Técnico em Mineração
O IFTM - Campus Patos de Minas propõe este projeto do Curso Técnico em Mineração em uma região ávida por profissionais com sólida formação técnica e humana, proporcionando uma formação profissional considerando a realidade concreta no contexto dos arranjos produtivos locais e das vocações sociais, culturais e econômicas regionais, tendo como dimensões indissociáveis o trabalho, a ciência, a cultura, a tecnologia, o ensino a pesquisa e a extensão. Sendo assim, a implantação do Curso Técnico em Mineração Integrado vem a ser um importante instrumento para o contexto da realidade socioeconômica da região e do país.
Informações sobre o curso
Perfil do egresso
O perfil do egresso do técnico em Mineração integrado a ser formado pelo IFTM Campus Patos de Minas consiste em um profissional apto a desenvolver, de forma inovadora, atividades relacionadas aos diferentes campos de atuação no segmento da mineração bem como capacidade de adequação e adaptação do exercício profissional no seu contexto de atuação.
No decorrer do curso, deve mobilizar e articular conhecimentos necessários à ação eficiente e eficaz, integrando aportes científicos, tecnológicos e valorativos que permitam:
• A busca da atualização e do autodesenvolvimento por meio de estudos e pesquisas, para propor inovações, identificar e incorporar, com crítica novos métodos, técnicas e tecnologias às suas ações, respondendo às situações cotidianas e inusitadas com criatividade;
• O acompanhamento de assuntos econômicos, políticos e sociais, para tornar-se
participante ativo da gerencia empresarial e das minas;
• A aquisição de postura profissional condizente com os princípios que regem o trabalho na área, relacionando-se com outros profissionais, clientes e fornecedores, por meio da comunicação, liderança e habilidade de negociação;
• A atuação em equipes multiprofissionais, realizando atividades compartilhadas, cujo exercício é prerrogativa também de outras profissões, de modo a contribuir efetivamente para atingir os objetivos da organização empresarial;
• O gerenciamento do seu percurso profissional, adotando atitude empreendedora e atuando como profissional inovador que mobiliza recursos para a realização de seus projetos;
• A proposição e análise de soluções empresariais, identificando oportunidades de criação de novas estruturas de trabalho ou empreendimentos que gerem valor para a organização em que trabalha ou para seu próprio negócio ou sociedade;
• O planejamento, o acompanhamento e o controle da produção, aplicando conceitos e princípios relacionados aos processos produtivos, buscando o atendimento das necessidades da demanda e dos padrões de qualidade em observância aos aspectos de eficiência;
• A inserção na vida prática e a capacitação ao aluno para que ele, caso queira, continue aprendendo, tanto em níveis mais complexos de estudos quanto no mundo do trabalho. Considerando que o Ensino Médio é a última etapa da Educação Básica, o concluinte deve ser um cidadão-profissional ético, crítico, solidário e tolerante.
Ainda pensando no aspecto técnico da profissão de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) é possibilitado ao profissional Técnico em Mineração adquirir competências para:
- Realiza atividades de prospecção, avaliação técnica e econômica, planejamento e extração referente aos recursos
- naturais. Opera equipamentos de extração mineral, sondagem, perfuração, amostragem e transporte.
- Caracteriza minérios sob os aspectos físico-químico, mineralógico e granulométrico.
- Executa projetos de desmonte, transporte e carregamento de minérios. Monitora a estabilidade de rochas em minas subterrâneas e a céu aberto. Elabora mapeamento geológico e amostragem em superfície e subsolo.
- Opera equipamentos de fragmentação, de separação mineral, separação sólido/líquido, hidrometalúrgicos e de secagem.
O Técnico em Mineração a ser formado pelo IFTM - Câmpus Patos de Minas deve ser um profissional consciente de seu papel profissional e social.
O perfil do egresso do técnico em Mineração integrado a ser formado pelo IFTM Campus Patos de Minas consiste em um profissional apto a desenvolver, de forma inovadora, atividades relacionadas aos diferentes campos de atuação no segmento da mineração bem como capacidade de adequação e adaptação do exercício profissional no seu contexto de atuação.
