociedade na qual está inserido, com responsabilidade ambiental, social, política e econômica. A partir do curso de Agroecologia os alunos terão conhecimentos teóricos e práticos para auxiliar assistência técnica à propriedades agrícolas, atendendo às demandas locais e regionais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a preservação dos recursos naturais.
Informações sobre o curso
Perfil do egresso
O egresso do curso técnico em Agroecologia integrado ao ensino médio deverá ser proativo, criativo, comunicativo e empreendedor, atuando de forma ética, respeitando o próximo. Esse profissional acompanha assuntos econômicos, ambientais, políticos e sociais, tem facilidade de comunicação oral e escrita e é capaz de pensar múltiplas possibilidades para a solução de um problema. Utilizando da criatividade e do raciocínio lógico para propor inovações, novos métodos, técnica e tecnologias, esse profissional, cidadão crítico, com capacidade de aprender, formular e gerar conhecimento, é responsável e consciente de seus direitos e seus deveres. Atuando em equipes multiprofissionais, mobilizando-as para a contínua capacitação, aperfeiçoamento e desempenho do trabalho, o egresso deverá ser capaz de colocar em prática os conhecimentos adquiridos, seja por meio de formação técnica e científica, de extensão, de pesquisa, de formação cultural e de incentivo às diversas formas de arte ou por meio de oportunização do ensino de idiomas, atuando com responsabilidade socioambiental visando a sustentabilidade e a conservação dos recursos naturais. Ainda pensando no aspecto técnico da profissão, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT/2014), é possibilitado ao profissional técnico em Agroecologia adquirir competências para:
● implantar sistemas de produção agropecuária e agroextrativista e técnicas de sistemas orgânicos de produção;
● realizar procedimentos de conservação do solo e da água;
● organizar ações integradas de agricultura familiar;
● desenvolver ações de conservação e de armazenamento de matéria-prima;
● conhecer equipamentos agrícolas inerentes ao sistema de produção agroecológico;
● atuar na certificação agroecológica.
Aspectos legais
Legislação referente à criação e à autorização: Criação: Portaria SDG-PTM n° 51 de 24 de agosto de 2020, que designa a composição da comissão responsável pela elaboração do PPC – Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – campus Patos de Minas. Autorização da oferta do curso: Resolução MEC/IFTM nº 104, de 29 de Outubro De 2020, que dispõe sobre a autorização de oferta do curso Técnico em Agroecologia integrado ao ensino médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Patos de Minas – 2021/1. Legislação referente ao curso: ● Lei Federal nº. 9394/96. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. ● Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do artigo 36 e os artigos 39 a 41 da Lei Federal nº. 9394/96 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e dá outras providências. ● BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB nº 39, de 08 de dezembro de 2004. Aplicação do decreto nº 5.154/2004 na educação profissional técnica de nível médio e no ensino médio. ● Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional tecnológica. ● Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação ambiental. ● Portaria MEC nº 870, de 16 de julho de 2008. Aprova o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio, elaborado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. ● Resolução CNE/CEB nº 3, de 9 de julho de 2008. Dispõe sobre a instituição e a implantação do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio. ● Resolução nº 4, de 6 de junho de 2012. Dispõe sobre a alteração na resolução CNE/CEB nº 3/2008, definindo a nova versão do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio. ● Resolução CNE/CEB nº 1, de 5 de dezembro de 2014. Atualiza e define novos critérios para a composição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, disciplinando e orientando os sistemas de ensino e as instituições públicas e privadas de educação profissional e tecnológica quanto à oferta de cursos técnicos de nível médio em caráter experimental, observando o disposto no artigo 81 da Lei nº 9.394/96 (LDB) e nos termos do artigo 19 da Resolução CNE/CEB nº 6/2012. ● Lei nº 11.788/2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. ● Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para educação profissional técnica de nível médio e suas alterações. ● Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. ● BRASIL, 2008. Lei n° 11.645, de 29 de dezembro de 2008. Institui a obrigatoriedade de incluir no currículo oficial da rede de ensino a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. ● Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. ● Parecer CNE/CP 03/2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. ● Lei n° 11.645/ 2008. Institui a obrigatoriedade de incluir no currículo oficial da rede de ensino a temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. ● Resolução nº 2, de 10 de maio de 2016. Define Diretrizes Nacionais para a operacionalização do ensino de Música na educação básica. ● BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras – e dá outras providências. ● BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o artigo 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. ● Decreto nº 7.037, de 21 de dezembro de 2009. Institui o Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH 3. (Educação em Direitos Humanos). ● Resolução nº. 01, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. ● Lei nº 13.146/2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. ● Lei nº 11.947/2009. Trata da educação alimentar e nutricional, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do programa Dinheiro Direto na escola aos estudantes da educação básica. ● Lei nº 10.741/2003. Dispõe sobre o processo de envelhecimento, de respeito e de valorização do idoso, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria que dispõe sobre o Estatuto do Idoso. ● Lei nº 9.795/99. Trata da educação ambiental, que dispõe sobre a Política Nacional da Educação Ambiental. ● Lei nº 9.503/97. Trata da educação para o trânsito, que institui o Código de Trânsito Brasileiro. ● Lei 13.425 de 30/03/2017. Estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndios e desastres em estabelecimentos e áreas de reunião de público. Legislação referente à regulamentação da profissão ● Lei nº 5.524, de 05 de novembro de 1968. Dispõe sobre o exercício da profissão de técnico industrial de nível médio. ● Decreto nº 90.922, de 06 de fevereiro de 1985. Regulamenta a Lei nº 5.524, de 05 de novembro de 1968, que dispõe sobre o exercício da profissão de técnico industrial e técnico agrícola de nível médio ou de 2º grau. ● Nota Regulamentadora do Ministério do Trabalho nº 31. Segurança e saúde do trabalho na agricultura, na pecuária silvicultura, na exploração florestal e na aquicultura. ● Portaria nº 2.546, de 14 de dezembro de 2011; Portaria nº 1.896, de 09 de dezembro de 2013; Portaria nº 1.086, de 18 de dezembro de 2018. Alteram a redação da Norma Regulamentadora nº 31. ● Lei nº 13.639, de 26 de março de 2018. Cria o Conselho Federal dos Técnicos Industriais, o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas, os Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais e os Conselhos Regionais dos Técnicos Agrícolas.Gestão do curso
Informações complementares
e-mail do curso:
agroecologia.ptm@iftm.edu.br
Matriz Curricular
1º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
AGROECOLOGIA GERAL | 20,00 | 13,20 |
ARTES | 33,20 | 33,20 |
BIOLOGIA | 33,20 | 33,20 |
CIÊNCIAS SOCIAIS | 33,20 | - |
EDUCAÇÃO FISICA | 33,20 | 33,20 |
ESPANHOL | 33,20 | - |
FISICA | 33,20 | 33,20 |
FÍSICA, MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA | 33,20 | 66,40 |
FUNDAMENTOS DE PRODUÇÃO VEGETAL | 33,20 | 33,20 |
GEOGRAFIA | 66,40 | - |
HISTÓRIA | 66,40 | - |
INGLÊS | 66,40 | - |
INTRODUÇÃO A METODOLOGIA CIENTIFICA | 33,20 | - |
LINGUA PORTUGUESA | 66,40 | 33,20 |
MATEMATICA | 66,40 | 66,40 |
NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO, QUALIDADE E PESSOAS | 66,40 | - |
QUIMICA | 33,20 | 33,20 |
Subtotal | 750,40 | 378,40 |
Subtotal Geral | 1.128,80 |
2º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
BIOLOGIA | 33,20 | 33,20 |
CONSTRUÇÕES RURAIS E AMBIÊNCIA ANIMAL | 33,20 | 33,20 |
EDUCAÇÃO FISICA | 33,20 | 33,20 |
EMPREENDEDORISMO E LOGÍSTICA DE PRODUTOS AGRÍCOLAS | 33,20 | 33,20 |
FILOSOFIA | 33,20 | - |
FISICA | 33,20 | 33,20 |
GEOGRAFIA E TECNOLOGIAS ADAPTADAS AO CERRADO | 100,00 | 33,20 |
HISTÓRIA | 66,40 | - |
LINGUA PORTUGUESA | 66,40 | 33,20 |
MATEMATICA | 100,00 | 33,20 |
MEIO AMBIENTE,SUSTENTABILIDADE E RECURSOS HÍDRICOS | 66,40 | 33,20 |
NUTRIÇÃO MINERAL DE SOLOS, PLANTAS E SISTEMA DE PRODUÇÃO ORGÂNICA | 33,20 | 33,20 |
QUIMICA | 33,20 | 33,20 |
ROBÓTICA EDUCACIONAL | 33,20 | 33,20 |
SOCIOLOGIA | 33,20 | - |
TOPOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO | 10,00 | 56,40 |
Subtotal | 741,20 | 454,80 |
Subtotal Geral | 1.196,00 |
3º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ARTES | 33,20 | - |
BIOLOGIA | 33,20 | 33,20 |
CONTABILIDADE, CUSTOS E ECONOMIA | 33,20 | 33,20 |
EDUCAÇÃO FISICA | 33,20 | 33,20 |
FILOSOFIA | 33,20 | - |
FISICA | 33,20 | 33,20 |
GEOGRAFIA | 66,40 | - |
HISTÓRIA | 33,20 | 33,20 |
LINGUA PORTUGUESA | 66,40 | - |
MATEMATICA | 66,40 | 33,20 |
OLERICULTURA, FRUTICULTURA E SILVICULTURA | 33,20 | 33,20 |
PROJETOS DE IRRIGAÇÃO E DRENAGENS AUTOMATIZADOS | 33,20 | 66,40 |
QUIMICA | 33,20 | 33,20 |
REDAÇÃO | 33,20 | - |
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO | 33,20 | - |
SISTEMAS DE ENERGIA RURAL E ENERGIAS RENOVÁVEIS | 33,20 | 33,20 |
SOCIOLOGIA | 33,20 | - |
Subtotal | 664,00 | 365,20 |
Subtotal Geral | 1.029,20 |
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ESTÁGIO | 120,00 | 120,00 |
LIBRAS | 33,20 | - |
Total | 2.308,80 | 240,00 |
---|---|---|
Total Geral | 2.548,80 |
Projeto pedagógico
Corpo docente
Informações complementares
Curso Agroecologia surgiu no IFTM para atender as demandas locais cujas principais atividades econômicas são baseadas na agropecuária, agroindústria e mineração, as exigências ambientais e exigências da população, que está cada vez mais preocupada em buscar alimentação saudável, livre de agrotóxicos e ambientalmente sustentável.
O curso tem a proposta de integrar os conhecimentos tradicionais da agricultura com os conhecimentos tecnológicos, garantindo resultados mais eficientes.
Tem como campo de atuação as propriedades rurais, cooperativas, associações rurais, universidades, escolas técnicas, Empresas comerciais agropecuárias. Estabelecimentos agroindustriais. Empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa. Parques e reservas naturais. Empresas de certificação agroecológica. Empresas de certificação orgânica e outros órgãos governamentais e não governamentais