EVENTO INSTITUCIONAL

17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2020 - IFTM MultiCampi

Atualizado em
Compartilhe:
Compartilhe:

Informações

Data do evento

19/10/2020 09:00 a 10/04/2021 22:00

Endereço(s)

Google Meet

YouTube

Carga Horária

90 horas.

Apresentação

Saiba mais sobre o evento

17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2020 - IFTM MultiCampi

Cronograma

Data Descrição
06/10/2020 00:00 - 23/10/2020 19:30 Inscrição: 17ª SNCT 2020
19/10/2020 09:30 - 23/10/2020 22:00 Evento: 17ª SNCT 2020

Programação

Conheça as atividades programadas
PALESTRA
Inteligência Artificial Aplicada ao Agronegócio

A detecção de pragas em lavouras cafeeiras é um problema relevante na agricultura, pois as pragas causam perdas e sua detecção precoce reduz custos e uso de defensivos agrícolas. O cafeeiro é uma cultura de grande valor social e econômico no agronegócio mundial, com área plantada de 10,9 milhões de hectares e produção mundial de 153,6 milhões de sacas de 60 kg de café beneficiado na safra 2016. Em 2017, o café verde exportado no mundo atingiu 119,5 milhões de sacas de 60 kg, produzindo uma receita brasileira de US$ 5,23 bilhões de dólares. Apesar do Brasil ser o maior produtor de café, representando 32,7% do que é produzido mundialmente, a produtividade de 25 sacas por hectare é baixa, sendo influenciada pela ocorrência de pragas. Um sistema de aprendizado e visualização computacional visa prover uma detecção de pragas em lavouras cafeeiras para aeronaves. Desta maneira, usando imagens aéreas obtidas por VANTs (Veículos Aéreos Não-Tripulados) para detectar as pragas encontradas nos cafeeiros.

19/10/2020

10:00

Canal do youtube - IFTM: https://youtu.be/gSzefBJ0dMo

Convidados

Palestrante: Jefferson Rodrigo de Souza

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (2007), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2010), Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (2014) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2015). Durante o doutorado, passou um ano como pesquisador visitante na School of Information Technologies da The University of Sydney (2013).

MINICURSO
A Física no Enem sob perspectiva discursiva: leitura e compreensão

Propomos, com o presente trabalho, amparados em estudos de caráter discursivo (PÊCHEUX, 1990), compreender e mostrar o funcionamento do sentido em questões de física do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Mais especificamente, iremos tratar de caminhos de interpretação que ao aluno vestibulando cumpre perfazer durante resolução de questões presentes nesse formado de exame em vigor no Brasil desde 1998. Nossa hipótese de trabalho é a seguinte: embora seja consensual a noção de leitura como atribuição de sentidos para textos, consideramos ampla sua aplicação, pensada, por exemplo, em ato de decidir a alternativa que responde dado quesito avaliativo. Para desenvolver a discussão, faremos: (i) exposição teórica a respeito do que seja ler, em perspectiva discursiva; (ii) análise e resolução de questões-ENEM, do conteúdo Física, procurando mostrar dali modos de interpretação necessários ao vestibulando (sentidos atravessando o dizer “dado”). Tudo isso, enfim, fala da importância de interpretar o dizer, com olhos em informações que o atravessam; informações, no caso, implícitas, mas que fazem parte de toda construção interpretativa.

19/10/2020

14:00

Canal do YouTube: SNCT 2020 - Sala 4 - https://youtube.com/channel/UC5xO_Eh08khbpiNiVTp7NVg

Convidados

Facilitador: Profa. Ma. Jessiara Garcia

Ministrante

Facilitador: Prof. Dr. Hélder Sousa Santos

Ministrante

MINICURSO
A Representação Literária de Personagens Negros nas Regionalidades do Brasil

Este encontro foi elaborado com o objetivo de analisar e compreender a representação de personagens negros e da cultura negra nas diferentes regiões do Brasil, proporcionando diferentes leituras de algumas obras da Literatura Brasileira. Dessa forma, pretende-se favorecer o conhecimento e esclarecer a cultura do negro, combatendo a discriminação racial, valorizando a autoestima e o respeito com os afrodescendentes no Brasil. A proposta instiga uma reflexão diferenciada, buscando despertar o gosto pela leitura e um ponto de vista crítico sobre a sociedade brasileira moderna e contemporânea.

19/10/2020

14:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Palestrante: Fábio Castilhos

Sedu/Canoas-RS e Rede la Salle

Mediador(a): Walteno Martins Parreira Júnior

MINICURSO
A tecnologia e seus benefícios para a ciência.

A presente atividade tem a finalidade de demonstrar os avanços da ciência e seu contexto histórico, relatando o uso de diferentes ferramentas que contribuíram e beneficiaram estudos, processos e métodos.

19/10/2020

14:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Palestrante: José Lucas Ferreira Júnior

Palestrante: Márcio Adilson dos Santos Filho

OFICINA
A vida e a obra de Carolina de Jesus

Apresentar as obras da autora Carolina de Jesus.

19/10/2020

14:00

Canal no youtube - SNCT 2020 - Sala 2: https://youtube.com/channel/UC_e4keIJIlDtCtVeARDKZkg

Convidados

Facilitador: Aline Torres Souza Carvalho

Facilitador: Ana Raquel Ramos Assis Pereira

Mediador(a): Bianca Soares de Oliveira Gonçalves

Responsável pela atividade

Facilitador: Eloisa Elena Rezende Ramos Silva

Facilitador: Erika Alves de Moraes Telini

MINICURSO
Curso básico de Arduino

O curso apresenta aos alunos a importante ferramenta de programação embarcada chamada Arduino. Neste curso os alunos terão uma noção básica do hardware e do IDE.

19/10/2020

14:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Facilitador: Carlos Renato Borges dos Santos

Ministrante

MINICURSO
Educação tecnológica e mídias infantis: interpretações etnográficas

Apresentação do resultado de pesquisas coletivas entre bolsistas do Ensino Médio Integrado e aluna da pós-graduação em Tecnologia, Linguagens e Mídias Sociais na Educação que associam-se pelo questionamento: quais as influências da educação tecnológica na construção da infância brasileira? O objetivo do minicurso é oferecer análises antropológicas que discutirão a relação natureza e cultura nas animações musicais infantis, de forma comparativa entre a era analógica e digital, a partir de três ambientes epistemológicos: o evolucionismo social (baseado em teóricos racistas como Sir James Frazer, Louis H. Morgan e Eduard Tylor); o multiculturalismo (baseado em autores estruturalistas do totemismo como Émile Durkheim, Claude Lévi-Strauss e Marshall Sahlins);o multinaturalismo (baseado nas ideias de antropoceno de Bruno Latour e do perspectivismo ameríndio de Eduardo Viveiros de Castro).  Essas análises possuem como base metodológica as descrições etnográficas semióticas construídas na tradição antropológica de Bronislaw Malinowski, Clifford Geertz e James Clifford. 

19/10/2020

14:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Mediador(a): Eliane de Souza Silva Bueno

Palestrante: Isabella Damaceno

IFTM UdiCentro

Palestrante: Márcio Bonesso

IFTM UdiCentro

MINICURSO
Gamificação com Scratch

O Scratch foi desenvolvido pelo MIT para ensino de programação, animação e games à crianças e ados lentes com idade 8 a 16 anos. Como sucesso o projeto passou a ser usando por jovens do ensino médio, cursos técnicos e também por professores de educação básica que desejam criar seus próprios games, seja para apresentação de trabalhos, projetos em feiras, diversão ou compartilha nas redes sociais. Atualmente o programa encontra-se na versão 3, sendo compatível com praticamente todos dispositivos que tenha acesso a internet. O mini-curso será divido em duas partes: 1ª Introdução aos programa e animações: 14h00 às 15h30 2º Desenvolvimento de games: da 15h50 às 17h20 Durante o mini curso será usado a versão web do programa que funciona tanto e PC como em celular. Quem for usar o PC, sugiro baixar e instala a ferramenta no link https://scratch.br.uptodown.com/windows/download. Isso economizará banda de internet na hora do minicurso. Quem for usar o smartphone terá obrigatoriamente que usar a versão web, para fazer uso dessa versão é preciso uma conta de email.