No decorrer do curso, deve mobilizar e articular conhecimentos necessários à ação eficiente e eficaz, integrando aportes científicos, tecnológicos e valorativos que permitam:
• A busca da atualização e do autodesenvolvimento por meio de estudos e pesquisas, para propor inovações, identificar e incorporar, com crítica novos métodos, técnicas e tecnologias às suas ações, respondendo às situações cotidianas e inusitadas com criatividade;
• O acompanhamento de assuntos econômicos, políticos e sociais, para tornar-se
participante ativo da gerencia empresarial e das minas;
• A aquisição de postura profissional condizente com os princípios que regem o trabalho na área, relacionando-se com outros profissionais, clientes e fornecedores, por meio da comunicação, liderança e habilidade de negociação;
• A atuação em equipes multiprofissionais, realizando atividades compartilhadas, cujo exercício é prerrogativa também de outras profissões, de modo a contribuir efetivamente para atingir os objetivos da organização empresarial;
• O gerenciamento do seu percurso profissional, adotando atitude empreendedora e atuando como profissional inovador que mobiliza recursos para a realização de seus projetos;
• A proposição e análise de soluções empresariais, identificando oportunidades de criação de novas estruturas de trabalho ou empreendimentos que gerem valor para a organização em que trabalha ou para seu próprio negócio ou sociedade;
• O planejamento, o acompanhamento e o controle da produção, aplicando conceitos e princípios relacionados aos processos produtivos, buscando o atendimento das necessidades da demanda e dos padrões de qualidade em observância aos aspectos de eficiência;
• A inserção na vida prática e a capacitação ao aluno para que ele, caso queira, continue aprendendo, tanto em níveis mais complexos de estudos quanto no mundo do trabalho. Considerando que o Ensino Médio é a última etapa da Educação Básica, o concluinte deve ser um cidadão-profissional ético, crítico, solidário e tolerante.
Ainda pensando no aspecto técnico da profissão de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) é possibilitado ao profissional Técnico em Mineração adquirir competências para:
- Realiza atividades de prospecção, avaliação técnica e econômica, planejamento e extração referente aos recursos
- naturais. Opera equipamentos de extração mineral, sondagem, perfuração, amostragem e transporte.
- Caracteriza minérios sob os aspectos físico-químico, mineralógico e granulométrico.
- Executa projetos de desmonte, transporte e carregamento de minérios. Monitora a estabilidade de rochas em minas subterrâneas e a céu aberto. Elabora mapeamento geológico e amostragem em superfície e subsolo.
- Opera equipamentos de fragmentação, de separação mineral, separação sólido/líquido, hidrometalúrgicos e de secagem.
Aspectos legais
3.1 Legislação referente à criação e autorização do curso 3.1.1 Portaria – Comissão Elaboração do Projeto PORTARIA Nº 52 DE 16 DE AGOSTO DE 2018 Comissão de Criação do PPC (Projeto Politico-pedagógico) do Curso Técnico Integrado em Mineração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Patos de Minas. 3.1.2 Autorização (Resolução / Conselho Superior) RESOLUÇÃO “AD REFERENDUM” Nº 31/2018, DE 06 DE SETEMBRO DE 2018, referente a autorização de oferta do Curso Técnico em Mineração integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Patos de Minas – 2019/1. 3.2 Legislação referente ao curso (Lei de regulamentação do curso MEC – Parecer/Resolução CNE) BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 20 dez. 1996. BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 1, de 21 de janeiro de 2004. Estabelece Diretrizes Nacionais para a organização e a realização de Estágio de estudantes da Educação Profissional e do Ensino Médio, inclusive nas modalidades de Educação Especial e de Educação de Jovens e Adultos. BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. BRASIL. Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. BRASIL. Parecer CNE/CEB Nº 39, de 08 de dezembro de 2004. Aplicação do Decreto nº 5.154/2004 na Educação Profissional Técnica de nível médio e no Ensino Médio. BRASIL. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional tecnológica. BRASIL. Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. BRASIL. Portaria MEC Nº 870, de 16 de julho de 2008. Aprova o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio, elaborado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. BRASIL. Resolução nº 3, de 09 de julho de 2008. Dispõe sobre a instituição e implantação do Catálogo nacional de Cursos Técnicos de nível médio. BRASIL. Resolução Nº 4, de 6 de junho de 2012. Dispõe sobre alteração na Resolução CNE/CEB nº 3/2008, definindo a nova versão do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio. BRASIL. Lei nº 11.788/2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes, altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nos 6.494, de 07 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6o da Medida Provisória no 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. BRASIL. Resolução Nº 02, de 30 de janeiro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 11/2012. Trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. BRASIL. Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional Técnica de Nível Médio e suas alterações. BRASIL. Resolução nº 1, de 5 de dezembro de 2014 - Atualiza e define novos critérios para a composição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, disciplinando e orientando os sistemas de ensino e as instituições públicas e privadas de Educação Profissional e Tecnológica quanto à oferta de cursos técnicos de nível médio em caráter ex- perimental, observando o disposto no art. 81 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB) e nos termos do art. 19 da Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 de dezembro de 2012. BRASIL, 2008. Lei nº 11.645 de 29 de dezembro de 2008. Institui a obrigatoriedade de incluir no currículo oficial da rede de ensino a temática “ História e Cultura Afro Brasileira e Indígena. RESOLUÇÂO nº 1 de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. LEI nº 13.146/2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão de Pessoa com Deficiência. BRASIL. Decreto Federal nº 23.569 de 11 de dezembro de 1933 - Regula o exercício das profissões de engenheiro, de arquiteto e de agrimensor. BRASIL. Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966 -Regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro Agrônomo, e dá outras providências. De acordo com a Resolução nº 218, de 29 de junho de 1973, que discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da engenharia, arquitetura e agronomia, para efeito de fiscalização do o exercício profissional. Correspondente às diferentes modalidades da Engenharia e Agronomia em nível superior e em nível médio, foram discriminadas as seguintes atividades das diferentes modalidades: • Atividade 01 - Supervisão, coordenação e orientação técnica; • Atividade 02 - Estudo, planejamento, projeto e especificação; • Atividade 03 - Estudo de viabilidade técnico-econômica; • Atividade 04 - Assistência, assessoria e consultoria; • Atividade 05 - Direção de obra e serviço técnico; • Atividade 06 - Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico; • Atividade 07 - Desempenho de cargo e função técnica; • Atividade 08 - Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica; extensão; • Atividade 09 - Elaboração de orçamento; • Atividade 10 - Padronização, mensuração e controle de qualidade; • Atividade 11 - Execução de obra e serviço técnico; • Atividade 12 - Fiscalização de obra e serviço técnico; • Atividade 13 - Produção técnica e especializada; • Atividade 14 - Condução de trabalho técnico; • Atividade 15 - Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção; • Atividade 16 - Execução de instalação, montagem e reparo; • Atividade 17 - Operação e manutenção de equipamento e instalação; • Atividade 18 - Execução de desenho técnico. As atividades supracitadas só poderão ser exercidas pelos profissionais após o cadastro da Instituição de Ensino e do referido Curso junto ao sistema CONFEA/CREA nos assentamentos do CREA em cuja circunscrição encontrar-se sua sede, como por exemplo: as Instituições de Ensino localizadas no Estado de Minas Gerais, deverão ter seu cadastro atualizado junto ao CREA-MG. Passa-se então ao cadastro individual dos Cursos ofertados, instruídos com o Projeto Pedagógico, respectivos níveis, concepção, objetivos, finalidades, estrutura acadêmica, duração indicada em períodos letivos, turnos, ementário das disciplinas com as respectivas cargas horárias e bibliografias, atividades acadêmicas obrigatórias/complementares e o perfil de formação do egresso. Uma vez a Instituição, bem como seus Cursos cadastrados, o egresso poderá requerer seu registro profissional junto ao CREA, porém a aprovação do mesmo só se dará se os procedimentos para atribuição de títulos, atividades e competências profissionais estiverem concluídos. É importante salientar que a carteira profissional contém número do registro, natureza do título, especializações e todos os elementos necessários à sua identificação. Substitui então o diploma, vale como documento de identidade e tem fé pública. Para efeito de conhecimento, segundo a Resolução nº 473, de 26 de novembro de 2002 – Institui Tabela de Títulos Profissionais do Sistema Confea/Crea e dá outras providências. O Curso Técnico de Nível Médio em Mineração, pertence ao Grupo 1 – Engenharia, Modalidade 5 – Geologia e Minas, Nível 3 – Técnico nível médio, cujo código é o 153-02-00. A Resolução nº 1.010, de 22 de agosto 2005 – Dispõe sobre a regulamentação da atribuição de títulos profissionais, atividades, competências e caracterização do âmbito de atuação dos profissionais inseridos no Sistema Confea/Crea, para efeito de fiscalização do exercício profissional. Lei nº 5.524/1968. Decreto nº 90.922/1985. NR MTE nº 22.Gestão do curso
Matriz Curricular
1º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ARTES | 33,20 | 33,20 |
BIOLOGIA | 43,20 | 23,20 |
CIÊNCIAS SOCIAIS | 33,20 | - |
EDUCAÇÃO FÍSICA | 20,00 | 13,20 |
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO | 33,20 | - |
ESPANHOL | 33,20 | - |
FÍSICA | 33,20 | 33,20 |
GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA | 66,40 | 33,20 |
GEOLOGIA GERAL | 100,00 | - |
HISTÓRIA | 66,40 | - |
INGLÊS | 66,40 | - |
INTRODUÇÃO A METODOLOGIA CIENTÍFICA | 33,20 | 33,20 |
MATEMÁTICA | 66,40 | 66,40 |
MINERALOGIA E PETROGRAFIA | 33,20 | 66,40 |
PORTUGUÊS | 66,40 | 33,20 |
QUÍMICA MINERAL | 66,40 | - |
Subtotal | 794,00 | 335,20 |
Subtotal Geral | 1.129,20 |
2º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
BIOLOGIA | 43,20 | 23,20 |
EDUCAÇÃO FISICA | 20,00 | 13,20 |
FILOSOFIA | 33,20 | - |
FÍSICA MINERAL | 33,20 | 33,20 |
GEOGRAFIA | 46,40 | 20,00 |
GEOPROCESSAMENTO | 33,20 | 33,20 |
HISTÓRIA | 66,40 | - |
LAVRA | 66,40 | 66,40 |
MATEMÁTICA | 100,00 | - |
PESQUISA MINERAL | 33,20 | 33,20 |
PORTUGUÊS | 66,40 | 33,20 |
QUIMICA | 46,40 | 20,00 |
