Técnico em Meio Ambiente
O curso Técnico em Meio Ambiente está inserido dentro do contexto do mundo globalizado, dinâmico e líquido, com a certeza de que a implementação do desenvolvimento sustentável exige a incorporação prévia da dimensão ambiental na concepção e execução de planos, programas e projetos de inovação e desenvolvimento voltados para preservação, conservação e equilíbrio do meio ambiente. Com isso, o objetivo geral com o Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio é formar profissionais para atuarem no mundo do trabalho atendendo às diversas demandas existentes na área ambiental, desenvolvendo habilidades e atitudes sintonizadas com a área de formação. Os egressos desse curso poderão atuar e intervir na realidade existente, criando uma consciência ambiental planetária que tenha como base o uso sustentável dos recursos naturais.
Informações sobre o curso
Perfil do egresso
Este profissional estará preparado para avaliar a dimensão das alterações ambientais provocadas por ações antrópicas, benéficas ou não sobre o meio ambiente, bem como a propor formas de solucioná-las. De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, 4ª Edição, o profissional egresso do curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao ensino médio será habilitado para:
-
Coletar, armazenar e interpretar informações, dados e documentações ambientais.
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Auxiliar na elaboração, na análise de projetos, nos relatórios e estudos ambientais.
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Propor medidas para a minimização dos impactos ambientais e para a recuperação de ambientes já degradados.
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Executar sistemas de gestão ambiental.
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Organizar programas de educação ambiental com base no monitoramento, na correção e prevenção das atividades antrópicas, na conservação dos recursos naturais através de análises prevencionistas.
-
Organizar redução, reuso e reciclagem de resíduos e/ou recursos utilizados em processos.
-
Identificar os padrões de produção e consumo de energia.
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Realizar levantamentos ambientais.
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Operar sistemas de tratamento de poluentes e resíduos sólidos.
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Relacionar os sistemas econômicos e suas interações com o meio ambiente.
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Realizar e coordenar o sistema de coleta seletiva.
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Executar plano de ação e manejo de recursos naturais.
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Elaborar relatório periódico das atividades e modificações dos aspectos e impactos ambientais de processo, indicando as consequências de modificações.
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Realizar ações de saúde ambiental nos territórios.
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Desenvolver tecnologias sociais ambientais.
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Promover ações de manejo ambiental.
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Avaliar e monitorar sistema de tratamento e abastecimento de água, bem como de esgotamento sanitário.
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Monitorar os indicadores de qualidade do ar atmosférico.
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Executar ações de controle e manejo da poluição.
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Realizar vistoria ambiental e sanitária.
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Realizar monitoramento ambiental.
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Elaborar diagnóstico das condições socioambientais, econômicas e culturais.
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Identificar problemas de saúde relacionados aos fatores de riscos ambientais do território e intervir neles, com o propósito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.
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Conhecer e utilizar sistemas de informação geográficas para uso em atividades de geoprocessamento no trabalho ambiental.
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Conhecer e integrar o sistema de saneamento ambiental bem como sua relação com a saúde pública.
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Auditar sistemas de gestão ambiental.
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Atuar nas áreas de educação, proteção e recuperação ambientais.
Ainda de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, para a atuação como Técnico em Meio Ambiente, são fundamentais:
-
Conhecimentos das políticas públicas de Meio Ambiente e compreensão de atuação profissional frente às diretrizes, aos princípios e à estrutura organizacional do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA).
-
Conhecimentos das políticas públicas de saúde e compreensão de sua atuação profissional frente às diretrizes, aos princípios e à estrutura organizacional do Sistema Único de Saúde (SUS).
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Conhecimentos e saberes relacionados a processos de sustentabilidade, territorialização e monitoramento ambiental.
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Organização, responsabilidade, resolução de situações-problema, gestão de conflitos, trabalho em equipe de forma colaborativa, comunicação e ética profissional.
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Atualização e aperfeiçoamento profissional por meio da educação continuada.
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Visão abrangente e integrada dos tópicos ambientais (água, ar, solo, fauna e flora) e suas dinâmicas.
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Orientação e controle de processos voltados às áreas de conservação, pesquisa, proteção e defesa ambiental.
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Atuação em equipes de gerenciamento ambiental de órgãos públicos e privados.
