EVENTO INSTITUCIONAL

3ª Jornada de Idiomas e Internacionalização do IFTM (JOI)

Atualizado em
Compartilhe:
Compartilhe:

Informações

Data do evento

13/04/2023 19:00 a 14/04/2023 23:59

Endereço(s)

Canal oficial do IFTM no Youtube

Carga Horária

7 horas e 30 minutos.

Apresentação

Saiba mais sobre o evento

A Jornada de Idiomas e Internacionalização do IFTM (JOI) é um evento anual concebido pela Coordenação-geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais do IFTM, que confere ao evento a tarefa de fortalecer as ações de internacionalização, chancelar a bilateralidade de acordos do IFTM e, também, motivar o público a participar de futuras ações de ensino-aprendizagem de idiomas e internacionalização. Nesta terceira edição, as palestras destacarão como são as dinâmicas de trabalho em um contexto de liderança em um mundo cada vez mais em busca de atingir padrões globais, mas atento a características locais das comunidades. Nesse sentido, o “global”, que é tendência na abordagem acadêmico-corporativa em todo o mundo, torna-se pauta de nossas discussões para esta edição. Por meio de narrativas, nossos convidados compartilham de suas vivências e experiências para, assim, promover reflexões; motivar o público participante e, também, dirimir dúvidas que possam surgir das interações. É eixo estruturante do evento a ênfase na construção tanto de habilidades técnicas quanto comportamentais, conhecidas como soft skills.

Cronograma

Data Descrição
13/04/2023 19:00 às 21:30 Mesa Redonda 1 – “Glocalização: liderança e trabalho”
14/04/2023 08:30 às 11:00 Mesa Redonda 2 – “Liderança”
14/04/2023 14:00 às 16:30 Mesa Redonda 3 – “Trabalho”

Programação

Conheça as atividades programadas
MESA-REDONDA
“Glocalização: liderança e trabalho”

Na mesa “Glocalização: liderança e trabalho”, quatro especialistas mapeiam e discutem, a partir de uma perspectiva “Glocal” como o trabalho e a liderança têm sido compreendidos no mercado acadêmico-profissional nos últimos anos. Atravessa a discussão a necessidade de, a cada dia mais, enfatizar a plausibilidade de se atentar a características locais das comunidades em meio à busca por padrões de excelência globais.

13/04/2023

19:00

Canal oficial do IFTM no YouTube

Convidados

Palestrante: Elias Naftal

Diretor Nacional de Gestão Escolar na Secretaria de Estado do Ensino Técnico Profissional de Moçambique, Psicólogo escolar.

Palestrante: Karime Chaibue

Graduada em Pedagogia e Letras Libras, Pós-graduada em Educação Infantil e Especial e Libras, Mestre e Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Goiás (UFG) com pesquisas direcionadas à Libras, Professora de Libras e Estudos Surdos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG).

Palestrante: Maria Eduarda Botelho

Participante do programa “Jovens Embaixadores” nos EUA, Técnica em Administração - IFTM, Ex-aluna Cenid.

Palestrante: Paulo Silva

Mestre em Educação Internacional pela Western University (Canadá), CEO da SMRT English Brasil, Vice-diretor do Comitê de Educação da Câmara Comércio Brasil-Canadá.

MESA-REDONDA
“Liderança”

Na mesa “Liderança”, quatro convidados com trajetória de destaque acadêmico-profissional compartilham suas vivências e experiências acadêmico-profissionais em contexto de internacionalização. A partir de uma perspectiva global, nossos convidados constroem suas narrativas apresentando desafios superados no âmbito de internacionalização nas frentes trabalho e estudo.

14/04/2023

08:30

Canal oficial do IFTM no YouTube

Convidados

Palestrante: Alexandre Bahia

Graduado em Ciências Políticas pela UDF - Brasília, Pós-graduado (MBA) em Ciência Política com ênfase em Relação Institucional e Governamental pela Uninter - Brasília, Diretor Executivo do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional-CONIF, Consultor Político da Axis Inteligência Política e Educação.

Palestrante: Artur Abrantes

Graduado em Ciências da Computação pela Universidade de Harvard - EUA, 1o brasileiro negro formado em Harvard, Ex-estudante IFTM.

Palestrante: Danilo Pivotto

Graduado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP, Ex-intercambista na ENIM - École nationale d'ingénieurs de Metz (França), Diretor de “Supply Chain” na The Kraft Heinz Company.

Palestrante: Mariana Ruiz Nascimento

Doutoranda em Estudos Linguísticos - PPGEL - UFU, Foreign Language Teaching Assistant (FLTA) nos Estados Unidos em 2021 pelo programa Fulbright, Aluna de PhD em Letramento, Cultura e Educação Linguística- Faculdade de Educação- Universidade de Iowa – EUA.

MESA-REDONDA
“Trabalho”

Na mesa “Trabalho”, quatro profissionais que se destacam no mercado acadêmico-profissional transformam suas narrativas pessoais em “cases” de sucesso a serem estudados. A mesa, que será apresentada - com tradução concomitante para língua portuguesa - em espanhol, francês, inglês e libras, traz uma dentista com ampla formação e atuação nos Estados Unidos, onde reside; uma profissional engajada com atividades voltadas à comunidade surda; uma estudante do Gabão, que enfrenta os desafios de estudar em um curso superior no Brasil e uma profissional costarriquenha que tem atuado em diferentes áreas profissionais em empresas locais e em multinacionais.

14/04/2023

14:00

Canal oficial do IFTM no YouTube

Convidados

Palestrante: Bryanna Hubbard

Graduada em Odontologia pela UFU com Residência concluída no Hospital de Odontologia e cuidados especiais com pacientes da Universidade da Califórnia em Los Angeles - UCLA - Estados Unidos, Graduada com grandes honras (Magna Cum Laude) no programa profissional de dentistas internacionais da UCLA - EUA - Turma 2019/2020, Fellowship em implantes avançados, Dentista atuando nos Estados Unidos.

Palestrante: Daiana García Parra

Certificada em Cibersegurança pela Cisco Network Academy, Membro do departamento de faturamento da 3M - Costa Rica.

Palestrante: Viniele Moreira

Professora de Libras, Graduanda em teatro - UFU, Intérpretes para Surdocegos.

Palestrante: Viviane Mengue M Assoume

Estudante de Engenharia da Computação do IFTM nascida no Gabão, Graduada pelo Lycée Nacional Leon MBA – Gabão.

Organizadores

Conheça os responsáveis pela organização

COORDENAÇÃO DO EVENTO

Coordenador Geral
EDILSON PIMENTA FERREIRA
Coordenação do Evento
TÂMARA FAVARATO ABDANUR RESENDE

COMISSÃO ORGANIZADORA

Membro
ALINE TAÍS CARA PINEZI
Membro
JOYCE GRACIELLE DE SOUSA BRAGA
Membro
JULIANA DE FÁTIMA BATISTA
Membro
KATIA APARECIDA DE SOUZA COSTA MATIAS
Membro
ROGERIO DE CASTRO ANGELO

Contato

Entre em contato para dúvidas, sugestões ou informações
joi@iftm.edu.br
(34)3326-1141