Colóquios em Educação do PPGET – Mestrado e Doutorado em Educação Tecnológica
Informações
Data do evento
25/09/2023 17:00 a 31/12/2025 19:00
Endereço(s)
Transmissão pelo canal oficial do PPGET/ IFTM no YouTube
Carga Horária
40 horas.
Apresentação
Os colóquios em Educação, organizados pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (PPGET-IFTM) Campus Uberaba – Cursos de Mestrado e Doutorado, em parceria com o Grupo de Pesquisa em Discurso e Educação (GPDE), liderado pelo Prof. Dr. Welisson Marques, em parceria com a PROEXT (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura) organiza os "Colóquios em Educação do PPGET" com o objetivo de debater diferentes temáticas e dialogar com diferentes teóricos fomentando discussões no campo da Educação e da Educação Profissional e Tecnológica a partir de um olhar integral, libertador e tecnológico. Os colóquios são abertos a estudantes de Pós-Graduação no campo da Educação e áreas afins, estudantes, pesquisadores e comunidade externa. Os links são exclusivos de cada atividade, e os participantes devem assinar a lista de frequência durante os eventos para receberem certificação.
Cronograma
Data | Descrição |
---|---|
25/09/2023 17:00 - 31/12/2025 19:00 | Desenvolvimento de ações dos Colóquios em Educação |
Programação
Este colóquio tratará da Educação a Distância e Ensino Remoto, temáticas desafiadoras e que estiveram no palco de discussões e estudos nos últimos anos.
25/09/2023
17:00
Transmissão pelo Canal oficial do PPGET/ IFTM no YouTube
Convidados
Mediador(a): Danielli Araújo Lima
Professora de Sistemas de Computação (IFTM), Professora Permanente Mestrado em Administração Pública (UFTM), Professora Colaboradora Mestrado em Educação Tecnológica (IFTM), Pesquisadora Computação Científica (LICRO).
Palestrante: Vicente Batista dos Santos Neto
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2019). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2004). Graduado em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (2001). É professor de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) desde 2009. Possui experiência na área de educação, com ênfase em educação a distância, administração de sistemas educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, gestão escolar, formação de professores.
Este colóquio terá como base o texto "Pedagogia do Oprimido: Um ícone aos 50 anos", do autor e palestrante deste colóquio, Afonso Celso Scocuglia. Aos interessados em participar, solicita-se realização de cadastro no evento e na atividade, para liberação do certificado.
16/10/2023
17:00
Transmissão pelo Canal oficial do PPGET/ IFTM no YouTube
Convidados
Palestrante: Afonso Celso Caldeira Scocuglia
Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestrado em Educação (UFPB), Doutorado em História (UFPE), Pós-Doutorado em Ciências da Educação (Université de Lyon, França, 2009) e Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação (Unicamp, 2010). Experiência em pesquisa nas áreas de História, Arquivologia e Educação, atuando principalmente nos campos da História da educação de jovens e adultos, História das ideias de Paulo Freire, História e memória, História do tempo presente e Arquivologia. Orientou dezenas de dissertações de mestrado e teses de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB, do qual já foi Coordenador. Supervisionou pós-doutorados de professores de diversas Universidades brasileiras (entre as quais UFMG, UFAL, UFU). Participou como arguidor de dezenas de bancas de defesa e juris de dissertações de mestrado e teses de doutorado em Universidades brasileiras e estrangeiras. Possui várias publicações no Brasil e no exterior (França, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Uruguai, Argentina e países da Organização dos Estados Ibero-americanos - OEI) entre as quais destacam-se dezenas de artigos científicos, livros e capítulos de livros. Tem se dedicado nos últimos anos às pesquisas nos arquivos da ditadura militar no Brasil (1964-1985) cujo trabalho resultou em diversas publicações (artigos e livros). Integrou vários Conselhos Editoriais de Revistas Científicas e atua como parecerista em diversas outras revistas científicas - a exemplo da Revista Educação e Sociedade (Unicamp) e da Eccos (Uninove/SP). Integrou por muitos anos o Grupo de Estudos e Pesquisa História, Sociedade e Educação (HISTEDBR) sediado na Unicamp/Brasil. Consultor/parecerista "ad hoc" do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, Ministério da Ciência e Tecnologia) e da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Ministério da Educação) no Brasil, desde 2001. Foi professor visitante da Universidade de Buenos Aires entre 2010 e 2016. Coordenou um dos grupos da Rede Ibero-americana de Políticas Educativas (RIAIPE) do programa CYTED. No Pós-Doutorado em Ciências da Educação pela Université de Lyon foi pesquisador no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP), França (2008-2009). Ministrou seminários e cursos no Institut des Sciences et Pratiques dÉducation et de Formation (ISPEF) e no Institut dÉtudes Bresiliennes (IEB) da Université de Lyon, fez diversos cursos e seminários na École Normal Superieure (ENS, Lyon) com Alain Touraine, Michel Vovelle, Jacques Rancière, Paul Veyne, entre outros. Em agosto de 2010 completou o segundo estágio de Pós-Doutorado, desta vez em História e Filosofia da Educação, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) onde realizou pesquisas sobre a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985) no Arquivo Edgard Leuenroth. Implantou e coordenou a Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos (Convênio UFPB-UFPE-UFRN). Foi membro da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA-MEC). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq/Brasil a partir de 2001. Autor e apresentador do Programa Paulo Freire Vivo na TVUFPB, cujos 30 vídeos estão disponíveis no YouTube com dezenas de milhares de visualizações.
