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Letras Português-Inglês

Licenciatura Presencial

O curso de graduação em Letras com habilitação em Português e Inglês tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuar na docência da educação básica em ambas as línguas, compreendendo criticamente suas demandas sociais e cuturais, suas literaturas. Além disso, o curso visa capacitar seus alunos a atuarem na pesquisa e na extensão, com atenção às demandas da sociedade.    

Informações sobre o curso

Perfil do egresso
Saiba onde o aluno formado poderá trabalhar e quais atividades estará apto a realizar ao concluir o curso
Aspectos legais
Consulte a autorização para oferta do curso e acesse as demais portarias aplicáveis
Gestão do Curso
Entre em contato com os responsáveis pelo gerenciamento das atividades do curso
Matriz Curricular
Veja as disciplinas ministradas durante o curso e leia as suas respectivas ementas
Projeto pedagógico
Entenda como se desenvolverão as atividades, de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso
Corpo Docente
Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos
Informações complementares
Acesse mais informações sobre o curso para conhecer algumas de suas particularidades
Formulários
Acesse a lista completa com os formulários úteis para o curso e baixe os arquivos
Horários de aulas
Confira os horários de cada unidade curricular do curso

Perfil do egresso

o formando deve demonstrar domínio das línguas portuguesa e inglesa e de suas culturas para atuar como professor, pesquisador, crítico literário, tradutor, intérprete, revisor de textos, entre outras atividades, com o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:

  • domínio do uso da língua portuguesa e da língua inglesa, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção crítica e produção de textos;
  • reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;
  • visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional;
  • preparação profissional atualizada, de acordo com a dinâmica do mercado de trabalho;
  • percepção de diferentes contextos interculturais;
  • domínio de recursos e tecnologias digitais de informação e comunicação;
  • domínio dos conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio;
  • domínio de metodologias e alternativas pedagógicas que facilitem a apresentação de conhecimentos e orientação de estudantes de diferentes níveis de ensino na construção de saberes, competências e habilidades.

Para isso, considerando a Resolução CNE/CP nº 4, de 29 de maio de2024, é necessário ao docente construir, ao longo da formação, a capacidade de mobilizar todos esses saberes para:

  • Demonstrar conhecimento e compreensão da organização epistemológica dos conceitos, das ideias-chave, da estrutura das áreas e componentes curriculares para o exercício da docência nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio;
  • Compreender criticamente os marcos normativos que fundamentam a organização curricular de cada uma das etapas e modalidades da Educação Básica e, em particular, das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica e da Base Nacional Comum Curricular;
  • Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária e de relações democráticas na escola;
  • Reconhecer os contextos sociais, culturais, econômicos e políticos das escolas em que atuará e, também os contextos de vidas dos estudantes, propiciando assim aprendizagens efetivas;
  • Identificar questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, a fim de contribuir, por meio do acesso ao conhecimento, para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras;
  • Compreender como as ideias filosóficas e as realidades e contextos históricos influenciam a organização dos sistemas de ensino, das instituições de Educação Básica e das práticas educacionais;
  • Demonstrar conhecimento sobre o uso da linguagem e do pensamento lógico-matemático no desenvolvimento do conteúdo específico de ensino;
  • Demonstrar conhecimento sobre diferentes formas de apresentar os conteúdos dos componentes e das áreas curriculares para a docência nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, utilizando esse conhecimento para selecionar recursos de ensino adequados que contemplem o acesso ao conhecimento para um grupo diverso de estudantes;
  • Aplicar estratégias de ensino e atividades didáticas diferenciadas que promovam a aprendizagem dos estudantes, incluindo aqueles que compõem a população atendida pela Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, e levando em conta seus diversos contextos culturais, socioeconômicos e linguísticos;
  • Estruturar ações pedagógicas e ambientes educativos que promovam a aprendizagem dos estudantes a respeito:

a) das relações étnico-raciais estabelecidas na sociedade brasileira no presente e no passado e que garantam a apropriação dos conhecimentos relativos à história e cultura africana, afro-brasileira e dos povos originários do Brasil, bem como de valores e atitudes orientados a desconstruir e combater todas as expressões do racismo, com a devida valorização da diversidade cultural e étnico-racial brasileiras; e

b) das múltiplas formas de participação e atuação das mulheres na sociedade brasileira, no passado e no presente, bem como de conhecimentos, valores e atitudes orientados à prevenção e combate a todas as formas de violência contra a mulher.

