O programa

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes compõem a Política Nacional, tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.

Modalidades de bolsa

No Programa de Residência Pedagógica serão concedidas as seguintes modalidades de bolsa:

Residente: para discentes com matrícula ativa em curso de licenciatura que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou que estejam cursando a partir do 5º período, no valor de R$400,00 (quatrocentos reais);

Preceptor: para o professor da escola de educação básica que acompanhará os residentes na escola-campo, no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais).

O Projeto Institucional da Residência Pedagógica do IFTM

O projeto Institucional de Residência Pedagógica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) traz como enfoque a articulação teoria-prática na formação docente com o objetivo de proporcionar aos discentes dos cursos das Licenciaturas em Ciências Biológicas, Comutação e Química a oportunidade de vivenciar o processo de gestão de sala de aula estabelecendo a necessária relação teoria/prática na abordagem da realidade escolar. O Projeto RP-IFTM,que se articula com seu subprojeto interdisciplinar as áreas de biologia, informática e química, proporciona aos discentes aperfeiçoar seus conhecimentos para desenvolver um trabalho com maior nível de reflexão sobre o seu fazer. O objetivo principal é propiciar ao futuro docente (licenciando) e ao docente em exercício (preceptor) debates e reflexões científicas sobre o processo de formação em termos de políticas educacionais, bem como a melhoria de sua práxis em sala de aula a partir do desenvolvimento de atividades de pesquisa-ação.

Objetivos gerais e específicos

Objetivo Geral

Possibilitar aprendizagem prática em situação, ou seja, a partir da realidade, tomando os eventos e aspectos dificultadores da prática pedagógica do professor e da escola como fontes de aprendizado.

Objetivos específicos

  • Proporcionar ao residente conhecimento da prática pedagógica para ensinar (didática) além do domínio do conhecimento teórico específico da área de atuação dos professores e dos conteúdos de ensino da área;
  • Vincular a formação inicial (residentes) e continuada de professores (preceptores) a partir da cooperação mútua das instituições, investigando as condições de implantação do Programa através de um diálogo inicial com professores e gestores das escolas públicas;
  • Desenvolvimento da capacidade para participar do planejamento coletivo da escola, e da capacidade de lidar adequadamente com os relacionamentos grupais e interpessoaisprimando o trabalho em equipe e colaborativo;
  • Desenvolvimento da capacidade política do residente e preceptores, para participar e influir no projeto pedagógico da escola da capacidade política para envolver alunose familiares no trabalho de sala de aula e da escola;
  • Promover a reformulação dos estágios obrigatórios à luz das experiências do Residência Pedagógica;
  • Promover a adequação dos currículos e das propostas pedagógicas dos cursos de Licenciaturas do IFTM, considerando as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
  • Ampliar a reflexão sobre a formação docente, Residência Pedagógica e Estágio obrigatório no sentido de colaborar no processo de constituição da própria profissão, valorizando a carreira docente;
  • Promover o debate acadêmico-científico sobre os impactos da residência pedagógica para a formação inicial do docente e sua relação com a BNCC.
  • Elevar a qualidade da formação inicial de alunos dos cursos de licenciatura do IFTM, promovendo a integração entre o Instituto e as escolas de educação básica;
  • Produzir conhecimentos com vistas a ampliar e aprofundar os referenciais teórico-metodológicos da educação, envolvendo as áreas que compõem o currículo da Educação Básica em articulação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para melhor atuação nessa etapa de escolaridade.

Subprojeto Interdisciplinar: Biologia/ Informática/ Química

O subprojeto conta com a participação dos alunos dos cursos das Licenciaturas em Ciências Biológicas (Campus Uberaba), Computação (Campus Uberlândia Centro) e Química (Campus Uberaba).

Objetivos do subprojeto

  • Proporcionar a compreensão do processo de ensino-aprendizagem referido à prática da escola, considerando tanto as relações que se passam no seu interior, com seus participantes, quanto às relações das escolas entre si e com instituições inseridas num contexto imediato, assim como em um determinado contexto geral.
  • Permitir aos residentes a participação em atividades que articulem ensino, pesquisa e extensão, tríade que privilegia a formação integral do profissional, consolidando em situações concretas do ambiente educacional e articulação entre a teoria e a prática;
  • Propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem do residente (licenciando em Ciências Biológicas, Computação e Química), devendo ser planejado, executado, acompanhado e avaliado em conformidade com os currículos, programas e calendários escolares, a fim de constituir-se instrumento de articulação, treinamento prático, aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano;
  • Promover o entendimento por parte do residente, da visão integrada da Química e da Biologia, recorrendo ao instrumental apropriado, mostrando a necessidade das interações entre esses saberes; - compreender as Ciências da Natureza como construções humanas e a relação entre conhecimento científico tecnológico e a vida social e produtiva;
  • Fazer uso dos conhecimentos da Química e da Biologia para explicar o mundo natural e para planejar, executar e avaliar intervenções práticas;
  • Aplicar as tecnologias associadas as áreas envolvidas, na escola e em outros contextos relevantes para sua vida.
  • Compreender a informática como técnica instrumental que propicia meios dinâmicos de transmissão de informação no plano didático – pedagógico, mas também como poderoso instrumento de administração institucional.