19/10/2020

14:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Facilitador: Flávio Barbosa Pinheiro

Ministrante

OFICINA
Geogebra como ferramenta de estudos matemáticos

Curso de introdução ao Geogebra voltado aos estudos da matemática, no qual serão apresentadas as ferramentas básicas do programa e sua funcionalidade online. O principal objetivo do curso é que os alunos conheçam e reconheçam o Geogebra como uma ferramenta de auxílio na construção do seu conhecimento matemático, aprofundando conceitos trabalhados em sala de aula por meio de investigação.

19/10/2020

14:00

Canal do youtube - SNCT 2020 - Sala 9: https://youtube.com/channel/UCWKmV7ZD-5wnnCkqAukPUsQ

Convidados

Facilitador: Viviane Moretto da Silva Fuly

MINICURSO
Introdução à lógica de programação utilizando Scratch®

A oficina tem como proposta apresentar a ferramenta Scratch® como forma de iniciação à programação e ao ensino de lógica. Os objetivos da oficina são estimular a criatividade, aprimorar o pensamento lógico, trabalhar a resolução de problemas e abrir portas para outras linguagens de programação mais formais.

19/10/2020

14:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Mediador(a): Amanda Silva de Oliveira

Palestrante: Lorena Barbosa Rodrigues Sartorello

UFU

WORKSHOP
Introdução ao aprendizado profundo com TensorFlow.

O mini-curso introdutório a aprendizado profundo proposto nesse workshop abordará as noções básicas de inteligencia artificial e suas aplicações na robótica. O participante desse workshop terá uma visão do proceso de desenvolvimento de algoritmos de aprendizado profundo aplicados a visão computacional. Para a realização desse mini-curso utilizaremos a linguagem Python, o framework Tensorflow e a plataforma Google Colab.

19/10/2020

14:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso à atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Facilitador: Eber Lawrence Gouveia

Aluno de Pós-graduação na Universidade Federal de Uberlândia.

Facilitador: Eduardo Borges Gouveia

Aluno de Pós-graduação na Universidade Federal de Uberlândia.

Facilitador: Luiz Renato Rodrigues Carneiro

Aluno de Pós-graduação na Universidade Federal de Uberlândia.

MINICURSO
"Isso é tão Black Mirror": reflexões filosóficas sobre os limites entre realidade e ficção científica

O atual período de pandemia tem gerado uma ligação ainda mais forte dos indivíduos com os meios digitais: celulares e computadores têm sido mais e mais a fonte de distração e entretenimento, mas também de trabalho até para aqueles que exerciam atividades não diretamente ligadas à tecnologias, como por exemplo professores de ginástica, advogados ou psicólogos. Nossa conexão com a tecnologia, sua exploração e o - bom ou mau - uso que fazemos dela é um dos elementos centrais da ficção científica, um campo altamente explorável filosoficamente. Nossa fala pretende discutir alguns elementos levantados pela série Black Mirror quanto a este aspecto: como tais questões sobre a tecnologia podem ampliar nossas reflexões filosóficas a partir de situações e narrativas que se assemelham a experimentos de pensamento? Analisaremos alguns temas clássicos da Filosofia abordados em alguns episódios de Black Mirror, de modo a analisar como tais casos fictícios podem iluminar problemas centrais como da identidade pessoal, livre arbítrio e responsabilidade moral.

19/10/2020

14:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso à atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Palestrante: Juliele Maria Sievers

MINICURSO
"MIND THE GAP" Cultural & Linguistic Aspects of England

O minicurso tem por objetivo mostrar alguns aspectos sócio-culturais e linguísticos da Inglaterra, mais especificamente de Londres e cidades vizinhas a partir de uma experiência de intercâmbio.

19/10/2020

14:00

Canal do youtube - SNCT 2020 - Sala 11: https://youtube.com/channel/UCkPfoFoXEkfGpwBiL8MvtjA

Convidados

Facilitador: Ariel Nunes

Facilitador: Jairo Eliakim Soares Costa

Facilitador: Luana Pires

Facilitador: Maria Eduarda Botelho

Facilitador: Sílvia Helena Casagrande

Organizadora da Atividade

MINICURSO
O uso do cinema como recurso pedagógico contra a homofobia

O objetivo central deste minicurso é apresentar reflexões sobre a utilização do cinema como recurso pedagógico para discussões e combate de questões relativas à homofobia na sociedade e da escola. Parte-se do entendimento de que a escola completa a formação do indivíduo, sendo função social do educador conscientizar os alunos e alunas sobre direitos e deveres, necessários à convivência social harmônica, principalmente diante dos índices alarmantes de violência e discriminação praticadas contra o grupo de Lésbicas, Gays, Bissexuais Travestis e Transexuais ou Transgêneros ( LGBTQ+) na atualidade. Logo, não há como deixar essas discussões à margem do processo educativo, especialmente considerando que a escola é um dos ambientes mais favoráveis à proliferação do preconceito, como o bullying homofóbico. Neste sentido, busca-se neste espaço demonstrar que é possível inserir essas discussões nas escolas como parte da relação ensino-aprendizagem através da utilização de recursos fílmicos e práticas pedagógicas de combate aos preconceitos e discriminações.

19/10/2020

14:00

Canal no YouTube: SNCT 2020 – Sala 12 - https://youtube.com/channel/UC_NSeLbDZFwY6GAZVyU9fmg

Convidados

Facilitador: Técnico em Assuntos Educacionais Ms em História Marcos Tadeu Pereira de Queiroz

Ministrante

OFICINA
Química: a ciência das transformações

Experimentos de Química relacionados ao estudo das características físicas e químicas da matéria.

19/10/2020

14:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Facilitador: Amanda Danuello Pivatto

Facilitador: Keli Cristina Lamounier

Organizadora da Atividade

Facilitador: Marília Fontes Barbosa

Facilitador: Moacir Fernandes Ferreira Júnior

Facilitador: Raul Marques Novais

MINICURSO
Recursos gratuitos na web aplicados ao processos de ensino aprendizagem na educação básica

Essa oficina tem o intuito apresentar importantes ferramentas gratuitas que podem auxiliar o professor no processo de ensino aprendizagem. A ideia é ensinar sobre a conversão de arquivos, baixar e captar materiais em vídeos da web; projetar em uma página de web arquivos para os alunos, postar vídeos e links e tutoriais simples entre outros.

19/10/2020

14:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Palestrante: Andressa Garcia Castilho

Doutoranda em Educação Faced/UFU

Mediador(a): Fernando Guimarães Silva

Palestrante: Juliana de Araújo e Silva

Especialização em Tecnologias, Linguagens e Mídias na Educação - IFTM UdiCentro

MINICURSO
Relações Internacionais e Cinema: Estados Unidos e o poder político do cinema

curso abordando de que maneira os Estados Unidos utilizam filmes para a construção de imagens intersubjetivas em diferentes tempos históricos (Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria, pós 11 de setembro) e como Hollywood é uma política de Estado de suma importância para a defesa nacional. Além disso, o curso introduzirá os conceitos "soft power" e "hard power" de Teoria das Relações Internacionais, como uma forma de tornar a experiência mais completa e enriquecedora.

19/10/2020

14:00

Canal do youtube - SNCT 2020 - Sala 5: https://youtube.com/channel/UCP8pKBnKzZOJ3jq5Q8t8TqA

Convidados

Mediador(a): Giovane Simamoto Lemes

Palestrante: João Vitor Pires Franco

Relações Internacionais/UFU

Palestrante: Nicole Loro Noronha

Relações Internacionais/UFU

MINICURSO
Simulação de Circuitos Elétricos e Eletrônicos com diferentes softwares de simulação

Nesse minicurso serão aplicados conhecimentos básicos de simulação de circuitos elétricos e eletrônicos utilizando resistores, capacitores, indutores, fontes CA e CC, fontes dependentes, diodos, amplificadores operacionais e filtros ativos, tanto no domínio do tempo quanto no domínio da frequência.

19/10/2020

14:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Facilitador: Artur de Almeida Rios

Facilitador: Juliano de Faria Andrade

Facilitador: Leandro Sousa Vilefort

Organizador da Atividade

MINICURSO
Slam: poesia de performance em espanhol

O Slam ou batida de poesia é uma competição em que poetas leem ou recitam performaticamente um trabalho original. A intenção desta oficina é: a) proporcionar aos participantes conhecimentos sobre o Slam; b) auxiliar na produção de Slams em língua espanhola; c) realizar as performances das poesias produzidas; e d) simular uma competição de Slam.

