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Engenharia Elétrica

Curso de Graduação Presencial

O Curso de Graduação em Engenharia Elétrica visa habilitar profissionais com formação sólida, buscando o senso crítico, criativo e analítico. Alicerçado em fundamentos éticos e técnico-científicos, por meio de conteúdos profissionais, teóricos e práticos, o curso proporciona ao egresso os requisitos necessários para o desenvolvimento das competências requeridas para atuação dentro dos campos definidos pelo CONFEA/CREA.

Informações sobre o curso

Perfil do egresso
Saiba onde o aluno formado poderá trabalhar e quais atividades estará apto a realizar ao concluir o curso
Aspectos legais
Consulte a autorização para oferta do curso e acesse as demais portarias aplicáveis
Gestão do Curso
Entre em contato com os responsáveis pelo gerenciamento das atividades do curso
Matriz Curricular
Veja as disciplinas ministradas durante o curso e leia as suas respectivas ementas
Projeto pedagógico
Entenda como se desenvolverão as atividades, de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso
Corpo Docente
Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos
Informações complementares
Acesse mais informações sobre o curso para conhecer algumas de suas particularidades
Formulários
Acesse a lista completa com os formulários úteis para o curso e baixe os arquivos
Horários de aulas
Confira os horários de cada unidade curricular do curso

Perfil do egresso

O perfil do egresso serve como guia para elaboração de todas as atividades formativas previstas no projeto pedagógico do curso e deve ser de conhecimento de todo o corpo docente e discente, sendo características que, por um lado, resultam de um processo de formação acadêmica e, por outro, da entrada para um processo de integração do profissional ao mundo do trabalho. Neste sentido, a definição do perfil do egresso exige a articulação entre a formação acadêmica e as exigências da prática profissional, sendo subdividida, para o curso de Engenharia Elétrica, em três grandes eixos:

  • Básico: a base para a formação do Engenheiro.

  • Profissional: conteúdos necessários à qualificação profissional do Engenheiro Eletricista.

  • Específico: competências específicas do Engenheiro Eletricista de acordo com as diferentes áreas de atuação.

As competências a serem formadas nos eixos Básico, Profissional e Específico são apresentadas a seguir.

1. Básico

O curso de graduação em Engenharia deve proporcionar aos seus egressos, ao longo da formação, as seguintes competências gerais:

  • ter visão holística e humanista, ser crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético e com forte formação técnica;
  • estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora;
  • ter a capacidade de reconhecer as necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver, de forma criativa, os problemas de Engenharia;
  • adotar de perspectivas interdisciplinares e transdisciplinares em sua prática;
  • considerar os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança e saúde no trabalho;
  • atuar com isenção e comprometimento com a responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável.
  • formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto: a) ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, culturais, legais, ambientais e econômicos; b) formular, de maneira ampla e sistêmica, questões de engenharia, considerando o usuário e seu contexto, concebendo soluções criativas, bem como o uso de técnicas adequadas;
  • analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros, verificados e validados por experimentação: a) ser capaz de modelar os fenômenos, os sistemas físicos e químicos, utilizando as ferramentas matemáticas, estatísticas, computacionais e de simulação, entre outras; b) prever os resultados dos sistemas por meio dos modelos; c) conceber experimentos que geram resultados reais para o comportamento dos fenômenos e sistemas em estudo; d) verificar e validar os modelos por meio de técnicas adequadas;
  • conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos: a) ser capaz de conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas; b) projetar e determinar os parâmetros construtivos e operacionais para as soluções de Engenharia; c) aplicar conceitos de gestão para planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia;
  • implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia: a) ser capaz de aplicar os conceitos de gestão para planejar, supervisionar, elaborar e coordenar a implantação das soluções de Engenharia; b) estar apto a gerir, tanto a força de trabalho quanto os recursos físicos, no que diz respeito aos materiais e à informação; c) desenvolver sensibilidade global nas organizações; d) projetar e desenvolver novas estruturas empreendedoras e soluções inovadoras para os problemas; e) realizar a avaliação crítico-reflexiva dos impactos das soluções de Engenharia nos contextos social, legal, econômico e ambiental;
  • comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica: a) ser capaz de expressar-se adequadamente, seja na língua pátria ou em idioma diferente do Português, inclusive por meio do uso consistente das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), mantendo-se sempre atualizado em termos de métodos e tecnologias disponíveis;
  • trabalhar e liderar equipes multidisciplinares: a) ser capaz de interagir com as diferentes culturas, mediante o trabalho em equipes presenciais ou a distância, de modo que facilite a construção coletiva; b) atuar, de forma colaborativa, ética e profissional em equipes multidisciplinares, tanto localmente quanto em rede; c) gerenciar projetos e liderar, de forma proativa e colaborativa, definindo as estratégias e construindo o consenso nos grupos; d) reconhecer e conviver com as diferenças socioculturais nos mais diversos níveis em todos os contextos em que atua (globais/locais); e) preparar-se para liderar empreendimentos em todos os seus aspectos de produção, de finanças, de pessoal e de mercado;
  • conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão: ser capaz de compreender a legislação, a ética e a responsabilidade profissional e avaliar os impactos das atividades de Engenharia na sociedade e no meio ambiente; b) atuar sempre respeitando a legislação, e com ética em todas as atividades, zelando para que isto ocorra também no contexto em que estiver atuando;
  • aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação: a) ser capaz de assumir atitude investigativa e autônoma, com vistas à aprendizagem contínua, à produção de novos conhecimentos e ao desenvolvimento de novas tecnologias; b) aprender a aprender.

