Engenharia Elétrica
O Curso de Graduação em Engenharia Elétrica visa habilitar profissionais com formação sólida, buscando o senso crítico, criativo e analítico. Alicerçado em fundamentos éticos e técnico-científicos, por meio de conteúdos profissionais, teóricos e práticos, o curso proporciona ao egresso os requisitos necessários para o desenvolvimento das competências requeridas para atuação dentro dos campos definidos pelo CONFEA/CREA.
Informações sobre o curso
Perfil do egresso
O perfil do egresso serve como guia para elaboração de todas as atividades formativas previstas no projeto pedagógico do curso e deve ser de conhecimento de todo o corpo docente e discente, sendo características que, por um lado, resultam de um processo de formação acadêmica e, por outro, da entrada para um processo de integração do profissional ao mundo do trabalho. Neste sentido, a definição do perfil do egresso exige a articulação entre a formação acadêmica e as exigências da prática profissional, sendo subdividida, para o curso de Engenharia Elétrica, em três grandes eixos:
-
Básico: a base para a formação do Engenheiro.
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Profissional: conteúdos necessários à qualificação profissional do Engenheiro Eletricista.
-
Específico: competências específicas do Engenheiro Eletricista de acordo com as diferentes áreas de atuação.
As competências a serem formadas nos eixos Básico, Profissional e Específico são apresentadas a seguir.
1. Básico
O curso de graduação em Engenharia deve proporcionar aos seus egressos, ao longo da formação, as seguintes competências gerais:
- ter visão holística e humanista, ser crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético e com forte formação técnica;
- estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora;
- ter a capacidade de reconhecer as necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver, de forma criativa, os problemas de Engenharia;
- adotar de perspectivas interdisciplinares e transdisciplinares em sua prática;
- considerar os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança e saúde no trabalho;
- atuar com isenção e comprometimento com a responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável.
- formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto: a) ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, culturais, legais, ambientais e econômicos; b) formular, de maneira ampla e sistêmica, questões de engenharia, considerando o usuário e seu contexto, concebendo soluções criativas, bem como o uso de técnicas adequadas;
- analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros, verificados e validados por experimentação: a) ser capaz de modelar os fenômenos, os sistemas físicos e químicos, utilizando as ferramentas matemáticas, estatísticas, computacionais e de simulação, entre outras; b) prever os resultados dos sistemas por meio dos modelos; c) conceber experimentos que geram resultados reais para o comportamento dos fenômenos e sistemas em estudo; d) verificar e validar os modelos por meio de técnicas adequadas;
- conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos: a) ser capaz de conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas; b) projetar e determinar os parâmetros construtivos e operacionais para as soluções de Engenharia; c) aplicar conceitos de gestão para planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia;
- implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia: a) ser capaz de aplicar os conceitos de gestão para planejar, supervisionar, elaborar e coordenar a implantação das soluções de Engenharia; b) estar apto a gerir, tanto a força de trabalho quanto os recursos físicos, no que diz respeito aos materiais e à informação; c) desenvolver sensibilidade global nas organizações; d) projetar e desenvolver novas estruturas empreendedoras e soluções inovadoras para os problemas; e) realizar a avaliação crítico-reflexiva dos impactos das soluções de Engenharia nos contextos social, legal, econômico e ambiental;
- comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica: a) ser capaz de expressar-se adequadamente, seja na língua pátria ou em idioma diferente do Português, inclusive por meio do uso consistente das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), mantendo-se sempre atualizado em termos de métodos e tecnologias disponíveis;
- trabalhar e liderar equipes multidisciplinares: a) ser capaz de interagir com as diferentes culturas, mediante o trabalho em equipes presenciais ou a distância, de modo que facilite a construção coletiva; b) atuar, de forma colaborativa, ética e profissional em equipes multidisciplinares, tanto localmente quanto em rede; c) gerenciar projetos e liderar, de forma proativa e colaborativa, definindo as estratégias e construindo o consenso nos grupos; d) reconhecer e conviver com as diferenças socioculturais nos mais diversos níveis em todos os contextos em que atua (globais/locais); e) preparar-se para liderar empreendimentos em todos os seus aspectos de produção, de finanças, de pessoal e de mercado;
- conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão: ser capaz de compreender a legislação, a ética e a responsabilidade profissional e avaliar os impactos das atividades de Engenharia na sociedade e no meio ambiente; b) atuar sempre respeitando a legislação, e com ética em todas as atividades, zelando para que isto ocorra também no contexto em que estiver atuando;
- aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação: a) ser capaz de assumir atitude investigativa e autônoma, com vistas à aprendizagem contínua, à produção de novos conhecimentos e ao desenvolvimento de novas tecnologias; b) aprender a aprender.
