Inteligência Artificial na Pós-Graduação: Desafios e Possibilidades
Informações
Data do evento
11/12/2025 14:00 a 12/12/2025 18:00
Endereço(s)
IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico (Unidade I): Av. Dr. Florestan Fernandes, 131, Bairro Univerdecidade – Uberaba/MG
IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico (Unidade II): Av. Edilson Lamartine Mendes, 300, Bairro Parque das Américas – Uberaba/MG
Carga Horária
7 horas e 30 minutos.
Apresentação
A Comissão de Extensão do ProfEPT/IFTM (Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica), em parceria com o Grupo de Pesquisa Ápeiron - Estudos em Física e Metafísica, convida toda a comunidade acadêmica e externa para participar do evento de Extensão "Inteligência Artificial na Pós-Graduação: Desafios e Possibilidades". Este evento presencial tem como objetivo promover um espaço de formação, diálogo e reflexão crítica sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) na pesquisa acadêmica e na formação de estudantes, especialmente no contexto da Pós-graduação. A programação propõe superar a discussão sobre "dever ou não utilizar" as ferramentas, focando em como utilizá-las de maneira crítica, ética e metodologicamente rigorosa. As atividades estão divididas em dois momentos que articulam teoria e prática: MESA-REDONDA (dia 11/12): Discussão sobre ética, inclusão, acessibilidade e os impactos da IA na formação. Além de abordar aplicações práticas na pesquisa, o debate trará uma reflexão sobre o fenômeno "IDiotIA": o questionamento se estamos nos tornando mais inteligentes ou dependentes das ferramentas. Serão discutidos os impactos na capacidade cognitiva, na retenção de informações e na produção intelectual. OFICINA PRÁTICA (dia 12/12): Uma imersão no uso de ferramentas de IA generativa para texto, áudio, imagem, vídeo e criação de artefatos interativos (dashboards e protótipos) sem a necessidade de programação avançada. O evento é gratuito e busca democratizar o acesso ao conhecimento científico e tecnológico, aproximando a pós-graduação da sociedade. PARA TER DIREITO AO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO, É NECESSÁRIO SE CADASTRAR NO EVENTO E NAS ATIVIDADES.
Cronograma
| Data | Descrição |
|---|---|
| 11/12/2025 14:00 às 14:30 | Abertura do evento |
| 11/12/2025 14:30 às 18:00 | Mesa-redonda: Desafios e Possibilidades da Inteligência Artificial na Pós-Graduação |
| 12/12/2025 14:00 às 18:00 | Oficina de Ferramentas de IA para Pesquisadores: Aplicações Práticas na Pós-Graduação |
Programação
Abertura do evento com a presença de autoridades.
11/12/2025
14:00
Auditório do IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico (Unidade I) - Av. Dr. Florestan Fernandes, 131, Bairro Univerdecidade – Uberaba/MG
Convidados
Debatedor: Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes
Professor efetivo de filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do IFTM (Mestrado e Doutorado Profissional) e do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). Possui pós-doutorado em história política pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGH/UERJ - 2020), doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGLM/UFRJ - 2017), mestrado pelo PPGLM/UFRJ (2011), graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Bacharelado e Licenciatura - 2010) e graduação em Comunicação Social - Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA - 2006). Tem experiência nas áreas de Filosofia com ênfase em Ética, Filosofia Política e Filosofia da Tecnologia. Coordena o grupo de pesquisa "Ápeiron: estudos em física e metafísica", o grupo de pesquisa "Prometeu: Filosofia Política, Tecnologia e Educação" e o projeto de extensão "Física Filosófica". Atualmente é coordenador do ProfEPT/IFTM.
Debatedor: Welisson Marques
Pós-doutor em Educação / Análise do Discurso pela Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Estudos Linguísticos e Mestre em Linguística - fomentado pela CAPES - pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia (PPGEL/UFU) - Conceito CAPES/MEC 6; Especialista em Metodologia do Ensino-Aprendizagem em Língua Estrangeira - Língua Inglesa. Possui Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade de Uberaba. É, também, Bacharel em Direito e advogado inscrito na OAB-MG. Professor e Pesquisador em regime de dedicação exclusiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Orienta pesquisas em nível de graduação, mestrado e doutorado e, também, supervisiona em nível de Pós-Doutorado. Atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica - Cursos de Mestrado e Doutorado (PPGET-IFTM); no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal (ProfEPT); e, também, na Graduação em Letras / Licenciatura Plena em Língua Portuguesa (IFTM/UAB-MEC). É líder do Grupo de Pesquisa em Discurso e Educação, cadastrado no CNPq (GPDE/IFTM/CNPq). Coordenador Geral de Pós-graduação na Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFTM.