2. Profissional

O curso de Engenharia Elétrica do IFTM - Campus Patrocínio formará o profissional com o perfil generalista em Engenharia Elétrica, possuindo as características listadas a seguir:

  • Capacidade de realizar projeto e análise de circuitos elétricos;
  • Capacidade de realizar projeto e análise de circuitos com dispositivos eletrônicos e instrumentação, incluindo síntese e análise de filtros;
  • Capacidade de realizar projeto e análise de circuitos lógicos e microprocessados;
  • Capacidade de realizar projeto e análise de equipamentos de conversão de energia: estáticos e eletromecânicos;
  • Capacidade de estudar, projetar e especificar materiais, componentes, dispositivos e equipamentos elétricos, eletromecânicos, magnéticos, de potência, de instrumentação, de aquisição de dados e de máquinas elétricas;
  • Capacidade de realizar planejamento, projeto, instalação, operação e manutenção de instalações elétricas, sistemas de medição e de instrumentação, de acionamentos de máquinas, de iluminação e de proteção contra curtos-circuitos e demais situações adversas ao sistema elétrico.

3. Específico

O eixo Específico diz respeito aos conteúdos apoiados sobre os eixos Geral e Profissionalizante, definindo os conhecimentos que conferirão ao estudante perspectivas de seu protagonismo profissional:

  • Atuação no processo de geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica;
  • Realização de planejamento, controle, manutenção e execução de instalações elétricas em Baixa Tensão (BT) e sistemas elétricos e eletrônicos;
  • Operação de equipamentos elétricos, eletrônicos e eletromecânicos.
  • Desenvolvimento, instalação e manutenção de sistemas digitais, softwares e linguagens de programação de máquinas e equipamentos industriais, assim como implementação de circuitos e sistemas eletroeletrônicos nas áreas de comunicações e automação de processos industriais;
  • Gerenciamento processos industriais acompanhando o desempenho dos equipamentos e de linhas de produção automatizadas.