19/10/2020

14:00

Canal do youtube - SNCT 2020 - Sala 10: https://youtube.com/channel/UCmFMeGGqh-Nepa8WbR_sp1w

Convidados

Facilitador: Fabrina Gizelle de Souza

Facilitador: Fernanda Faustino Nogueira Nunes

Facilitador: Juliana de Fátima Batista

Organizadora da Atividade

Facilitador: Mariana Castro Gonçalves

Facilitador: Mayra Luiza Gonçalves Rodrigues

MINICURSO
Usando Power Point para criação de jogos educativos

O minicurso apresentará algumas formas de utilização da ferramenta Power Point da Microsoft para o desenvolvimento de alguns jogos e recursos para dinamizar a aula.

19/10/2020

14:00

Canal do youtube - SNCT 2020 - Sala 6: https://youtube.com/channel/UC9fwblz4euzHG9ud1MAjoCA

Convidados

Palestrante: Fernanda Adorno Martins

IFTM UdiCentro

Palestrante: Walteno Martins Parreira Júnior

IFTM UdiCentro

MINICURSO
Vídeos educacionais

A disponibilização de vídeos aumentou nos anos devida a facilidade de criar e publicar pelos recursos tecnológicos. A oficina tem por objetivo apresentar ferramentas para edição de vídeos de forma rápida e fácil.

19/10/2020

14:00

Canal do youtube - SNCT 2020 - Sala 3: https://youtube.com/channel/UC9T9UevC5HrJvzHMTH27RgQ

Convidados

Mediador(a): Jaqueline Maissiat

Palestrante: Leticia Rocha Machado

UFSC

Palestrante: Simone Meister Bilessimo

UFSC

MINICURSO
Campeonato de Xadrez

Campeonato de Xadrez individual entre os alunos dos Campi do IFTM. Será realizado através da plataforma LICHESS. O participante deve: (i) ser aluno matriculado em algum curso do IFTM; (ii) conhecer as regras do Xadrez e (iii) ter acesso a internet.

19/10/2020

15:50

Plataforma LICHESS: https://lichess.org/ - Os participantes receberão maiores orientações por e-mail 24 horas antes do seu início.

Convidados

Facilitador: Arthur Braga de Oliveira

Ministrante

Facilitador: Guilherme Nery Oliveira

Ministrante

MINICURSO
Como Encantar com Histórias

Vamos conversar sobre o segredo de encantar pessoas, independente de sua área de atuação. A partir de nossa conversa será possível encantar seus alunos, seus filhos, seus colegas de trabalho ou até mesmo seus clientes.

19/10/2020

15:50

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso à atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Palestrante: Rejani Betoni Garcia Vendramini

MINICURSO
Conscientização da Saúde Corporal

A saúde dos sistemas corporais frequentemente é abordada de forma bastante limitada nas escolas, como foco nos aspectos anatômicos e fisiológicos, em detrimento aos cuidados que devemos ter para manter um bom funcionamento dos órgãos. No minicurso serão exemplificadas as principais doenças que acometem os nossos órgãos, com enfoque no reconhecimento dos sintomas e nos principais cuidados que devemos ter com os sistemas corporais. O conteúdo será apresentado de forma lúdica e interativa com o público-alvo, por meio de quiz, testes, vídeos e animações visando uma maior sensibilização do público-alvo.

19/10/2020

15:50

Canal no YouTube: SNCT 2020 – Sala 12 - https://youtube.com/channel/UC_NSeLbDZFwY6GAZVyU9fmg

Convidados

Facilitador: Camilly Eduarda da Silva Rosa

Ministrante

Facilitador: Felipe Lima Cardoso

Ministrante

Facilitador: João Lucas Ferreira Simão

Ministrante

Facilitador: Maurício Papa de Arruda

Ministrante

Facilitador: Natália Bianca Rosatti

Ministrante

Facilitador: Rui André da Silva Ribeiro

Ministrante

Facilitador: Thaís Rosa dos Santos

Ministrante

MINICURSO
Curso básico de Arduino

O curso apresenta aos alunos a importante ferramenta de programação embarcada chamada Arduino. Neste curso os alunos terão uma noção básica do hardware e do IDE.

19/10/2020

15:50

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Facilitador: Carlos Renato Borges dos Santos

Ministrante

MINICURSO
É possível construir mentes artificiais? Avanços e desafios da Inteligência Artificial

O que é Inteligência Artificial? Seriam sistemas de inteligência artificial de fato inteligentes ou seriam apenas um simulacro da inteligência humana? Percorrendo importantes marcos históricos e recentes avanços da IA, temos como objetivo neste minicurso contrapor o pensamento de J. R. Searle ao de A. M. Turing. Este defendeu pioneiramente a mente humana como uma forma de máquina computacional. Já Searle defende um vazio semântico em IA, entendendo que a máquina pode mesmo resolver problemas difíceis e complexos, mas não têm de fato uma compreensão do que faz. A proposta aqui é uma introdução aos fundamentos da IA.

19/10/2020

15:50

Canal do youtube - SNCT 2020 - Sala 8: https://youtube.com/channel/UC8kygsygWyD37tNM05qhgPQ

Convidados

Palestrante: Leonardo Lana de Carvalho

MINICURSO
Gamificação com Scratch

O Scratch foi desenvolvido pelo MIT para ensino de programação, animação e games à crianças e ados lentes com idade 8 a 16 anos. Como sucesso o projeto passou a ser usando por jovens do ensino médio, cursos técnicos e também por professores de educação básica que desejam criar seus próprios games, seja para apresentação de trabalhos, projetos em feiras, diversão ou compartilha nas redes sociais. Atualmente o programa encontra-se na versão 3, sendo compatível com praticamente todos dispositivos que tenha acesso a internet. O mini-curso será divido em duas partes: 1ª Introdução aos programa e animações: 14h00 às 15h30 2º Desenvolvimento de games: da 15h50 às 17h20 Durante o mini curso será usado a versão web do programa que funciona tanto e PC como em celular. Quem for usar o PC, sugiro baixar e instala a ferramenta no link https://scratch.br.uptodown.com/windows/download. Isso economizará banda de internet na hora do minicurso. Quem for usar o smartphone terá obrigatoriamente que usar a versão web, para fazer uso dessa versão é preciso uma conta de email.

19/10/2020

15:50

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Facilitador: Flávio Barbosa Pinheiro

Ministrante

MINICURSO
MONITORAMENTO CLIMATOLÓGICO E INSTRUMENTOS METEOROLÓGICOS

O conhecimento das condições meteorológicas são de grande relevância no nosso cotidiano. Neste sentido, este minicurso tem o objetivo de apresentar os instrumentos utilizados em um monitoramento climatológico, bem como os dados e alguns resultados oriundos deste monitoramento.

19/10/2020

15:50

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Facilitador: Arlei Teodoro de Queiroz

Ministrante

PALESTRA
Economia dos Bens de Informação e de Tecnologia da Informação

Discussão de como a teoria econômica analisa bens de informação e seus bens complementares. Mostrar as implicações para a sociedade em termos de assimetrias de informação e de acesso à informação.

19/10/2020

19:30

Canal do youtube - SNCT 2020 - Sala 1: https://youtube.com/channel/UC8yNF6W8N0NqvAkckAIa7aw

Convidados

Palestrante: Marislei Nishijima

Atualmente é Professora Associada de Economia do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP) e do Programa de Pós-Graduação de Sistemas de Informação (PPgSI-USP). Realizou pós doutoramento na Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (EESP-FGV) em 2007/2008 e foi Professora pesquisadora do Departamento de Economia da Universidade de Boston (BU) em 2014/2015. Os principais interesses em pesquisas são nas áreas de economia da saúde, economia da informação e economia política, trabalhando com análises de intervenção.

MINICURSO
Acessando APIs do Google Maps com JQuery

Implementação de código JQuery para acessar APIs do Google Maps com o objetivo de construir mapas, calcular rotas e capturar Geo localizações em um sistema Web.

