EVENTO INSTITUCIONAL

Editora Capacita (2024)

Atualizado em
Compartilhe:
Compartilhe:

Informações

Data do evento

03/04/2024 00:00 a 28/06/2024 00:00

Endereço(s)

Página oficial do IFTM no YouTube

Carga Horária

12 horas.

Apresentação

Saiba mais sobre o evento

O projeto "Editora Capacita" visa promover ações de capacitação para formação de autores e leitores acadêmicos. Todas as ações de capacitação são voltadas para formação de estudantes e servidores do IFTM, bem como da comunidade externa interessada nas discussões acerca da escrita acadêmica.

Cronograma

Data Descrição
03/04/2024 17:00 às 19:00 O uso da inteligência artificial na redação acadêmica
17/04/2024 18:00 às 20:00 Por dentro da normalização acadêmica: graduação e pós-graduação
24/04/2024 18:00 às 20:00 Originalidade em foco: Combatendo o Plágio e Protegendo a pesquisa
08/05/2024 19:00 às 21:00 Divulgação científica: como falar sobre ciência com a sociedade?
14/05/2024 14:00 às 16:00 Noções básicas de redação e revisão de textos
23/05/2024 19:00 às 21:00 O parecer que contribui com o autor: boas práticas para avaliação e revisão
29/05/2024 14:00 às 16:00 Redação científica nos periódicos do IFTM
05/06/2024 19:00 às 21:00 O que é importante saber para publicar seu livro?
11/06/2024 14:00 às 16:00 Redação científica básica: elaboração de resumos

Programação

Conheça as atividades programadas
PALESTRA
O uso da inteligência artificial na redação acadêmica

Palestra com foco no uso da IA na redação acadêmica.

03/04/2024

17:00

Online, página oficial do IFTM no YouTube

Convidados

Mediador(a): Carlos Paula Lemos

Carlos Paula Lemos é Engenheiro Eletricista (2001), e mestre em Telecomunicações (2003) pelo INATEL (Instituto Nacional de Telecomunicações). E, em 2021, recebeu seu título de Doutor em Engenharia Elétrica pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia). Atualmente é professor no campus Patos de Minas do IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro). Já revisou diversos artigos científicos para revistas como: Inova, Journal of Communication and Information Systems, Expert Systems with Applications, Neural Computing and Applications, Science Talks, e IEEE Access. Atua como membro dos conselhos editoriais da Revista CENAR do UNIPAM e da Editora IFTM.

Palestrante: Débora Nascentes

Mestranda em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (IRI-USP), bolsista CAPES e FAPESP. Participou do programa de mobilidade acadêmica internacional na Universidade Beira Interior (Portugal), em 2019. Foi vice-diretora do CSOA em 2019, Diretora Acadêmica do V e VI Modelo das Nações Unidas da Universidade Federal de Uberlândia (UFUMUN), bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq), no âmbito do programa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-Ineu) entre 2018 e 2021 e Monitora na Fundação Getúlio Vargas (FGV) entre 2022 e 2023.

MINICURSO
Por dentro da normalização acadêmica (para graduação e pós-graduação)

PREZADOS CURSISTAS, EM FUNÇÃO DA ATUAL CONDIÇÃO DE GREVE, ESSA ATIVIDADE DO EDITORA CAPACITA NÃO OCORRERÁ NA DATA PREVISTA (17/04). ELA SERÁ REAGENDADA OPORTUNAMENTE E TODOS OS INSCRITOS SERÃO COMUNICADOS POR EMAIL. O objetivo do minicurso é esclarecer aspectos da normalização acadêmica, tais como citações e referências dentro das normas vigentes da ABNT. É voltado para estudantes da graduação e pós-graduação.

17/04/2024

18:00

Google Meet (o link será enviado aos participantes inscritos)

Convidados

Mediador(a): Carla Regina Queiroz

Professora do IFTM, no campus Uberlândia, desde 2006. Participante ativa de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Membra do Conselho Editorial da Editora IFTM e atual coordenadora da Editora IFTM.

Palestrante: Fernanda Faustino Nogueira Nunes

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Profept Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológica. Atualmente é discente do curso de Letras português pela UAB – Universidade Aberta do Brasil – em parceria com o IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico. É Bibliotecária Documentalista do Campus Patrocínio, desde o ano de 2011, além de atuar em projetos de ensino, pesquisa e extensão no campus Patrocínio. É membro titular do Conselho Editorial da Editora do IFTM. Dedica-se às pesquisas na área de Bibliotecas Universitárias, Escolares, Preservação de Acervo, Fomento à leitura, Metodologia Científica, ABNT.

Palestrante: Márcia Aparecida Bellotti Camborda

Especialista em Gestão de Unidades de Informação, pela UNICEP- São Carlos / 2009 Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola Sociologia e Política – FESP São Paulo /1989. Ocupa o cargo de Bibliotecária Documentalista no IFTM - Campus Uberlândia Centro desde março de 2011, como responsável técnica do acervo bibliográfico do campus.

