O Curso Técnico em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTM), Campus Patrocínio, tem como objetivo promover formação profissional e humana, provendo profissionais técnicos de nível médio que sejam capazes de atender às demandas da sociedade e do mercado de trabalho. Com isso, o curso prepara profissionais capazes de executar funções de apoio administrativo, bem como de executar procedimentos organizacionais.
O profissional formado no curso técnico em Administração do IFTM – Polo Ibiá deve ter visão sistêmica das organizações de forma que possa aplicar as técnicas e ferramentas necessárias para auxiliar no processo de gestão das organizações. Atuando de maneira proativa em diversas áreas, tais como: recursos humanos, compras, vendas, contabilidade, finanças, fluxo de mercadorias, patrimônio e serviços.
O técnico em Administração ao concluir o curso deverá apresentar em seu perfil as seguintes habilidades:
Compreender, de maneira global, o processo produtivo da empresa onde atua;
Sugerir ações capazes de aumentar a eficiência produtiva da organização;
Analisar e organizar documentos contábeis, financeiros e indicadores de resultados, a fim de propor ações que viabilizem financeira e economicamente o empreendimento;
Conhecer e implementar estratégias de marketing empresarial;
Definir ações baseadas em estudos e pesquisas de mercado, com a finalidade de comercializar produtos e serviços, estabelecendo preços e formas de comunicação e criando vantagens aos clientes e a empresa;
Conhecer as principais questões jurídicas relacionadas à legislação vigente;
Compreender a cadeia de suprimentos da organização onde atua, propondo soluções capazes de promover sua integração;
Conhecer e operar sistemas de informação capazes de auxiliar nas práticas gerenciais;
Identificar, avaliar e implementar técnicas de planejamento organizacional, buscando atualização e inovação;
Buscar o desenvolvimento de projetos para a melhoria contínua nas suas áreas de atuação, a fim de identificar e incorporar inovações para o desenvolvimento da organizaçã onde atua;
Executar as funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoques;
Utilizar ferramentas da informática básica, como suporte às operações organizacionais.
Aspectos legais
3 ASPECTOS LEGAIS
3.1 Legislação referente à criação, autorização.
3.1.1 Criação.
Portaria n° 054, de 27 de junho de 2019.
3.1.2 Autorização da Oferta do Curso.
Resolução MEC/IFTM nº 106, de 29 de outubro de 2020
3.2 Legislação referente ao curso
● Lei Federal nº. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
● Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Trata-se de Educação para o Trânsito, que institui o Código de Trânsito Brasileiro.
● Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Trata-se da Educação Ambiental, que dispõe sobre a Política Nacional da Educação Ambiental.
● Resolução CNE/CEB nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras – e dá outras providências.
● Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.7
● Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria que dispõe sobre o Estatuto do Idoso.
● Parecer CNE/CP nº 03, de 10 de março de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
● Resolução nº 01, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico - Raciais e para o Ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Africana.
● Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do Art. 36 e os Art. 39 a 41 da Lei Federal nº. 9394/96 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências.
● Parecer CNE/CEB nº 39, de 08 de dezembro de 2004. Aplicação do Decreto nº 5.154/2004 na Educação Profissional Técnica de nível médio e no Ensino Médio.
● Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000.
● Resolução CNE/CEB nº 03, de 09 de julho de 2008. Dispõe sobre a instituição e implantação do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio.
● Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional tecnológica.
● Portaria MEC nº 870, de 16 de julho de 2008. Aprova o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio, elaborado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.
● Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes.
● Lei n° 11.645, de 29 de dezembro de 2008. Institui a obrigatoriedade de incluir no currículo oficial da rede de ensino a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.
● Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Trata-se da Educação alimentar e nutricional, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da Educação Básica.
● Decreto nº 7.037, de 21 de dezembro de 2009. Institui o Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH 3. (Educação em Direitos Humanos)
● Resolução nº 01, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.
● Resolução nº 04, de 06 de junho de 2012. Dispõe sobre alteração na Resolução CNE/CEB nº 3/2008, definindo a nova versão do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio.
● Resolução nº 02, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. ● Parecer CNE/CEB Nº 11, de 12 de junho de 2008.
● Proposta de instituição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio.
● Resolução nº 06, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional Técnica de Nível Médio e suas alterações.
● Resolução CNE/CEB nº 01, de 05 de dezembro de 2014. Atualiza e define novos critérios para a composição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, disciplinando e orientando os sistemas de ensino e as instituições públicas e privadas de Educação Profissional e Tecnológica quanto à oferta de cursos técnicos de nível médio em caráter experimental, observando o disposto no art. 81 da Lei nº 9.394/96 (LDB) e nos termos do art. 19 da Resolução CNE/CEB nº 6/2012.
● Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
● Lei nº 13.425, de 30 de março de 2017. Estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público; altera as Leis nos 8.078, de 11 de setembro de 1990, e 10.406, de 10 de janeiro de 2002 – Código Civil; e dá outras providências.
● Parecer CNE/CP nº 7, de 19 de maio de 2020. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional e Tecnológica, a partir da Lei nº 11.741/2008, que deu nova redação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
● Decreto nº 10.502 de 30 de setembro de 2020 - Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida.
3.3 Legislação referente à regulamentação da profissão
Norma nº. 351305. Técnico em Administração. Classificação Brasileira de Ocupações