O curso de Marketing possui como objetivo, formar profissionais Tecnólogos em Marketing com conhecimentos sólidos e atualizados capazes de atender, com excelência, às demandas sociais e de mercado, por meio de uma matriz curricular que possibilitará ao egresso constituir saberes aprofundados em sua área de formação, subsidiada por uma ampla visão gerencial voltada para a realidade na qual estará inserido e para as inovações inerentes ao mercado.
O profissional formado no Curso Superior de Tecnologia em Marketing é capaz de estudar os diferentes tipos de ambientes para criar e inovar em produtos e serviços. Tendo adquirido a capacidade de inter-relacionar conteúdos e contextualizá-los, a partir do conhecimento da regulamentação dos processos de comercialização, consumo, contratos comerciais, normas de higiene e segurança, questões tributárias e fiscais, o tecnólogo é capaz de elaborar estratégias de vendas para conquistar e manter clientes; avaliar as oportunidades e os riscos do mercado e criar relacionamentos com consumidores e fornecedores.
Fundamentado na ética profissional, esse profissional interdisciplinar e flexível, torna-se uma pessoa capaz de analisar, realizar o planejamento e gerenciamento de projetos empreendedores, nos quais tem a possibilidade de colocar em prática seus conhecimentos sobre criação de produtos, serviços e processos orientados para a satisfação dos desejos e necessidades dos clientes e/ou consumidores, solidificar marcas e definir estratégias, público-alvo e preços a serem praticados.
Ao final do curso, o Tecnólogo em Marketing terá obtido as seguintes competências tecnológicas para:
Desenvolver e implementar planos de ação de marketing que apoiam e impulsionam o planejamento estratégico da empresa;
Antecipar tendências de mercado e analisar riscos;
Implementar programas de criação e monitoramento de novos produtos;
Definir público-alvo e preço a ser estabelecido;
Formar relacionamentos com os consumidores;
Gerenciar ações que mantenham a satisfação e fidelização dos clientes;
Estabelecer estratégias de marketing para promover e solidificar marcas no mercado;
Coletar, organizar e analisar dados, aplicando modelos estatísticos e matemáticos, selecionando as variáveis e os indicadores relevantes (demanda, preço, perfil de consumo, etc.) para a elaboração de estudos e projetos de marketing;
Interpretar resultados de estudos de mercado, econômicos ou tecnológicos, utilizando-os no processo de operação de marketing;
Atuar em equipes multidisciplinares, buscando objetivos comuns entre os integrantes, promovendo um ambiente produtivo e empreendedor;
Trabalhar em atividades de comercialização, englobando aspectos relacionados aos direitos dos consumidores, contratos comerciais, normas fiscais e tributárias;
Conhecer diferentes tecnologias de informação empregadas para o gerenciamento das práticas desenvolvidas pela área de Marketing;
Desenvolver trabalhos considerando as diferenças sociais, culturais, religiosas e econômicas e raciais, de modo a contribuir para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa;
Propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais das estratégias de Marketing relacionadas à produção, gestão e incorporação de novas tecnologias;
Realizar ações que propiciem a efetivação do diálogo com empregadores e sociedade em geral, sobretudo por meio de projetos de pesquisa e extensão;
Conhecer as diversas formas de inovação existentes, sendo capaz de promover a criação dessas inovações, bem como implementá-las;
Coordenar equipes de marketing. Assessora dirigentes de marketing;
Gerenciar produtos de marketing, serviços e marcas;
Planejar, executar e avaliar pesquisas e estratégias de mercado;
Avaliar aspectos econômico-financeiros relacionados ao marketing;
Identificar e analisar canais de distribuição;
Planejar estratégias de comunicação com os consumidores;
Supervisionar as atividades de marketing;
Avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.
Aspectos legais
Portaria nº. 45, de 14 de outubro de 2013, que designa os membros da comissão responsável pela elaboração do Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Marketing.
Autorização Resolução nº 12/2014, de 27 de março de 2014 que autoriza a oferta do Curso de Tecnologia em Marketing, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Uberlândia Centro.
Reconhecimento Portaria nº 972, de 06 de setembro de 2017 - SERES/INEP/MEC, renovado o Reconhecimento de Curso pela Portaria 209 de 25 de junho de 2020 - SERES/INEP/MEC.
Nos anexos constam todas as versões dos PPC (Projeto Pedagógico do Curso), sendo a Vˆ6 a versão vigente.
A Coordenação do curso atualmente é exercida pela Professora Dra. Poliana Cristina de Oliveira Cristo Diniz, doutora em Administração pela FAGEN/UFU, mestre em Ciências Contábeis pela FACIC/UFU e especialista MBA em Marketing Estratégico pela FAGEN/UFU e bacharela em Administração pela UNIUBE. É professora efetiva na instituição desde 2013, trabalhando em cursos de nível técnico, tecnológico e pós-graduação na área de Marketing, especificamente nas linhas de Comportamento do Consumidor, Consumo e Marketing Digital.
Contato com a coordenação: ccmarketing.udicentro@iftm.edu.br.
No CST em Marketing a integração da teoria e prática ocorre na forma da curricularização da extensão. A curricularização da extensão corresponde a 16,75% da carga horária do curso (268h em um total de 1600h) e promove a formação prática por meio de seus Projetos Profissionais Integradores (PPIs). Os PPIs visam sistematizar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes ao longo do desenvolvimento do curso, conectar os conceitos com situações reais enfretadas pelo aluno, favorecendo a formação das competências necessárias a esse profissional. Os PPIs também oferecem a oportunidade de o aluno testar, em um ambiente controlado e com acompanhamento de orientadores, as exigências da vida profissional, ao realizar uma ação interdisciplinar, direcionada a uma situação-problema específica, ou mesmo de casos reais, atendidos dentro do referido projeto de extensão.