ATIVIDADE ACADÊMICA

16/11/2021 19:00 a 18/11/2021 22:10

Endereço(s)

10 horas.

Saiba mais sobre o evento

O II Encontro de Matemática na Internet é um evento on-line destinado a alunos de cursos de graduação e pós-graduação em Matemática e docentes da área, promovido pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) em conjunto com o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e instituições particulares, a ser realizado no período de 16 a 18 de novembro de 2021, composto por diversas atividades on-line com a participação de vários profissionais do mais alto nível, tanto nacional quanto internacional. Trata-se de uma parceria entre pessoas com um ideal comum, que resultou em uma oportunidade para discentes e docentes de Matemática trocarem conhecimentos, repensarem o cenário atual e elaborarem estratégias eficientes para os desafios educacionais que ainda virão. Neste segundo encontro o tema a ser abordado será “A Matemática das coisas”. O evento será transmitido via YouTube, pelo canal do IFTM, Campus Uberlândia e contará com a presença dos seguintes palestrantes: Norma Allevato, Felipe Viana, João Pedro da Ponte, Sérgio Dantas e Luiz Roberto Dante.

Data Descrição
16/11/2021 19:00 às 20:30 Palestra "A Matemática das coisas... Através da Resolução de Problemas, que Matemática e que "coisas"?", com Norma Allevato.
16/11/2021 20:40 às 22:10 Palestra "Aplicações industriais de modelos híbridos baseados em física e aprendizado de máquina" com Felipe Viana. Nesta palestra, discutiremos uma nova abordagem para a construção de modelos computacioais que combina elementos informados pela física e com aprendizado de máquina na forma de redes neurais.
17/11/2021 19:00 às 20:30 Palestra "O trabalho na sala de aula para promover o raciocínio matemático" com João Pedro da Ponte.
17/11/2021 20:40 às 22:10 Palestra "Resolvendo problemas com pensamento matemático-computacional", com Sérgio Dantas. Nessa palestra Sérgio abordará sob sua perspectiva pessoal de resolução de problemas utilizando o GeoGebra, o Scratch entre outros recursos. Para isso, abordará quatro pilares fundamentais do pensamento matemático computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e produção de algoritmos. Abordará problemas de aritmética, álgebra e geometria, explorando algumas formas de resolução a partir do que é proposto em seus enunciados. Além disso, ele irá propor investigações suscitadas pela leitura dos enunciados que vão além de suas proposições iniciais, ou seja, uma forma de utilização de processos mentais e recursos tecnológicos para desdobramento de problemas em outros problemas mais complexos.
18/11/2021 19:00 às 20:30 Palestra "Aprendizagem significativa da Matemática" com Luiz Roberto Dante

Conheça as atividades programadas
PALESTRA

Palestra "A Matemática das coisas... Através da Resolução de Problemas, que Matemática e que "coisas"?" com a professora Norma Allevato da Universidade Cruzeiro do Sul.

16/11/2021

YouTube - Link: https://www.youtube.com/watch?v=wOHzoSYzG9Y

Palestrante: Norma Allevato

Universidade Cruzeiro do Sul

PALESTRA

Nesta palestra, discutiremos uma nova abordagem para a construção de modelos computacionais que combina elementos informados pela física e com aprendizado de máquina na forma de redes neurais.

16/11/2021

YouTube - Link: https://www.youtube.com/watch?v=wOHzoSYzG9Y

Palestrante: Felipe Viana

University of Central Florida

PALESTRA
O trabalho na sala de aula para promover o raciocínio matemático

Palestra "O trabalho na sala de aula para promover o raciocínio matemático" com o Prof.João Pedro da Ponte do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

17/11/2021

PALESTRA
Resolvendo problemas com pensamento matemático-computacional

Nessa palestra apresento minha perspectiva pessoal de resolução de problemas utilizando o GeoGebra, o Scratch entre outros recursos. Para isso, abordo quatro pilares fundamentais do pensamento matemático computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e produção de algoritmos. Abordo problemas de aritmética, álgebra e geometria, explorando algumas formas de resolução a partir do que é proposto em seus enunciados. Além disso, proponho investigações suscitadas pela leitura dos enunciados que vão além de suas proposições iniciais, ou seja, proponho uma forma de utilização de processos mentais e recursos tecnológicos para desdobramento de problemas em outros problemas mais complexos.

17/11/2021

Palestrante: Sérgio Carrazedo Dantas

Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR – Apucarana, PR

Aprendizagem significativa da Matemática

Palestra "Aprendizagem significativa da Matemática" com o Prof. Luiz Roberto Dante, autor de vários livros didáticos de Matemática.

18/11/2021

YouTube - Canal do IFTM Campus Uberlândia

Conheça os responsáveis pela organização

COORDENAÇÃO DO EVENTO