  • Construir ambientes de aprendizagens que incentivem os estudantes a solucionar problemas, tomar decisões, aprender durante toda a vida e colaborar para uma sociedade em constante mudança;
  • Planejar e organizar suas aulas de modo que se otimize a relação entre tempo, espaço e objetos do conhecimento, considerando as características dos estudantes e os contextos de atuação dos  profissionais do magistério da educação escolar básica;
  • Recontextualizar a linguagem dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias digitais de informação e comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem;
  • Conhecer e utilizar os diferentes tipos de avaliação educacional, bem como os limites e potencialidades de cada instrumento para dar devolutivas que apoiem o estudante na construção de sua autonomia como aprendiz e replanejar suas práticas de ensino de modo a assegurar que as dificuldades identificadas nas avaliações sejam superadas por meio de sua atuação profissional em suas aulas;
  • Reconhecer e utilizar em sua prática as evidências científicas advindas de diferentes áreas de conhecimento, atualizadas e aplicáveis aos ambientes de ensino onde atua profissionalmente, de forma que possa favorecer os processos de ensino e aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes;
  • Demonstrar conhecimento sobre o desenvolvimento físico, socioemocional e intelectual dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, utilizando esses saberes para construir compreensão quanto ao perfil dos estudantes com os quais atua, para selecionar estratégias de ensino adequadas e levantar hipóteses sobre como determinadas características presentes em seu grupo de estudantes potencialmente podem afetar a aprendizagem e assim, tomar decisões pedagógicas mais adequadas;
  • Demonstrar conhecimento sobre os mecanismos pelos quais crianças, jovens e adultos aprendem, utilizando esse conhecimento para planejar as ações de ensino, selecionar estratégias pedagógicas e recursos que sejam adequados à etapa da Educação Básica a qual seus discentes pertencem;
  • Manter comunicação e interação com as famílias para estabelecer parcerias e colaboração com a instituição de Educação Básica, de modo que favoreça a aprendizagem dos estudantes e o seu pleno desenvolvimento;
  • Dominar conhecimentos relativos à gestão das escolas de Educação Básica, contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação da proposta pedagógica;
  • Demonstrar conhecimento e, sempre que possível, colaborar com o desenvolvimento de pesquisas científicas no campo educacional de maneira a refletir sobre sua própria prática docente e aplicar tal conhecimento em sua prática.

Aspectos legais

  • Autorização da oferta

Resolução IFTM/CONSUP nº 425 de 05 de agosto de 2024

  • Aprovação do PPC

Resolução IFTM/Consup nº 439 de 25 de setembro de 2024

 

  • Legislação referente à regulamentação do curso

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental.

Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras.

Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências.

Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes.

Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE.

Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

Lei nº 14.164, de 10 de junho de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para incluir conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica, e institui a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher.

Decreto nº 4.281, de 25 de junho de 2002. Regulamenta a Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental.

Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nº 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.

Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000.

Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências.

Decreto nº 8.368, de 2 de dezembro de 2014. Regulamenta a Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e pós-graduação no sistema federal de ensino.

Decreto nº 11.793, de 23 de novembro de 2023. Institui o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Novo Viver sem Limite.

Resolução CNE/CP n° 1, de 17 de junho de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Resolução CNE/CES nº 03, de 02 de julho de 2007. Dispõe sobre procedimentos a serem adotados quanto ao conceito de hora-aula, e dá outras providências.

Resolução Conaes n° 1, de 17 de junho de 2010. Normatiza o Núcleo Docente Estruturante.

Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de março de 2011. Estabelece as diretrizes para a obtenção de uma nova habilitação pelos portadores de Diploma de Licenciatura em Letras.

Resolução CNE/CP n° 1, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.

Resolução CNE/CP nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental.

Resolução CNE/CES nº 07, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei n. 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024.

Resolução CNE/CP nº 1, de 05 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica.

Resolução CNE/CP nº 4 de 29 de maio de 2024. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados e cursos de segunda licenciatura).

