Saneamento Ambiental
O Plano Nacional de Saneamento Básico (PNSB) estipula a necessidade de profissionais habilitados na área de saneamento em cada município brasileiro, o que representa uma grande oportunidade de emprego.
O saneamento ambiental é crucial para melhorar a qualidade de vida da população, abrangendo ações como abastecimento de água potável, coleta de lixo, tratamento de esgoto e limpeza das vias públicas. A falta de saneamento adequado causa doenças e afeta milhões de pessoas no Brasil.
O país está passando por revisões e atualizações nas legislações para implementar as propostas da Política Nacional de Saneamento Básico. No entanto, a dimensão continental do Brasil torna a universalização do saneamento um desafio.
Para enfrentar esse desafio, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) campus Uberaba propõe o curso de Pós-graduação em Saneamento Ambiental. O curso visa formar profissionais qualificados para lidar com as questões do saneamento ambiental, garantindo a preservação do meio ambiente e atendendo às necessidades da sociedade.
Informações sobre o curso
Perfil do egresso
Pretende-se que o egresso do Curso de Pós-Graduação em Saneamento Ambiental desenvolva competências e habilidades para:
- Resolução de problemas relacionados aos recursos naturais, sua conservação e preservação, e pode atuar em empresas públicas, privadas e organizações não governamentais, integrando equipes multidisciplinares como funcionário ou profissional autônomo.
 - Construção de uma formação humanística para que o futuro profissional venha a tornar-se um especialista em saneamento ambiental consciente de seu papel na comunidade e venha a ter um bom relacionamento humano no trabalho;
 - Desenvolvimento de visão multidisciplinar e interdisciplinar proporcionada pelo Trabalho de Conclusão de Curso;
 - Compreensão e tradução das necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como utilização racional dos recursos disponíveis, além da conservação do equilíbrio do ambiente;
 - Colaboração em empresas, indústrias, companhias de abastecimento e tratamento de água e esgoto, nos processos de saneamento ambiental, gestão de recursos hídricos, gerenciamento de resíduos, manutenção de qualidade da água, geoprocessamento e sensoriamento remoto.
 
Aspectos legais
â Lei n. 9394, de 20/12/1996 – de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
â Resolução CNE/CES nº 3/1999 – Fixa condições de validade dos certificados de cursos presenciais de especialização.
â Portaria nº 3.284/2003 – Dispõe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadora de deficiências, para instruir os processos de autorização e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de instituições.
â Decreto nº 5.154/2004 – Regulamenta o § 2º do art. 36 e os artigos 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e dá outras providências.
â Decreto nº 5.296/2004 – Regulamenta as Leis n.º 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.
â Decreto n° 9.057/2017 (CÂMARA DOS DEPUTADOS CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
â Parecer CNE/CES nº 261/2006 - Dispõe sobre procedimentos a serem adotados quanto ao conceito de hora-aula e dá outras providências.
â Portaria Normativa MEC nº 40/2007 - Institui o e-Mec, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação da educação superior no sistema federal de educação.
â Resolução IFTM n.º 26/2018, de 27 de março de 2018. Dispõe sobre a aprovação da Resolução Ad Referendum n.º 12/2018, que versa sobre o regulamento do uso do nome social no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
â Resolução CNE/CES nº 1/2018 - Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.
â Lei nº 11.982/2008 - Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
â Resolução nº 2/2014 – Institui o Cadastro Nacional de Oferta de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) das instituições credenciadas no Sistema Federal de ensino.
â Resolução Nº 27/2019, DE 27 DE MARÇO DE 2019 que regulamenta os cursos de pós-graduação lato sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
â Resolução IFTM nº 50/2014 – Aprova a Resolução Ad Referendum nº 45/2014, que versa sobre o Manual para Normatização de Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
â Resolução CNE/CES nº 1/2018 - Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.
â Resolução IFTM nº 14/2018, que dispõe sobre o regulamento do Programa de Ações Afirmativas do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
- Lei n. 9394, de 20/12/1996 – de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
 - Resolução CNE/CES nº 3/1999 – Fixa condições de validade dos certificados de cursos presenciais de especialização.
 - Portaria nº 3.284/2003 – Dispõe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadora de deficiências, para instruir os processos de autorização e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de instituições.