Aspectos legais

3. AUTORIZAÇÃO DA OFERTA DO CURSO Resolução IFTM nº. 32, de 23 de abril de 2015. Dispõe sobre a autorização da oferta do Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Patrocínio – 2015/2. Resolução IFTM nº. 50, de 20 de dezembro de 2016. Dispõe sobre a alteração do ano de oferta do Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Patrocínio – de 2015/2 para 2017/1. 4. APROVAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Resolução IFTM nº. 55, de 20 de dezembro de 2016. Dispõe sobre a aprovação da Resolução Ad Referendum nº. 45/2016 que versa sobre o projeto pedagógico do curso Bacharelado em Engenharia Elétrica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Patrocínio. 5. LEGISLAÇÃO REFERENTE À REGULAMENTAÇÃO DO CURSO Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do Art. 36 e os Artigos 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Lei nº. 10.639, de 9 de janeiro de 2003 - Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Lei n° 11.645, de 29 de dezembro de 2008. Institui a obrigatoriedade de incluir no currículo oficial da rede de ensino a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Lei nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Lei nº. 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3o do art. 98 da Lei no. 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Decreto nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis n°. 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade. Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Decreto nº. 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Portaria Normativa INEP nº 828 de 16 de abril de 2019. Estabelece o regulamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) para o ano 2019. Lei nº 10.741/2003 – Dispõe sobre o processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria que dispõe sobre o Estatuto do Idoso. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Dispõe sobre a Educação para o Trânsito, que institui o Código de Trânsito Brasileiro. Decreto nº 4.281, de 25 de junho de 2002. Regulamenta a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providências. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Lei nº. 13.425, de 30 de março de 2017. Estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público; altera as Leis nº 8.078/1990 e 10.406/2002, e dá outras providências. Resolução CNE/CES nº 2, de 24 de abril de 2019. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Resolução nº 1, de 26 de março de 2021. Altera o Art. 9°, § 1º da Resolução CNE/CES 2/2019 e o Art. 6°, § 1º da Resolução CNE/CES 2/2010, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo. Resolução CNE/CES nº. 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a extensão na educação superior brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014/2024 e dá outras providências. Resolução CNE nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Resolução CNE nº. 01, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Resolução CNE/CES nº. 2, de 18 de junho de 2007. Dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial. Resolução CONAES nº. 1, de 17 de junho de 2010. Normatiza o Núcleo Docente Estruturante. Resolução CNE/CES nº. 3, de 2 de julho de 2007. Dispõe sobre os procedimentos a serem adotados quanto ao conceito de hora-aula e dá outras providências. Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004. Institui diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e cultura afro-brasileira e africana. Portaria MEC nº 3.284 de 7 de novembro de 2003. Dispõe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências, para instruir os processos de autorização e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de instituições. Parecer CNE/CES nº 948, aprovado em 9 de outubro de 2019. Altera a Resolução CNE/CES nº 2, de 17 de junho de 2010, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, bacharelado, e altera a Resolução CNE/CES nº 2, de 24 de abril de 2019, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, em virtude de decisão judicial transitada em julgado. Parecer CNE/CP nº 03, de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Parecer CNE/CES nº 67/2003. Referencial para as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN dos Cursos de Graduação. Resolução IFTM nº 37, de 29 de abril de 2019. Dispõe sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional 2019/2023 - PDI, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM. Resolução IFTM nº 48, de 20 de maio de 2020. Dispõe sobre a alteração do Regulamento da Organização Didático-pedagógica dos Cursos de Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM. Resolução IFTM nº. 132, de 19 de dezembro de 2011. Dispõe sobre a aprovação do Regulamento do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM. Resolução IFTM nº. 53, de 20 de agosto de 2020. Dispõe sobre a aprovação da Resolução Ad Referendum nº 9/2020, que versa sobre o Regulamento da Curricularização da Extensão nos Cursos de Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM. Resolução IFTM nº. 129, de 16 de dezembro de 2020. Dispõe sobre a aprovação da Resolução Ad Referendum nº. 45/2020, que versa sobre o regulamento de estágio dos cursos técnicos de nível médio e graduação (tecnólogos e bacharelados) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM. Resolução IFTM Ad Referendum nº. 55, de 18 de fevereiro de 2021. Dispõe sobre o regulamento das atividades complementares dos cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM. Resolução nº 05, de 09 de março de 2012. Dispõe sobre a aprovação do Regulamento para elaboração e apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Resolução IFTM nº 06, de 09 de março de 2012. Dispõe sobre a aprovação do Manual para Normatização de Trabalhos de Conclusão de Curso, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Resolução IFTM nº 39, de 05 de setembro de 2016. Dispõe sobre a aprovação da Resolução Ad Referendum nº 32/2016, que versa sobre a alteração do Manual para Normatização de Trabalhos de Conclusão de Curso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM. Resolução IFTM nº. 40, de 05 de setembro de 2016. Dispõe sobre a aprovação da Resolução Ad Referendum nº 33/2016, que versa sobre a alteração do Regulamento para elaboração e apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM. 1. CRIAÇÃO Portaria nº. 014, de 01 de abril de 2014. Designa servidores para comporem a Comissão para elaboração do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Engenharia Elétrica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Patrocínio. Portaria nº. 031, de 11 de junho de 2014. Revoga a Portaria nº. 014, de 01 de abril de 2014 e designa servidores para comporem a Comissão para elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Patrocínio. Portaria nº. 052, de 16 de setembro de 2014. Revoga a Portaria nº. 031 de 11 de junho de 2014 e designa servidores para comporem a Comissão para Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Patrocínio. Portaria n.º. 063, de 25 de novembro de 2014. Revoga Portaria nº. 052, de 16 de setembro de 2014 e designa servidores para comporem a Comissão para elaboração do PPC Engenharia Elétrica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Patrocínio. Portaria nº. 024, de 18 de março de 2016. Revoga Portaria nº. 052, de 16 de setembro de 2014 e designa servidores para comporem a Comissão para elaboração do PPC Engenharia Elétrica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Patrocínio. Efeitos da Portaria retroagem a 19/03/2015. Portaria nº. 030, de 01 de abril de 2016. Revoga a Portaria IFTM – Campus Patrocínio nº. 24, de 18 de março de 2016 e designa servidores para comporem a Comissão para Elaboração do Projeto Pedagógico de Curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Patrocínio. Portaria nº. 067, de 04 de julho de 2016. Revoga a Portaria nº. 030, de 01 de abril de 2016 e designa servidores para comporem a Comissão para elaboração do PPC Engenharia Elétrica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Patrocínio. Portaria nº. 053, de 09 de setembro de 2020. Designa servidores para comporem a Comissão para Alteração do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Engenharia Elétrica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Patrocínio. 2. LEGISLAÇÃO REFERENTE À REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO Lei nº. 5.194, de 24 de dezembro de 1966. Regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo, e dá outras providências. Lei nº. 6.496, de 07 de dezembro de 1977. Institui a "Anotação de Responsabilidade Técnica" na prestação de serviços de Engenharia, de Arquitetura e Agronomia; autoriza a criação, pelo Conselho Federal de Engenharia, de Arquitetura e Agronomia - CONFEA, de uma Mútua de Assistência Profissional, e dá outras providências. Lei nº. 8.195, de 26 de junho de 1991. Altera a Lei n°. 5.194, de 24 de dezembro de 1966, que regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro Agrônomo, dispondo sobre eleições diretas para Presidentes dos Conselhos Federal e Regionais de Engenharia Elétrica, Arquitetura e Agronomia, e dá outras providências. Resolução CONFEA nº. 1.010, de 22 de agosto de 2005. Dispõe sobre a regulamentação da atribuição de títulos profissionais, atividades, competências e caracterização do âmbito de atuação dos profissionais inseridos no Sistema CONFEA/CREA, para efeito de fiscalização do exercício profissional. Resolução CONFEA nº. 1.016, de 25 de agosto de 2006. Altera a redação dos art. 11, 15 e 19 da Resolução nº. 1.007, de 05 de dezembro de 2003, do art. 16 da Resolução nº. 1.010, de 22 de agosto de 2005, inclui o anexo III na Resolução nº. 1.010, de 2005, e dá outras providências. Resolução CONFEA nº. 1.018, de 08 de dezembro de 2006. Dispõe sobre os procedimentos para registro das instituições de ensino superior e das entidades de classe de profissionais de nível superior ou de profissionais técnicos de nível médio nos CREAs e dá outras providências. Resolução CONFEA n° 1.073, de 19 de abril de 2016. Regulamenta a atribuição de títulos, atividades, competências e campos de atuação profissionais aos profissionais registrados no Sistema CONFEA/CREA para efeito de fiscalização do exercício profissional no âmbito da Engenharia e da Agronomia.

