
Técnico em Eletrotécnica
O Curso Técnico em Eletrotécnica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTM), Campus Patos de Minas, visa formar profissionais-cidadãos técnicos de nível médio em Eletrotécnica com responsabilidade ambiental, social, política e econômica, proporcionado uma formação que contemple um perfil para saber e saber fazer atividades de execução, operação e manutenção de instalações e equipamentos elétricos, na prestação de serviços e no próprio negócio como empreendedor.
Informações sobre o curso
Perfil do egresso
O Técnico em Eletrotécnica é o profissional que planeja e executa a instalação, manutenção de equipamentos industriais, observando normas técnicas e de segurança. Projeta e instala sistemas controle e acionamento elétrico. Propõe o uso eficiente da energia elétrica. Elabora, desenvolve e executa projetos de instalações elétricas em edificações de baixa, média e alta tensão.
Ao concluir o Curso Técnico em Eletrotécnica o profissional deverá ser capaz de:
- Ter iniciativa, criatividade e responsabilidade;
- Exercer liderança com atitudes éticas;
- Trabalhar em equipe;
- Desenvolver projetos de instalações elétricas;
- Projetar e instalar sistemas de acionamentos elétricos;
- Planejar e executar a instalação e manutenção de equipamentos elétricos;
- Aplicar medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas;
- Aplicar normas técnicas de segurança, saúde e higiene do trabalho, no meio ambiente e controle de qualidade no processo industrial;
- Aplicar normas técnicas em instalação, operação de máquinas e equipamentos e na manutenção elétrica industrial;
- Atuar no planejamento e execução da instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas com responsabilidade socioambiental.
Se não vejamos o que diz Pacheco (2011, p. 8-9) sobre a “Abertura à Comunidade”:
“A partir dessa consciência, todos aqueles que interagem com educandos são educadores, cada um dentro da especificidade de sua tarefa. Professores, técnicos, funcionários e tantos outros são todos trabalhadores em educação. Suas atuações na escola devem ser integradas pedagogicamente, tendo o reconhecimento da escola enquanto ação educativa.
A intervenção no processo didático-pedagógico completa-se, no âmbito da escola, com a participação organizada dos pais ou responsáveis e da comunidade, especialmente através de suas organizações sindicais e populares. Essa participação ocorre principalmente no âmbito do Conselho Superior, instância máxima da instituição educacional. Os Conselhos Superiores, órgãos coletivos autônomos e expressão legítima da comunidade em seu conjunto, devem se constituir como definidores da identidade de cada unidade e gestores da integração desta com a sociedade.”
Seguindo o principio de constante contato e abertura à comunidade, a presente matriz curricular foi confeccionada após reuniões realizadas na Acipatos onde foram ouvidos diversos empresários do setor. Estes empresários criaram grupos de trabalhos em suas empresas que sugeriram disciplinas e ementas que adequam à realidade do mercado e aos anseios da sociedade. Desta feita, o perfil do nosso técnico em Eletrotécnica aproxima-se muito ao exigido pelo mercado local.
O Técnico em Eletrotécnica a ser formado pelo IFTM - Câmpus Patos de Minas deve ser um profissional consciente de seu papel profissional e social, apto a atuar em campo.
Aspectos legais
O Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio está estruturado em conformidade com a legislação externa e regulamentação institucional vigentes no momento de aprovação deste Projeto Pedagógico.
Legislação referente ao curso
Lei Nº 9394 de 20 de dezembro de 1996 - LDB. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
Parecer CEB Nº 009/98 de 08 de abril de 1998. Ensino médio e técnico - organiza-
ção curricular
- BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências.
- Resolução CNE/CEB Nº 1, de 21 de janeiro de 2004. Estabelece Diretrizes Nacionais para a organização e a realização de Estágio de alunos da Educação Profissional e do Ensino Médio, inclusive nas modalidades de Educação Especial e de Educação de Jovens e Adultos.
- Decreto N° 5.296/2004 – Dispõe sobre as Leis nº 10.048, de 08 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.
- Decreto No 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências.
- Parecer CNE/CEB No 39, de 08 de dezembro de 2004. Aplicação do Decreto nº 5.154/2004 na Educação Profissional Técnica de nível médio e no Ensino Médio.
- BRASIL. Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000.
- Parecer CNE/CEB No 11, de 12 de junho de 2008. Proposta de instituição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio.