Aspectos legais
- Legislação referente à Regulamentação da Profissão
• Lei nº 5.524, de 5 de novembro de 1968. Dispõe sobre o exercício da profissão de Técnico Industrial de nível médio.
• Decreto nº 90.922, de 6 de fevereiro de 1985. Regulamenta a Lei nº 5.524, de 05 de novembro de 1968, que dispõe sobre o exercício da profissão de técnico industrial e técnico agrícola de nível médio ou de 2º grau.
• Decreto nº 4.560, de 30 de dezembro de 2002. Altera o Decreto nº 90.922, de 6 de fevereiro de 1985, que regulamenta a Lei nº 5.524, de 5 de novembro de 1968, que dispõe sobre o exercício da profissão de Técnico Industrial e Técnico Agrícola de nível médio ou de 2º grau.
• Resolução CFQ/CRQs (Conselho Federal de Química/Conselho Regional de Química) nº 259 de 16 de janeiro de 2015. Define as atribuições dos profissionais que menciona e que laboram na área da Química do Meio Ambiente e do Saneamento Ambiental.
• Lei nº 13.639 de 26 de março de 2018. Cria o conselho federal dos técnicos industriais, o conselho federal dos técnicos agrícolas, os conselhos regionais dos técnicos industriais e os conselhos regionais dos técnicos agrícolas.
• Resolução CFT nº 85, de 28 de outubro de 2019. Aprova a tabela de títulos de profissionais dos técnicos industriais.
• Resolução CFT (Conselho Federal dos Técnicos Industriais) nº 110 de 08 de outubro de 2020. Disciplina e orienta as prerrogativas e atribuições dos Técnicos Industriais em Meio Ambiente.
• Resolução nº 2, de 15 de dezembro de 2020. Aprova a quarta edição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. - Legislação referente ao Curso
• Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
• Parecer CNE/CP nº 2/2020 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional e Tecnológica, a partir da Lei nº 11.741/2008, que deu nova redação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
• Resolução CNE/CP nº 1, de 5 de janeiro de 2021- Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica.
• Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.
• Decreto Nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências.
• Lei n° 11.645 de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
• Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica.
• Lei nº 9.503 de 23 de setembro de 1997. Institui o Código de Trânsito Brasileiro.
• Lei nº 9.795 de 27 de abril 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências.
• Lei nº 10.410 de 11 de janeiro de 2002. Cria e disciplina a carreira de Especialista em Meio Ambiente.
• Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências.
• Lei nº 10.741/2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências.
• Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de discentes e dá outras providências.
• Lei nº 11.947 de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica e dá outras providências.
• Lei nº 13.146 de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
• Lei nº 13.425 de 30 de março de 2017. Estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público; altera as Leis nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, e nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 – Código Civil; e dá outras providências.
• Decreto nº 7.037 de 21 de dezembro de 2009. Aprova o Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3 e dá outras providências.
• Resolução CNE nº 1 de 17 de junho de 2004 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
• Resolução nº 2, de 15 de dezembro de 2020 - Aprova a quarta edição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.
• Resolução CNE/CEB nº 3 de 9 de julho de 2008. Dispõe sobre a instituição e implantação do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio.
• Resolução CNE/CEB nº 4 de 6 de junho de 2012. Dispõe sobre alteração na Resolução CNE/CEB nº 3/2008, definindo a nova versão do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio.
• BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.
• Resolução CNE nº 1 de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.
• Resolução CNE nº 2 de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental.
• Resolução CNE/CEB nº 1 de 5 de dezembro de 2014. Atualiza e define novos critérios para a composição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.
• Resolução CNE/CEB nº 2, de 10 de maio de 2016. Define Diretrizes Nacionais para a operacionalização do ensino de Música na Educação Básica.
• Resolução nº 13.006, de 26 de junho de 2014. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para obrigar a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de educação básica.
• Resolução lei nº 13.666, de 16 de maio de 2018. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para incluir o tema transversal da educação alimentar e nutricional no currículo escolar.
• Resolução nº 14.164, de 10 de junho de 2021. Altera a Lei nº 9.394, para incluir conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica e institui a Semana de Combate à Violência contra a Mulher.
• Parecer CNE/CEB nº 39 de 08 de dezembro de 2004. Aplicação do Decreto nº 5.154/2004 na Educação Profissional Técnica de nível médio e no Ensino Médio.