19/10/2020

21:10

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Facilitador: César Francisco de Moura Couto

Ministrante

MINICURSO
A Radiação do Corpo Negro apontando para a Expansão do Universo

Os radio-astrônomos Arno Penzias e Robert Wilson, dos laboratórios Bell, projetaram em 1960 uma antena parabólica para testes de comunicação de baixo ruído. A ideia é, através da modelagem de pontos experimentais da intensidade da radiação emitida por um corpo negro, problema resolvido há 120 anos por Max Planck, estabelecer relações entre os experimentos de Penzias e Wilson e a teoria do Big Bang.

19/10/2020

21:10

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Palestrante: Alexandre Jurandir

UFU

Palestrante: Débora Coimbra

UFU

Mediador(a): Geberson Antonio Ferreira Mendes

MINICURSO
Aspectos Relacionados à biofortificação Agronômica de grãos.

O minicurso visa introduzir os participantes nos conceitos de Biofortificação, com apresentação de iniciativas de pesquisa e transferência de tecnologia além de resultados obtidos nos trabalhos recentes do grupo de pesquisa.

19/10/2020

21:10

Canal do youtube - SNCT 2020 - Sala 7: https://youtube.com/channel/UCzcvo_wGnWbzzMYXpwKjSJQ

Convidados

Palestrante: Fábio Aurélio Dias Martins

Formação: Engenheiro Agrônomo, Mestre em Solos e Nutrição de Plantas, Doutor em Fitotecnia Instituição de Origem: EPAMIG

MINICURSO
Comércio eletrônico no colecionismo de miniaturas.

O minicurso tem como objetivo instigar discussão sobre o crescimento do comércio eletrônico em diversas áreas mercadológicas.

19/10/2020

21:10

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso à atividade 24 horas antes do seu início.

OFICINA
Ferramenta PowToon: criação de vídeos acadêmicos online

Capacitar alunos, professores e comunidade externa para a criação de vídeos: acadêmicos, de divulgação científica e de propósito geral, em uma ferramenta online denominada Powtoon.

19/10/2020

21:10

Canal do youtube - Profª. Danielli Araújo Lima: https://www.youtube.com/channel/UCYdWzkdtuuphZRcAWC-5puw

Convidados

Mediador(a): Danielli Araújo Lima

Organizadora da Atividade

Facilitador: Naya Letícia Batista Souza

OFICINA
Impactos da pandemia para as MPEs

Discutir os impactos da pandemia para as pequenas e médias empresas e quais as soluções que estas estão desenvolvendo.

19/10/2020

21:10

Canal do youtube - SNCT 2020 - Sala 2: https://youtube.com/channel/UC_e4keIJIlDtCtVeARDKZkg

Convidados

Palestrante: Alvaro Britto Junior

Mediador(a): Bianca Soares de Oliveira Gonçalves

Organizadora da Atividade

Palestrante: Marcos Takeshi Yoshino

OFICINA
Introdução sobre as distorções harmônicas no contexto das regulamentações brasileiras

Esta oficina objetiva apresentar, de maneira didática, as generalidades que envolvem a questão harmônica sob a perspectiva dos documentos propostos pelos órgãos reguladores brasileiros. Para tanto, o conteúdo programático prevê a contextualização do tema através de uma breve explicação sobre a natureza, as principais causas e os efeitos dos harmônicos nos sistemas elétricos e demais componentes conectados a estes sistemas. Também será abordado o procedimento de cálculo dos indicadores bem como os seus respectivos limites e instrumentos de medição requeridos no contexto dos documentos regulamentadores. Adicionalmente, serão, ainda, apresentadas as principais estratégias para mitigação de distorções harmônicas, além de curiosidades atreladas ao tema.

19/10/2020

21:10

Canal do youtube: SNCT 2020 - Sala 3: https://youtube.com/channel/UC8kygsygWyD37tNM05qhgPQ

Convidados

Facilitador: Bárbara Morais Gianesini

Mediador(a): Camilla de Sousa Chaves

Organizadora da Atividade

Facilitador: Raquel Cristina Filiagi Gregory

Facilitador: Vinícius Henrique Farias Brito

MINICURSO
Os 04 Hábitos das pessoas altamente eficazes

Sobre hábitos que trazem a perspectiva de uma melhor realização ( Baseado no Livro: Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes) 

19/10/2020

21:10

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Mediador(a): Crícia Zilda Felício Paixão

Palestrante: José Carlos de Castro Júnior

IFTM UdiCentro

MINICURSO
Redes Neurais Artificiais: Teoria e implementação

O curso irá abranger uma breve introdução contendo a inspiração biológica e os conceitos teórico- matemáticos dos primeiros modelos de RNA. Na sequência serão mostrados os tipos de aprendizados de RNA e por fim serão mostrados detalhes de implementação de uma RNA supervisionada para o reconhecimento de padrões. Nos últimos minutos será aberta uma discussão e esclarecimento de dúvidas

19/10/2020

21:10

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Palestrante: Clarimundo Machado Moraes Júnior

IFTM UdiCentro

Mediador(a): Jhonathan Alves de Carvalho

MINICURSO
Turtle Blocks: Programação no ensino de matemática

Já imaginou ensinar (ou apreender) programação no ensino médio? E no ensino fundamenta 1 e 2? O ensino de programação para crianças e adolescentes tem crescido exponencialmente no Brasil e no mundo, seja em escolas especializadas, ou em colégios regulares como disciplinas optativas. Este minicurso tem como objetivo apresentar uma ferramenta que auxiliar no aprendizado da matemática com o auxilio da programação. A ferramenta pode ser usada na educação básica (Fundamental 1, 2 e Médio) e em cursos técnico ou superior como introdução a lógica matemática e fundamentos de programação. O mini cursos tem como publico alvo: 1º Estudantes de cursos de licenciaturas; 2º Professores de matemática e programação que lecionam na educação básica; 3º Pais de crianças e adolescentes que desejam ensinar os seus filhos as habilidades do século 21. A atividade utiliza uma ferramenta online, sendo a conectividade com a internet um pré-requisito. Antes do inicio da minicurso é interessante participante já ter carregado o programa abrindo o site: https://turtle.sugarlabs.org/

19/10/2020

21:10

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Facilitador: Flávio Barbosa Pinheiro

Ministrante

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A PERCEPÇÃO DO COMPRADOR NA PAPER FÁCIL PAPELARIA E PRESENTES.

Atividade

20/10/2020

00:00

internet

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
GOVERNANÇA CORPORATIVA NA ESTRUTURA DO RELATO INTEGRADO

Atividade

20/10/2020

00:00

Internet

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
O olhar artístico em um mundo tecnologicamente modificado

7o EnPE

20/10/2020

00:00

internet

OFICINA
A arte de grafitar.

Discutir a arte do grafite, a diferença para a pixação e a criminalização da arte.

20/10/2020

08:00

Canal do youtube - SNCT 2020 - Sala 2: https://youtube.com/channel/UC_e4keIJIlDtCtVeARDKZkg

Convidados

Mediador(a): Bianca Soares de Oliveira Gonçalves

Organizadora da Atividade

Facilitador: Carlione Barbosa Ramos

Facilitador: Daniel Trevisan

Facilitador: Fabricia Ovídio Furtado

Facilitador: Gustavo C. Ribeiro

OFICINA
Este minicurso (não) vai te deixar rico: empreendedorismo à luz de Este livro não vai te deixar rico, de autoria do Startup da Real

De autoria da Startup da Real, Este livro não vai te deixar rico reflete sobre o engodo que pode haver no que é propalado sobre empreendedorismo e meritocracia. Refletindo, dentre outras coisas, acerca do papel dos “coaches” e do mercado de trabalho, o livro questiona mitos como o de que o brasileiro trabalha pouco ou o de que se a pessoa não obtém sucesso (por mais imprecisa que seja a definição de “sucesso”), a culpa é só dela.

20/10/2020

08:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Facilitador: Lívio Soares de Medeiros

Organizador da Atividade

OFICINA
Intercâmbio cultural na perspectiva da internacionalização: relato de experiência na Argentina

Relato de Experiência de Itercâmbio realizado na província de Resistência, na Argentina. Durante a oficina, além do compartilhamento de experiências, o aluno dará dicas para o aluno que busca experiências internacionais, de maneira a otimizar suas chances.