Portaria n° 3.284, de 07 de novembro de 2003. Dispõe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências, para instruir os processos de autorização e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de instituições.

Portaria Normativa nº 21, de 21 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o sistema e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC.

Portaria nº 315, de 4 de abril de 2018. Dispõe sobre os procedimentos de supervisão e monitoramento de instituições de educação superior integrantes do sistema federal de ensino e de cursos superiores de graduação e de pós-graduação lato sensu, nas modalidades presencial e a distância.

Portaria nº 2.117, de 06 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância (EaD) em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino.

Parecer CNE/CP nº 4, de 12 de março de 2024. Assunto: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica.

  • Legislação Institucional (IFTM)

Resolução IFTM nº 14, de 27 de março de 2018. Aprova a Resolução Ad Referendum nº 77 que versa sobre a alteração da Resolução n. 39/2012 - Regulamento do Programa de Ações Afirmativas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.

Resolução IFTM nº 20, de 27 de março de 2019. Dispõe sobre a aprovação da Resolução Ad Referendum nº 54/2018, que versa sobre a aprovação da instrução que orienta os procedimentos referentes à certificação por terminalidade específica para estudantes dos cursos técnicos.

Resolução IFTM nº 30 de 27 de março de 2019. Regulamento de Monitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.

Resolução IFTM nº 053, de 20 de agosto de 2020. Aprova a Resolução “Ad Referendum” nº 09/2020, que versa sobre o Regulamento da Curricularização da Extensão nos Cursos de Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.

Resolução IFTM nº 147, de 29 de junho de 2021. Regulamento do Núcleo de Estudos de Diversidade de Sexualidade e Gênero – NEDSEG do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.

Resolução IFTM nº 151, de 30 de junho de 2021, que dispõe sobre o Regulamento de Atividades Complementares dos Cursos do IFTM.

Resolução IFTM nº 181, de 06 de dezembro de 2021. Regulamento do Programa de Mobilidade Acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM.

Resolução IFTM nº 182 de 06 de dezembro de 2021.  Regulamento dos Projetos de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM.

Resolução IFTM nº 183 de 06 de dezembro de 2021. Regulamento do Núcleo de Apoio Pedagógico – NAP, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.

Resolução IFTM nº 184 de 06 de dezembro de 2021. Regulamento do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE – do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM.

Resolução IFTM nº 199 de 07 de dezembro de 2021. Dispõe sobre o Estágio Curricular das Licenciaturas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM.

Resolução IFTM nº 257 de 01 de setembro de 2022. Regulamento do Núcleo Docente Estruturante do IFTM.

Resolução IFTM nº 258 de 01 de setembro de 2022. Regulamento do Uso do Nome Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.  

Resolução IFTM nº 259 de 01 de setembro de 2022. Regulamento do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFTM - NEABI.

Resolução IFTM nº 290, de 16 de novembro de 2022. Regulamento para Oferta e Gestão de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFTM.

Resolução IFTM nº 291 de 17 de novembro de 2022. Regulamento do Colegiado dos Cursos do IFTM.

Resolução IFTM nº 314, de 09 de março de 2023. Regulamento para a elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso de graduação no IFTM.

Resolução IFTM nº 315, de 09 de março de 2023. Altera a Resolução IFTM nº 151, de 30 de junho de 2021, que dispõe sobre o Regulamento de Atividades Complementares dos Cursos do IFTM.

Resolução IFTM nº 344, de 17 de agosto de 2023. Regulamento do Programa de acesso, permanência e êxito do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

Resolução IFTM nº 353, de 26 de setembro de 2023. Regulamento de Estudos Domiciliares do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

Resolução IFTM nº 354, de 26 de setembro de 2023. Regulamento da organização didático pedagógica dos cursos de graduação do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

Resolução IFTM nº 357, de 26 de setembro de 2023. Diretrizes para oferta de cursos, unidades e componentes curriculares na modalidade a distância no âmbito do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

Resolução IFTM nº 405, de 28 de junho de 2024. Dispõe sobre a aprovação do Regimento Geral do IFTM.