• Parecer CNE/CEB nº 11 de 12 de junho de 2008. Proposta de instituição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio.
• Parecer CNE/CEB nº 3 de 8 de novembro de 2018. Atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, observadas as alterações introduzidas na LDB pela Lei nº 13.415/2017.
• Portaria MEC n° 870 de 16 de julho de 2008. Aprova o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio, elaborado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.
• Parecer CNE/CP nº 15, de 4 de dezembro de 2018 - Instituição da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM) e orientação aos sistemas de ensino e às instituições e redes escolares para sua implementação.
• Resolução CNE/CP nº 4, de 17 de dezembro de 2018. - Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM). - Legislação referente à Criação, Autorização
Criação
• A Portaria nº 70, de 24 de agosto de 2021, criou a Comissão responsável pela elaboração do PPC do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio do IFTM Campus Uberaba.
Autorização da Oferta do Curso
• Resolução ad referendum nº 077, de 03 de setembro de 2021.
Gestão do Curso
Informações complementares
E-mail: tecnicomeioambiente.ura@iftm.edu.br
Matriz Curricular
1º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ARTES | 33,00 | 34,00 |
BIOLOGIA | 67,00 | - |
CONEXÃO CORPO, MENTE E EMOÇÕES | 33,00 | 34,00 |
ECOLOGIA APLICADA | 67,00 | - |
EDUCAÇÃO FÍSICA | 14,00 | 53,00 |
FILOSOFIA | 33,00 | - |
FÍSICA | 67,00 | - |
GEOGRAFIA E DINÂMICA DE PAISAGEM | 51,00 | 16,00 |
HIDROLOGIA | 67,00 | - |
HISTÓRIA | 67,00 | - |
INFORMÁTICA APLICADA | 16,00 | 17,00 |
LITERATURA | 33,00 | - |
MATEMÁTICA | 100,00 | - |
PORTUGUÊS | 67,00 | - |
QUÍMICA | 67,00 | - |
RELAÇÃO HOMEM E MEIO AMBIENTE | 40,00 | 27,00 |
SOCIOLOGIA | 33,00 | - |
TECNOLOGIAS DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA | 33,00 | 34,00 |
Subtotal | 888,00 | 215,00 |
Subtotal Geral | 1.103,00 |
2º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
BIOLOGIA | 67,00 | - |
CARTOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO | 33,00 | 34,00 |
EDUCAÇÃO FÍSICA | 14,00 | 53,00 |
FILOSOFIA | 33,00 | - |
FÍSICA | 67,00 | - |
GEOGRAFIA | 67,00 | - |
GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS | 67,00 | - |
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA | 67,00 | - |
INGLÊS | 67,00 | - |
LEGISLAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL | 45,00 | 22,00 |
LITERATURA | 33,00 | - |
MATEMÁTICA | 100,00 | - |
OPTATIVA I | 33,00 | - |
OPTATIVA II | 33,00 | - |
PORTUGUÊS | 67,00 | - |
QUÍMICA | 67,00 | - |
QUÍMICA AMBIENTAL | 67,00 | - |
SANEAMENTO AMBIENTAL | 60,00 | 7,00 |
SOCIOLOGIA | 33,00 | - |
Subtotal | 1.020,00 | 116,00 |
Subtotal Geral | 1.136,00 |
3º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS DE ÁGUA E EFLUENTES | 33,00 | 34,00 |
BIOLOGIA | 67,00 | - |
DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS | 67,00 | - |
ESTATÍSTICA APLICADA | 67,00 | - |
FILOSOFIA | 33,00 | - |
FÍSICA | 67,00 | - |
GEOGRAFIA | 67,00 | - |
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS | 67,00 | - |
HISTÓRIA E O MUNDO DO TRABALHO | 67,00 | - |