PALESTRA
Originalidade em foco: combatendo o plágio e protegendo a pesquisa

Serão discutidos os diferentes tipos de plágio, desde os mais comuns até os mais sutis, e sua relevância nos ambientes acadêmico, profissional e criativo. Além disso, será apresentada a legislação brasileira relacionada aos direitos autorais e à proteção da propriedade intelectual, com ênfase nas medidas preventivas e punitivas para combater o plágio. A palestra tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da originalidade, ética e integridade na produção intelectual, incentivando práticas de pesquisa e criação responsáveis e respeitosas.

24/04/2024

18:00

Canal oficial do IFTM no YouTube

Convidados

Mediador(a): Adriano Eurípedes Medeiros Martins

Bacharel em Filosofia, Bacharel em Direito e licenciado em Pedagogia; Especialista em Administração Estratégica; Mestre e Doutor em Filosofia e pós-doutor. Desde 2010 é professor e pesquisador em filosofia, ética, política, direito e educação profissional e tecnológica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). É membro ativo e regular de dois programas Stricto Sensu, ambos no IFTM: a) Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e b) Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica - Mestrado e Doutorado - (PPGET). Desde 2021 coordeno o Mestrado Profisissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no IFTM. Tem experiência nas áreas de Filosofia, Sociologia, Direito e Educação Profissional e Tecnológica.

Palestrante: Diego Taffarel Silva Ribeiro

Especialista em Direito Processual Civil, Direito Público e Direito Previdenciário, mestre em Educação Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM, com o tema da dissertação intitulado: COMO COMBATER O PLÁGIO DIANTE DO AVANÇO TECNOLÓGICO NO IFTM?, além disso, foi presidente da Associação da Jovem Advocacia de Minas Gerais, foi diretor executivo do Instituto Brasileiro de Direito de Família de Uberaba, atual Presidente da Comissão Direito na Escola da OAB/Uberaba, conselheiro subseccional da OAB/Uberaba, professor do curso de Direito Previdenciário do curso Pós-Graduação da Faculdade Uni-Facthus, professor dos itinerários formativos do colégio Apoio sobre Modelos Políticos, Investigação Forense e Clube de debates, palestrante e professor especialista em legislação para concursos públicos.

RODA DE CONVERSA
Divulgação científica: como falar sobre ciência com a sociedade?

A roda de conversa trará dois especialistas no assunto divulgação científica, por meio escrito e outros meios. Como falar com a sociedade sobre o conhecimento produzido na academia? Qual a importância desse processo?

08/05/2024

19:00

Canal oficial do IFTM no YouTube

Convidados

Palestrante: Diélen Borges

Diélen Borges é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, mestra em Tecnologias, Comunicação e Educação, graduada em Comunicação Social: Jornalismo e em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É jornalista na Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social da UFU. É integrante da Rede Mineira de Comunicação Científica e do Grupo de Pesquisa "Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos" (Ledif). Pesquisa divulgação científica e discurso. Mais informações: http://lattes.cnpq.br/3314605940871232.

Palestrante: Guilherme Afonso Brasil Coelho

Formado pela Universidade Federal de Minas Gerais no ano de 2008 e atuante na produção de conteúdo jornalístico em âmbito institucional, assim como assessoria de imprensa. A maior parte da carreira foi desenvolvida na área de Educação, já tendo atuado nos âmbitos municipal, estadual e federal do serviço público.

Mediador(a): Gyzely Suely Lima

Doutora em Estudos Linguísticos (2016) pela Universidade Federal de Uberlândia. Possui o título de Mestre em Letras na área de Teoria Literária (2010) pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente atua como professora efetiva no Instituto Federal do Triângulo Mineiro- IFTM- campus Uberlândia Centro. Os seguintes temas são estudados e objetos de pesquisa: colaboração, pesquisa narrativa, formação profissional, ensino de língua inglesa, tecnologias digitais, literatura comparada, literatura e cinema, linguística aplicada ao ensino de língua inglesa e língua portuguesa, língua inglesa, letramentos, papel do professor, educação antirracista e teoria literária.

MINICURSO
Noções básicas de redação e revisão de textos

O minicurso tem como objetivo apontar cuidados básicos na redação acadêmica bem como a importância da revisão dos textos redigidos.

14/05/2024

14:00

Google Meet (o link será enviado para o email cadastrado pelo participante no ato da inscrição)

Convidados

Palestrante: Lívia Letícia Zanier Gomes

Professora efetiva em regime de Dedicação Exclusiva do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM-Campus Uberaba Avançado Parque Tecnológico) e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa "Ensino-Avaliação-Aprendizagem". Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Mestre em Estudos Linguísticos pela mesma instituição. Especialista em Docência na Educação Superior pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Bacharel e Licenciada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP).

