EVENTO INSTITUCIONAL

Data do evento

01/03/2021 07:00 a 17/12/2024 22:00

Endereço(s)

IFTM Campus Paracatu - Rod. 188 Km, 167, Fazendinha - Paracatu/MG - CEP 38.609-899.

Carga Horária

18 horas.

Saiba mais sobre o evento

O LEMIMA - Laboratório do Ensino Médio sobre Idade Média e Antiguidades - é um projeto que integra pesquisa, ensino e extensão. Entre as as atividades do Laboratório, destacam-se grupos de estudos com encontros semanais, pesquisa em história antiga e medieval, minicursos, palestras, cursos de extensão e perfil de divulgação no Instagram (@lemima_iftm). O LEMIMA está cadastrado como grupo de pesquisa no Diretório do CNPq e aberto a propostas interdisciplinares de pesquisa, ensino e extensão.

Data Descrição
01/03/2021 19:30 - 17/12/2024 21:00 Inscrições nas Atividades do LEMIMA

Conheça as atividades programadas
AULA
Aula inaugural de História - "Escavando a história profunda do Brasil"

Trata-se de uma aula inaugural do Projeto de Ensino em elaboração do LEMIMA - Laboratório do Ensino Médio sobre a Idade Média e Antiguidades. A atividade faz parte do planejamento dos primeiros anos dos três curso técnicos integrados ao Ensino Médio: Administração, Eletrônica e Informática. No evento, a arqueóloga Lívia de Oliveira Lucas falará sobre povoamento do Brasil dentro do tópico de Formação da Humanidade constante na ementa do curso.

25/03/2021

Ministrante: Lívia de Oliveira Lucas

atividade
Produção de conteúdo para o perfil @lemima_iftm

Alunos voluntários, integrantes do projeto de ensino LEMIMA, que colaboraram pesquisando e produzindo o conteúdo de caráter extensionista para o perfil/comunidade virtual.@lemima_iftm.

13/04/2021

IFTM Paracatu

CURSO
INTRODUÇÃO AO GREGO ANTIGO (2021)

Curso de extensão - Introdução ao Grego Antigo - oferecido pelo projeto LEMIMA - Laboratório do Ensino Médio sobre Idade Média e Antiguidades.

16/04/2021

IFTM Paracatu

CONFERÊNCIA
Idade Média X Game of Thrones: o que se pode aprender sobre o medievo assistindo a série

Conferência

26/08/2021

Mediador(a): Prof. Dr. Samuel de Jesus Duarte

Ministrante: Prof. Me. José Vitor de Lucena Canabrava

CONFERÊNCIA
As mulheres no Islã: reflexões acerca das mulheres nas diversas ramificações do Islamismo

Conferência

09/09/2021

Mediador(a): Profa. Dra. Magda Rita Ribeiro de Almeida Duarte

Ministrante: Profa. Ma. Paula Djanine Sousa Moraes

MINICURSO
Poder e importância das mulheres na XVIII dinastia e na estrutura social do Antigo Egito

Myllena Guimarães Xavier é aluna do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, no IFTM, campus Paracatu, e bolsista de Iniciação Científica do CNPq. Como integrante do projeto "O ano da África no LEMIMA", desenvolve pesquisa sobre mulheres e poder no Antigo Egito.

02/06/2023

IFTM Campus Paracatu

CONFERÊNCIA
Os reis do Kongo e a história global: os embaixadores do Kongo em Roma nos séculos XVI-XVII

Neste evento, teremos o professor Dr. José Rivair Macedo da UFRGS como conferencista e a Professora Dra. Magda Rita Duarte do IFTM como mediadora..

15/06/2023

Canal do YouTube: Conexão IF

MINICURSO
Sob o poder de Allah: a expansão do Islã na África (séculos VII - XII)

Felipe Araújo é aluno do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, no IFTM, campus Paracatu, e bolsista de Iniciação Científica do CNPq. Como integrante do projeto "O ano da África no LEMIMA", desenvolve pesquisa sobre expansão do Islamismo no continente africano. As inscrições para seu minicurso já estão abertas! Imperdível!

16/06/2023

MINICURSO
Candaces: as poderosas rainhas-mães cuxitas

Igor dos Reis Mascarenhas é aluno do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, no IFTM, campus Paracatu, e bolsista de Iniciação Científica do CNPq. Como integrante do projeto "O ano da África no LEMIMA", desenvolve pesquisa sobre as rainhas-mães do reino de Kush, as famosas "Senhoras da Núbia". As inscrições para seu minicurso já estão abertas! Imperdível!

23/06/2023

MINICURSO
A abordagem da África antiga nos livros didáticos

Arthur Borges Gonçalves de Castro é aluno do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, no IFTM, campus Paracatu, e bolsista de Iniciação Científica do CNPq. Como integrante do projeto "O ano da África no LEMIMA", desenvolve pesquisa sobre o continente africano e como sua complexa história é abordada nos manuis pedagógicos. As inscrições para seu minicurso já estão abertas! Imperdível!

30/06/2023

CURSO
INTRODUÇÃO AO GREGO ANTIGO (2023)

O curso de Grego Antigo, oferecido pelo LEMIMA, tem caráter introdutório. Dr. Samuel de Jesus Duarte será o professor ministrante. A periodicidade das aulas presenciais será semanal e acontecerão às sextas-feiras à tarde. A duração prevista para o curso será de quatro meses, totalizando 18 horas. O presente curso terá com certificação (Emissão pela Coordenação de Extensão do IFTM – Campus Paracatu), onde somente receberão certificados os alunos que frequentarem, no mínimo, 75% das aulas. Para outras informações entre em contato com a Profa. Magda Rita Duarte, coordenadora do LEMIMA, pelo whatsapp (38)99102-5118. O Laboratório também está no Instagram: @lemima_iftm. O curso de Introdução ao Grego Antigo faz parte das atividades desenvolvidas no âmbito interdisciplinar pelo LEMIMA – Laboratório do Ensino Médio sobre Idade Média e Antiguidades.

11/08/2023

Sala 13 - IFTM Campus Paracatu

Ministrante: Samuel de Jesus Duarte

Professor Doutor pertencente ao quadro de servidores do IFTM Campus Paracatu.

CONFERÊNCIA
Entre o teclado e a espada, a temática medieval nos jogos eletrônicos [CANCELADO]

Este evento foi cancelado e será remarcado oportunamente.

16/04/2024

IFTM Campus Paracatu

Ministrante: Prof. Me. José Vitor de Lucena Canabrava

Acesse os arquivos disponíveis para consulta