Gestão do Curso

Paulo César Álvares Mota
Coordenador(a) de Curso
eletrica.ptc@iftm.edu.br
(34) 3515-2217

Informações complementares

Histórico da coordenação de curso:

2017/01 - 2020/01:

Coordenador: Dr. Afonso Bernardino de Almeida Junior (CV: http://lattes.cnpq.br/3836570641409596)

Substituto: Dr. Paulo César Álvares Mota (CV: http://lattes.cnpq.br/2786933353139875).

Portaria nº 306 de 20 de Fevereiro de 2018.

Portaria nº 308 de 20 de Fevereiro de 2018.

 

2020/02 - 2022/02:

Coordenadora: Dra. Camilla de Sousa Chaves (CV: http://lattes.cnpq.br/6692349813808388)

Substituta: Msc. Sabrina Dornelas Mota (CV: http://lattes.cnpq.br/0939489154730712)

Portaria nº 779 DE 22 DE JUNHO DE 2020.

 

2023/01 - atual:

Coordenador: Dr. Paulo César Álvares Mota (CV: http://lattes.cnpq.br/2786933353139875)

Substituto: Dr. Afonso Bernardino de Almeida Junior (CV: http://lattes.cnpq.br/3836570641409596)

Portaria nº 219 DE 09 DE FEVEREIRO DE 2023.

 

2023/01 - atual:

Coordenador: Dr. Paulo César Álvares Mota (CV: http://lattes.cnpq.br/2786933353139875)

Substituto: Me. Artur de Almeida Rios (http://lattes.cnpq.br/4451495684125183)

PORTARIA / REI / Nº 219 DE 09/02/2023 - REITORIA.

 

Arquivos do Colegiado do Curso

COLEGIADO - 2023-08-25 - COLEGIADO ELE.pdf

Arquivos NDE

NDE -2022-09-01 - Resolução IFTM nº 257,01-09-2022 NDE.pdf
Plano de Ação da Coordenação e Indicadores de Desempenho