20/10/2020

08:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Facilitador: Teófilo Teles Pereira de Arvelos

Organizador da Atividade

MINICURSO
Metodologias ativas: Aprendizagem Baseada em Problemas e Jigsaw

Serão abordadas noções gerais, etapas e exemplos de uso das metodologias ativas Aprendizagem Baseada em Problemas e Jigsaw.

20/10/2020

08:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Palestrante: Aline Goulart Rodrigues

UFRGS

Mediador(a): Maria de Lourdes Ribeiro Gaspar

Palestrante: Taila Poliana Becker

UFRGS

MINICURSO
Os 04 Hábitos das pessoas altamente eficazes

Sobre hábitos que trazem a perspectiva de uma melhor realização ( Baseado no Livro: Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes) 

20/10/2020

08:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Mediador(a): Alex Dias

Palestrante: José Carlos de Castro Júnior

IFTM UdiCentro

MINICURSO
Somos modernos? Minicurso sobre a modernidade no sul global

O minicurso "Somos modernos?" apresentará as principais discussões da teoria da modernidade de uma maneira assertiva e simplificada. Através da exemplos do cotidiano e obras literárias conhecidas do público será possível a contextualização dos principais parâmetros da discussão centrada no eurocentrismo bem como o desenvolvimento do pensamento moderno pela epistemiologia do sul. Ao fim, espera-se que os interlocutores questionem as posições majoritárias de olhar o o Brasil no mundo e saibam responder ao questionamento proposto: "afinal, somos modernos?". Aberto a todos os públicos, contudo é mais indicado para alunos do ensino superior e/ou aqueles que gostam dos debates na área de ciências sociais e humanidades.

20/10/2020

08:00

Canal do YouTube - SNCT 2020 - Sala 4: https://youtube.com/channel/UC5xO_Eh08khbpiNiVTp7NVg

Convidados

Facilitador: Daniel Antônio da Cunha

Ministrante

PALESTRA
Cibernética e Filosofia: da teoria dos sistemas à Shitstorm

Talvez seja motivo de surpresa para o público não especializado considerar que exista uma longa relação entre filosofia, tecnologia e cibernética. As pretensões filosóficas de estabelecer uma linguagem universal absolutamente inequívoca, inspirada na matemática, em alguma medida ganhou realidade por meio da informática. As pretensões enciclopédicas de gestão do conhecimento, a suposição de que tal conhecimento bem ordenado resultaria em melhores formas de governo, em boa medida tomam corpo quando Norbert Wiener funda a Cibernética. As iniciativas por constituir um modelo perfeito de inteligência artificial, ao longo do século XX, têm gerado graves conflitos entre filósofos, neurocientistas e especialistas em ciências da computação. Por fim, já no início do século XXI, os embates teóricos se dobram sobre a possibilidade de um ensino completamente automatizado, sem a necessidade da constante presença de professores. Hubert Dreyfus, filosofo dedicado a questões de inteligência artificial, aponta não somente para o fracasso de tal projeto, mas também para as dificuldades de um ensino remoto, desprovido de presença. Por fim, Byung Chul Han, filósofo contemporâneo, realiza uma análise fenomenológica do papel das redes sociais nos dias de hoje. Nossa apresentação tem como objetivo apenas esboçar essa história das relações entre filosofia e informática, história essa que, para a fundação da Cibernética, é mediada por outra ciência: a biologia, particularmente a partir da teoria geral dos sistemas, estabelecida por Ludwing von Bertalanffy. Se a Cibernética não nasce já demasiadamente humana, ela surge necessariamente orgânica.

20/10/2020

10:00

Canal do youtube - SNCT 2020 - Sala 1: https://youtube.com/channel/UC8yNF6W8N0NqvAkckAIa7aw

Convidados

Palestrante: Fábio Antonio da Costa

Possui graduação, mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestrado e doutorado em Filosofia das Ciências e Teoria do Conhecimento. Realizou pesquisas em história das ciências, filosofia da física, metafísica, ontologia.Igualmente atua com temas relacionados a filosofias das religiões. Seus interesses também se voltam particularmente para antropologia filosófica e história das teorias antropológicas.

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
A EDUCAÇÃO POR UM VIÉS TECNOLÓGICO E A INSERÇÃO SOCIAL SE RELACIONAM DENTRO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM?

Atividade

20/10/2020

13:00

Internet

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
ALTRUÍSMO JUVENIL: O ENCONTRO DE GERAÇÕES VIABILIZADO PELA TECNOLOGIA

Atividade

20/10/2020

13:00

internet

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
ANÁLISE DO NÍVEL DE MATURIDADE EM GESTÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS FORNECEDORAS DAS USINAS SUCROENERGÉTICAS DO NOROESTE DE MINAS

Atividade EnPE

20/10/2020

13:00

internet

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Análise filosófica de filmes

Apresentação de trabalho

20/10/2020

13:00

Internet

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Aprendizado semi-supervisionado para análise de dados de base aberta pública sobre casos de doenças do aparelho respiratório

Apresentação 7o EnPE

20/10/2020

13:00

Internet

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
ATRIBUTOS PARA A COMPRA DE ESTAÇÕES DE RECARGAS PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS:

Atividade EnPE

20/10/2020

13:00

Internet

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
BANCOS VERSUS FINTECHS: ESTUDO DE CASO NO MERCADO DE PATROCÍNIO MG

Apresentação de trabalho

20/10/2020

13:00

internet

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Controlador de Robôs Autônomos usando autômatos celulares e funções contínuas

Apresentação de trabalho

20/10/2020

13:00

Internet

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
EXPERIMENTOS DE FÍSICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO MATERIAIS DO DIA A DIA E/OU DE BAIXO CUSTO

Apresentação

20/10/2020

13:00

Internet

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Fluidodinâmica aplicada na área de aerodinâmica

Apresentação de trabalho

20/10/2020

13:00

Internet

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Fluidodinâmica aplicada na área de aerodinâmica

Apresentação de trabalho

20/10/2020

13:00

internet

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Francês com objetivos específicos: a prática da leitura em língua francesa no contexto do curso de eletrônica

...

20/10/2020

13:00

Youtube

SIMPÓSIO
II Seminário de Iniciação Científica e Extensão campus Paracatu - Seção Iniciação Científica

O II Simpósio de Iniciação Científica (SInExt) é um evento de apresentações dos trabalhos de pesquisa e extensão do IFTM campus Paracatu. Alunos envolvidos em projetos de iniciação científica e em projetos de extensão apresentarão um pouco do seus trabalhos que estão em desenvolvimento no ano de 2020. Esta seção é específica para as apresentações dos trabalhos de iniciação científica no turno da tarde.

20/10/2020

13:00

Canal do Youtube: SNCT - Sala 04 (https://youtube.com/channel/UC5xO_Eh08khbpiNiVTp7NVg)

Convidados

Palestrante: ANA JÚLIA SANTIAGO DE OLIVEIRA

BRANCA DE CASTELA (1188 – 1252) NA BIOGRAFIA “SÃO LUÍS”, DE JACQUES LE GOFF

Palestrante: BEATRIZ MENDES LOURES

A LÍNGUA ESTRANGEIRA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM): INGLÊS OU ESPANHOL? ESTUDO DAS POSSÍVEIS ESCOLHAS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFTM-CAMPUS PARACATU

Palestrante: CARLA VALÉRIA GOMES DE SOUZA

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO AOS CLIENTES NO COMÉRCIO DO MUNICÍPIO DE PARACATU / MG – 001

Palestrante: DANIEL NASCIMENTO PAIVA

ÉTICA E ESTÉTICA EM ECCE HOMO: COMO ALGUÉM SE TORNA O QUE É, DE FRIEDRICH NIETZSCHE: A VIDA COMO OBRA DE ARTE

Palestrante: DEBORA YANNI SOARES VAZ

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO AOS CLIENTES NO COMÉRCIO DO MUNICÍPIO DE PARACATU / MG – 002

Palestrante: HAYNA HELYDA HELÉIA ORDONE

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO AOS CLIENTES NO COMÉRCIO DO MUNICÍPIO DE PARACATU / MG – 003

Palestrante: ISABELA DE CARVALHO SILVEIRA

UM PRÍNCIPE, UMA SENHORA, UMA RAINHA: REFLEXÕES HISTORIOGRÁFICAS SOBRE LEONOR DA AQUITÂNIA (1122 – 1204)