 - Decreto nº 5.154/2004 – Regulamenta o § 2º do art. 36 e os artigos 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e dá outras providências.
 - Decreto nº 5.296/2004 – Regulamenta as Leis n.º 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.
 - Decreto n° 9.057/2017 (CÂMARA DOS DEPUTADOS CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
 - Parecer CNE/CES nº 261/2006 - Dispõe sobre procedimentos a serem adotados quanto ao conceito de hora-aula e dá outras providências.
 - Portaria Normativa MEC nº 40/2007 - Institui o e-Mec, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação da educação superior no sistema federal de educação.
 - Resolução IFTM n.º 26/2018, de 27 de março de 2018. Dispõe sobre a aprovação da Resolução Ad Referendum n.º 12/2018, que versa sobre o regulamento do uso do nome social no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
 - Resolução CNE/CES nº 1/2018 - Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.
 - Lei nº 11.982/2008 - Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
 - Resolução nº 2/2014 – Institui o Cadastro Nacional de Oferta de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) das instituições credenciadas no Sistema Federal de ensino.
 - Resolução Nº 27/2019, DE 27 DE MARÇO DE 2019 que regulamenta os cursos de pós-graduação lato sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
 - Resolução IFTM nº 50/2014 – Aprova a Resolução Ad Referendum nº 45/2014, que versa sobre o Manual para Normatização de Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
 - Resolução CNE/CES nº 1/2018 - Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.
 - Resolução IFTM nº 14/2018, que dispõe sobre o regulamento do Programa de Ações Afirmativas do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
 
Gestão do Curso
Informações complementares
E-mail da coordenação do curso:
ambiental.ura@iftm.edu.br
Matriz Curricular
1º período
| Unidade Curricular | CHT | CHP | 
|---|---|---|
| EDUCAÇÃO AMBIENTAL | 30,00 | 0,00 | 
| HIDROLOGIA | 15,00 | 15,00 | 
| METODOLOGIA CIENTÍFICA | 30,00 | 0,00 | 
| PROJETOS I | 10,00 | 20,00 | 
| QUÍMICA AMBIENTAL | 30,00 | 0,00 | 
| TÓPICOS ESPECIAIS I | 30,00 | 0,00 | 
| Subtotal | 145,00 | 35,00 | 
| Subtotal Geral | 180,00 | |
2º período
| Unidade Curricular | CHT | CHP | 
|---|---|---|
| GEOPROCESSAMENTO E SENSORIAMENTO REMOTO | 15,00 | 15,00 | 
| HIDRÁULICA APLICADA | 15,00 | 15,00 | 
| LEGISLAÇÃO APLICADA AO SANEAMENTO AMBIENTAL | 30,00 | 0,00 | 
| PROJETOS II | 0,00 | 30,00 | 
| TÓPICOS ESPECIAIS II | 30,00 | 0,00 | 
| Subtotal | 90,00 | 60,00 | 
| Subtotal Geral | 150,00 | |
3º período
| Unidade Curricular | CHT | CHP | 
|---|---|---|
| DRENAGEM | 15,00 | 15,00 | 
| GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS APLICADOS À BACIAS HIDROGRÁFICAS | 30,00 | 0,00 | 
| GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS | 15,00 | 15,00 | 
| SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS E EFLUENTES | 15,00 | 15,00 | 
| TCC | 40,00 | 0,00 | 
| TÓPICOS ESPECIAIS III | 30,00 | 0,00 | 
| Total | 380,00 | 45,00 | 
|---|---|---|
| Total Geral | 425,00 | |
1º período
| Unidade Curricular | CHT | CHP | 
|---|---|---|
| EDUCAÇÃO AMBIENTAL | 15,00 | 0,00 | 
| GEOPROCESSAMENTO E SENSORIAMENTO REMOTO | 12,00 | 15,00 | 
| HIDROLOGIA | 12,00 | 12,00 | 
| INFORMÁTICA APLICADA | 12,00 | 12,00 | 
| PROJETO I | 30,00 | 45,00 | 