ROBÓTICA EDUCACIONAL | 13,20 | 20,00 |
SOCIOLOGIA | 33,20 | - |
TOPOGRAFIA E MATEMÁTICA | 66,40 | 33,20 |
TRATAMENTO DE MINÉRIOS I | 44,20 | 22,20 |
Subtotal | 745,00 | 351,00 |
Subtotal Geral | 1.096,00 |
3º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ARTES | 20,00 | 13,20 |
BIOLOGIA | 33,20 | 33,20 |
DESENHO TÉCNICO COMPUTADORIZADO | 33,20 | 33,20 |
EDUCAÇÃO FÍSICA | 20,00 | 13,20 |
ESTABILIDADE DE TALUDES | 33,20 | 33,20 |
FILOSOFIA | 33,20 | - |
FÍSICA | 33,20 | 33,20 |
GEOGRAFIA | 66,40 | - |
HISTÓRIA | 66,40 | - |
LIBRAS | 33,20 | - |
MATEMÁTICA | 100,00 | 33,20 |
PORTUGUÊS | 66,40 | - |
QUIMICA | 46,40 | 20,00 |
REDAÇÃO | 33,20 | - |
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO | 25,00 | 8,20 |
SOCIOLOGIA | 33,20 | - |
TRATAMENTO DE MINÉRIOS II | 33,20 | 66,40 |
Subtotal | 709,40 | 287,00 |
Subtotal Geral | 996,40 |
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ESTÁGIO | 120,00 | 120,00 |
Total | 2.368,40 | 240,00 |
---|---|---|
Total Geral | 2.608,40 |
1º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ARTES | 66,40 | - |
BIOLOGIA | 33,20 | 33,20 |
CIÊNCIAS SOCIAIS | 33,20 | - |
EDUCAÇÃO FÍSICA | 33,20 | - |
ESPANHOL | 33,20 | - |
FÍSICA MINERAL | 33,20 | 33,20 |
GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA | 66,40 | 33,20 |
GEOLOGIA GERAL | 100,00 | - |
HISTÓRIA | 66,40 | - |
INGLÊS | 66,40 | - |
INTRODUÇÃO A METODOLOGIA CIENTÍFICA | 33,20 | - |
MATEMÁTICA | 66,40 | 66,40 |
MINERALOGIA, PETROGRAFIA E QUÍMICA | 33,20 | 66,40 |
PORTUGUÊS | 66,40 | 33,20 |
QUÍMICA MINERAL | 33,20 | 33,20 |
Subtotal | 764,00 | 298,80 |
Subtotal Geral | 1.062,80 |
2º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
BIOLOGIA | 66,40 | - |
EDUCAÇÃO FÍSICA | 33,20 | - |
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO | 33,20 | - |
FILOSOFIA | 33,20 | - |
FÍSICA | 33,20 | - |
GEOGRAFIA | 46,40 | 20,00 |
GEOPROCESSAMENTO | 33,20 | 33,20 |
HISTÓRIA | 66,40 | - |
LAVRA A CÉU ABERTO | 33,20 | 33,20 |
MATEMÁTICA | 100,00 | 33,20 |
PESQUISA MINERAL | 33,20 | 33,20 |
PORTUGUÊS | 66,40 | 33,20 |
QUÍMICA | 33,20 | 33,20 |
SOCIOLOGIA | 33,20 | - |
TOPOGRAFIA E MATEMÁTICA | 66,40 | 33,20 |
TRATAMENTO DE MINÉRIO I E FÍSICA | 33,20 | 66,40 |
Subtotal | 744,00 | 318,80 |
Subtotal Geral | 1.062,80 |
3º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ARTES | 33,20 | - |
BIOLOGIA | 33,20 | 33,20 |
DESENHO TÉCNICO COMPUTADORIZADO | 66,40 | - |
EDUCAÇÃO FÍSICA | 33,20 | - |
ESTABILIDADE DE TALUDES | 66,40 | 33,20 |
FÍSICA | 33,20 | 33,20 |
GEOGRAFIA | 66,40 | - |
HISTÓRIA | 33,20 | 33,20 |
LAVRA SUBTERRÂNEA | 33,20 | 66,40 |
MATEMÁTICA | 66,40 | 33,20 |
PORTUGUÊS | 66,40 | - |
QUÍMICA | 33,20 | 33,20 |
REDAÇÃO | 33,20 | - |
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO | 33,20 | - |
SOCIOLOGIA | 66,40 | - |
TRATAMENTO DE MINÉRIOS II E QUÍMICA | 33,20 | 66,40 |
Subtotal | 730,40 | 332,00 |
Subtotal Geral | 1.062,40 |
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ESTÁGIO | 120,00 | 120,00 |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS-LIBRAS | 33,20 | - |
Total | 2.391,60 | 240,00 |
---|---|---|
Total Geral | 2.631,60 |
1º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ARTES | 33,20 | - |
BIOLOGIA | 33,20 | 33,20 |
CARTOGRAFIA | 33,20 | - |
EDUCAÇÃO FÍSICA | 33,20 | 33,20 |
ESPANHOL | 33,20 | - |
FÍSICA | 33,20 | 33,20 |
GEOGRAFIA | 33,20 | 33,20 |
GEOLOGIA GERAL | 33,20 | 66,40 |
HISTÓRIA | 66,40 | - |
INFORMÁTICA BÁSICA | 33,20 | 33,20 |
INTRODUÇÃO A METODOLOGIA CIENTÍFICA | 33,20 | - |
INTRODUÇÃO À MINERAÇÃO | 33,20 | - |
LÍNGUA INGLESA | 33,20 | - |
LÍNGUA PORTUGUESA | 66,40 | 33,20 |
MATEMÁTICA | 66,40 | 33,20 |
MINERALOGIA E PETROGRAFIA | 33,20 | 66,40 |
QUÍMICA | 33,20 | 33,20 |