2. Profissional
O curso de Engenharia Elétrica do IFTM - Campus Patrocínio formará o profissional com o perfil generalista em Engenharia Elétrica, possuindo as características listadas a seguir:
- Capacidade de realizar projeto e análise de circuitos elétricos;
- Capacidade de realizar projeto e análise de circuitos com dispositivos eletrônicos e instrumentação, incluindo síntese e análise de filtros;
- Capacidade de realizar projeto e análise de circuitos lógicos e microprocessados;
- Capacidade de realizar projeto e análise de equipamentos de conversão de energia: estáticos e eletromecânicos;
- Capacidade de estudar, projetar e especificar materiais, componentes, dispositivos e equipamentos elétricos, eletromecânicos, magnéticos, de potência, de instrumentação, de aquisição de dados e de máquinas elétricas;
- Capacidade de realizar planejamento, projeto, instalação, operação e manutenção de instalações elétricas, sistemas de medição e de instrumentação, de acionamentos de máquinas, de iluminação e de proteção contra curtos-circuitos e demais situações adversas ao sistema elétrico.
3. Específico
O eixo Específico diz respeito aos conteúdos apoiados sobre os eixos Geral e Profissionalizante, definindo os conhecimentos que conferirão ao estudante perspectivas de seu protagonismo profissional:
- Atuação no processo de geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica;
- Realização de planejamento, controle, manutenção e execução de instalações elétricas em Baixa Tensão (BT) e sistemas elétricos e eletrônicos;
- Operação de equipamentos elétricos, eletrônicos e eletromecânicos.
- Desenvolvimento, instalação e manutenção de sistemas digitais, softwares e linguagens de programação de máquinas e equipamentos industriais, assim como implementação de circuitos e sistemas eletroeletrônicos nas áreas de comunicações e automação de processos industriais;
- Gerenciamento processos industriais acompanhando o desempenho dos equipamentos e de linhas de produção automatizadas.
Aspectos legais
3. AUTORIZAÇÃO DA OFERTA DO CURSO Resolução IFTM nº. 32, de 23 de abril de 2015. Dispõe sobre a autorização da oferta do Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Patrocínio – 2015/2. Resolução IFTM nº. 50, de 20 de dezembro de 2016. Dispõe sobre a alteração do ano de oferta do Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Patrocínio – de 2015/2 para 2017/1. 4. APROVAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Resolução IFTM nº. 55, de 20 de dezembro de 2016. Dispõe sobre a aprovação da Resolução Ad Referendum nº. 45/2016 que versa sobre o projeto pedagógico do curso Bacharelado em Engenharia Elétrica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Patrocínio. 5. LEGISLAÇÃO REFERENTE À REGULAMENTAÇÃO DO CURSO Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do Art. 36 e os Artigos 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Lei nº. 10.639, de 9 de janeiro de 2003 - Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Lei n° 11.645, de 29 de dezembro de 2008. Institui a obrigatoriedade de incluir no currículo oficial da rede de ensino a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Lei nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Lei nº. 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3o do art. 98 da Lei no. 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Decreto nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis n°. 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade. Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Decreto nº. 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Portaria Normativa INEP nº 828 de 16 de abril de 2019. Estabelece o regulamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) para o ano 2019. Lei nº 10.741/2003 – Dispõe sobre o processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria que dispõe sobre o Estatuto do Idoso. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Dispõe sobre a Educação para o Trânsito, que institui o Código de Trânsito Brasileiro. Decreto nº 4.281, de 25 de junho de 2002. Regulamenta a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providências. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Lei nº. 13.425, de 30 de março de 2017. Estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público; altera as Leis nº 8.078/1990 e 10.406/2002, e dá outras providências. Resolução CNE/CES nº 2, de 24 de abril de 2019. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Resolução nº 1, de 26 de março de 2021. Altera o Art. 9°, § 1º da Resolução CNE/CES 2/2019 e o Art. 6°, § 1º da Resolução CNE/CES 2/2010, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo. Resolução CNE/CES nº. 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a extensão na educação superior brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014/2024 e dá outras providências. Resolução CNE nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Resolução CNE nº. 01, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Resolução CNE/CES nº. 2, de 18 de junho de 2007. Dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial. Resolução CONAES nº. 1, de 17 de junho de 2010. Normatiza o Núcleo Docente Estruturante. Resolução CNE/CES nº. 3, de 2 de julho de 2007. Dispõe sobre os procedimentos a serem adotados quanto ao conceito de hora-aula e dá outras providências. Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004. Institui diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e cultura afro-brasileira e africana. Portaria MEC nº 3.284 de 7 de novembro de 2003. Dispõe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências, para instruir os processos de autorização e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de instituições. Parecer CNE/CES nº 948, aprovado em 9 de outubro de 2019. Altera a Resolução CNE/CES nº 2, de 17 de junho de 2010, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, bacharelado, e altera a Resolução CNE/CES nº 2, de 24 de abril de 2019, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, em virtude de decisão judicial transitada em julgado. Parecer CNE/CP nº 03, de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Parecer CNE/CES nº 67/2003. Referencial para as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN dos Cursos de Graduação. Resolução IFTM nº 37, de 29 de abril de 2019. Dispõe sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional 2019/2023 - PDI, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM. Resolução IFTM nº 48, de 20 de maio de 2020. Dispõe sobre a alteração do Regulamento da Organização Didático-pedagógica dos Cursos de Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM. Resolução IFTM nº. 132, de 19 de dezembro de 2011. Dispõe sobre a aprovação do Regulamento do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM. Resolução IFTM nº. 53, de 20 de agosto de 2020. Dispõe sobre a aprovação da Resolução Ad Referendum nº 9/2020, que versa sobre o Regulamento da Curricularização da Extensão nos Cursos de Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM. Resolução IFTM nº. 129, de 16 de dezembro de 2020. Dispõe sobre a aprovação da Resolução Ad Referendum nº. 45/2020, que versa sobre o regulamento de estágio dos cursos técnicos de nível médio e graduação (tecnólogos e bacharelados) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM. Resolução IFTM Ad Referendum nº. 55, de 18 de fevereiro de 2021. Dispõe sobre o regulamento das atividades complementares dos cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM. Resolução nº 05, de 09 de março de 2012. Dispõe sobre a aprovação do Regulamento para elaboração e apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Resolução IFTM nº 06, de 09 de março de 2012. Dispõe sobre a aprovação do Manual para Normatização de Trabalhos de Conclusão de Curso, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Resolução IFTM nº 39, de 05 de setembro de 2016. Dispõe sobre a aprovação da Resolução Ad Referendum nº 32/2016, que versa sobre a alteração do Manual para Normatização de Trabalhos de Conclusão de Curso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM. Resolução IFTM nº. 40, de 05 de setembro de 2016. Dispõe sobre a aprovação da Resolução Ad Referendum nº 33/2016, que versa sobre a alteração do Regulamento para elaboração e apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM. 1. CRIAÇÃO Portaria nº. 014, de 01 de abril de 2014. Designa servidores para comporem a Comissão para elaboração do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Engenharia Elétrica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Patrocínio. Portaria nº. 031, de 11 de junho de 2014. Revoga a Portaria nº. 014, de 01 de abril de 2014 e designa servidores para comporem a Comissão para elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Patrocínio. Portaria nº. 052, de 16 de setembro de 2014. Revoga a Portaria nº. 031 de 11 de junho de 2014 e designa servidores para comporem a Comissão para Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Patrocínio. Portaria n.