Palestrante: Mariângela Castejon

Possui doutorado em Educação (UFSCar), mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (IFTM), especialização em Análise do Discurso (UFU) e graduação em Letras (Uniube). Atuou como docente na área de códigos e linguagens do ensino fundamental ao superior, por quase 30 anos, nas redes públicas e particulares de Uberaba e, atualmente, é revisora de textos do IFTM.

Mediador(a): Paulo Irineu Barreto Fernandes

Professor de Filosofia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Pós-doutorado em Geofilosofia, pela Università Degli Studi di Messina (Itália, 2017) e Doutorado em Geografia Humana e Cultural no Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia - Mestre em Filosofia Política e Social pela Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisador do Grupo de Estudos de Teoria Crítica e Filosofia Social da Universidade Federal de Uberlândia. Membro do Grupo de Estudos em Geografia Cultural e Turismo da Universidade Federal de Uberlândia. Líder do Grupo de Pesquisa em Geofilosofia - IFTM, registrado no CNPQ.

RODA DE CONVERSA
O parecer que contribui com o autor: boas práticas para avaliação e revisão

A roda de conversa "O parecer que contribui com o autor: boas práticas para avaliação e revisão" irá discutir aspectos dos pareceres de artigos que podem ser usados para melhoria do texto por parte do autor. Como o avaliador pode entregar um parecer que realmente contribui com a ciência no sentido de melhorar a comunicação do autor?

23/05/2024

19:00

Canal oficial do IFTM no YouTube

Convidados

Palestrante: Carla Alessandra de Oliveira Nascimento

Graduada em Direito pela Universidade de Uberaba (1993), licenciada em Letras Português/Espanhol pela Universidade de Uberaba (2005), pós-graduada em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva pelo IFMG (2009), mestra em Educação pela Universidade de Uberaba (2013) e doutora em Educação pelo PPGED da Faculdade de Educação da UFU (2020). É professora do IFTM - Campus Uberaba, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, língua portuguesa, redação, literatura e língua espanhola.

Palestrante: Carlos Paula Lemos

Engenheiro Eletricista (2001), e mestre em Telecomunicações (2003) pelo INATEL (Instituto Nacional de Telecomunicações). E, em 2021, recebeu seu título de Doutor em Engenharia Elétrica pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia). Atualmente é professor no campus Patos de Minas do IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro). Já revisou diversos artigos científicos para revistas como: Inova, Journal of Communication and Information Systems, Expert Systems with Applications, Neural Computing and Applications, Science Talks, e IEEE Access. Atua como membro dos conselhos editoriais da Revista CENAR do UNIPAM e da Editora IFTM.

Mediador(a): Guilherme Borges de Freitas

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Desde 2012 é professor efetivo do IFTM - Campus Patrocínio e colabora como docente do PPGET, Curso de Mestrado Profissional em Educação Tecnológica do Campus Uberaba. Atualmente ocupa o cargo de Diretor de Ensino na Pró-Reitoria de Ensino (PROEN). É membro pesquisador dos grupos de pesquisa Laboratório de Estudos Transdisciplinares (LETRA-UFLA) e Grupo de Pesquisa em Gestão, Educação e Sustentabilidade (IFTM). Dedica-se à pesquisa, principalmente, nos seguintes temas: Contabilidade Financeira, Endividamento, Educação e Pesquisa em Contabilidade, Análises de Relatórios Financeiros, Educação Financeira e Educação Profissional.

MINICURSO
Redação científica nos periódicos do IFTM

Como um dos módulos do Projeto Editora Capacita, o minicurso apresentará os tipos de texto que são aceitos nos periódicos do IFTM, incluindo orientações para o processo de submissão na plataforma.

29/05/2024

14:00

Google Meet (o endereço será encaminhado para o email cadastrado na inscrição para a atividade)

Convidados

Palestrante: Mariângela Castejon

Possui doutorado em Educação (UFSCar), mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (IFTM), especialização em Análise do Discurso (UFU) e graduação em Letras (Uniube). Atuou como docente na área de códigos e linguagens do ensino fundamental ao superior, por quase 30 anos, nas redes públicas e particulares de Uberaba e, atualmente, é revisora de textos do IFTM.

Mediador(a): Rosiane Maria Silva

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1994) e Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1999). Psicóloga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Campus Uberlândia, Minas Gerais, desde 2004. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação da UFSCar em 2015. Atuei entre 2016 a 2019 em projetos de extensão para prevenção e combate ao trote institucional no Instituto Federal. Organizei e participei do 1º seminário sobre Trote, Bullying e outras Violências, em 2020, evento online promovido pelo Grupo de Estudos em Violência, Brasil. Membra do NAPNE (Setor de Educação Inclusiva) no IFTM Campus Uberlândia desde 2006, onde exerci cargo de coordenação.