Matriz Curricular

1º período
Unidade Curricular CHT CHP
CÁLCULO 1 100,00 -
CONCEITOS DE ALGORITMOS 35,00 31,40
ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO 30,00 3,20
EXTENSÃO 1 33,20 10,00
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR 100,00 -
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS 33,20 -
QUÍMICA GERAL 40,00 10,00
Subtotal 371,40 54,60
Subtotal Geral 426,00
2º período
Unidade Curricular CHT CHP
CÁLCULO 2 100,00 -
CIÊNCIAS DO AMBIENTE. 33,20 -
EXTENSÃO 2 33,20 10,00
FUNDAMENTOS DE MECÂNICA 84,10 15,50
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO 18,20 31,40
METODOLOGIA CIENTÍFICA 33,20 -
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA 33,20 -
Subtotal 335,10 56,90
Subtotal Geral 392,00
3º período
Unidade Curricular CHT CHP
CÁLCULO 3 66,40 -
CIRCUITOS ELÉTRICOS 1 50,50 15,50
ELETRICIDADE E ELETROMAGNETISMO 57,30 10,00
ESTRUTURA DE DADOS 1 18,20 31,40
EXPRESSÃO GRÁFICA 35,00 31,40
EXTENSÃO 3 33,20 10,00
FUNDAMENTOS DE GESTÃO 33,20 -
Subtotal 293,80 98,30
Subtotal Geral 392,10
4º período
Unidade Curricular CHT CHP
CÁLCULO 4 66,40 -
CIRCUITOS ELÉTRICOS 2 50,50 15,50
EXTENSÃO 4 33,20 10,00
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS 36,40 63,20
SISTEMAS DIGITAIS 1 35,00 31,40
Subtotal 221,50 120,10
Subtotal Geral 341,60
5º período
Unidade Curricular CHT CHP
CÁLCULO NUMÉRICO 33,20 16,40
CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA 50,50 15,50
ELETRÔNICA ANALÓGICA 1 35,00 31,40
EXTENSÃO 5 43,20 -
MECÂNICA DOS FLUÍDOS, TERMODINÂMICA E ONDAS 56,40 10,00
SISTEMAS DIGITAIS 2 40,00 26,40
Subtotal 258,30 99,70
Subtotal Geral 358,00
6º período
Unidade Curricular CHT CHP
DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA 34,10 -
ELETRÔNICA ANALÓGICA 2 35,00 31,40
EXTENSÃO 6 33,20 10,00
FENÔMENOS DE TRANSPORTE 33,20 -
FUNDAMENTOS DE MICROCONTROLADORES 40,00 26,40
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE CONTROLE 35,00 31,40
MÁQUINAS ELÉTRICAS 35,00 31,40
Subtotal 245,50 130,60
Subtotal Geral 376,10
7º período
Unidade Curricular CHT CHP
ACIONAMENTOS ELETROMECÂNICOS 35,00 31,40
ANÁLISE DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA 66,40 -
EXTENSÃO 7 33,20 10,00
INSTRUMENTAÇÃO E MEDIDAS 35,00 31,40
SISTEMAS DE CONTROLE 35,00 31,40
SISTEMAS MICROPROCESSADOS 40,00 26,40
Subtotal 244,60 130,60
Subtotal Geral 375,20
8º período
Unidade Curricular CHT CHP
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. 35,00 31,40
ELETRÔNICA DE POTÊNCIA 1 35,00 31,40
EXTENSÃO 8 33,20 10,00
PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS 40,00 26,40
PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA 35,00 31,40
TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA 50,00 -
Subtotal 228,20 130,60
Subtotal Geral 358,80
9º período
Unidade Curricular CHT CHP
ELETRÔNICA DE POTÊNCIA 2 35,00 31,40
EXTENSÃO 9 33,20 -
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS 35,00 31,40
PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO 40,00 26,40
QUALIDADE DE ENERGIA ELÉTRICA 35,00 31,40
REDES INDUSTRIAIS E SISTEMAS SUPERVISÓRIOS 35,00 31,40
Subtotal 213,20 152,00
Subtotal Geral 365,20
10º período
Unidade Curricular CHT CHP
ECONOMIA. 33,20 -
NOÇÕES DE DIREITO E LEGISLAÇÃO 33,20 -
OPTATIVA 1 34,10 -
OPTATIVA 2 34,10 -
Subtotal 134,60 0,00
Subtotal Geral 134,60
Unidade Curricular CHT CHP
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 60,00 -
ESTÁGIO CURRICULAR 160,00 160,00
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS 17,00 17,10
TCC 16,40 -
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA ELÉTRICA 1 34,10 -
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA ELÉTRICA 2 34,10 -
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA ELÉTRICA 3 34,10 -
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA ELÉTRICA 4 34,10 -
Total 2.936,00 194,20
Total Geral 3.130,20
1º período
Unidade Curricular CHT CHP
CÁLCULO 1 85,00 -
CONCEITOS DE ALGORITMOS 33,20 33,20
ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO 24,00 -
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR 85,00 -
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA 13,00 -
METODOLOGIA CIENTÍFICA 33,20 -
QUÍMICA GERAL 30,00 15,00
Subtotal 303,40 48,20
Subtotal Geral 351,60
2º período
Unidade Curricular CHT CHP
CÁLCULO 2 85,00 -
CIÊNCIAS DO AMBIENTE 27,00 -
EXPRESSÃO GRÁFICA 20,00 34,00
EXTENSÃO 1 75,00 -
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS 17,00 16,20
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO 33,20 33,20
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA 33,20 -
Subtotal 290,40 83,40
Subtotal Geral 373,80
3º período
Unidade Curricular CHT CHP
CÁLCULO 3 60,00 -
CIRCUITOS ELÉTRICOS 1 61,00 7,00
ESTRUTURA DE DADOS 1 33,20 33,20
EXTENSÃO 2 33,20 -
FÍSICA 1 75,00 10,00
FUNDAMENTOS DE GESTÃO 31,00 -
Subtotal 293,40 50,20
Subtotal Geral 343,60
4º período
Unidade Curricular CHT CHP
ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES 16,00 17,20
CÁLCULO 4 60,00 -
CIRCUITOS ELÉTRICOS 2 60,00 15,00
ELETRICIDADE E ELETROMAGNETISMO 75,00 11,00
EXTENSÃO 3 66,40 -
SISTEMAS DIGITAIS 1 30,00 24,00
Subtotal 307,40 67,20
Subtotal Geral 374,60
5º período
Unidade Curricular CHT CHP
CÁLCULO NUMÉRICO 30,00 15,00
CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA 45,00 12,00
ECONOMIA 28,00 -
ELETRÔNICA ANALÓGICA EXPERIMENTAL 1 30,00 30,00
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS 30,00 37,00
MECÂNICA DOS SÓLIDOS 30,00 -
SISTEMAS DIGITAIS 2 30,00 24,00
TEORIA DE ELETRÔNICA ANALÓGICA 1 45,00 -
Subtotal 268,00 118,00
Subtotal Geral 386,00
6º período
Unidade Curricular CHT CHP
DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA 40,00 -
ELETRÔNICA ANALÓGICA EXPERIMENTAL 2 33,20 30,00
FÍSICA 2 45,00 12,00
FUNDAMENTOS DE MICROCONTROLADORES 54,00 -
MÁQUINAS ELÉTRICAS EXPERIMENTAL 13,00 -
SINAIS E SISTEMAS 45,00 12,00
TEORIA DE ELETRÔNICA ANALÓGICA 2 45,00 -
TEORIA DE MÁQUINAS ELÉTRICAS 57,00 -
Subtotal 332,20 54,00
Subtotal Geral 386,20
7º período
Unidade Curricular CHT CHP
ACIONAMENTOS ELETROMECÂNICOS EXPERIMENTAL 15,00 15,00
ANÁLISE DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA 54,00 -