- Portaria MEC No 870, de 16 de julho de 2008. Aprova o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio, elaborado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.
- BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências.
- BRASIL. Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000.
- Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional tecnológica.
- Decreto nº 7.037, de 21 de dezembro de 2009. Aprova o Programa Nacional de Direitos Humanos.
- Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Ambiental.
- Lei nº 11.788/2008 - Dispõe sobre o estágio de estudantes.
- Resolução No 02, de 30 de janeiro de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
- - Resolução nº. 01, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.
- Parecer CNE/CP nº. 08, de 06 de março de 2012. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.
- Parecer CNE/CEB nº 11/2012. Trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico.
- Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional Técnica de Nível Médio e suas alterações.
- Resolução nº 1, DE 5 de dezembro de 2014 - Atualiza e define novos critérios para a composição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, disciplinando e orientando
os sistemas de ensino e as instituições públicas e privadas de Educação Profissional e Tecnológica quanto à oferta de cursos técnicos de nível médio em caráter experimental, observando o disposto no art. 81 da Lei nº 9.394/96 (LDB) e nos termos do art. 19 da Resolução CNE/CEB nº 6/2012.
- Lei nº 13.146/2015 – Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
- Lei nº 11.947/2009 – Trata-se da Educação alimentar e nutricional, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da Educação Básica.
- Lei nº 10.741/2003 – Dispõe sobre o processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria que dispõe sobre o Estatuto do Idoso.
- Lei nº 9.795/99 – Trata-se da Educação Ambiental, que dispõe sobre a Política Nacional da Educação Ambiental.
- Lei nº 9.503/97 – Trata-se de Educação para o Trânsito, que institui o Código de Trânsito Brasileiro.
- Lei 13.425 de 30/03/2017 – Estabelece diretrizes gerais sob medidas de prevenção e combate à incêndios e desastres em estabelecimentos e áreas de reunião de público.
Legislação referente à regulamentação da profissão
• BRASIL. Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966 -Regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro Agrônomo, e dá outras providências.
• CONFEA. Resolução nº 218, de 29 de junho de 1973 - discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da engenharia, arquitetura e agronomia, para efeito de fiscalização do o exercício profissional.
• CONFEA- Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Resolução nº 473, de 26 de novembro de 2002 – Institui Tabela de Títulos Profissionais do Sistema Confea/Crea e dá outras providências. Curso Técnico de Nível Médio em Eletrotécnica, pertence ao Grupo 1 – Engenharia, Modalidade 2 – Eletricista, Nível 3, cujo código é o 123-05-00.
• CONFEA- Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Resolução nº 1.010, de 22 de agosto 2005 – dispõe sobre a regulamentação da atribuição de títulos profissionais, atividades, competências e caracterização do âmbito de atuação dos profissionais inseridos no Sistema Confea/Crea, para efeito de fiscalização do exercício profissional.
• CONFEA - Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Lei nº 5.524 de 05 de novembro de 1968- dispõe sobre o exercício da profissão de Técnico Industrial de nível médio.
• BRASIL. Decreto nº 90.922 de 6 de fevereiro de 1985- Regulamenta a Lei nº 5.524, de 05 de novembro de 1968, que dispõe sobre o exercício da profissão de técnico industrial e técnico agrícola de nível médio ou de 2º grau.
• BRASIL. Lei nº 13.639 de 26 de março de 2018 - Cria o Conselho Federal dos Técnicos Industriais, o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas, os Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais e os Conselhos Regionais dos Técnicos Agrícolas.
O Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio está estruturado em conformidade com a legislação externa e regulamentação institucional vigentes no momento de aprovação deste Projeto Pedagógico.
Legislação referente ao curso
Lei Nº 9394 de 20 de dezembro de 1996 - LDB. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
Parecer CEB Nº 009/98 de 08 de abril de 1998. Ensino médio e técnico - organiza-
ção curricular
- BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências.
- Resolução CNE/CEB Nº 1, de 21 de janeiro de 2004. Estabelece Diretrizes Nacionais para a organização e a realização de Estágio de alunos da Educação Profissional e do Ensino Médio, inclusive nas modalidades de Educação Especial e de Educação de Jovens e Adultos.
- Decreto N° 5.296/2004 – Dispõe sobre as Leis nº 10.048, de 08 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.