RODA DE CONVERSA
O que é importante saber para publicar seu livro?

Nessa roda de conversa dois especialistas estarão apontando dialogando sobre aspectos importantes para publicação de um livro: o seu livro. Se você tem interesse em publicar um livro, venha participar! O professor Jiro Takahashi trará contribuições com o enfoque na transformação de uma ideia em livro. A escritora e preparadora editorial Lella Malta falará sobre os benefícios e desafios da autopublicação. Imperdível!

05/06/2024

19:00

Canal oficial do IFTM no YouTube

Convidados

Mediador(a): Gyzely Suely Lima

Doutora em Estudos Linguísticos (2016) pela Universidade Federal de Uberlândia. Possui o título de Mestre em Letras na área de Teoria Literária (2010) pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente atua como professora efetiva no Instituto Federal do Triângulo Mineiro- IFTM- campus Uberlândia Centro. Os seguintes temas são estudados e objetos de pesquisa: colaboração, pesquisa narrativa, formação profissional, ensino de língua inglesa, tecnologias digitais, literatura comparada, literatura e cinema, linguística aplicada ao ensino de língua inglesa e língua portuguesa, língua inglesa, letramentos, papel do professor, educação antirracista e teoria literária.

Palestrante: Jiro Takahashi

Mestre em Semiótica pela USP, é professor universitário e editor há mais de 40 anos. Foi editor na Ática, Nova Fronteira, Ediouro, Rocco e Nova Aguilar. Ministra o curso “Como montar uma editora independente pela Universidade do Livro.

Palestrante: Lella Malta

Cientista social e especialista em Estado, Governo e Políticas Públicas pela Universidade de Brasília - UnB. Autora de 5 livros, atua no mercado editorial também como produtora cultural e curadora. É criadora e coordenadora dos projetos Escreva, Garota! e Elas Publicam.

MINICURSO
Redação científica básica: elaboração de resumos

Como um dos módulos do Projeto Editora Capacita, neste minicurso trabalharemos a elaboração de resumos de textos científicos. O resumo desempenha um relevante papel na disseminação e compreensão da pesquisa científica, propiciando uma visão geral acessível e informativa do conteúdo do artigo, além de fornecer acesso rápido à informação, síntese dos dados, identificação de relevância da pesquisa, auxílio na indexação e pesquisa bibliográfica e comunicação eficaz. Um resumo claro e conciso pode contribuir para o despertar do interesse dos leitores no trabalho apresentado.

11/06/2024

14:00

Google Meet (o endereço será enviado para o email cadastrado na inscrição para a atividade)

Convidados

Palestrante: Liciane Mateus da Silva

Biomédica, Licenciada em Biologia, Pedagoga e Bacharelanda em Direito. É Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância, Especialista em Mídias na Educação, Mestra em Ciências Fisiológicas e Doutora em Educação. Exerce, desde 2014, o cargo de Técnica em Assuntos Educacionais - nível E na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Tem experiência na área de Educação a Distância; Mídias na Educação; Bioquímica; Farmacologia; Fisiologia e Formação de Professores, com ênfase em Educação.

Mediador(a): Mariângela Castejon

Possui doutorado em Educação (UFSCar), mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (IFTM), especialização em Análise do Discurso (UFU) e graduação em Letras (Uniube). Atuou como docente na área de códigos e linguagens do ensino fundamental ao superior, por quase 30 anos, nas redes públicas e particulares de Uberaba e, atualmente, é revisora de textos do IFTM.

Organizadores

Conheça os responsáveis pela organização

COORDENAÇÃO DO EVENTO

coordenadora
CARLA REGINA AMORIM DOS ANJOS QUEIROZ
Coordenadora
ANA CLARA SANTOS COSTA
Coordenadora
MARIANGELA CASTEJON

COMISSÃO ORGANIZADORA

Organizador
CARLOS PAULA LEMOS
Organizadora
FERNANDA FAUSTINO NOGUEIRA NUNES
Organizadora
MARCIA APARECIDA BELLOTTI CAMBORDA
Organizador
GERALDO GONCALVES DE LIMA
Organizador
GYZELY SUELY LIMA
Organizadora
JAQUELINE MAISSIAT
Organizador
GUILHERME DE FREITAS BORGES
Organizadora
LIVIA LETICIA ZANIER GOMES
Organizadora
ROSIANE MARIA DA SILVA
Organizador
PAULO IRINEU BARRETO FERNANDES
Organizador
ANDRÉ LUIZ FRANÇA BATISTA
Organizadora
MARINA ROBLES ANGELINI
Organizador
ANTENOR ROBERTO PEDROSO DA SILVA

Contato

Entre em contato para dúvidas, sugestões ou informações
editora@iftm.edu.br
(34)3326-1164