INSTRUMENTAÇÃO E MEDIDAS 45,00 10,00
MECÂNICA DOS FLUIDOS 28,00 -
SISTEMAS DE CONTROLE 45,00 12,00
SISTEMAS MICROPROCESSADOS 30,00 25,00
TEORIA DE ACIONAMENTOS ELETROMECÂNICOS 40,00 -
Subtotal 257,00 62,00
Subtotal Geral 319,00
8º período
Unidade Curricular CHT CHP
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL 30,00 24,00
ELETRÔNICA DE POTÊNCIA 1 30,00 15,00
PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS 30,00 10,00
PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA 54,00 -
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1 15,00 -
TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA 60,00 -
UNIDADE OPTATIVA 1 60,00 -
Subtotal 279,00 49,00
Subtotal Geral 328,00
9º período
Unidade Curricular CHT CHP
ELETRÔNICA DE POTÊNCIA 2 30,00 15,00
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS 56,00 -
PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO 30,00 10,00
QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA 60,00 -
REDES INDUSTRIAIS E SISTEMAS SUPERVISÓRIOS 45,00 12,00
SOCIOLOGIA DO TRABALHO 27,00 -
UNIDADE OPTATIVA 2 45,00 -
Subtotal 293,00 37,00
Subtotal Geral 330,00
10º período
Unidade Curricular CHT CHP
NOÇÕES DE DIREITO E LEGISLAÇÃO 26,00 -
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 45,00 45,00
Subtotal 71,00 45,00
Subtotal Geral 116,00
Unidade Curricular CHT CHP
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA 30,00 -
EMPREENDEDORISMO 17,00 16,20
ENGENHERIA DE SOFTWARE 1 66,40 -
FONTES DE ENERGIA 45,00 -
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E COMPUTACIONAL 33,20 33,20
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS 17,00 16,20
MANUTENÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS 30,00 -
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS 1 66,40 66,40
PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS 66,40 66,40
SUBESTAÇÕES 45,00 -
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA ELÉTRICA 30,00 -
Total 3.141,20 264,80
Total Geral 3.406,00
1º período
Unidade Curricular CHT CHP
ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO 15,00 75,00
CÁLCULO I 75,00 -
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR 60,00 -
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA ELÉTRICA 15,00 -
METODOLOGIA CIENTÍFICA 30,00 -
QUÍMICA GERAL 45,00 15,00
SEGURANÇA NO TRABALHO 45,00 -
Subtotal 285,00 90,00
Subtotal Geral 375,00
2º período
Unidade Curricular CHT CHP
CÁLCULO II 60,00 -
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS 45,00 -
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 30,00 -
EXPRESSÃO GRÁFICA 15,00 45,00
FÍSICA I 60,00 15,00
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO 0,00 45,00
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA 45,00 15,00
Subtotal 255,00 120,00
Subtotal Geral 375,00
3º período
Unidade Curricular CHT CHP
CÁLCULO III 60,00 -
CÁLCULO NUMÉRICO 45,00 15,00
CIRCUITOS ELÉTRICOS I 45,00 15,00
FÍSICA II 60,00 15,00
NOÇÕES DE DIREITO E LEGISLAÇÃO 45,00 -
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS 45,00 45,00
TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES 30,00 -
Subtotal 330,00 90,00
Subtotal Geral 420,00
4º período
Unidade Curricular CHT CHP
CIRCUITOS ELÉTRICOS II 75,00 15,00
ECONOMIA 30,00 -
ELETROMAGNETISMO 60,00 15,00
ENGENHARIA DE SOFTWARE 30,00 30,00
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS 45,00 15,00
FÍSICA III 45,00 15,00
Subtotal 285,00 90,00
Subtotal Geral 375,00
5º período
Unidade Curricular CHT CHP
CIÊNCIAS DO AMBIENTE 45,00 -
CONVERSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA 75,00 15,00
ELETRÔNICA ANALÓGICA I 45,00 15,00
ELETRÔNICA DIGITAL 45,00 15,00
FENÔMENOS DE TRANSPORTE 45,00 -
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS 30,00 45,00
Subtotal 285,00 90,00
Subtotal Geral 375,00
6º período
Unidade Curricular CHT CHP
DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA 45,00 -
ELETRÔNICA ANALÓGICA II 45,00 30,00
FONTES DE ENERGIA 60,00 15,00
MÁQUINAS ELÉTRICAS 45,00 30,00
MICROCONTROLADORES 45,00 45,00
SISTEMAS DE CONTROLE I 30,00 30,00
Subtotal 270,00 150,00
Subtotal Geral 420,00
7º período
Unidade Curricular CHT CHP
ACIONAMENTOS ELÉTRICOS 45,00 30,00
ANÁLISE DE SISTEMAS ELÉTRICOS 75,00 -
ELETRÔNICA DE POTÊNCIA 45,00 30,00
INSTRUMENTAÇÃO E MEDIDAS 30,00 15,00
SISTEMAS DE CONTROLE II 30,00 30,00
Subtotal 225,00 105,00
Subtotal Geral 330,00
8º período
Unidade Curricular CHT CHP
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL 45,00 30,00
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS 60,00 15,00
PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO 30,00 30,00
PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS 75,00 -
TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA 75,00 -
Subtotal 285,00 75,00
Subtotal Geral 360,00
9º período
Unidade Curricular CHT CHP
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA 45,00 0,00
MANUTENÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS 45,00 30,00
QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA 60,00 30,00
SUBESTAÇÕES 60,00 0,00
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 15,00 0,00
Subtotal 225,00 60,00
Subtotal Geral 285,00
10º período
Unidade Curricular CHT CHP
SOCIOLOGIA E ÉTICA PROFISSIONAL 45,00 0,00
UNIDADE CURRICULAR OPTATIVA I 30,00 0,00
UNIDADE CURRICULAR OPTATIVA II 30,00 0,00
Subtotal 105,00 0,00
Subtotal Geral 105,00
Unidade Curricular CHT CHP
ATERRAMENTOS ELÉTRICOS 30,00 0,00
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 90,00 -
ELEMENTOS FINITOS 30,00 0,00
ESTÁGIO 180,00 180,00
FUNDAMENTOS DE ROBÓTICA 15,00 15,00
HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA 30,00 -
NOÇÕES GERAIS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS 30,00 -
PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS 30,00 0,00
PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS 30,00 0,00
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA ELÉTRICA I 30,00 -
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA ELÉTRICA II 30,00 -
TRANSFORMADORES ELÉTRICOS 15,00 15,00
TRANSITÓRIOS ELETROMAGNÉTICOS 30,00 0,00
Total 3.120,00 210,00
Total Geral 3.330,00

