Ensino de Ciências da Natureza e Matemática na Modalidade Ead
A oferta do Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática na Modalidade EaD do IFTM-Campus Uberlândia fundamenta-se, além dos objetivos primordiais dos IFs, na escassez da formação continuada voltada aos docentes destas áreas. Além disso, preocupa-se com a abordagem de forma contextualizada e de uma perspectiva interdisciplinar de ensino, de temas que contemplem as questões que abrangem as diferentes técnicas de ensino e de aprendizagem, tais como: a relação das ciências e sociedade; a evolução das ciências e matemática; os processos de avaliação da aprendizagem; as metodologias de pesquisa em sala de aula.
Dentro desta temática, o Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática, promoverá a capacitação dos professores da Educação Básica das Redes de Ensino priorizando a relação teoria-prática do Ensino de Ciências da Natureza e Ensino de Matemática.
A modalidade de EaD possibilita ao estudante maior liberdade organizacional, pois suas atividades podem ser executadas fora da unidade educacional, proporcionando a flexibilidade de horário, a qual é imperativa para atendimento ao público alvo, ou seja, docentes do ensino básico e ou superior em todo território nacional.
Informações sobre o curso
Perfil do egresso
O Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática na Modalidade EaD do IFTM-Campus Uberlândia visa contribuir com os esforços de formação continuada de docentes da educação básica, desenvolvendo nestes profissionais, competências e habilidades no que tange os conhecimentos de Física, Química, Biologia e Matemática.
- Adquirir ou aperfeiçoar a capacidade crítica para analisar de maneira adequada os seus próprios conhecimentos; assimilar os novos conhecimentos científicos e/ou educacionais e refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de sua atuação e de suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e político;
- Identificar os aspectos filosóficos e sociais que definem a realidade educacional.
- Identificar o processo de ensino/aprendizagem como processo humano em constante construção;
- Ter uma visão crítica com relação ao papel social da ciência e à sua natureza epistemológica, compreendendo o processo histórico-social de sua construção.
- Saber trabalhar em equipe e ter uma boa compreensão das diversas etapas que compõem uma pesquisa educacional;
- Ter interesse em seu aperfeiçoamento contínuo, em estudos extracurriculares individuais ou em grupo, espírito investigativo e coletivo relacionado com o Ensino de Ciências da Natureza e Matemática, bem como, acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas oferecidas por meio da contextualização e interdisciplinaridade, como forma de garantir a qualidade do ensino;
- Ter formação humanística que permita exercer plenamente sua cidadania e, enquanto profissional, respeitar o direito à vida e ao bem-estar das pessoas;
- Ter habilidade que o capacite para a preparação e desenvolvimento de recursos didáticos e instrucionais relativos à sua prática docente.
- Reconhecer as Ciências Naturais como uma construção humana e compreender os aspectos históricos de sua produção e suas relações com o contexto cultural, socio-econômico e político.
- Saber identificar e fazer busca nas fontes de informações relevantes para as Ciências da Natureza, de forma a possibilitar a contínua atualização técnica, científica, humanística e pedagógica;
- Demonstrar boa capacidade assertiva, sabendo expor adequadamente projetos e resultados de pesquisas na linguagem educacional, oral e escritos (textos, relatórios, pareceres, pôster, internet, etc.), utilizando o idioma pátrio;
- Refletir de forma crítica a sua prática em sala de aula, identificando problemas de ensino/aprendizagem;
- Compreender e avaliar criticamente os aspectos sociais, tecnológicos, ambientais, políticos e éticos relacionados às aplicações das Ciências da Natureza e Matemática na sociedade;
- Conhecer teorias psicopedagógicas que fundamentam o processo de ensino aprendizagem, bem como, os princípios de planejamento educacional;
- Conhecer os fundamentos, a natureza e as principais pesquisas de Ensino de Ciências da Natureza e Matemática;
- Conhecer e vivenciar projetos e propostas curriculares de Ensino de Ciências Naturais da Natureza e Matemática;
- Atuar no magistério, em nível de ensino fundamental, médio e superior, de acordo com a legislação específica, utilizando metodologia de ensino variada, contribuindo assim para o desenvolvimento intelectual dos estudantes e para despertar o interesse científico;
- Assumir conscientemente a tarefa educativa, cumprindo o papel social de preparar os estudantes para o exercício consciente da cidadania e ambiental.