Palestrante: LUIZ GUSTAVO NERI DE OLIVEIRA

MATILDE DE CANOSSA: REFLEXÕES HISTORIOGRÁFICAS SOBRE A SENHORA DA TOSCANA (SÉCULO XI)

Palestrante: STÉPHANY INÁCIO MASCARENHAS

FRANCÊS COM OBJETIVOS ESPECÍFICOS: A PRÁTICA DA LEITURA EM LÍNGUA FRANCESA NO CONTEXTO DO CURSO DE ELETRÔNICA

Palestrante: VINÍCIUS DE OLIVEIRA MELO

MARIA STUART (1542 – 1587): A IMAGEM DA RAINHA ESCOCESA NO CINEMA

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
LEGIBILIDADE DOS FATOS RELEVANTES PUBLICADOS POR COMPANHIAS BRASILEIRAS ABERTAS

Atividade

20/10/2020

13:00

internet

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
O Canal do Panamá e a História

Apresentação

20/10/2020

13:00

Internet

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
PLANTAS MEDICINAIS: INTEGRANDO IFTM E A COMUNIDADE EXTERNA NO CONTROLE DO DIABETES

Apresentação Trabalho

20/10/2020

13:00

Internet

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Visualização de interfaces de um sistema especialista de apoio ao diagnóstico de dermatoses do grupo eritemato-escamosas

Apresentação

20/10/2020

13:00

Internet

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Vivências de estudantes do iftm em um espaço de educação autodirigida

Apresentação de trabalho

20/10/2020

13:00

Internet

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
A língua estrangeira no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): inglês ou espanhol? Estudo das possíveis escolhas dos alunos do ensino médio integrado do IFTM-campus Paracatu

...

20/10/2020

13:20

Youtube

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Ética e estética em ecce homo: como alguém se torna o que é, de Friedrich Nietzsche: a vida como obra de arte

...

20/10/2020

13:40

Youtube

MOSTRA
7º Encontro de Pesquisa & Extensão (7º EnPE)

O 7º Encontro de Pesquisa & Extensão (7º EnPE) é um evento científico organizado pela Coordenação de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e pela Coordenação de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Campus Patrocínio e tem como principal objetivo a divulgação dos projetos de pesquisa e de extensão, prioritariamente da região, fomentando a socialização dos resultados de estudos, pesquisas e relatos de experiência. O cronograma com as atividades do EnPE pode ser acessado em: http://enpe.iftmpatrocinio.com.br/index.php/enpe

20/10/2020

14:00

Canal do youtube - SNCT 2020 - Sala 2: https://youtube.com/channel/UC_e4keIJIlDtCtVeARDKZkg

Convidados

Mediador(a): Gustavo Cezar Ribeiro

Coordenador de Pesquisa

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Avaliação da qualidade no atendimento aos clientes no comércio do município de Paracatu/MG – 001

...

20/10/2020

14:00

Youtube

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Conscientização da Saúde Corporal

...

20/10/2020

14:00

Youtube

SIMPÓSIO
II Seminário de Iniciação Científica e Extensão campus Paracatu - Seção Extensão

O II Simpósio de Iniciação Científica (SInExt) é um evento de apresentações dos trabalhos de pesquisa e extensão do IFTM campus Paracatu. Alunos envolvidos em projetos de iniciação científica e de extensão apresentaram um pouco do seus trabalhos que estão em desenvolvimento no ano de 2020. Esta seção é específica para as apresentações dos trabalhos de extensão.

20/10/2020

14:00

Canal do Youtube: Coordenação de Extensão - IFTM Campus Paracatu (https://youtu.be/d_UMGux4oFk)

Convidados

Palestrante: Ana Luiza Gomes Diniz Rabelo

Projeto: Empreendedorismo Interdisciplinar: Desenvolvendo a autonomia e a visão de uma aluna com deficiência visual (cegueira)

Palestrante: Camilly Eduarda da Silva Rosa

Projeto: Conscientização da Saúde Corporal

Palestrante: Felipe Lima Cardoso

Projeto: Conscientização da Saúde Corporal

Palestrante: Ilsa Gabriela Ferreira dos Santos

Projeto Conexão IF

Palestrante: Jhennifer Silva Borges

Projeto: NISIA – conversando sobre feminismos

Palestrante: João Lucas Ferreira Simão

Projeto: Conscientização da Saúde Corporal

Palestrante: Laysla Martins Mundim

Orientação Profissional como processo de escolha com discentes finalistas dos cursos técnicos na modalidade integrada no IFTM – Campus Paracatu

Palestrante: Luciana Hiandra Nunes Rocha

Projeto: Empreendedorismo Interdisciplinar: Desenvolvendo a autonomia e a visão de uma aluna com deficiência visual (cegueira)

Palestrante: Projeto: Conscientização da Saúde Corporal

Projeto: Conscientização da Saúde Corporal

Palestrante: Recreação Solidária

Projeto: Multiplicando Campeões

Palestrante: Ronald Oliveira Souza

Projeto: IFolha – Jornal Semanal

Palestrante: Sophia Batista Costa

Projeto: Recreação Solidária

MINICURSO
Representatividade Feminina nas Artes

O minicurso propõe a análise temporal e debate sobre a participação, protagonismo e valorização da mulher no meio da dança, trazendo um recorte para a dança de salão. O curso tem a intenção de traçar uma linha relacional entre acontecimentos sociais e as danças a dois, problematizando a visão ainda unilateral e machista presente nesse ambiente, no qual o condutor é visto majoritariamente como a figura masculina e dominante e a mulher, como a figura submissa que é guiada, dentro e fora do ambiente profissional. Apesar dos avanços nos debates e pesquisas dentro da área, ainda há muito o que elucidar e desconstruir, repensando lugares de fala e poder e os papéis dos corpos, portanto um debate atual e sempre necessário.

20/10/2020

14:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Mediador(a): Natália Gaspar Bíscaro

Sou formada em Dança pela Unicamp (Bacharelado e Licenciatura), atuo na área da dança de salão há mais de oito anos, atualmente me dedico a estudar as relações e potências geradas no encontro entre a dança contemporânea e as danças a dois e coordeno o Continuum Estúdio do Movimento. Durante a minha formação tive contato com as técnicas em dança clássica, moderna e contemporânea; com as danças populares brasileiras; com as abordagens somáticas e com a criação em dança. Fiz parte do grupo de dança Plataforma Zero, com o trabalho de dança [mira] contemplado pela Bolsa SAE – Aluno Artista no ano de 2018. Além disso, atuei como intérprete-criadora nos trabalhos DOBRA, Ambedo e Diálogos Compostos. Como docente, ministrei aulas no O Grupo de dança de salão em Barão Geraldo, no Salão do Movimento da Profa. Dra. Jussara Miller, com dança contemporânea para crianças e no Hospital de Clínicas da UNICAMP, com propostas artístico-pedagógicas e lúdicas para os pacientes da ala de psiquiatria. Fiz parte do grupo de dança Plataforma Zero, com o trabalho de dança [mira] contemplado pela Bolsa SAE – Aluno Artista no ano de 2018. Além disso, atuei como intérprete-criadora nos trabalhos DOBRA, Ambedo e Diálogos Compostos. Como docente, ministrei aulas no O Grupo de dança de salão em Barão Geraldo, no Salão do Movimento da Profa. Dra. Jussara Miller, com dança contemporânea para crianças e no Hospital de Clínicas da UNICAMP, com propostas artístico-pedagógicas e lúdicas para os pacientes da ala de psiquiatria.

Mediador(a): Walteno Martins Parreira Júnior

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Avaliação da qualidade no atendimento aos clientes no comércio do município de Paracatu/MG – 002

...

20/10/2020

14:20

Youtube

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
IFolha – Jornal Semanal

...

20/10/2020

14:20

Youtube

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Avaliação da qualidade no atendimento aos clientes no comércio do município de Paracatu/MG – 003

...

20/10/2020

14:40

Youtube

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
NISIA – conversando sobre feminismos

...

20/10/2020

14:40

Youtube

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Branca de Castela (1188 – 1252) na biografia “São Luís”, de Jacques Le Goff

...

20/10/2020

15:00

Youtube

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Empreendedorismo Interdisciplinar: Desenvolvendo a autonomia e a visão de uma aluna com deficiência visual(cegueira)

...