- Decreto No 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências.
- Parecer CNE/CEB No 39, de 08 de dezembro de 2004. Aplicação do Decreto nº 5.154/2004 na Educação Profissional Técnica de nível médio e no Ensino Médio.
- BRASIL. Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000.
- Parecer CNE/CEB No 11, de 12 de junho de 2008. Proposta de instituição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio.
- Portaria MEC No 870, de 16 de julho de 2008. Aprova o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio, elaborado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.
- BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências.
- BRASIL. Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000.
- Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional tecnológica.
- Decreto nº 7.037, de 21 de dezembro de 2009. Aprova o Programa Nacional de Direitos Humanos.
- Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Ambiental.
- Lei nº 11.788/2008 - Dispõe sobre o estágio de estudantes.
- Resolução No 02, de 30 de janeiro de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
- - Resolução nº. 01, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.
- Parecer CNE/CP nº. 08, de 06 de março de 2012. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.
- Parecer CNE/CEB nº 11/2012. Trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico.
- Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional Técnica de Nível Médio e suas alterações.
- Resolução nº 1, DE 5 de dezembro de 2014 - Atualiza e define novos critérios para a composição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, disciplinando e orientando
os sistemas de ensino e as instituições públicas e privadas de Educação Profissional e Tecnológica quanto à oferta de cursos técnicos de nível médio em caráter experimental, observando o disposto no art. 81 da Lei nº 9.394/96 (LDB) e nos termos do art. 19 da Resolução CNE/CEB nº 6/2012.
- Lei nº 13.146/2015 – Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
- Lei nº 11.947/2009 – Trata-se da Educação alimentar e nutricional, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da Educação Básica.
- Lei nº 10.741/2003 – Dispõe sobre o processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria que dispõe sobre o Estatuto do Idoso.
- Lei nº 9.795/99 – Trata-se da Educação Ambiental, que dispõe sobre a Política Nacional da Educação Ambiental.
- Lei nº 9.503/97 – Trata-se de Educação para o Trânsito, que institui o Código de Trânsito Brasileiro.
- Lei 13.425 de 30/03/2017 – Estabelece diretrizes gerais sob medidas de prevenção e combate à incêndios e desastres em estabelecimentos e áreas de reunião de público.
Legislação referente à regulamentação da profissão
• BRASIL. Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966 -Regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro Agrônomo, e dá outras providências.
• CONFEA. Resolução nº 218, de 29 de junho de 1973 - discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da engenharia, arquitetura e agronomia, para efeito de fiscalização do o exercício profissional.
• CONFEA- Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Resolução nº 473, de 26 de novembro de 2002 – Institui Tabela de Títulos Profissionais do Sistema Confea/Crea e dá outras providências. Curso Técnico de Nível Médio em Eletrotécnica, pertence ao Grupo 1 – Engenharia, Modalidade 2 – Eletricista, Nível 3, cujo código é o 123-05-00.
• CONFEA- Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Resolução nº 1.010, de 22 de agosto 2005 – dispõe sobre a regulamentação da atribuição de títulos profissionais, atividades, competências e caracterização do âmbito de atuação dos profissionais inseridos no Sistema Confea/Crea, para efeito de fiscalização do exercício profissional.
• CONFEA - Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Lei nº 5.524 de 05 de novembro de 1968- dispõe sobre o exercício da profissão de Técnico Industrial de nível médio.
• BRASIL. Decreto nº 90.922 de 6 de fevereiro de 1985- Regulamenta a Lei nº 5.524, de 05 de novembro de 1968, que dispõe sobre o exercício da profissão de técnico industrial e técnico agrícola de nível médio ou de 2º grau.
• BRASIL. Lei nº 13.639 de 26 de março de 2018 - Cria o Conselho Federal dos Técnicos Industriais, o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas, os Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais e os Conselhos Regionais dos Técnicos Agrícolas.
