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Campus Patrocínio

Técnico em Administração

Tecnico Concomitante Presencial

O Curso Técnico em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTM), Campus Patrocínio, tem como objetivo promover formação profissional e humana, provendo profissionais técnicos de nível médio que sejam capazes de atender às demandas da sociedade e do mercado de trabalho. Com isso, o curso prepara profissionais capazes de executar funções de apoio administrativo, bem como de executar procedimentos organizacionais.

Informações sobre o curso

Perfil do egresso
Saiba onde o aluno formado poderá trabalhar e quais atividades estará apto a realizar ao concluir o curso
Aspectos legais
Consulte a autorização para oferta do curso e acesse as demais portarias aplicáveis
Gestão do Curso
Entre em contato com os responsáveis pelo gerenciamento das atividades do curso
Matriz Curricular
Veja as disciplinas ministradas durante o curso e leia as suas respectivas ementas
Projeto pedagógico
Entenda como se desenvolverão as atividades, de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso
Corpo Docente
Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos
Informações complementares
Acesse mais informações sobre o curso para conhecer algumas de suas particularidades
Horários de aulas
Confira os horários de cada unidade curricular do curso

Perfil do egresso

O profissional formado no curso técnico em Administração do IFTM – Polo Ibiá deve ter visão sistêmica das organizações de forma que possa aplicar as técnicas e ferramentas necessárias para auxiliar no processo de gestão das organizações. Atuando de maneira proativa em diversas áreas, tais como: recursos humanos, compras, vendas, contabilidade, finanças, fluxo de mercadorias, patrimônio e serviços.
 

O técnico em Administração ao concluir o curso deverá apresentar em seu perfil as seguintes habilidades:
 

  • Compreender, de maneira global, o processo produtivo da empresa onde atua;
  • Sugerir ações capazes de aumentar a eficiência produtiva da organização;
  • Analisar e organizar documentos contábeis, financeiros e indicadores de resultados, a fim de propor ações que viabilizem financeira e economicamente o empreendimento;
  • Conhecer e implementar estratégias de marketing empresarial;
  • Definir ações baseadas em estudos e pesquisas de mercado, com a finalidade de comercializar produtos e serviços, estabelecendo preços e formas de comunicação e criando vantagens aos clientes e a empresa;
  • Conhecer as principais questões jurídicas relacionadas à legislação vigente;
  • Compreender a cadeia de suprimentos da organização onde atua, propondo soluções capazes de promover sua integração;
  • Conhecer e operar sistemas de informação capazes de auxiliar nas práticas gerenciais;
  • Identificar, avaliar e implementar técnicas de planejamento organizacional, buscando atualização e inovação;
  • Buscar o desenvolvimento de projetos para a melhoria contínua nas suas áreas de atuação, a fim de identificar e incorporar inovações para o desenvolvimento da organizaçã onde atua;
  • Executar as funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoques;
  • Utilizar ferramentas da informática básica, como suporte às operações organizacionais.
     

Aspectos legais

3 ASPECTOS LEGAIS 3.1 Legislação referente à criação, autorização. 3.1.1 Criação. Portaria n° 054, de 27 de junho de 2019. 3.1.2 Autorização da Oferta do Curso. Resolução MEC/IFTM nº 106, de 29 de outubro de 2020 3.2 Legislação referente ao curso ● Lei Federal nº. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. ● Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Trata-se de Educação para o Trânsito, que institui o Código de Trânsito Brasileiro. ● Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Trata-se da Educação Ambiental, que dispõe sobre a Política Nacional da Educação Ambiental. ● Resolução CNE/CEB nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras – e dá outras providências. ● Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.7 ● Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria que dispõe sobre o Estatuto do Idoso. ● Parecer CNE/CP nº 03, de 10 de março de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. ● Resolução nº 01, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico - Raciais e para o Ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Africana. ● Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do Art. 36 e os Art. 39 a 41 da Lei Federal nº. 9394/96 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. ● Parecer CNE/CEB nº 39, de 08 de dezembro de 2004. Aplicação do Decreto nº 5.154/2004 na Educação Profissional Técnica de nível médio e no Ensino Médio. ● Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. ● Resolução CNE/CEB nº 03, de 09 de julho de 2008. Dispõe sobre a instituição e implantação do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio. ● Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional tecnológica. ● Portaria MEC nº 870, de 16 de julho de 2008. Aprova o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio, elaborado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. ● Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. ● Lei n° 11.645, de 29 de dezembro de 2008. Institui a obrigatoriedade de incluir no currículo oficial da rede de ensino a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. ● Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Trata-se da Educação alimentar e nutricional, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da Educação Básica. ● Decreto nº 7.037, de 21 de dezembro de 2009. Institui o Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH 3. (Educação em Direitos Humanos) ● Resolução nº 01, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. ● Resolução nº 04, de 06 de junho de 2012. Dispõe sobre alteração na Resolução CNE/CEB nº 3/2008, definindo a nova versão do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio. ● Resolução nº 02, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. ● Parecer CNE/CEB Nº 11, de 12 de junho de 2008. ● Proposta de instituição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio. ● Resolução nº 06, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional Técnica de Nível Médio e suas alterações. ● Resolução CNE/CEB nº 01, de 05 de dezembro de 2014. Atualiza e define novos critérios para a composição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, disciplinando e orientando os sistemas de ensino e as instituições públicas e privadas de Educação Profissional e Tecnológica quanto à oferta de cursos técnicos de nível médio em caráter experimental, observando o disposto no art. 81 da Lei nº 9.394/96 (LDB) e nos termos do art. 19 da Resolução CNE/CEB nº 6/2012. ● Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. ● Lei nº 13.425, de 30 de março de 2017. Estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público; altera as Leis nos 8.078, de 11 de setembro de 1990, e 10.406, de 10 de janeiro de 2002 – Código Civil; e dá outras providências. ● Parecer CNE/CP nº 7, de 19 de maio de 2020. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional e Tecnológica, a partir da Lei nº 11.741/2008, que deu nova redação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). ● Decreto nº 10.502 de 30 de setembro de 2020 - Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. 3.3 Legislação referente à regulamentação da profissão Norma nº. 351305. Técnico em Administração. Classificação Brasileira de Ocupações

