EVENTO INSTITUCIONAL

II Semana dElas e Acolhimento NEABI

Atualizado em 10/03/2021 11:41
Compartilhe:
Compartilhe:

Informações

Data do evento

10/03/2021 15:30 a 10/03/2021 21:00

Endereço(s)

Uberlândia

Uberaba

O evento acontecerá pelo Canal do YouTube do IFTM Campus Uberlândia. Acesse através dos links:

Parte 1: às 15:30 - https://www.youtube.com/watch?v=VykXLJbVnBw

Parte 2 às 19:00 - https://www.youtube.com/watch?v=giSwqlH460M

Carga Horária

5 horas.

Apresentação

Saiba mais sobre o evento

Relembrando as muitas conquistas femininas ao longo da história, mas também servindo como um alerta sobre os graves problemas de gênero que persistem em todo o mundo, o evento “Segunda Semana dElas”, trazendo como tema “Mulheres, feminismo negro e etnicidade”, pretende abrir espaço para a reflexão sobre o Dia Internacional da Mulher. Com rodas de conversas abertas ao público interno e externo ao IFTM, a ação será promovida pelo NEABI/IFTM em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas Quilombo Neabi (GEPQUIN). Compreendendo que o discurso universal feminista é excludente, porque as mulheres são oprimidas de modos diferentes, a discussão de gênero terá recorte de classe e raça, levando-se em conta as interseccionalidades que permeiam a violência contra a mulher. A experiência de opressão sofrida pelas mulheres negras, quilombolas e indígenas diferem em alguma medida da violência da qual a mulher branca é vítima. Por isso, serão valorizadas as vozes específicas dessas mulheres que irão discutir a respeito da própria realidade, no seu devido lugar de fala. Sabe-se que, apesar de o gênero as unir, há pautas raciais e étnicas que singularizam a luta de cada uma delas. No mesmo evento, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFTM realizará a ação “Acolhimento NEABI”, dando as boas-vindas aos estudantes negros cotistas e não-cotistas.

Cronograma

Data Descrição
10/03/2021 15:30 às 16:00 Abertura e acolhimento NEABI, com Angélica Araújo Queiroz (IFTM-campus Uberlândia, Diretora de Ensino, pesquisa e extensão- DEPE); Daniela Resende Silva Orbolato (IFTM-campus Uberaba Parque Tecnológico- Coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão); Márcia de Fátima Sousa Xavier ( Presidenta NEABI campus Patos de Minas) e Talita Lucas Belizário de Oliveira (Presidenta NEABI-campus Uberlândia)
10/03/2021 16:00 às 17:30 Mesa 1 - Trajetória de estudantes e mulheres negras no IFTM e no SESC-RJ , com Cristina de Castro Codogno (Aluna do 3º ano do curso técnico de Meio Ambiente e membro do NEABI do IFTM campus Uberlândia); Lúcia Helena dos Santos Oliveira (Egressa do curso Egressa do curso de eletrotécnica; IFTM/campus Ituiutaba e graduanda de história pela UFU); Márcia Maria Custódio (Professora EBTT do IFTM/campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico); Bianca Aguiar da Silva (Estudante do Sesc-Rio de Janeiro).
10/03/2021 19:00 às 21:00 Mesa 2 - Mulheres das comunidades tradicionais: resistência identitária e luta, com Celenita Gualberto Pereira Bernieri (Quilombola); Lucilene dos Santos Rosa (Quilombola Kalunga) e Marília Põkwyj Ribeiro de Sousa Krahô (representante dos povos tradicionais-indígena).

Organizadores

Conheça os responsáveis pela organização

COORDENAÇÃO DO EVENTO

Coordenação do Evento
TALITA LUCAS BELIZARIO DE OLIVEIRA
Coordenação do Evento
MARCIA MOREIRA CUSTÓDIO
Apoio ao Módulo Eventos Institucionais
ANA CLARA SANTOS COSTA
Apoio ao Módulo Eventos Institucionais
CAROLINE SILVA SEVERINO

Contato

Entre em contato para dúvidas, sugestões ou informações
neabi.udi@iftm.edu.br
(34)3233-8816