Gestão do Curso
Matriz Curricular
1º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ALGORITMOS E LÓGICA E PROGRAMAÇÃO | 22,60 | 44,18 |
ARTES | 66,24 | 0,00 |
BIOLOGIA | 33,12 | 33,12 |
CIÊNCIAS SOCIAIS | 33,12 | 0,00 |
CIRCUITOS ELÉTRICOS E FÍSICA | 100,00 | 66,24 |
EDUCAÇÃO FÍSICA | 33,12 | 0,00 |
ESPANHOL | 33,12 | 0,00 |
FUNDAMENTOS DE ELETRÔNICA | 33,12 | 33,12 |
GEOGRAFIA | 33,12 | 33,12 |
HISTÓRIA | 66,24 | 0,00 |
INGLÊS | 66,24 | 0,00 |
INTRODUÇÃO A METODOLOGIA CIENTÍFICA | 33,12 | 33,12 |
MATEMÁTICA | 66,40 | 66,40 |
PORTUGUÊS | 66,40 | 33,20 |
QUÍMICA | 33,12 | 33,12 |
Subtotal | 719,08 | 375,62 |
Subtotal Geral | 1.094,70 |
2º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
BIOLOGIA | 33,12 | 33,12 |
EDUCAÇÃO FÍSICA | 33,12 | 0,00 |
EMPREENDEDORISMO | 33,12 | 0,00 |
FILOSOFIA | 33,12 | 0,00 |
FÍSICA | 33,12 | 33,12 |
GEOGRAFIA | 66,24 | 0,00 |
GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA | 66,24 | 0,00 |
HISTÓRIA | 66,24 | 0,00 |
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS | 100,00 | 100,00 |
MÁQUINAS, ACIONAMENTOS E COMANDOS ELÉTRICOS | 66,40 | 66,40 |
MATEMÁTICA | 100,00 | 33,12 |
PORTUGUÊS | 66,40 | 33,20 |
QUÍMICA | 33,12 | 33,12 |
SOCIOLOGIA | 33,12 | 0,00 |
Subtotal | 763,36 | 332,08 |
Subtotal Geral | 1.095,44 |
3º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ARTES | 33,12 | 0,00 |
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL | 66,40 | 66,40 |
BIOLOGIA | 66,24 | 0,00 |
EDUCAÇÃO FÍSICA | 33,12 | 0,00 |
ELETRÔNICA INDUSTRIAL | 33,12 | 33,12 |
FILOSOFIA | 33,12 | 0,00 |
FÍSICA E INSTRUMENTAÇÃO | 33,12 | 33,12 |
FUNDAMENTOS DE SAÚDE, SEGURANÇA NO TRABALHO E MEIO AMBIENTE | 33,12 | 0,00 |
GEOGRAFIA | 66,24 | 0,00 |
HISTÓRIA | 66,24 | 0,00 |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 33,12 | 0,00 |
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | 33,12 | 0,00 |
MATEMÁTICA | 66,40 | 33,20 |
PORTUGUÊS | 66,24 | 0,00 |
QUALIDADE E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA | 33,12 | 33,12 |
QUÍMICA | 33,12 | 33,12 |
REDAÇÃO | 33,12 | 0,00 |
SOCIOLOGIA | 33,12 | 0,00 |
Subtotal | 795,20 | 232,08 |
Subtotal Geral | 1.027,28 |
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ESTÁGIO | 0,00 | 120,00 |
Total | 2.277,64 | 240,00 |
---|---|---|
Total Geral | 2.517,64 |
1º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ARTES | 33,12 | 33,12 |
BIOLOGIA | 66,24 | 0,00 |
CIRCUITOS ELÉTRICOS | 83,12 | 83,12 |
EDUCAÇÃO FÍSICA | 66,24 | 0,00 |
ESPANHOL | 33,12 | 0,00 |
FILOSOFIA | 33,12 | 0,00 |
FÍSICA | 33,12 | 33,12 |
FUNDAMENTOS DA ELETRÔNICA | 33,12 | 33,12 |
FUNDAMENTOS DE SAÚDE. SEGURANÇA NO TRABALHO E MEIO AMBIENTE | 33,12 | 0,00 |
GEOGRAFIA | 66,24 | 0,00 |
HISTÓRIA | 66,24 | 0,00 |
INGLÊS | 66,24 | 0,00 |
INTRODUÇÃO À ELETROTÉCNICA | 33,12 | 0,00 |
INTRODUÇÃO A LÓGICA E PROGRAMAÇÃO | 33,12 | 33,12 |
LÍNGUA PORTUGUESA | 133,12 | 0,00 |
MATEMÁTICA | 100,00 | 33,12 |
PROJETO INTEGRADOR | 0,00 | 33,12 |
QUÍMICA | 66,24 | 0,00 |
SOCIOLOGIA | 33,12 | 0,00 |
Subtotal | 1.011,76 | 281,84 |
Subtotal Geral | 1.293,60 |
2º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ARTES | 33,12 | 0,00 |
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL | 33,12 | 33,12 |
BIOLOGIA | 66,24 | 0,00 |
EDUCAÇÃO FÍSICA | 33,12 | 33,12 |
ESPANHOL | 33,12 | 0,00 |