Gestão do Curso

Rafael Luiz Gondim
Coordenador(a) de Curso
rafaellgondim@gmail.com

Matriz Curricular

1º período
Unidade Curricular CHT CHP
COMUNICAÇÃO E REDAÇÃO PROFISSIONAL 66,40 0,00
INFORMÁTICA APLICADA 13,20 20,00
INTRODUÇÃO À ECONOMIA 33,20 0,00
MATEMÁTICA APLICADA 33,20 0,00
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO 100,00 0,00
Subtotal 246,00 20,00
Subtotal Geral 266,00
2º período
Unidade Curricular CHT CHP
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO 66,40 0,00
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA 66,40 0,00
ESTATÍSTICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO 33,20 0,00
GESTÃO DA INFORMAÇÃO 20,00 13,20
MATEMÁTICA FINANCEIRA 66,40 0,00
Subtotal 252,40 13,20
Subtotal Geral 265,60
3º período
Unidade Curricular CHT CHP
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA 66,40 0,00
CONTABILIDADE GERAL 66,40 -
DIREITO CIVIL E LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL 66,40 -
EMPREENDEDORISMO 20,00 13,20
OPTATIVA 33,20 -
Subtotal 252,40 13,20
Subtotal Geral 265,60
4º período
Unidade Curricular CHT CHP
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS 66,40 -
CONTABILIDADE GERENCIAL E DE CUSTOS 66,40 -
DIREITO DO TRABALHO E LEGISLAÇÃO DO CONSUMIDOR 66,40 -
GESTÃO ESTRATÉGICA 33,20 -
PROJETO INTEGRADOR 33,20 33,20
Subtotal 265,60 33,20
Subtotal Geral 298,80
Unidade Curricular CHT CHP
ESTÁGIO 100,00 -
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL 33,20 -
INTRODUÇÃO AO AGRONEGÓCIO 33,20 -
LIBRAS 33,20 -
Total 1.216,00 66,40
Total Geral 1.282,40

Projeto pedagógico

Resolução nº 134 - 2020 PPC Técnico em Administração Concomitante - Polo Ibiá

Corpo Docente

Informações complementares

Horários de aulas

Horário das Aulas

2025/1°sem
1º período
2ª 3ª 4ª 5ª
19:00 19:50
COMUNICAÇÃO E REDAÇÃO PROFISSIONAL
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
MATEMÁTICA APLICADA
19:50 20:40
COMUNICAÇÃO E REDAÇÃO PROFISSIONAL
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
MATEMÁTICA APLICADA
20:50 21:40
INFORMÁTICA APLICADA
COMUNICAÇÃO E REDAÇÃO PROFISSIONAL
INTRODUÇÃO À ECONOMIA
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
21:40 22:30
INFORMÁTICA APLICADA
COMUNICAÇÃO E REDAÇÃO PROFISSIONAL
INTRODUÇÃO À ECONOMIA
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
3º período
2ª 3ª 4ª 5ª
19:00 19:50
CONTABILIDADE GERAL
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL
EMPREENDEDORISMO
19:50 20:40
CONTABILIDADE GERAL
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL
EMPREENDEDORISMO
20:50 21:40
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
CONTABILIDADE GERAL
DIREITO CIVIL E LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL
DIREITO CIVIL E LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL
21:40 22:30
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
CONTABILIDADE GERAL
DIREITO CIVIL E LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL
DIREITO CIVIL E LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL
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Campina Verde
Ituiutaba
Paracatu
Patos de Minas
Patrocínio
Uberaba
Uberaba Parque Tecnológico
Uberlândia
Uberlândia Centro
Polo Carmo do Paranaíba
Polo Coromandel
Polo Ibiá
Polo João Pinheiro
Polo EMBRAPII
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