| QUÍMICA AMBIENTAL | 15,00 | 0,00 | 
| Subtotal | 96,00 | 84,00 | 
| Subtotal Geral | 180,00 | |
2º período
| Unidade Curricular | CHT | CHP | 
|---|---|---|
| DRENAGEM | 15,00 | 12,00 | 
| GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS | 12,00 | 12,00 | 
| HIDRÁULICA APLICADA | 12,00 | 12,00 | 
| PROJETO II | 30,00 | 45,00 | 
| SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS E EFLUENTES | 15,00 | 15,00 | 
| TCC | 40,00 | 0,00 | 
| Total | 220,00 | 96,00 | 
|---|---|---|
| Total Geral | 316,00 | |
1º período
| Unidade Curricular | CHT | CHP | 
|---|---|---|
| GEOPROCESSAMENTO E SENSORIAMENTO REMOTO | 40,00 | 0,00 | 
| INFORMÁTICA APLICADA AO DESENHO TÉCNICO | 0,00 | 0,00 | 
| LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E NORMATIZAÇÃO | 0,00 | 0,00 | 
| METODOLOGIA CIENTÍFICA | 0,00 | 0,00 | 
| QUÍMICA AMBIENTAL | 0,00 | 0,00 | 
| Subtotal | 40,00 | 0,00 | 
| Subtotal Geral | 40,00 | |
2º período
| Unidade Curricular | CHT | CHP | 
|---|---|---|
| DRENAGEM (URBANA E RURAL) | 0,00 | 0,00 | 
| GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS | 0,00 | 0,00 | 
| HIDRÁULICA APLICADA | 0,00 | 0,00 | 
| HIDROLOGIA APLICADA | 0,00 | 0,00 | 
| Subtotal | 0,00 | 0,00 | 
| Subtotal Geral | 0,00 | |
3º período
| Unidade Curricular | CHT | CHP | 
|---|---|---|
| GERENCIAMENTO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS | 25,00 | 0,00 | 
| GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS | 0,00 | 0,00 | 
| PERÍCIA E AUDITORIA AMBIENTAL | 0,00 | 0,00 | 
| SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS E EFLUENTES | 0,00 | 0,00 | 
| Subtotal | 25,00 | 0,00 | 
| Subtotal Geral | 25,00 | |
| Unidade Curricular | CHT | CHP | 
|---|---|---|
| TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 0,00 | 0,00 | 
| Total | 65,00 | 0,00 | 
|---|---|---|
| Total Geral | 65,00 | |
1º período
| Unidade Curricular | CHT | CHP | 
|---|---|---|
| ECOLOGIA APLICADA | 0,00 | 0,00 | 
| GEOPROCESSAMENTO E MEIO AMBIENTE | 0,00 | 0,00 | 
| GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS | 0,00 | 0,00 | 
| HIDRÁULICA APLICADA | 0,00 | 0,00 | 
| HIDROLOGIA APLICADA | 0,00 | 0,00 | 
| INFORMÁTICA APLICADA AO DESENHO TÉCNICO | 0,00 | 0,00 | 
| Subtotal | 0,00 | 0,00 | 
| Subtotal Geral | 0,00 | |
2º período
| Unidade Curricular | CHT | CHP | 
|---|---|---|
| AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS | 0,00 | 0,00 | 
| DRENAGEM (URBANA E RURAL) | 0,00 | 0,00 | 
| GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS | 0,00 | 0,00 | 
| METODOLOGIA CIENTÍFICA | 0,00 | 0,00 | 
| QUALIDADE DE TRATAMENTO DE ÁGUAS | 0,00 | 0,00 | 
| Subtotal | 0,00 | 0,00 | 
| Subtotal Geral | 0,00 | |
3º período
| Unidade Curricular | CHT | CHP | 
|---|---|---|
| GERENCIAMENTO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS | 0,00 | 0,00 | 
| SENSORIAMENTO REMOTO | 0,00 | 0,00 | 
| SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS | 0,00 | 0,00 | 
| TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 0,00 | 0,00 | 
| TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS E REUSO DAS ÁGUAS | 0,00 | 0,00 | 
| Subtotal | 0,00 | 0,00 | 
| Subtotal Geral | 0,00 | |
| Unidade Curricular | CHT | CHP | 
|---|---|---|
| TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 0,00 | 0,00 | 
| Total | 0,00 | 0,00 | 
|---|---|---|
| Total Geral | 0,00 | |
Projeto pedagógico
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