º. 063, de 25 de novembro de 2014. Revoga Portaria nº. 052, de 16 de setembro de 2014 e designa servidores para comporem a Comissão para elaboração do PPC Engenharia Elétrica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Patrocínio. Portaria nº. 024, de 18 de março de 2016. Revoga Portaria nº. 052, de 16 de setembro de 2014 e designa servidores para comporem a Comissão para elaboração do PPC Engenharia Elétrica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Patrocínio. Efeitos da Portaria retroagem a 19/03/2015. Portaria nº. 030, de 01 de abril de 2016. Revoga a Portaria IFTM – Campus Patrocínio nº. 24, de 18 de março de 2016 e designa servidores para comporem a Comissão para Elaboração do Projeto Pedagógico de Curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Patrocínio. Portaria nº. 067, de 04 de julho de 2016. Revoga a Portaria nº. 030, de 01 de abril de 2016 e designa servidores para comporem a Comissão para elaboração do PPC Engenharia Elétrica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Patrocínio. Portaria nº. 053, de 09 de setembro de 2020. Designa servidores para comporem a Comissão para Alteração do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Engenharia Elétrica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Patrocínio. 2. LEGISLAÇÃO REFERENTE À REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO Lei nº. 5.194, de 24 de dezembro de 1966. Regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo, e dá outras providências. Lei nº. 6.496, de 07 de dezembro de 1977. Institui a "Anotação de Responsabilidade Técnica" na prestação de serviços de Engenharia, de Arquitetura e Agronomia; autoriza a criação, pelo Conselho Federal de Engenharia, de Arquitetura e Agronomia - CONFEA, de uma Mútua de Assistência Profissional, e dá outras providências. Lei nº. 8.195, de 26 de junho de 1991. Altera a Lei n°. 5.194, de 24 de dezembro de 1966, que regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro Agrônomo, dispondo sobre eleições diretas para Presidentes dos Conselhos Federal e Regionais de Engenharia Elétrica, Arquitetura e Agronomia, e dá outras providências. Resolução CONFEA nº. 1.010, de 22 de agosto de 2005. Dispõe sobre a regulamentação da atribuição de títulos profissionais, atividades, competências e caracterização do âmbito de atuação dos profissionais inseridos no Sistema CONFEA/CREA, para efeito de fiscalização do exercício profissional. Resolução CONFEA nº. 1.016, de 25 de agosto de 2006. Altera a redação dos art. 11, 15 e 19 da Resolução nº. 1.007, de 05 de dezembro de 2003, do art. 16 da Resolução nº. 1.010, de 22 de agosto de 2005, inclui o anexo III na Resolução nº. 1.010, de 2005, e dá outras providências. Resolução CONFEA nº. 1.018, de 08 de dezembro de 2006. Dispõe sobre os procedimentos para registro das instituições de ensino superior e das entidades de classe de profissionais de nível superior ou de profissionais técnicos de nível médio nos CREAs e dá outras providências. Resolução CONFEA n° 1.073, de 19 de abril de 2016. Regulamenta a atribuição de títulos, atividades, competências e campos de atuação profissionais aos profissionais registrados no Sistema CONFEA/CREA para efeito de fiscalização do exercício profissional no âmbito da Engenharia e da Agronomia.Gestão do Curso
Informações complementares
Histórico da coordenação de curso:
2017/01 - 2020/01:
Coordenador: Dr. Afonso Bernardino de Almeida Junior (CV: http://lattes.cnpq.br/3836570641409596)
Substituto: Dr. Paulo César Álvares Mota (CV: http://lattes.cnpq.br/2786933353139875).
Portaria nº 306 de 20 de Fevereiro de 2018.
Portaria nº 308 de 20 de Fevereiro de 2018.
2020/02 - 2022/02:
Coordenadora: Dra. Camilla de Sousa Chaves (CV: http://lattes.cnpq.br/6692349813808388)
Substituta: Msc. Sabrina Dornelas Mota (CV: http://lattes.cnpq.br/0939489154730712)
Portaria nº 779 DE 22 DE JUNHO DE 2020â.
2023/01 - atual:
Coordenador: Dr. Paulo César Álvares Mota (CV: http://lattes.cnpq.br/2786933353139875)
Substituto: Dr. Afonso Bernardino de Almeida Junior (CV: http://lattes.cnpq.br/3836570641409596)
