EVENTO INSTITUCIONAL

Endereço(s)

Uberlândia

Uberaba

O evento acontecerá pelo Canal do YouTube do IFTM Campus Uberlândia. Acesse através dos links:

Parte 1: às 15:30 - https://www.youtube.com/watch?v=VykXLJbVnBw

Parte 2 às 19:00 - https://www.youtube.com/watch?v=giSwqlH460M

Carga Horária

5 horas.

Saiba mais sobre o evento

Relembrando as muitas conquistas femininas ao longo da história, mas também servindo como um alerta sobre os graves problemas de gênero que persistem em todo o mundo, o evento “Segunda Semana dElas”, trazendo como tema “Mulheres, feminismo negro e etnicidade”, pretende abrir espaço para a reflexão sobre o Dia Internacional da Mulher. Com rodas de conversas abertas ao público interno e externo ao IFTM, a ação será promovida pelo NEABI/IFTM em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas Quilombo Neabi (GEPQUIN). Compreendendo que o discurso universal feminista é excludente, porque as mulheres são oprimidas de modos diferentes, a discussão de gênero terá recorte de classe e raça, levando-se em conta as interseccionalidades que permeiam a violência contra a mulher. A experiência de opressão sofrida pelas mulheres negras, quilombolas e indígenas diferem em alguma medida da violência da qual a mulher branca é vítima. Por isso, serão valorizadas as vozes específicas dessas mulheres que irão discutir a respeito da própria realidade, no seu devido lugar de fala. Sabe-se que, apesar de o gênero as unir, há pautas raciais e étnicas que singularizam a luta de cada uma delas. No mesmo evento, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFTM realizará a ação “Acolhimento NEABI”, dando as boas-vindas aos estudantes negros cotistas e não-cotistas.

Data Descrição
10/03/2021 15:30 às 16:00 Abertura e acolhimento NEABI, com Angélica Araújo Queiroz (IFTM-campus Uberlândia, Diretora de Ensino, pesquisa e extensão- DEPE); Daniela Resende Silva Orbolato (IFTM-campus Uberaba Parque Tecnológico- Coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão); Márcia de Fátima Sousa Xavier ( Presidenta NEABI campus Patos de Minas) e Talita Lucas Belizário de Oliveira (Presidenta NEABI-campus Uberlândia)
10/03/2021 16:00 às 17:30 Mesa 1 - Trajetória de estudantes e mulheres negras no IFTM e no SESC-RJ , com Cristina de Castro Codogno (Aluna do 3º ano do curso técnico de Meio Ambiente e membro do NEABI do IFTM campus Uberlândia); Lúcia Helena dos Santos Oliveira (Egressa do curso Egressa do curso de eletrotécnica; IFTM/campus Ituiutaba e graduanda de história pela UFU); Márcia Maria Custódio (Professora EBTT do IFTM/campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico); Bianca Aguiar da Silva (Estudante do Sesc-Rio de Janeiro).
10/03/2021 19:00 às 21:00 Mesa 2 - Mulheres das comunidades tradicionais: resistência identitária e luta, com Celenita Gualberto Pereira Bernieri (Quilombola); Lucilene dos Santos Rosa (Quilombola Kalunga) e Marília Põkwyj Ribeiro de Sousa Krahô (representante dos povos tradicionais-indígena).

Organizadores

Conheça os responsáveis pela organização

COORDENAÇÃO DO EVENTO

Coordenação do Evento