Esta atividade propõe uma imersão teórica e crítica sobre o impacto das novas tecnologias na formação humana e na produção científica. A programação será dividida em três momentos distintos: 14h30 às 15h30 – Palestra: "IDiotIA: quis ego sum? (Quem sou eu?)" Ministrada pelo professor Gabriel Medeiros Chati. A fala abordará a intensificação do uso da IA no ambiente educacional e seus impactos cognitivos, questionando se a tecnologia está nos tornando mais inteligentes ou mais dependentes. Serão discutidos dados sobre a atividade cerebral e retenção de informações durante o uso de assistentes virtuais, alertando para o risco de um fosso cognitivo caso competências essenciais, como raciocínio lógico e interpretação, não sejam desenvolvidas. A palestra convida à reflexão: "quem queremos nos tornar nos cenários futuros?". 15h30 às 16h30 – Palestra: "As inteligências artificiais aplicadas ao processo de pesquisa e produção na pós-graduação" Ministrada pelo professor Paulo César da Silva Rocha. O foco será superar o debate sobre "usar ou não", avançando para como utilizar as ferramentas de maneira crítica, ética e metodologicamente rigorosa. Serão apresentadas aplicações práticas da IA generativa em todo o ciclo da pesquisa: desde o auxílio na gestão e refinamento de hipóteses até a produção de protótipos tecnológicos (aplicativos, sites e dashboards), sempre com intencionalidade e transparência. 16h30 às 18h00 – Mesa de Debate Espaço de diálogo e interação com o público para aprofundar as temáticas apresentadas. A mesa contará com a participação dos professores Paula Teixeira Nakamoto e Ricael Spirandeli Rocha, que se juntam à Paulo Rocha e Gabriel Chati nas discussões.
11/12/2025
14:30
Auditório do IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico (Unidade I) - Av. Dr. Florestan Fernandes, 131, Bairro Univerdecidade – Uberaba/MG
Convidados
Debatedor: GABRIEL MEDEIROS CHATI
Professor cedido para o Ministério da Cultura, atuando na Diretoria de Políticas para os Trabalhadores da Cultura, em Brasília/DF (2023 - atual). Professor do Bacharelado em Produção e Política Cultural da Universidade Federal do Pampa câmpus Jaguarão (2013-2023). Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pelotas (2021). Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville (2012). Bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (2007). Consultor Ad Hoc Sênior do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF; 2011-2018). Avaliador do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Joinville/SC na área de Patrimônio Cultural Material (2017). Analista Técnico do Projeto de Assistência Técnica à elaboração de Planos Municipais de Cultura (UFBA), financiado pelo Ministério da Cultura (2012). Representante civil eleito de diversos Conselhos de Cultura e de Política Cultural, como o CMPC de Joinville/SC (setorial de Formação em Cultura 2010-12 e de Patrimônio Cultural Material 2012-14); CMPC de Jaguarão/RS (Produtores Culturais 2015-2016); e CMC de Pelotas/RS (suplente da setorial de Memória e Patrimônio Cultural 2017-2019). Pós-doutorando no IFTM.
Debatedora: PAULA TEIXEIRA NAKAMOTO
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2001), mestrado em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (2004), doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (2011) e pós-doutorado em Educação pela Universidade de Coimbra - Portugal. É professora titular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, atuando nos cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio, no mestrado e doutorado do Programa de Pós Graduação Mestrado em Educação Tecnológica do IFTM, no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Rede ProfEPT. Atuou como coordenadora do curso de Licenciatura em Computação (2014-2017) e como coordenadora do mestrado ProfEPT IFTM (2017-2021). Tem interesse nas áreas: Produtos Técnicos-Tecnológicos, Tecnologia Educacional, Gamificação, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Educação à Distância, Programação para WEB e Acessibilidade de Produtos Educacionais.