FERRAMENTAS, EQUIPAMENTOS E MEDIDAS ELÉTRICAS | 33,12 | 33,12 |
FILOSOFIA | 33,12 | 0,00 |
FÍSICA | 33,12 | 33,12 |
GEOGRAFIA | 66,24 | 0,00 |
GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA | 0,00 | 100,00 |
HISTÓRIA | 66,24 | 0,00 |
INGLÊS | 66,24 | 0,00 |
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS | 66,36 | 66,36 |
LÍNGUA PORTUGUESA | 100,00 | 33,12 |
MATEMÁTICA | 100,00 | 33,12 |
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 33,12 | 0,00 |
PRINCÍPIOS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO | 33,12 | 0,00 |
QUÍMICA | 66,24 | 0,00 |
SOCIOLOGIA | 33,12 | 0,00 |
Subtotal | 928,76 | 365,08 |
Subtotal Geral | 1.293,84 |
3º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL POR CLP | 33,12 | 33,12 |
BIOLOGIA | 66,24 | 0,00 |
EDUCAÇÃO FÍSICA | 66,24 | 0,00 |
ESPANHOL | 33,12 | 0,00 |
FILOSOFIA | 33,12 | 0,00 |
FÍSICA | 33,12 | 33,12 |
GEOGRAFIA | 66,24 | 0,00 |
GERENCIAMENTO E QUALIDADE DE SISTEMAS DE ENERGIA | 33,12 | 33,12 |
HISTÓRIA | 66,24 | 0,00 |
INGLÊS | 66,24 | 0,00 |
LÍNGUA PORTUGUESA | 100,00 | 0,00 |
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | 33,12 | 0,00 |
MÁQUINAS ELÉTRICAS, ACIONAMENTOS E COMANDOS ELÉTRICOS | 66,36 | 66,36 |
MATEMÁTICA | 100,00 | 33,12 |
PROJETO INTEGRADOR 2 | 0,00 | 33,12 |
PROTEÇÃO E COORDENAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS | 33,20 | 66,40 |
QUÍMICA | 66,24 | 0,00 |
SOCIOLOGIA | 33,12 | 0,00 |
Subtotal | 928,84 | 298,36 |
Subtotal Geral | 1.227,20 |
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ESTÁGIO | 0,00 | 120,00 |
Total | 2.869,36 | 240,00 |
---|---|---|
Total Geral | 3.109,36 |
Projeto pedagógico
Corpo Docente
Informações complementares
Ao final do curso o profissional deverá:
- Instalar, operar e manter equipamentos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
- Participar na elaboração e desenvolvimentos de projetos de instalações elétricas;
- Projetar e instalar sistemas de acionamentos elétricos;
- Planejar, orientar e executar a instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas;
- Acompanhar e interpretar os resultados de medições, ensaios, testes e controles em Sistemas Elétricos;
- Otimizar sistemas convencionais de instalações e manutenção elétrica, especificando materiais, acessórios, dispositivos, instrumentos, equipamentos e máquinas, propondo incorporação de novas tecnologias;
- Aplicar medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas;
- Aplicar normas técnicas de saúde e segurança do trabalho, no meio ambiente e de controle de qualidade no processo industrial.
- Aplicar normas técnicas e especificações de catálogos e manuais técnicos na instalação, operação de máquinas e equipamentos e na manutenção elétrica industrial.
- Elaborar planilha de custos de fabricação e de manutenção de máquinas e equipamentos, considerando a relação custo e benefício.
Área de Atuação
O profissional poderá atuar em diferentes postos de trabalho nas concessionárias de energia elétrica, indústrias ou na prestação de serviços como autônomo, segundo sua área de formação, atuando, por exemplo, nas seguintes áreas:
- Sistemas Elétricos: Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica:
- Projeto, Execução e Manutenção de Instalações e equipamentos elétricos;
- Instalação de Sistemas de Acionamentos Elétricos;
- Automação Industrial.