INGLÊS | 33,00 | - |
LICENCIAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL | 67,00 | - |
MATEMÁTICA | 100,00 | - |
OPTATIVA III | 33,00 | - |
OPTATIVA IV | 33,00 | - |
PORTUGUÊS | 67,00 | - |
QUÍMICA | 67,00 | - |
REDAÇÃO | 33,00 | - |
SENSORIAMENTO REMOTO | 33,00 | 34,00 |
SOCIOLOGIA | 33,00 | - |
Subtotal | 1.034,00 | 68,00 |
Subtotal Geral | 1.102,00 |
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
A FERRAMENTA DO GOOGLE EARTH ENGINE (GEE) | 33,00 | - |
CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS | 33,00 | - |
CULTURA MAKER | 33,00 | - |
EDUCAÇÃO SANITÁRIA E SAÚDE PÚBLICA | 33,00 | - |
ESTÁGIO | 120,00 | - |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO/PROJETOS INTEGRADORES | 120,00 | 120,00 |
EXPRESSÃO E MEIO AMBIENTE | 17,00 | 16,00 |
INTRODUÇÃO À SEMIÓTICA | 33,00 | - |
JOGOS DA NATUREZA | 33,00 | - |
LIBRAS | 33,00 | - |
PILOTAGEM DE DRONES | 33,00 | - |
PRODUÇÃO MAIS LIMPA | 33,00 | - |
PROJETO INTEGRADOR I | 40,00 | - |
PROJETO INTEGRADOR II | 40,00 | - |
PROJETO INTEGRADOR III | 40,00 | - |
RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS | 33,00 | - |
TÓPICOS ESPECIAIS EM MEIO AMBIENTE | 33,00 | - |
URBANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO URBANO | 33,00 | - |
Total | 3.715,00 | 152,00 |
---|---|---|
Total Geral | 3.867,00 |
Projeto pedagógico
Corpo Docente
Informações complementares
O ingresso no Curso Técnico em Meio Ambiente far-se-á por meio de processo seletivo, aberto ao público, a partir do número de vagas estipulado no item 2 (Identificação do Curso), de acordo com as normas estabelecidas em edital próprio, sendo que o discente interessado em se inscrever deverá ter concluído o 9º ano do ensino fundamental ou curso equivalente. O ingresso também poderá ocorrer por meio de transferência interna e/ou externa de acordo com a disponibilidade de vagas remanescentes, respeitando o regulamento do IFTM e o edital.
O processo seletivo será divulgado por meio de edital publicado no site institucional, com indicação dos requisitos, condições e sistemática do processo, além do número de vagas oferecidas. A aprovação e o ingresso dos candidatos obedecerão ao processo classificatório, sendo admitidos o número de candidatos indicados no edital de seleção.
As matrículas serão efetuadas seguindo a ordem de classificação dos candidatos, nos locais e horários definidos no cronograma estabelecido pelo IFTM Campus Uberaba e nos termos regimentais.
Ocorrendo desistência ou cancelamento da matrícula, os candidatos não classificados na primeira chamada poderão ser convocados, sendo que a segunda e as demais convocações dar-se-ão a partir do primeiro dia após o término do período da convocação anterior. As convocações serão divulgadas no sítio www.iftm.edu.br. Se necessário, a instituição poderá entrar em contato diretamente com o (s) candidato (s) classificado (s).
No ato da matrícula, será exigida a documentação relacionada no edital para o processo seletivo do referido curso. A renovação da matrícula deverá ser efetuada pelo aluno ou, se menor, pelo seu representante legal após o encerramento de cada período letivo, conforme definido no calendário acadêmico.