Projeto pedagógico

PPC ENGENHARIA ELÉTRICA - INGRESSO 2025/1
PPC ENGENHARIA ELÉTRICA - INGRESSO 2022/1
PPC ENGENHARIA ELÉTRICA - INGRESSO 2017/1

Corpo Docente

Afonso Bernardino de Almeida Junior (Lattes)
afonso@iftm.edu.br
Titulação: Doutorado
Área atuação: Eletricidade
Regime: DE
Disciplina(s) ministrada(s)
Qualidade da Energia Elétrica
Conversão Eletromecânica de Energia
Análise de Sistemas Elétricos de Potência
Aline Fernanda Furtado Silva (Lattes)
alinefurtado@iftm.edu.br
Titulação: Mestrado
Área atuação: Eletrônica
Regime: DE
Disciplina(s) ministrada(s)
Instalações Elétricas
Sistemas Microprocessados
Teoria de Acionamentos Eletromecânicos
Acionamentos Eletromecânicos Experimental
Artur de Almeida Rios (Lattes)
arturrios@iftm.edu.br
Titulação: Mestrado
Área atuação: Eletrotécnica
Regime: DE
Disciplina(s) ministrada(s)
Eficiência Energética
Manutenção de Sistemas Elétricos
Teoria de Acionamentos Eletromecânicos
Acionamentos Eletromecânicos Experimental
Bianca Soares de Oliveira Goncalves (Lattes)
bianca@iftm.edu.br
Titulação: Doutorado
Área atuação: Gestão
Regime: DE
Disciplina(s) ministrada(s)
Extensão 2
Cintia Carvalho Oliveira (Lattes)
cintiaoliveira@iftm.edu.br
Titulação: Mestrado
Área atuação: Informática 1 - Desenvolvimento de Sistemas
Regime: DE
Disciplina(s) ministrada(s)
Extensão 2
Conceitos de Algoritmos
Deidson Vitorio Kurpel (Lattes)
deidson@iftm.edu.br
Titulação: Mestrado
Área atuação: Matemática
Regime: DE
Disciplina(s) ministrada(s)
Cálculo Numérico
Felipe Roberto Bueno (Lattes)
felipebueno@iftm.edu.br
Titulação: Mestrado
Área atuação: -
Regime: DE
Disciplina(s) ministrada(s)
Geometria Analítica e Álgebra Linear
Flamarion Assis Jeronimo Inácio (Lattes)
flamarion@iftm.edu.br
Titulação: Mestrado
Área atuação: Computação - Redes de Computadores
Regime: DE
Disciplina(s) ministrada(s)
Sistemas Microprocessados
Halyne Silva Borges (Lattes)
halyneborges@iftm.edu.br
Titulação: Doutorado
Área atuação: Física
Regime: DE
Disciplina(s) ministrada(s)
Mecânica dos Sólidos
Física 1
Jean Carlos de Oliveira (Lattes)
jeanoliveira@iftm.edu.br
Titulação: Mestrado
Área atuação: Eletrônica - Controle e Automação
Regime: DE
Disciplina(s) ministrada(s)
Sistemas de Controle
Jean Lucas de Sousa (Lattes)
jeansousa@iftm.edu.br
Titulação: Mestrado
Área atuação: Informática 1 - Desenvolvimento de Sistemas
Regime: 40h
Disciplina(s) ministrada(s)
Estrutura de Dados 1
Juliano de Faria Andrade (Lattes)
julianofaria@iftm.edu.br
Titulação: Mestrado
Área atuação: Eletrônica - Controle e Automação
Regime: DE
Disciplina(s) ministrada(s)
Sistemas Microprocessados
Acionamentos Eletromecânicos Experimental
Instrumentação e Medidas
Teoria de Acionamentos Eletromecânicos
Junio Moreira (Lattes)
juniomoreira@iftm.edu.br
Titulação: Doutorado
Área atuação: Informática 2 - Manutenção e Suporte a Hardware e Redes de Computadores
Regime: DE
Disciplina(s) ministrada(s)
Extensão 2
Leandro Batista Machado (Lattes)
leandromachado@iftm.edu.br
Titulação: Mestrado
Área atuação: Química
Regime: DE
Disciplina(s) ministrada(s)
Química Geral
Leandro Sousa Vilefort (Lattes)
leandrovilefort@iftm.edu.br
Titulação: Doutorado
Área atuação: Eletrônica
Regime: DE
Disciplina(s) ministrada(s)
Sistemas Microprocessados
Teoria de Eletrônica Analógica 1
Eletrônica Analógica Experimental 1
Instrumentação e Medidas
Ligia Cristina Pestili (Lattes)
ligiapestili@iftm.edu.br
Titulação: Especialização
Área atuação: Informática 1 - Desenvolvimento de Sistemas
Regime: DE
Disciplina(s) ministrada(s)
Extensão 2
Lucas Gonçalves Cunha (Lattes)
lucascunha@iftm.edu.br
Titulação: Mestrado
Área atuação: Informática
Regime: DE
Disciplina(s) ministrada(s)
Estrutura de Dados 1
Márcio Antônio Martins Santana (Lattes)
marciomartins@iftm.edu.br
Titulação: Mestrado
Área atuação: Gestão
Regime: DE
Disciplina(s) ministrada(s)
Extensão 2
Fundamentos de Gestão
Marcio Viana Rolim (Lattes)
marciovianarolim@iftm.edu.br
Titulação: Mestrado
Área atuação: Ciências Contábeis
Regime: DE
Disciplina(s) ministrada(s)
Economia
Neilon José de Oliveira (Lattes)
neilonoliveira@iftm.edu.br
Titulação: Mestrado
Área atuação: Matemática
Regime: DE
Disciplina(s) ministrada(s)
Cálculo 3
Cálculo 1
Osmando Pereira Junior (Lattes)
osmando@iftm.edu.br
Titulação: Doutorado
Área atuação: Eletrônica
Regime: DE
Disciplina(s) ministrada(s)
Sistemas Microprocessados
Extensão 1
Paulo César Álvares Mota (Lattes)
paulomota@iftm.edu.br
Titulação: Doutorado
Área atuação: Eletrônica
Regime: DE
Disciplina(s) ministrada(s)
Trabalho de Conclusão de Curso
Subestações
Sistemas de Controle
Leitura e Produção de Textos
Ergonomia e Segurança no Trabalho
Conceitos de Algoritmos