Resolução IFTM nº 410 de 28 de junho de 2024. Dispõe sobre a aprovação do Regimento Interno do Campus Patrocínio.

Instrução normativa IFTM nº 13, de 10 de setembro de 2020. Estabelece procedimentos para atendimento e flexibilização curricular aos estudantes com necessidades específicas do IFTM.

Instrução normativa IFTM nº 70, de 16 de fevereiro de 2022. Estabelece procedimentos de autodescrição e audiodescrição em eventos acadêmicos para promoção da inclusão de pessoas com deficiência visual.

  • Legislação referente à regulamentação da profissão

Resolução CNE/CES 18, de 13 de março de 2002. Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Letras.

Parecer CNE/CES 492 de 09 de julho de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia.

Gestão do Curso

Jonatas Aparecido Guimarães
Coordenador(a) de Curso
jonatas@iftm.edu.br

Matriz Curricular

1º período
Unidade Curricular CHT CHP
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 20,00 20,00
EXTENSÃO I 60,00 -
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DISTÂNCIA 33,20 -
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS 50,00 16,40
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL 33,20 -
LÍNGUA INGLESA I 50,00 16,40
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 50,00 16,40
TEORIA DA LITERATURA I 66,40 -
Subtotal 362,80 69,20
Subtotal Geral 432,00
2º período
Unidade Curricular CHT CHP
ESTÁGIO SUPERVIOSIONADO II 20,00 20,00
EXTENSÃO II 75,00 -
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 33,20 -
LÍNGUA INGLESA II 33,20 -
LITERATURA BRASILEIRA I 50,00 16,40
METODOLOGIA CIENTÍFICA 33,20 -
OPTATIVA I 33,20 -
SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA 50,00 16,40
SOCIOLINGUÍSTICA 33,20 -
Subtotal 361,00 52,80
Subtotal Geral 413,80
3º período
Unidade Curricular CHT CHP
DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE 33,20 -
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III 30,00 30,00
EXTENSÃO III 50,00 -
FONÉTICA E FONOLOGIA 66,40 -
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 50,00 16,40
LÍNGUA INGLESA III 50,00 16,40
OPTATIVA II 33,20 -
TEORIA DA LITERATURA II 50,00 16,40
Subtotal 362,80 79,20
Subtotal Geral 442,00
4º período
Unidade Curricular CHT CHP
DIDÁTICA I 50,00 16,40
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV 30,00 30,00
EXTENSÃO IV 50,00 -
LÍNGUA INGLESA IV 33,20 -
LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA I 50,00 16,40
MORFOSSINTAXE 66,40 -
OPTATIVA III 33,20 -
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 66,40 -
Subtotal 379,20 62,80
Subtotal Geral 442,00
5º período
Unidade Curricular CHT CHP
DIDÁTICA II 33,20 -
EDUCAÇÃO INCLUSIVA 33,20 -
ESTÁGIO SUPERVISIONADO V 50,00 50,00
EXTENSÃO V 50,00 50,00
LÍNGUA INGLESA V 50,00 16,40
LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUAS 25,00 8,20
LITERATURA INFANTO-JUVENIL 33,20 -
LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA I 50,00 16,40
OPTATIVA IV 33,20 -
Subtotal 357,80 141,00
Subtotal Geral 498,80
6º período
Unidade Curricular CHT CHP
ESTÁGIO SUPERVISIONADO VI 50,00 50,00
EXTENSÃO VI 50,00 -
LEITURAS FUNDAMENTAIS DA LITERATURA PORTUGUESA 33,20 -
LÍNGUA INGLESA VI 50,00 16,40
METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS 25,00 8,20
MÍDIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO 50,00 16,40
OPTATIVA V 33,20 -
POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL 50,00 16,40
Subtotal 341,40 107,40
Subtotal Geral 448,80
7º período
Unidade Curricular CHT CHP
ANÁLISE DO DISCURSO 25,00 8,20
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA 50,00 16,40
ESCOLA E CURRÍCULO 33,20 -
ESTÁGIO SUPERVISIONADO VII 100,00 100,00
LÍNGUA INGLESA VII 50,00 16,40
LITERATURA, IDENTIDADES E ALTERIDADES: EXPRESSÕES AFRICANAS, AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS 66,40 -
OPTATIVA VI 33,20 -
Subtotal 357,80 141,00
Subtotal Geral 498,80
8º período
Unidade Curricular CHT CHP
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 25,00 8,20
ESTÁGIO SUPERVISIONADO VIII 100,00 100,00
INTRODUÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS 33,20 33,20
LÍNGUA INGLESA VIII 50,00 16,40
LINGUÍSTICA TEXTUAL 33,20 -
LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA II 50,00 16,40
METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E SUAS LITERATURAS 25,00 8,20
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 50,00 -
Subtotal 366,40 182,40
Subtotal Geral 548,80
Unidade Curricular CHT CHP
TÓPICOS ESPECIAIS EM AVALIAÇÃO 33,20 -
TÓPICOS ESPECIAIS EM CULTURA BRASILEIRA 33,20 -
TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL 33,20 -
TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTUDOS DECOLONIAIS 33,20 -
TÓPICOS ESPECIAIS EM FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA 33,20 -
TÓPICOS ESPECIAIS EM GRAMÁTICA 33,20 -
TÓPICOS ESPECIAIS EM LÍNGUA E CULTURA LATINA 33,20 -
TÓPICOS ESPECIAIS EM LÍNGUA INGLESA E SUAS CULTURAS 33,20 -
TÓPICOS ESPECIAIS EM LÍNGUAS E DISCURSO 33,20 -
TÓPICOS ESPECIAIS EM LITERATURA COMPARADA 33,20 -
TÓPICOS ESPECIAIS EM LITERATURA E SOCIEDADE 33,20 -
TÓPICOS ESPECIAIS EM PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL 33,20 -
TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM 33,20 -
TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS 33,20 -
TÓPICOS ESPECIAIS EM TRADUÇÃO E EM REVISÃO TEXTUAL 33,20 -
Total 3.387,20 190,60
Total Geral 3.577,80