Horários de aulas
Horário das Aulas
1º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
07:30 08:20 |
BIOLOGIA
|
GEOGRAFIA E DINÂMICA DE PAISAGEM
|
BIOLOGIA
HISTÓRIA
|
HIDROLOGIA
TECNOLOGIAS DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
|
|
08:20 09:10 |
GEOGRAFIA E DINÂMICA DE PAISAGEM
|
GEOGRAFIA E DINÂMICA DE PAISAGEM
|
FILOSOFIA
HISTÓRIA
|
HIDROLOGIA
TECNOLOGIAS DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
|
|
09:10 10:00 |
GEOGRAFIA E DINÂMICA DE PAISAGEM
|
BIOLOGIA
|
HISTÓRIA
|
PORTUGUÊS
TECNOLOGIAS DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
|
|
10:20 11:10 |
FÍSICA
|
BIOLOGIA
|
FÍSICA
HISTÓRIA
|
PORTUGUÊS
TECNOLOGIAS DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
|
|
11:10 12:00 |
FÍSICA
|
FÍSICA
|
ARTES
PORTUGUÊS
|
||
13:00 13:50 |
CONEXÃO CORPO, MENTE E EMOÇÕES
|
EDUCAÇÃO FÍSICA
MATEMÁTICA
|
ECOLOGIA APLICADA
QUÍMICA
|
INFORMÁTICA APLICADA
|
ARTES
PORTUGUÊS
|
13:50 14:40 |
CONEXÃO CORPO, MENTE E EMOÇÕES
LITERATURA
|
EDUCAÇÃO FÍSICA
MATEMÁTICA
|
ECOLOGIA APLICADA
QUÍMICA
|
MATEMÁTICA
SOCIOLOGIA
|
FILOSOFIA
SOCIOLOGIA
|
15:00 15:50 |
CONEXÃO CORPO, MENTE E EMOÇÕES
LITERATURA
|
MATEMÁTICA
RELAÇÃO HOMEM E MEIO AMBIENTE
|
ECOLOGIA APLICADA
RELAÇÃO HOMEM E MEIO AMBIENTE
|
EDUCAÇÃO FÍSICA
QUÍMICA
|
ARTES
HIDROLOGIA
|
15:50 16:40 |
CONEXÃO CORPO, MENTE E EMOÇÕES
INFORMÁTICA APLICADA
|
MATEMÁTICA
RELAÇÃO HOMEM E MEIO AMBIENTE
|
ECOLOGIA APLICADA
RELAÇÃO HOMEM E MEIO AMBIENTE
|
EDUCAÇÃO FÍSICA
QUÍMICA
|
ARTES
HIDROLOGIA
|
2º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
07:30 08:20 |
MATEMÁTICA
|
INGLÊS
|
SOCIOLOGIA
|
||
08:20 09:10 |
MATEMÁTICA
|
INGLÊS
|
QUÍMICA
|
||
09:10 10:00 |
MATEMÁTICA
|
CULTURA MAKER
|
QUÍMICA
|
||
10:20 11:10 |
FÍSICA
|
LITERATURA
|
CARTOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO
|
||
11:10 12:00 |
FÍSICA
|
BIOLOGIA
|
CARTOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO
|
||
13:00 13:50 |
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
|
GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS
|
LIBRAS
|
EDUCAÇÃO FÍSICA
|
SANEAMENTO AMBIENTAL
|
13:50 14:40 |
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
|
GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS
|
BIOLOGIA
|
EDUCAÇÃO FÍSICA
|
SANEAMENTO AMBIENTAL
|
15:00 15:50 |
FILOSOFIA
|
PORTUGUÊS
|
GEOGRAFIA
|
LEGISLAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
|
QUÍMICA AMBIENTAL
|
15:50 16:40 |
INTRODUÇÃO À SEMIÓTICA
|
PORTUGUÊS
|
GEOGRAFIA
|
LEGISLAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
|
QUÍMICA AMBIENTAL
|
3º período
2ª | 3ª | 4ª | 5ª | 6ª | |
---|---|---|---|---|---|
07:30 08:20 |
MATEMÁTICA
|
ESTATÍSTICA APLICADA
|
REDAÇÃO
|
RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
|
|
08:20 09:10 |
ESTATÍSTICA APLICADA
|
LICENCIAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL
|
HISTÓRIA E O MUNDO DO TRABALHO
|
BIOLOGIA
|
|
09:10 10:00 |
INGLÊS
|
LICENCIAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL
|
HISTÓRIA E O MUNDO DO TRABALHO
|
BIOLOGIA
|
|
10:20 11:10 |
FÍSICA
|
QUÍMICA
|
DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
|
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
|
|
11:10 12:00 |
FÍSICA
|
QUÍMICA
|
DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
|
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
|
|
13:00 13:50 |
GEOGRAFIA
|
MATEMÁTICA
|
PILOTAGEM DE DRONES
|
||
13:50 14:40 |
GEOGRAFIA
|
MATEMÁTICA
|
A FERRAMENTA DO GOOGLE EARTH ENGINE (GEE)
|
||
15:00 15:50 |
ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS DE ÁGUA E EFLUENTES
|
SENSORIAMENTO REMOTO
|
SOCIOLOGIA
|
||
15:50 16:40 |
ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS DE ÁGUA E EFLUENTES
|
SENSORIAMENTO REMOTO
|
FILOSOFIA
|