Portaria nº 219 DE 09 DE FEVEREIRO DE 2023â.
Arquivos NDE
Matriz Curricular
1º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
CÁLCULO 1 | 85,00 | - |
CONCEITOS DE ALGORITMOS | 33,20 | 33,20 |
ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO | 24,00 | - |
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR | 85,00 | - |
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA | 13,00 | - |
METODOLOGIA CIENTÍFICA | 33,20 | - |
QUÍMICA GERAL | 30,00 | 15,00 |
Subtotal | 303,40 | 48,20 |
Subtotal Geral | 351,60 |
2º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
CÁLCULO 2 | 85,00 | - |
CIÊNCIAS DO AMBIENTE | 27,00 | - |
EXPRESSÃO GRÁFICA | 20,00 | 34,00 |
EXTENSÃO 1 | 75,00 | - |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 17,00 | 16,20 |
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO | 33,20 | 33,20 |
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 33,20 | - |
Subtotal | 290,40 | 83,40 |
Subtotal Geral | 373,80 |
3º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
CÁLCULO 3 | 60,00 | - |
CIRCUITOS ELÉTRICOS 1 | 61,00 | 7,00 |
ESTRUTURA DE DADOS 1 | 33,20 | 33,20 |
EXTENSÃO 2 | 33,20 | - |
FÍSICA 1 | 75,00 | 10,00 |
FUNDAMENTOS DE GESTÃO | 31,00 | - |
Subtotal | 293,40 | 50,20 |
Subtotal Geral | 343,60 |
4º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES | 16,00 | 17,20 |
CÁLCULO 4 | 60,00 | - |
CIRCUITOS ELÉTRICOS 2 | 60,00 | 15,00 |
ELETRICIDADE E ELETROMAGNETISMO | 75,00 | 11,00 |
EXTENSÃO 3 | 66,40 | - |
SISTEMAS DIGITAIS 1 | 30,00 | 24,00 |
Subtotal | 307,40 | 67,20 |
Subtotal Geral | 374,60 |
5º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
CÁLCULO NUMÉRICO | 30,00 | 15,00 |
CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA | 45,00 | 12,00 |
ECONOMIA | 28,00 | - |
ELETRÔNICA ANALÓGICA EXPERIMENTAL 1 | 30,00 | 30,00 |
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS | 30,00 | 37,00 |
MECÂNICA DOS SÓLIDOS | 30,00 | - |
SISTEMAS DIGITAIS 2 | 30,00 | 24,00 |
TEORIA DE ELETRÔNICA ANALÓGICA 1 | 45,00 | - |
Subtotal | 268,00 | 118,00 |
Subtotal Geral | 386,00 |
6º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA | 40,00 | - |
ELETRÔNICA ANALÓGICA EXPERIMENTAL 2 | 33,20 | 30,00 |
FÍSICA 2 | 45,00 | 12,00 |
FUNDAMENTOS DE MICROCONTROLADORES | 54,00 | - |
MÁQUINAS ELÉTRICAS EXPERIMENTAL | 13,00 | - |
SINAIS E SISTEMAS | 45,00 | 12,00 |
TEORIA DE ELETRÔNICA ANALÓGICA 2 | 45,00 | - |
TEORIA DE MÁQUINAS ELÉTRICAS | 57,00 | - |
Subtotal | 332,20 | 54,00 |
Subtotal Geral | 386,20 |
7º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ACIONAMENTOS ELETROMECÂNICOS EXPERIMENTAL | 15,00 | 15,00 |
ANÁLISE DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA | 54,00 | - |
INSTRUMENTAÇÃO E MEDIDAS | 45,00 | 10,00 |
MECÂNICA DOS FLUIDOS | 28,00 | - |
SISTEMAS DE CONTROLE | 45,00 | 12,00 |
SISTEMAS MICROPROCESSADOS | 30,00 | 25,00 |
TEORIA DE ACIONAMENTOS ELETROMECÂNICOS | 40,00 | - |
Subtotal | 257,00 | 62,00 |
Subtotal Geral | 319,00 |
8º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL | 30,00 | 24,00 |
ELETRÔNICA DE POTÊNCIA 1 | 30,00 | 15,00 |
PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS | 30,00 | 10,00 |
PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA | 54,00 | - |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1 | 15,00 | - |
TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA | 60,00 | - |
UNIDADE OPTATIVA 1 | 60,00 | - |
Subtotal | 279,00 | 49,00 |
Subtotal Geral | 328,00 |
9º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ELETRÔNICA DE POTÊNCIA 2 | 30,00 | 15,00 |
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS | 56,00 | - |
PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO | 30,00 | 10,00 |
QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA | 60,00 | - |
REDES INDUSTRIAIS E SISTEMAS SUPERVISÓRIOS | 45,00 | 12,00 |
SOCIOLOGIA DO TRABALHO | 27,00 | - |
UNIDADE OPTATIVA 2 | 45,00 | - |
Subtotal | 293,00 | 37,00 |
Subtotal Geral | 330,00 |
10º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
NOÇÕES DE DIREITO E LEGISLAÇÃO | 26,00 | - |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 | 45,00 | 45,00 |
Subtotal | 71,00 | 45,00 |
Subtotal Geral | 116,00 |
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA | 30,00 | - |
EMPREENDEDORISMO | 17,00 | 16,20 |
ENGENHERIA DE SOFTWARE 1 | 66,40 | - |