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO | 33,20 | - |
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA E SOCIOLOGIA | 33,20 | - |
Subtotal | 730,40 | 398,40 |
Subtotal Geral | 1.128,80 |
2º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ARTES | 33,20 | - |
BIOLOGIA | 66,40 | - |
EDUCAÇÃO FÍSICA | 33,20 | 33,20 |
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO | 33,20 | - |
ESPANHOL | 33,20 | - |
FÍSICA | 33,20 | 33,20 |
GEOGRAFIA | 46,40 | 20,00 |
GEOPROCESSAMENTO | 33,20 | 33,20 |
HISTÓRIA | 66,40 | - |
LAVRA A CÉU ABERTO | 33,20 | 33,20 |
LÍNGUA INGLESA | 33,20 | - |
LÍNGUA PORTUGUESA | 66,40 | 33,20 |
MATEMÁTICA | 66,40 | 33,20 |
PESQUISA MINERAL | 33,20 | 66,40 |
QUÍMICA | 33,20 | 33,20 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA E SOCIOLOGIA | 33,20 | 33,20 |
TOPOGRAFIA | 33,20 | 33,20 |
TRATAMENTO DE MINÉRIOS I | 33,20 | 66,40 |
Subtotal | 743,60 | 451,60 |
Subtotal Geral | 1.195,20 |
3º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
BIOLOGIA | 33,20 | 33,20 |
DESENHO TÉCNICO | 33,20 | 33,20 |
EDUCAÇÃO FÍSICA | 26,40 | 40,00 |
ESTABILIDADE DE TALUDES | 33,20 | 33,20 |
FÍSICA | 33,20 | 33,20 |
GEOGRAFIA | 66,40 | - |
HISTÓRIA | 33,20 | 33,20 |
LAVRA SUBTERRÂNEA | 33,20 | 66,40 |
LEGISLAÇÃO APLICADA A MINERAÇÃO | 33,20 | - |
LÍNGUA INGLESA | 33,20 | - |
LÍNGUA PORTUGUESA | 66,40 | 33,20 |
MATEMÁTICA | 66,40 | 66,40 |
QUÍMICA | 33,20 | 33,20 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA E SOCIOLOGIA | 33,20 | 33,20 |
TRATAMENTO DE MINÉRIOS II | 33,20 | 66,40 |
Subtotal | 590,80 | 504,80 |
Subtotal Geral | 1.095,60 |
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ESTÁGIO | 120,00 | - |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS-LIBRAS | 33,20 | - |
Total | 2.218,00 | 571,20 |
---|---|---|
Total Geral | 2.789,20 |
Projeto pedagógico
Corpo docente
Informações complementares
O trabalho educacional desenvolvido no campus Patos de Minas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro norteia-se pelos fins e objetivos institucionais previstos na Lei nº 11.892/08 e em princípios norteadores de metas e demais ações previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI –, que são: • compromisso com a justiça social, equidade, cidadania, ética, preservação do meio ambiente, transparência e gestão democrática; • verticalização do ensino e a sua integração com a pesquisa e a extensão; • eficácia nas respostas de formação profissional, difusão do conhecimento científico e tecnológico e suporte aos arranjos produtivos locais, sociais e culturais; • inclusão de um público historicamente colocado à margem das políticas de formação para o trabalho, dentre esses, as pessoas com deficiências e necessidades educacionais específicas; • natureza pública e gratuita do ensino, sob a responsabilidade da União. Com base nas fundamentações legais e na concepção de educação profissional integrada e articulada ao trabalho, ciência, tecnologia e à cultura, este curso propiciará a formação de profissionais cientes de sua condição de cidadãos comprometidos com princípios éticos, inserção histórico-social (dignidade humana, respeito mútuo, responsabilidade, solidariedade), envolvimento com as questões ambientais e compromissos com a sociedade. Tendo como princípio fundamental a maneira como se concebe a aprendizagem, e sabendo que ela é mais efetiva quando é significativa para o educando quando se alicerça nas relações dialógicas e quando se constitui em uma construção coletiva que considera as diferenças de desenvolvimento e as diversidades culturais e sociais, pressupondo a adoção dos seguintes princípios: 1 – Concepção programática de formação e desenvolvimento do ser humano, tendo em vista: • Os pressupostos