Debatedor: PAULO CÉSAR DA SILVA ROCHA
Possui graduação em Pedagogia e mestrado na área de Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT (IFCE). Atualmente é professor no Bora Aprender, projeto empreendedor voltado para democratização do acesso à pós-graduação strictu sensu brasileira. Em 2014 foi convidado pelo Google Brasil para participar do primeiro evento do YouTube Educação, uma parceria com a Fundação Lemann. Em 2017 foi mentor no projeto de Planos de Aula da Associação Nova Escola, uma das marcas mais conhecidas por professores da Educação Básica no Brasil. Em 2017, 2018, 2019 e 2020 foi convidado pelo YouTube Brasil para compor o quadro de professores participantes do YouTube Edu, no YouTube Space Rio, com destaque na vertical de vídeos voltados para Educação no Brasil. Em 2019 foi um dos professores selecionados para produção de um documentário no projeto Geração Futura, promovido pela Fundação Roberto Marinho em parceria com a Rede Globo. Sua área de pesquisa é Educação Profissional e Tecnológica, nas temáticas de Educação e Trabalho, onde atua diretamente na produção de pesquisa e recursos audiovisuais voltados para o tema. Doutorando da Turma 3 do Doutorado Profissional em Educação Tecnológica do IFTM.
Debatedor: RICAEL SPIRANDELI ROCHA
Doutorando em Educação Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (PPGET-IFTM). Mestre em Educação Tecnológica pelo IFTM. Possui especialização em Produção de Materiais Didáticos Utilizando o Linux Educacional pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), especialização em Tecnologias, Linguagens e Mídias na Educação pelo IFTM, especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva pelo IFTM, especialização em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante, especialização em Docência Universitária pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), especialização em Gestão da EaD pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO), e especialização em Educação a Distância pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). É graduado em Licenciatura em Computação pelo IFTM, graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Uberaba (UNIUBE) e graduado em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni. Atualmente, é docente na UNIUBE, atuando nos cursos de Tecnologia nas modalidades presencial e EaD, professor de Educação Básica em cursos técnicos pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e professor-tutor presencial no curso de Licenciatura em Matemática do IFTM, na modalidade EaD. Integra o grupo de pesquisa LabDUA - Laboratório de Práticas Educativas para o Desenho Universal para a Aprendizagem (IFTM Campus Uberaba). Exerce a função de editor-gerente da Revista InovaEducaTech e é líder do Grupo de Educadores Google (GEG) de Uberaba. Atua ainda como servidor efetivo da Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (CODIUB).
A crescente disponibilidade de ferramentas de inteligência artificial generativa abre possibilidades para pesquisadores utilizarem novas formas de organizar, comunicar e visualizar o conhecimento produzido na pós-graduação. Esta oficina propõe uma imersão teórico-prática em cinco dimensões de aplicação da IA na pesquisa acadêmica: texto, áudio, imagem e vídeo, assim como artefatos interativos (aplicativos e dashboards) e automações (agentes de IA). Os participantes explorarão ferramentas e experimentarão diferentes modelos para pesquisas profundas, planejamento de atividades, geração de imagens por IA, produção de vídeos com ferramentas de geração audiovisual, possibilitando a criação novos materiais educacionais. Por fim, os participantes poderão aprender sobre artefatos interativos, dashboards, visualizações de dados e protótipos funcionais, utilizando plataformas que possibilitam criação de protótipos sem a necessidade de conhecimento avançado de programação.
12/12/2025
14:00
Auditório do IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico (Unidade II) - Av. Edilson Lamartine Mendes, 300, Bairro Parque das Américas – Uberaba/MG
Convidados
Ministrante: PAULO CÉSAR SILVA ROCHA
Possui graduação em Pedagogia e mestrado na área de Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT (IFCE). Atualmente é professor no Bora Aprender, projeto empreendedor voltado para democratização do acesso à pós-graduação strictu sensu brasileira. Em 2014 foi convidado pelo Google Brasil para participar do primeiro evento do YouTube Educação, uma parceria com a Fundação Lemann. Em 2017 foi mentor no projeto de Planos de Aula da Associação Nova Escola, uma das marcas mais conhecidas por professores da Educação Básica no Brasil. Em 2017, 2018, 2019 e 2020 foi convidado pelo YouTube Brasil para compor o quadro de professores participantes do YouTube Edu, no YouTube Space Rio, com destaque na vertical de vídeos voltados para Educação no Brasil. Em 2019 foi um dos professores selecionados para produção de um documentário no projeto Geração Futura, promovido pela Fundação Roberto Marinho em parceria com a Rede Globo. Sua área de pesquisa é Educação Profissional e Tecnológica, nas temáticas de Educação e Trabalho, onde atua diretamente na produção de pesquisa e recursos audiovisuais voltados para o tema. Doutorando da Turma 3 do Doutorado Profissional em Educação Tecnológica do IFTM.
