EVENTO INSTITUCIONAL

Canal Oficial do IFTM no Youtube

Carga Horária

5 horas.

Saiba mais sobre o evento

COMUNICADO: A atividade com o escritor Jeferson Tenório, que ocorreria no dia 05/08/2021 às 17 horas, infelizmente teve que ser cancelada, pois o mesmo teve problemas pessoais e não poderá estar presente na tarde de hoje. Decidimos pelo cancelamento, tanto da abertura do evento, quanto da atividade com o escritor, pois a presença de Jeferson Tenório é fundamental no Debate-papo Literário. A atividade que ocorreria fica reagendada para o dia 11/08/2021 às 17 horas, com transmissão no Canal Oficial do IFTM no YouTube. Lembrando que a atividade do dia 06/08/2021 está mantida e aguardamos a presença de todos. _______________________________________________________________________________ Aberto ao público em geral, nos dias 5 e 6 de agosto de 2021, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) promove a segunda edição do Ciclo Formativo A Gosto do Negro, trazendo como tema “Negritude, Educação e Reexistências”, por meio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Quilombo Neabi (GEPQUIN). Nesta edição, o evento contará com a ilustre presença do escritor Jeferson Tenório, autor de "O avesso da pele", na mesa Debate-papo Literário. No segundo dia, abordando políticas de ações afirmativas na educação, haverá o momento de formação em comissões/bancas de heteroidentificação, ministrada pelo professor Adilson Pereira dos Santos (UFOP) e Talita Lucas Belizário de Oliveira (IFTM). As políticas de ações afirmativas voltadas para a educação abrem caminho para uma verdadeira democracia racial no futuro, pois estão em confluência com os saberes identitários, políticos e estéticos. Atuando nas dimensões do poder, saber e ser, as ações afirmativas educacionais contribuem para a consciência a respeito do racismo estrutural e das relações de poder; impelem intelectuais negros/as à ação política nas instituições de ensino, seja pela inserção e construção de epistemologias de autoria negra, seja na formação de seus pares; consequentemente, opera na formação ontológica do sujeito negro em seus valores estéticos, intelectuais, históricos e culturais. Todos esses fatores concorrem para a formação da negritude e trazem possibilidades de reexistências. As discussões propostas no II Ciclo Formativo A gosto do negro: Educação, Negritude e Reexistências buscam refletir o potencial e a potencialidade de construção de um projeto educativo emancipatório e de re-educação social que se tornaram possíveis a partir das ações afirmativas. O escritor Jeferson Tenório, além de sucesso de vendas e críticas e do patronato da 66ª Feira do Livro de Porto Alegre (escritor mais jovem e primeiro homem negro a ocupar o posto), Jeferson Tenório integra a equipe de colunistas do jornal Zero Hora. O autor estreou no romance em 2013, com "O beijo na parede", sendo vencedor do prêmio de “Livro do Ano” da Associação Gaúcha dos Escritores. Seu segundo romance "Estela sem Deus", foi lançado em 2018. Já em 2020, vem a público seu terceiro romance, "O avesso da pele", publicado pela Companhia das Letras, que, segundo ranking divulgado pela PublishNews, foi um dos livros mais vendidos da Flip Virtual 2020. O autor também possui textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para inglês e espanhol, além de ser o escritor anfitrião da FestiPoa Literária de 2019. Conquistou premiações de relevo, entre elas: Menção honrosa no 19º Concurso de contos Paulo Leminski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná; 15º Concurso Poemas no ônibus e 3º Concurso Poemas no trem, da Prefeitura de Porto Alegre.

Data Descrição
06/08/2021 16:00 às 18:00 Formação em comissões/bancas de heteroidentificação
11/08/2021 17:00 às 19:00 Debate-papo com o escritor Jeferson Tenório

Conheça as atividades programadas