Informações complementares

  • Modalidade: Presencial 
  • Duração: 10 Semestres 
  • Tuno: Integral* Oferta NOTURNO
  • Número de vagas: 35 
  • Total de vagas anuais: 35
  • Ano/semestre da 1ª oferta: 2017/1

Arquivos das Disciplinas:

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Horários de aula

Turmas_BEE.pdf

Formulários

Formulários Gerais

Regimento sobre o TCC
Formulários do TCC
Elaboração do TCC: Modelo de monografia e artigo científico

Horários de aulas

Horário das Aulas

2025/1°sem
1º período
2ª 3ª 4ª 5ª 6ª
18:10 19:00
ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO
CONCEITOS DE ALGORITMOS
CONCEITOS DE ALGORITMOS
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
19:00 19:50
CÁLCULO 1
CÁLCULO 1
QUÍMICA GERAL
CÁLCULO 1
EXTENSÃO 1
19:50 20:40
CÁLCULO 1
CÁLCULO 1
QUÍMICA GERAL
CÁLCULO 1
EXTENSÃO 1
20:50 21:40
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR
CONCEITOS DE ALGORITMOS
ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO
21:40 22:30
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR
CONCEITOS DE ALGORITMOS
QUÍMICA GERAL
3º período
2ª 3ª 4ª 5ª 6ª
18:10 19:00
FUNDAMENTOS DE GESTÃO
19:00 19:50
CIRCUITOS ELÉTRICOS 1
CIRCUITOS ELÉTRICOS 1
CÁLCULO 3
ESTRUTURA DE DADOS 1
FUNDAMENTOS DE GESTÃO
19:50 20:40
CIRCUITOS ELÉTRICOS 1
CIRCUITOS ELÉTRICOS 1
CÁLCULO 3
ESTRUTURA DE DADOS 1
ESTRUTURA DE DADOS 1
20:50 21:40
CÁLCULO 3
FÍSICA 1
FÍSICA 1
FÍSICA 1
EXTENSÃO 2
21:40 22:30
CÁLCULO 3
FÍSICA 1
FÍSICA 1
FÍSICA 1
EXTENSÃO 2
5º período
2ª 3ª 4ª 5ª 6ª
18:10 19:00
TEORIA DE ELETRÔNICA ANALÓGICA 1
ECONOMIA
CÁLCULO NUMÉRICO
ECONOMIA
19:00 19:50
TEORIA DE ELETRÔNICA ANALÓGICA 1
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
MECÂNICA DOS SÓLIDOS
CÁLCULO NUMÉRICO
SISTEMAS DIGITAIS 2
19:50 20:40
TEORIA DE ELETRÔNICA ANALÓGICA 1
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
MECÂNICA DOS SÓLIDOS
CÁLCULO NUMÉRICO
SISTEMAS DIGITAIS 2
20:50 21:40
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
SISTEMAS DIGITAIS 2
ELETRÔNICA ANALÓGICA EXPERIMENTAL 1
CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
21:40 22:30
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
SISTEMAS DIGITAIS 2
ELETRÔNICA ANALÓGICA EXPERIMENTAL 1
CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
7º período
2ª 3ª 4ª 5ª 6ª
13:10 14:00
SUBESTAÇÕES
14:00 14:50
SUBESTAÇÕES
14:50 15:40
SUBESTAÇÕES
18:10 19:00
ANÁLISE DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA
ANÁLISE DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA
19:00 19:50
SISTEMAS MICROPROCESSADOS
TEORIA DE ACIONAMENTOS ELETROMECÂNICOS
ANÁLISE DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA
SISTEMAS DE CONTROLE
MECÂNICA DOS FLUIDOS
19:50 20:40
SISTEMAS MICROPROCESSADOS
TEORIA DE ACIONAMENTOS ELETROMECÂNICOS
ANÁLISE DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA
SISTEMAS DE CONTROLE
MECÂNICA DOS FLUIDOS
20:50 21:40
TEORIA DE ACIONAMENTOS ELETROMECÂNICOS
SISTEMAS MICROPROCESSADOS
INSTRUMENTAÇÃO E MEDIDAS
INSTRUMENTAÇÃO E MEDIDAS
SISTEMAS DE CONTROLE
21:40 22:30
TEORIA DE ACIONAMENTOS ELETROMECÂNICOS
SISTEMAS MICROPROCESSADOS
INSTRUMENTAÇÃO E MEDIDAS
INSTRUMENTAÇÃO E MEDIDAS
SISTEMAS DE CONTROLE
9º período
2ª 3ª 4ª 5ª 6ª
13:10 14:00
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
14:00 14:50
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA
14:50 15:40
MANUTENÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA
16:00 16:50
MANUTENÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS
MANUTENÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS
QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA
16:50 17:40
MANUTENÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS
MANUTENÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS
QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA
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