FONTES DE ENERGIA | 45,00 | - |
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E COMPUTACIONAL | 33,20 | 33,20 |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 17,00 | 16,20 |
MANUTENÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS | 30,00 | - |
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS 1 | 66,40 | 66,40 |
PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS | 66,40 | 66,40 |
SUBESTAÇÕES | 45,00 | - |
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA ELÉTRICA | 30,00 | - |
Total | 3.141,20 | 264,80 |
---|---|---|
Total Geral | 3.406,00 |
1º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO | 15,00 | 75,00 |
CÁLCULO I | 75,00 | - |
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR | 60,00 | - |
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA ELÉTRICA | 15,00 | - |
METODOLOGIA CIENTÍFICA | 30,00 | - |
QUÍMICA GERAL | 45,00 | 15,00 |
SEGURANÇA NO TRABALHO | 45,00 | - |
Subtotal | 285,00 | 90,00 |
Subtotal Geral | 375,00 |
2º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
CÁLCULO II | 60,00 | - |
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS | 45,00 | - |
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 30,00 | - |
EXPRESSÃO GRÁFICA | 15,00 | 45,00 |
FÍSICA I | 60,00 | 15,00 |
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO | 0,00 | 45,00 |
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 45,00 | 15,00 |
Subtotal | 255,00 | 120,00 |
Subtotal Geral | 375,00 |
3º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
CÁLCULO III | 60,00 | - |
CÁLCULO NUMÉRICO | 45,00 | 15,00 |
CIRCUITOS ELÉTRICOS I | 45,00 | 15,00 |
FÍSICA II | 60,00 | 15,00 |
NOÇÕES DE DIREITO E LEGISLAÇÃO | 45,00 | - |
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS | 45,00 | 45,00 |
TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES | 30,00 | - |
Subtotal | 330,00 | 90,00 |
Subtotal Geral | 420,00 |
4º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
CIRCUITOS ELÉTRICOS II | 75,00 | 15,00 |
ECONOMIA | 30,00 | - |
ELETROMAGNETISMO | 60,00 | 15,00 |
ENGENHARIA DE SOFTWARE | 30,00 | 30,00 |
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS | 45,00 | 15,00 |
FÍSICA III | 45,00 | 15,00 |
Subtotal | 285,00 | 90,00 |
Subtotal Geral | 375,00 |
5º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
CIÊNCIAS DO AMBIENTE | 45,00 | - |
CONVERSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA | 75,00 | 15,00 |
ELETRÔNICA ANALÓGICA I | 45,00 | 15,00 |
ELETRÔNICA DIGITAL | 45,00 | 15,00 |
FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 45,00 | - |
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS | 30,00 | 45,00 |
Subtotal | 285,00 | 90,00 |
Subtotal Geral | 375,00 |
6º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA | 45,00 | - |
ELETRÔNICA ANALÓGICA II | 45,00 | 30,00 |
FONTES DE ENERGIA | 60,00 | 15,00 |
MÁQUINAS ELÉTRICAS | 45,00 | 30,00 |
MICROCONTROLADORES | 45,00 | 45,00 |
SISTEMAS DE CONTROLE I | 30,00 | 30,00 |
Subtotal | 270,00 | 150,00 |
Subtotal Geral | 420,00 |
7º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ACIONAMENTOS ELÉTRICOS | 45,00 | 30,00 |
ANÁLISE DE SISTEMAS ELÉTRICOS | 75,00 | - |
ELETRÔNICA DE POTÊNCIA | 45,00 | 30,00 |
INSTRUMENTAÇÃO E MEDIDAS | 30,00 | 15,00 |
SISTEMAS DE CONTROLE II | 30,00 | 30,00 |
Subtotal | 225,00 | 105,00 |
Subtotal Geral | 330,00 |
8º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL | 45,00 | 30,00 |
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS | 60,00 | 15,00 |
PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO | 30,00 | 30,00 |
PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS | 75,00 | - |
TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA | 75,00 | - |
Subtotal | 285,00 | 75,00 |
Subtotal Geral | 360,00 |
9º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA | 45,00 | 0,00 |
MANUTENÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS | 45,00 | 30,00 |
QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA | 60,00 | 30,00 |
SUBESTAÇÕES | 60,00 | 0,00 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 15,00 | 0,00 |
Subtotal | 225,00 | 60,00 |
Subtotal Geral | 285,00 |
10º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
SOCIOLOGIA E ÉTICA PROFISSIONAL | 45,00 | 0,00 |
UNIDADE CURRICULAR OPTATIVA I | 30,00 | 0,00 |
UNIDADE CURRICULAR OPTATIVA II | 30,00 | 0,00 |
Subtotal | 105,00 | 0,00 |
Subtotal Geral | 105,00 |