Mediador(a): Welisson Marques
Pós-doutor em Educação / Análise do Discurso pela Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Estudos Linguísticos e Mestre em Linguística - fomentado pela CAPES - pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia (PPGEL/UFU) - Nota 6 Capes/MEC; Especialista em Metodologia do Ensino-Aprendizagem em Língua Estrangeira - Língua Inglesa. Possui Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade de Uberaba (2004-2007). É, também, Bacharel em Direito e Bacharel em Teologia, e advogado inscrito na OAB-MG. Professor e Pesquisador em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Atua como docente permanente e coordenador no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional em Educação Tecnológica (PPGET/MPET/IFTM); no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal (ProfEPT); e, também, na Graduação em Letras / Licenciatura Plena em Língua Portuguesa (IFTM/UAB-MEC). É Proficiente em Língua Inglesa pela Universidade de Cambridge (UCLES/CPE) e Universidade de Michigan (Michigan University/ECPE) e em Língua Francesa possui os diplomas DELF (Diplômes d'Études en Langue Française). Tem especial interesse pelas relações entre educação, tecnologias, saberes e poderes e pelas construções de verdades, notadamente sobre aprendizes e aprendizagem de línguas no Brasil. Interessa-se, também, por questões atinentes a diferentes modalidades de discursos e suas relações com a semiologia, a memória e a produção de sujeitos na história. Parecerista ad hoc de revistas científicas na área de Educação e Linguística. Tem publicações em periódicos nacionais e internacionais em português, inglês e francês. É membro da associação internacional REED - Red de Estudios sobre Educación. É coordenador do projeto interinstitucional entre o Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica e a Patton College of Education, da Universidade de Ohio (Estados Unidos). É autor das obras: Análise do Discurso Publicitário de Cursos de Idiomas. São Carlos: Pedro e João Editores, 2015. 285 p.; Mensalão e Crise Política: o discurso de Veja ao significar o Partido dos Trabalhadores. Curitiba: Editora Appris, 2011. 155 p.; e co-organizador, juntamente com CONTI, Maria Aparecida; FERNANDES, Cleudemar Alves, das obras: Análise do Discurso e Semiologia. Uberlândia, EDUFU, 2015, 369 p.; e, também, Michel Foucault e o Discurso: aportes teóricos e metodológicos. Uberlândia: EDUFU, 2013, 270 p. Ademais, é líder do Grupo de Pesquisa em Discurso e Educação, cadastrado no CNPq (GPDE/IFTM/CNPq).
Colóquio proposto pela Turma 2 do Doutorado em Educação Tecnológica do PPGET/IFTM. Nesta edição o colóquio propõe um debate acerca dos avanços e desafios da Educação para as relações étnico-raciais da EPT frente ao racismo estrutural e na proposição de um currículo que reflita a diversidade cultural e racial e contribua para a criação de um ambiente educativo que valorize a identidade e as experiências dos grupos étnicos marginalizados, além da necessidade de formar educadores capazes de lidar com questões de preconceito e discriminação, assegurando que todos(as) os(as) estudantes tenham acesso a uma educação inclusiva, de respeito às diferenças e promotora de justiça social.
30/01/2025
15:00
youtube.com/watch?v=eLGp61KDj1Q
Convidados
Palestrante: Caroline Jango
Diretora Geral do IFSP - Campus Hortolândia. Doutora em Educação, pedagoga e ativista da luta antirracista, além de ser autora do livro "Aqui tem Racismo!". Formou-se em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas em 2008 e possui diversas qualificações, incluindo pós-graduação em Gestão de Negócios e um Mestrado.
Palestrante: Dickson Duarte Pires
Artista cênico, arte-educador, diretor artístico e coreógrafo, além de ser doutor em Educação com foco em Práticas e Saberes Corpo e Educação. É professor de Arte no IFTM - Campus Uberlândia Centro.
Mediador(a): Marival Baldoino de Santana
Doutorando em Educação Profissional e Tecnológica pelo PPGET/IFTM. Mestre em Filosofia e especialista em História da Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia. É professor EBTT do Instituto Federal de São Paulo - Campus Hortolândia.