axiológico-éticos, por intermédio da prática dos princípios éticos e do respeito à dignidade humana, objetivados em posturas pedagógicas que articulem os conhecimentos e a adesão dos valores morais à conduta social; • A dimensão sociopolítica, por meio da abordagem crítico-reflexiva da realidade e do conhecimento, refletindo-se nas situações de ensinoaprendizagem direcionadas ao desenvolvimento de capacidades e habilidades capazes de instrumentalizar a participação solidária e corresponsável do educando no contexto social; • A dimensão sociocultural, otimizada em situações de ensino-aprendizagem apropriadas ao diálogo, por intermédio das várias estruturas simbólicas que permitem aos educandos compreender e expressar o real; • A dimensão técnico-científica, evidenciada pelo domínio dos fundamentos científicos vinculados ao conteúdo de cada unidade curricular, de modo a desenvolver a capacidade criativa de aperfeiçoar os processos tecnológicos que sustentam o desenvolvimento econômico e social; • A dimensão técnico-profissional, envolvendo conhecimentos técnicos e práticas específicas da profissão, articulados com os recursos e métodos de ensino-aprendizagem, com vistas ao aperfeiçoamento de habilidades, capacidades e competências necessárias ao exercício profissional. 2 – Desenvolvimento das atividades educativas, com flexibilidade, de modo que: • As práticas e experiências profissionais assistidas e/ou supervisionadas tenham espaços efetivos reservados; • O intercâmbio do discente com o mundo do trabalho seja oportunizado; • Os discentes participem do seu processo de desenvolvimento humano e profissional, como sujeitos corresponsáveis; • O fomento da criatividade, da iniciativa, da autonomia, da liberdade de expressão, do respeito pela vida, da postura ética nas relações humanas e a valorização da convivência em sociedade e nas relações profissionais, com vistas a uma formação cidadã seja implementado. • A interdisciplinaridade compreenda a integração entre os saberes e os saberes específicos, a produção do conhecimento e a intervenção social, de maneira a articular diferentes áreas do conhecimento: a ciência, a tecnologia e a cultura em situações nas quais a pesquisa seja assumida como princípio pedagógico. • O currículo do Curso Técnico em Mineração Integrado ao Ensino Médio é gerenciado dentro de fundamentos e pressupostos de uma educação de qualidade, com o propósito de formar um profissional ético e que atenda às necessidades do mundo do trabalho, e um cidadão comprometido com a sociedade em que vive. A organização do currículo e das situações de aprendizagem e os procedimentos de avaliação deverão ser coerentes com os valores estéticos, políticos e éticos que inspiram a Constituição e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN, organizados sob três consignas: sensibilidade, igualdade e identidade. A matriz curricular articula a Educação Básica com a Educação Profissional e Tecnológica, na perspectiva da integração entre saberes específicos para a produção do conhecimento e a intervenção social, assumindo a pesquisa como princípio pedagógico. Nesse contexto, o trabalho é assumido como princípio educativo, tendo sua integração com a ciência, a tecnologia e a cultura como base da proposta políticopedagógica e do desenvolvimento curricular. O currículo do Curso Técnico em Mineração Integrado ao Ensino Médio utiliza a contextualização, flexibilidade, interdisciplinaridade e atualização como estratégias educacionais favoráveis à compreensão de significados e à integração entre a teoria e a vivência da prática profissional, envolvendo as múltiplas dimensões do eixo tecnológico do curso e das ciências e tecnologias a ele vinculadas. |