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ATERRAMENTOS ELÉTRICOS | 30,00 | 0,00 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 90,00 | - |
ELEMENTOS FINITOS | 30,00 | 0,00 |
ESTÁGIO | 180,00 | 180,00 |
FUNDAMENTOS DE ROBÓTICA | 15,00 | 15,00 |
HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA | 30,00 | - |
NOÇÕES GERAIS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 30,00 | - |
PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS | 30,00 | 0,00 |
PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS | 30,00 | 0,00 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA ELÉTRICA I | 30,00 | - |
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA ELÉTRICA II | 30,00 | - |
TRANSFORMADORES ELÉTRICOS | 15,00 | 15,00 |
TRANSITÓRIOS ELETROMAGNÉTICOS | 30,00 | 0,00 |
Total | 3.120,00 | 210,00 |
---|---|---|
Total Geral | 3.330,00 |
Projeto pedagógico
Corpo Docente
Informações complementares
- Modalidade: Presencial
- Duração: 10 Semestres
- Tuno: Integral* Oferta NOTURNO
- Número de vagas: 35
- Total de vagas anuais: 35
- Ano/semestre da 1ª oferta: 2017/1
Arquivos das Disciplinas:
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Horários de aula
Formulários
Formulários Gerais
Horários de aulas
Horário das Aulas
1º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
18:10 19:00 |
CÁLCULO 1
|
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR
|
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR
|
||
19:00 19:50 |
CÁLCULO 1
|
METODOLOGIA CIENTÍFICA
|
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR
|
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR
|
|
19:50 20:40 |
CÁLCULO 1
|
METODOLOGIA CIENTÍFICA
|
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA
|
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR
|
|
20:50 21:40 |
CONCEITOS DE ALGORITMOS
|
ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO
|
CONCEITOS DE ALGORITMOS
|
CÁLCULO 1
|
|
21:40 22:30 |
CONCEITOS DE ALGORITMOS
|
ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO
|
CONCEITOS DE ALGORITMOS
|
CÁLCULO 1
|
2º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
18:10 19:00 |
EXPRESSÃO GRÁFICA
|
CÁLCULO 2
|
|||
19:00 19:50 |
EXPRESSÃO GRÁFICA
|
CÁLCULO 2
|
CÁLCULO 2
|
EXTENSÃO 1
|
EXTENSÃO 1
|
19:50 20:40 |
EXPRESSÃO GRÁFICA
|
CÁLCULO 2
|
CÁLCULO 2
|
EXTENSÃO 1
|
EXTENSÃO 1
|
20:50 21:40 |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
|
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
|
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
|
||
21:40 22:30 |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
|
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
|
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
|
3º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
18:10 19:00 |
CÁLCULO 3
|
||||
19:00 19:50 |
CIRCUITOS ELÉTRICOS 1
|
CIRCUITOS ELÉTRICOS 1
|
CÁLCULO 3
|
ESTRUTURA DE DADOS 1
|
EXTENSÃO 2
|
19:50 20:40 |
CIRCUITOS ELÉTRICOS 1
|
CIRCUITOS ELÉTRICOS 1
|
FÍSICA 1
|
ESTRUTURA DE DADOS 1
|
EXTENSÃO 2
|
20:50 21:40 |
FÍSICA 1
|
CÁLCULO 3
|
FÍSICA 1
|
FUNDAMENTOS DE GESTÃO
|
ESTRUTURA DE DADOS 1
|
21:40 22:30 |
FÍSICA 1
|
CÁLCULO 3
|
FÍSICA 1
|
FUNDAMENTOS DE GESTÃO
|
ESTRUTURA DE DADOS 1
|
4º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
18:10 19:00 |
SISTEMAS DIGITAIS 1
|
ELETRICIDADE E ELETROMAGNETISMO
|
|||
19:00 19:50 |
SISTEMAS DIGITAIS 1
|
ELETRICIDADE E ELETROMAGNETISMO
|
CIRCUITOS ELÉTRICOS 2
|
EXTENSÃO 3
|
EXTENSÃO 3
|
19:50 20:40 |
SISTEMAS DIGITAIS 1
|
ELETRICIDADE E ELETROMAGNETISMO
|
CIRCUITOS ELÉTRICOS 2
|
EXTENSÃO 3
|
EXTENSÃO 3
|
20:50 21:40 |
ELETRICIDADE E ELETROMAGNETISMO
|
CÁLCULO 4
|
CÁLCULO 4
|
CIRCUITOS ELÉTRICOS 2
|
|
21:40 22:30 |
ELETRICIDADE E ELETROMAGNETISMO
|
CÁLCULO 4
|
CÁLCULO 4
|
CIRCUITOS ELÉTRICOS 2
|
5º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
14:50 15:40 |
CÁLCULO NUMÉRICO
|
||||
16:00 16:50 |
CÁLCULO NUMÉRICO
|
||||
16:50 17:40 |
CÁLCULO NUMÉRICO
|
||||
19:00 19:50 |
MECÂNICA DOS SÓLIDOS
|
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
|
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
|
SISTEMAS DIGITAIS 2
|
CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
|
19:50 20:40 |
MECÂNICA DOS SÓLIDOS
|
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
|
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
|
TEORIA DE ELETRÔNICA ANALÓGICA 1
|
CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
|
20:50 21:40 |
ECONOMIA
|
ELETRÔNICA ANALÓGICA EXPERIMENTAL 1
|
CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
|
TEORIA DE ELETRÔNICA ANALÓGICA 1
|
SISTEMAS DIGITAIS 2
|
21:40 22:30 |
ECONOMIA
|
ELETRÔNICA ANALÓGICA EXPERIMENTAL 1
|
CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
|
TEORIA DE ELETRÔNICA ANALÓGICA 1
|
SISTEMAS DIGITAIS 2
|
6º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
18:10 19:00 |
TEORIA DE ELETRÔNICA ANALÓGICA 2
|
FUNDAMENTOS DE MICROCONTROLADORES
|
|||
19:00 19:50 |
TEORIA DE ELETRÔNICA ANALÓGICA 2
|
FUNDAMENTOS DE MICROCONTROLADORES
|
FÍSICA 2
|
SINAIS E SISTEMAS
|
SINAIS E SISTEMAS
|
19:50 20:40 |
TEORIA DE ELETRÔNICA ANALÓGICA 2
|
FUNDAMENTOS DE MICROCONTROLADORES
|
FÍSICA 2
|
SINAIS E SISTEMAS
|
SINAIS E SISTEMAS
|
20:50 21:40 |
TEORIA DE MÁQUINAS ELÉTRICAS
|
FÍSICA 2
|
TEORIA DE MÁQUINAS ELÉTRICAS
|
TEORIA DE ELETRÔNICA ANALÓGICA 2
|
DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
|
21:40 22:30 |
TEORIA DE MÁQUINAS ELÉTRICAS
|
FÍSICA 2
|
TEORIA DE MÁQUINAS ELÉTRICAS
|
TEORIA DE ELETRÔNICA ANALÓGICA 2
|
DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
|
7º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
13:10 14:00 |
ACIONAMENTOS ELÉTRICOS
|
INSTRUMENTAÇÃO E MEDIDAS
|
ELETRÔNICA DE POTÊNCIA
|
ANÁLISE DE SISTEMAS ELÉTRICOS
|
|
14:00 14:50 |
ACIONAMENTOS ELÉTRICOS
|
INSTRUMENTAÇÃO E MEDIDAS
|
ELETRÔNICA DE POTÊNCIA
|
ANÁLISE DE SISTEMAS ELÉTRICOS
|
|
14:50 15:40 |
ACIONAMENTOS ELÉTRICOS
|
INSTRUMENTAÇÃO E MEDIDAS
|
ELETRÔNICA DE POTÊNCIA
|
ANÁLISE DE SISTEMAS ELÉTRICOS
|
|
16:00 16:50 |
ACIONAMENTOS ELÉTRICOS
|
ELETRÔNICA DE POTÊNCIA
|
ANÁLISE DE SISTEMAS ELÉTRICOS
|
SISTEMAS DE CONTROLE II
|
SISTEMAS DE CONTROLE II
|
16:50 17:40 |
ACIONAMENTOS ELÉTRICOS
|
ELETRÔNICA DE POTÊNCIA
|
ANÁLISE DE SISTEMAS ELÉTRICOS
|
SISTEMAS DE CONTROLE II
|
SISTEMAS DE CONTROLE II
|
8º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
07:10 08:00 |
PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA
|
TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
|
|||
08:00 08:50 |
PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA
|
TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
|
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
|
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS
|
|
08:50 09:40 |
PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO
|
TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
|
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
|
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS
|
|
10:00 10:50 |
PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO
|
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS
|
PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA
|
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
|
|
10:50 11:40 |
PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO
|
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS
|
PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA
|
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
|
9º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
07:10 08:00 |
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
|
QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA
|
MANUTENÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS
|
QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA
|
|
08:00 08:50 |
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
|
QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA
|
MANUTENÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS
|
QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA
|
|
08:50 09:40 |
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
|
QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA
|
MANUTENÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS
|
QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA
|
|
10:00 10:50 |
MANUTENÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS
|
SUBESTAÇÕES
|
SUBESTAÇÕES
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
|
|
10:50 11:40 |
MANUTENÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS
|
SUBESTAÇÕES
|
SUBESTAÇÕES
|
10º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
16:00 16:50 |
ATERRAMENTOS ELÉTRICOS
|
||||
16:50 17:40 |
ATERRAMENTOS ELÉTRICOS
|
||||
20:50 21:40 |
ELEMENTOS FINITOS
|
||||
21:40 22:30 |
ELEMENTOS FINITOS
|