Aspectos legais
- Portaria N° 48 DE 06/04/2019 / CGP-UDI - CAMPUS UBERLÂNDIA;
- Resolução "AD REFERENDUM" Nº 003/2019, DE 07/02/2019;
- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional;
- Resolução CNE/CES no 01/2007, de 08 de junho de 2007 que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação Lato sensu, em nível de especialização;
- Resolução IFTM nº 349 de 26 de setembro de 2023. Dispõe sobre a aprovação do Regulamento dos Cursos de Pós-graduação lato sensu do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
Gestão do Curso
Informações complementares
Rod. Municipal Joaquim Ferreira, Km 9
Fazenda Sobradinho - Zona Rural
38400 - 974 - UBERLÂNDIA/MG
Matriz Curricular
1º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
AMBIENTAÇÃO EM EAD | 30,00 | - |
METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA | 30,00 | - |
OBRIGATÓRIA I | 30,00 | - |
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO | 30,00 | - |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS | 30,00 | - |
RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO | 30,00 | - |
Subtotal | 180,00 | 0,00 |
Subtotal Geral | 180,00 |
2º período
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
OBRIGATÓRIA II | 30,00 | - |
OBRIGATÓRIA III | 30,00 | - |
PEDAGOGIA DA INCLUSÃO | 30,00 | - |
PROJETOS INTEGRADORES | 30,00 | 30,00 |
TEORIAS DE APRENDIZAGEM | 30,00 | - |
Subtotal | 150,00 | 30,00 |
Subtotal Geral | 180,00 |
Unidade Curricular | CHT | CHP |
---|---|---|
ATUALIDADES EM CIÊNCIAS | 30,00 | - |
ATUALIDADES EM MATEMÁTICA | 30,00 | - |
HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA | 30,00 | - |
HISTÓRIA E FILOSOFIA DA MATEMÁTICA | 30,00 | - |
TÓPICOS ESPECIAIS DE BIOLOGIA | 30,00 | - |
TÓPICOS ESPECIAIS DE FÍSICA | 30,00 | - |
TÓPICOS ESPECIAIS DE MATEMÁTICA | 30,00 | - |
TÓPICOS ESPECIAIS DE QUÍMICA | 30,00 | - |
Total | 570,00 | 60,00 |
---|---|---|
Total Geral | 630,00 |
Projeto pedagógico
Informações complementares
Por se tratar de uma modalidade EaD os estudantes têm flexibilidade de horários em grande parte da carga horária. Mesmo nos momentos de encontros síncronos, os estudantes que não estiverem presentes, terão acesso às aulas gravadas no ambiente virtual de aprendizagem, as quais ficarão disponíveis durante todo o semestre letivo. Para as atividades presenciais, o campus funciona de 2ª a 6ª feira, no horário de 07h30 às 16h30 e aos sábados, mediante agendamento prévio, de acordo com a disponibilidade de servidores para atendimento.
O curso está organizado em UNIDADES CURRICULARES ofertadas na modalidade EaD, onde o tutor é(são) o(s) próprio(s) docente(s) titular(es) de disciplina, podendo ocorrer momentos síncronos e assíncronos, com uma carga-horária total de 360 horas. Além disso, 40 horas destinadas a orientações ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Docentes de cada disciplina definirão as cargas horárias síncrona e assíncrona. As avaliações devem ser realizadas, obrigatoriamente, na forma presencial, tendo no mínimo 51% da nota total das unidades curriculares, podendo ser integradas ou não, a creitério dos(as) docentes
1º Módulo
- Ambientação em EaD
- Metodologia de Pesquisa Científica
- Organização do Trabalho Pedagógico
- Atualidades em Ciências ou Atualidades em Matemática
- Práticas Pedagógicas Inovadoras
- Recursos Tecnológicos na Educação
2º Módulo
- História e Filosofia da Ciências ou História e Filosofia da Matemática
- Teorias de Aprendizagem
- Pedagogia Inclusiva
- Projetos Integradores
- Tópicos Especiais
- de Física
- de Biologia
- de Química
- de Matemática
Sendo um curso na modalidade de ensino EaD, se prevê que a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e de aprendizagem ocorra com a utilização de meios e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e com o desenvolvimento de atividades educativas por estudantes e profissionais da educação que estejam em lugares e tempos diversos. Sendo assim, considerando que a interatividade é elemento essencial neste processo, adotar-se-ão Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) institucionalizados, tais como o Google Classroom, Microsoft Teams e Moodle.
Os recursos metodológicos utilizados no Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática na Modalidade EaD do IFTM-Campus Uberlândia poderão ser aulas expositivas síncronas e ou assíncronas dialógicas; seminários; trabalhos em grupo; pesquisas na rede mundial de computadores; projetos interdisciplinares; metodologia de resolução de problemas; estudos de caso; estudo dirigido, entre outros. Os encontros presenciais ocorrerão de acordo com a legislação.
Os encontros síncronos serão gravados, e os(as) docentes desenvolverão e promoverão atividades, orientações, avaliações e quaisquer outras dinâmicas necessárias à aprendizagem eficiente e promotora da formação profissional dos estudantes, tais como, apresentação de palestras e trabalhos, dentre outros, e ocorrerão em datas e cargas horárias definidas no plano de ensino de cada disciplina. Existindo aulas síncronas, caso o estudante, por alguma razão não participe, a mesma continuará disponível para o estudante no AVA, permitindo ao discente a liberdade organizacional relacionada ao seu tempo de estudo.
Nos encontros presenciais serão realizadas as avaliações correspondentes às Componentes Curriculares do Módulo com periodicidade semestral, se possível no último sábado do semestre com carga horária de 8(oito) horas.