20/10/2020

15:00

Youtube

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Maria Stuart (1542 – 1587): a imagem da rainha escocesa no cinema

...

20/10/2020

15:20

Youtube

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Recreação Solidária

...

20/10/2020

15:20

Youtube

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Matilde de Canossa: reflexões historiográficas sobre a senhora da Toscana (século XI)

...

20/10/2020

15:40

Youtube

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Multiplicando Campeões

....

20/10/2020

15:40

Youtube

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Conexão IF

....

20/10/2020

16:00

Youtube

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Um príncipe, uma senhora, uma rainha: reflexões historiográficas sobre Leonor da Aquitânia (1122 – 1204)

...

20/10/2020

16:00

Youtube

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Orientação Profissional como processo de escolha com discentes finalistas dos cursos técnicos na modalidade integrada no IFTM – Campus Paracatu

...

20/10/2020

16:20

Youtube

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
As novas formas de socialização e sua influência a partir das redes sociais no pensamento de Manuel Castells

...

20/10/2020

17:00

Youtube

SIMPÓSIO
II Seminário de Iniciação Científica e Extensão campus Paracatu - Seção Iniciação Científica

O II Simpósio de Iniciação Científica (SInExt) é um evento de apresentações dos trabalhos de pesquisa e extensão do IFTM campus Paracatu. Alunos envolvidos em projetos de iniciação científica e em projetos de extensão apresentarão um pouco do seus trabalhos que estão em desenvolvimento no ano de 2020. Esta seção é específica para as apresentações dos trabalhos de iniciação científica no turno da noite.

20/10/2020

17:00

Canal do Youtube: SNCT - Sala 04 (https://youtube.com/channel/UC5xO_Eh08khbpiNiVTp7NVg)

Convidados

Palestrante: ANA LUIZA FERNANDES DE SOUSA

REMANESCENTES DO PATRIARCADO NA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA DA CIDADE DE PARACATU DO SÉCULO XX ATÉ NOSSOS DIAS

Palestrante: ANTÔNIA BEATRIZ DE MOURA SANTOS

EMPREENDEDORISMO INTERDISCIPLINAR: DESENVOLVENDO A AUTONOMIA E VISÃO DE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Palestrante: CLÁUDIO HENRIQUE RIBEIRO DA SILVA

O QUE SIGNIFICA “SER HOMEM” NUMA PERSPECTIVA FEMINISTA

Palestrante: CLEIDY EDUARDA ROSA

SUBJETIVAÇÃO E IDOLATRIA ENTRE OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO CAMPUS PARACATU

Palestrante: GUILHERME NERY OLIVEIRA

SUSTENTABILIDADE E ALIMENTAÇÃO NAS PRÁTICAS DOS ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS E SERVIDORES DO IFTM PARACATU NUMA ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL

Palestrante: JOÃO LUCAS BENÍCIO DA SILVA

UM APP PARA PARA EXPLORAÇÃO VISUAL E ANÁLISE DA COVID-19

Palestrante: LAURA BRAGA REIS

VOZES-MULHERES: A ORALIDADE NA CONSTRUÇÃO LITERÁRIA DE CONCEIÇÃO EVARISTO

Palestrante: MÁRCIA BORGES OLIVEIRA

AS NOVAS FORMAS DE SOCIALIZAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA A PARTIR DAS REDES SOCIAIS NO PENSAMENTO AS NOVAS FORMAS DE SOCIALIZAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA A PARTIR DAS REDES SOCIAIS NO PENSAMENTO DE MANUEL CASTELLS

Palestrante: MARIA EDUARDA OLIVEIRA CAMPOS

A INFLUÊNCIA DA TRADIÇÃO DO PATRIARCADO E SUAS RESSONÂNCIAS NA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM PARACATU DO SÉCULO XX ATÉ NOSSOS DIAS

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Sustentabilidade e alimentação nas práticas dos estudantes dos cursos técnicos integrados e servidores do IFTM Paracatu numa abordagem socioambiental

...

20/10/2020

17:20

Youtube

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Subjetivação e idolatria entre os estudantes do ensino médio integrado Campus Paracatu

...

20/10/2020

17:40

Youtube

PALESTRA
Momento Roots - Mulheres no Agro

O Momento Roots é um evento promovido pela Agro Roots - Empresa Júnior do curso de Engenharia Agronômica do IFTM - campus Uberaba, na qual há a abordagem de temas do agronegócio brasileiro, a fim de fornecer aos estudantes, técnicos, engenheiros agrônomos e produtores e a comunidade em geral conhecimento e entretenimento.

20/10/2020

18:00

Canal do youtube - AGRO ROOTS - https://www.youtube.com/channel/UC6zfx3s5-K-li72y-PkwxHw

Convidados

Palestrante: Amanda Yamada Tamburus

Palestrante: Mychelle Carvalho

Palestrante: Ronara Lasmar

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Remanescentes do patriarcado na representação política da cidade de Paracatu do século XX até nossos dias

...

20/10/2020

18:00

Youtube

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
O que significa “ser homem” numa perspectiva feminista

...

20/10/2020

18:20

Youtube

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
A influência da tradição do patriarcado e suas ressonâncias na violência contra a mulher em Paracatu do século XX até nossos dias

...

20/10/2020

18:40

Youtube

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Vozes-mulheres: a oralidade na construção literária de Conceição Evaristo

...

20/10/2020

19:00

Youtube

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Um App para exploração visual e análise da Covid-19

...

20/10/2020

19:20

Youtube

MOSTRA
7º Encontro de Pesquisa & Extensão (7º EnPE)

O 7º Encontro de Pesquisa & Extensão (7º EnPE) é um evento científico organizado pela Coordenação de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e pela Coordenação de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Campus Patrocínio e tem como principal objetivo a divulgação dos projetos de pesquisa e de extensão, prioritariamente da região, fomentando a socialização dos resultados de estudos, pesquisas e relatos de experiência. O cronograma com as atividades do EnPE pode ser acessado em: http://enpe.iftmpatrocinio.com.br/index.php/enpe

20/10/2020

19:30

Canal do youtube - SNCT 2020 - Sala 2: https://youtube.com/channel/UC_e4keIJIlDtCtVeARDKZkg

Convidados

Mediador(a): Gustavo Cezar Ribeiro

Coordenador de Pesquisa

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Empreendedorismo Interdisciplinar: desenvolvendo a autonomia e visão de uma pessoa com deficiência visual

...

20/10/2020

19:40

Youtube

OFICINA
Aplicação de Internet das Coisas no Monitoramento de Corrente e Tensão em Motor de Indução Trifásico

Apresentar aos alunos, como avaliar e conceber um sistema de aquisição de dados de baixo custo, para monitoramento de corrente, tensão e temperatura do motor de indução trifásico (MIT), aplicando internet das coisas (IoT - Internet of Things).

21/10/2020

08:00

Canal do youtube - SNCT 2020 - Sala 2: https://youtube.com/channel/UC_e4keIJIlDtCtVeARDKZkg

Convidados

Facilitador: Artur de Almeida Rios

Organizador da Atividade

MINICURSO
Argumentando sobre os temas da Redação do Enem: como construir o seu repertório sociocultural?

Neste minicurso trabalharemos algumas estratégias para aprender como fazer um esqueleto de texto e como argumentar sobre qualquer tema na redação do ENEM. Utilizando o método dos 4 Rs, tentaremos tornar possível a construção de repertórios versáteis.

21/10/2020

08:00

Canal do YouTube - SNCT 2020 - Sala 4: https://youtube.com/channel/UC5xO_Eh08khbpiNiVTp7NVg

Convidados

Facilitador: Daniela de Faria Prado

Ministrante

MINICURSO
Desenho Digital com Inkscape

Introdução ao desenho vetorial com Inkscape.

21/10/2020

08:00

Canal do YouTube - SNCT 2020 - Sala 13: https://youtube.com/channel/UCaayeemznYewzH4J2lCL_bg

Convidados

Facilitador: Danilo Souza Almeida

Ministrante

MINICURSO
Desenvolvimento socioeconômico e a importância internacional da região Amazônica

Visando demonstrar a importância econômica, social e ambiental que a região amazônica possui para o ambiente doméstico brasileiro bem como como sua importância no cenário internacional, o minicurso foi preparado para a apresentação em duas sessões e quatro eixos. A primeira seção visa apresentar algumas teorias que versam sobre o desenvolvimento socioeconômico, além de apresentar a histórica da região amazônica e os intentos desenvolvimentistas que abarcavam a região. A segunda visa apresentar a importância da região amazônica e sua influência na política externas dos países amazônicos, dando foco ao Brasil, bem como coordenar uma discussão acerca das possibilidades de desenvolvimento em comunhão com a preservação ambiental.