Projeto pedagógico

Consup - PPC Letras - Port. Ingl. - PTC.pdf

Corpo Docente

Bianca Soares de Oliveira Goncalves (Lattes)
bianca@iftm.edu.br
Titulação: Doutorado
Área atuação: Gestão
Regime: DE
Disciplina(s) ministrada(s)
Introdução À Educação Distância
Eloisa Elena Resende Ramos Generoso (Lattes)
eloisaresende@iftm.edu.br
Titulação: Doutorado
Área atuação: Português
Regime: DE
Disciplina(s) ministrada(s)
Introdução Aos Estudos Linguísticos
Jonatas Aparecido Guimarães (Lattes)
jonatas@iftm.edu.br
Titulação: Mestrado
Área atuação: Português/redação
Regime: DE
Disciplina(s) ministrada(s)
Extensão I
Teoria da Literatura I
Juliana de Fátima Batista (Lattes)
julianabatista@iftm.edu.br
Titulação: Mestrado
Área atuação: Português/espanhol
Regime: DE
Disciplina(s) ministrada(s)
Leitura e Produção Textual
Silvia Helena Casagrande (Lattes)
silviacasagrande@iftm.edu.br
Titulação: Mestrado
Área atuação: Português/inglês
Regime: DE
Disciplina(s) ministrada(s)
Língua Inglesa I

Informações complementares

E-mail do curso: letras.ptc@iftm.edu.br

  • Modalidade: Presencial 
  • Duração: 8 Semestres 
  • Tuno:  noturno
  • Número de vagas: 35 
  • Total de vagas anuais: 35

Formulários

Horários de aulas

Horário das Aulas

2025/1°sem
1º período
2ª 3ª 4ª 5ª 6ª
19:00 19:50
TEORIA DA LITERATURA I
LÍNGUA INGLESA I
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS
EXTENSÃO I
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
19:50 20:40
TEORIA DA LITERATURA I
LÍNGUA INGLESA I
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS
EXTENSÃO I
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
20:50 21:40
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
TEORIA DA LITERATURA I
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
LÍNGUA INGLESA I
EXTENSÃO I
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DISTÂNCIA
21:40 22:30
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
TEORIA DA LITERATURA I
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
LÍNGUA INGLESA I
EXTENSÃO I
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DISTÂNCIA
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