21/10/2020

08:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Mediador(a): Andre Luis Oliveira

Palestrante: Danilo Augusto da Silva Horta

Relações Internacionais/UFU

Palestrante: João Marcos Poyer Melo

Relações Internacionais/UFU

MINICURSO
EDILIM – Recurso Pedagógico para Criação de Livro Interativo

EDILIM é uma ferramenta educacional para criação de livros interativos de atividades diversificadas em forma de livro. É um importante recurso pedagógico, pois permite a criação de atividades relacionadas com os conteúdos desenvolvidos em sala de aula.

21/10/2020

08:00

Canal do youtube - SNCT 2020 - Sala 6: https://youtube.com/channel/UC9fwblz4euzHG9ud1MAjoCA

Convidados

Mediador(a): Danilo dos Passos Terra

Palestrante: Fernanda Adorno Martins

IFTM UdiCentro

Mediador(a): Shirely Cristina Miguel

Palestrante: Walteno Martins Parreira Júnior

IFTM UdiCentro

MINICURSO
Gestão dos recursos hídricos e o saneamento básico em Paracatu

Conhecer a Política Nacional de Recursos Hídricos e apresentar alguns dados sobre o abastecimento de água e esgotamento sanitário em Paracatu-MG.

21/10/2020

08:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Facilitador: Arlei Teodoro de Queiroz

Ministrante

MINICURSO
Mídias Sociais e Democracia: Uma Relação Pós Moderna

O surgimento da internet iniciou uma nova revolução em nosso mundo. Estamos vivendo a era da tecnologia, da informação e da conexão. A cada dia novos aparelhos e tecnologias são criadas e remodeladas para serem usadas. Ter tamanha facilidade em nossas mãos nos causa a percepção de estarmos no controle, de termos liberdade e poder. No entanto, estão essas ferramentas de acordo com os princípios democráticos que regem grande parte do nosso mundo atual? Até onde esse avanço chegará? Até onde permitiremos que chegue? Várias perguntas refletem sobre nosso futuro, mas e quanto ao nosso presente? Hoje as tecnologias fazem parte do nosso dia a dia. As redes sociais estão presentes - em tempos de pandemia - como nosso maior recurso de conexão com outras pessoas. E, cada vez mais, é relevante analisar como elas impactam e influenciam a nossa vida cotidiana. O documentário autoral da Netflix, intitulado como "O dilema das redes", propõe uma reflexão acerca das questões supracitadas. O intuito deste minicurso seria utilizar esse documentário, a fim de debater acerca das características das redes sociais e da Internet no que tange à democracia utilizada na sociedade contemporânea. Pensar como os indivíduos podem ser controlados, manipulados, influenciados e monitorados por um simples acesso é fundamental para nos entender enquanto sociedade, e para onde estamos caminhando.

21/10/2020

08:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Palestrante: Ana Laura Medeiros Duarte

Relações Internacionais/UFU

Palestrante: João Antônio Máximo Neto

Relações Internacionais/UFU

Palestrante: Rafaela Oliveira Silva

Relações Internacionais/UFU

Mediador(a): Walteno Martins Parreira Júnior

MINICURSO
 O conflito entre Israel e Palestina. O que o Brasil tem a ver com isso?

Será apresentado o conflito atual entre Israel e a Palestina e o que está em voga na política; trazer a discussão para o Brasil, explicando quais nossas relações com este conflito e por que devemos estar cientes, enquanto estudantes de instituições federais, sobre o que está acontecendo. E como a mídia manipula as informações e como buscar outras fontes.

21/10/2020

08:00

Canal do youtube - SNCT 2020 - Sala 12: https://youtube.com/channel/UC_NSeLbDZFwY6GAZVyU9fmg

Convidados

Mediador(a): Anna Paula Franklin Soares Costa

Palestrante: Christian Cantuária

Relações Internacionais/UFU e Membro do Grupo de Estudos Estratégicos

Palestrante: Joan Candeias

Relações Internacionais/UFU e Membro do Grupo de Estudos Estratégicos

Palestrante: João Vitor Marconato

Relações Internacionais/UFU e Membro do Grupo de Estudos Estratégicos

MINICURSO
Qual dia da semana foi o dia 01 de janeiro do primeiro ano da Era Cristã?

Estamos interessados em resolver o seguinte problema: “qual dia da semana corresponde à sua data de nascimento?”, utilizando o raciocínio matemático e não uma simples consulta ao calendário do computador. Através desse problema vamos contar a história do calendário gregoriano, que é o calendário atualmente vigente no Ocidente.

21/10/2020

08:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Palestrante: Débora Coimbra

UFU

Mediador(a): Rennan Polidoro Gonçalves

Palestrante: Ronaldo Alves

UFU

Mediador(a): Samia Abadia Dantas

PALESTRA
Desmistificando IA: Funcionamento de Computadores e Simulação de Inteligência

Palestra

21/10/2020

10:00

Canal no YouTube: SNCT 2020 - Sala 01 https://youtube.com/channel/UC8yNF6W8N0NqvAkckAIa7aw

Convidados

Palestrante: Prof. Dr. Igor Santos Peretta

Professor Adjunto no Grupo de Engenharia de Computação da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia. Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com ênfase em Inteligência Artificial, e PhD pela Université de Strasbourg (UNISTRA, França), com ênfase em Ciência da Computação (2015). Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (2010). Tem experiência na área de Engenharia de Computação com ênfase em Inteligência Artificial, com atuação nos seguintes temas: reconhecimento de comandos de voz, redes neurais artificiais, algoritmos evolucionários, e aplicação de inteligência artificial para engenharia. Tem interesse nas áreas de metaheurísticas, estatística, processos estocásticos, aprendizado de máquina, computação evolucionária (em especial Programação Genética), e computação massivamente paralela (em especial computação com GPGPU). Atualmente pesquisa sobre algoritmos evolucionários aplicados a modelamento de sistemas automatizado por computador.

PALESTRA
Intercâmbio internacional a partir da educação profissional: oportunidades e experiências

A BRASA é uma organização sem fins lucrativos que se constitui de uma rede de estudantes brasileiros que estão morando fora de seu país de origem em busca de novos sonhos e desafios. Atualmente, a BRASA conta com mais de 7000 membros e está presente em 90 universidades ao redor do mundo, em países como Estados Unidos, Inglaterra, França, China, dentre outros.

21/10/2020

14:00

Canal do youtube - SNCT 2020 - Sala 1: https://youtube.com/channel/UC8yNF6W8N0NqvAkckAIa7aw

Convidados

Palestrante: BRASA (Brazilian Student Association)

Palestrante: Fernando Caixeta

MINICURSO
Representatividade Feminina nas Artes

O minicurso propõe a análise temporal e debate sobre a participação, protagonismo e valorização da mulher no meio da dança, trazendo um recorte para a dança de salão. O curso tem a intenção de traçar uma linha relacional entre acontecimentos sociais e as danças a dois, problematizando a visão ainda unilateral e machista presente nesse ambiente, no qual o condutor é visto majoritariamente como a figura masculina e dominante e a mulher, como a figura submissa que é guiada, dentro e fora do ambiente profissional. Apesar dos avanços nos debates e pesquisas dentro da área, ainda há muito o que elucidar e desconstruir, repensando lugares de fala e poder e os papéis dos corpos, portanto um debate atual e sempre necessário.

21/10/2020

14:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Mediador(a): Natália Gaspar Bíscaro

Sou formada em Dança pela Unicamp (Bacharelado e Licenciatura), atuo na área da dança de salão há mais de oito anos, atualmente me dedico a estudar as relações e potências geradas no encontro entre a dança contemporânea e as danças a dois e coordeno o Continuum Estúdio do Movimento. Durante a minha formação tive contato com as técnicas em dança clássica, moderna e contemporânea; com as danças populares brasileiras; com as abordagens somáticas e com a criação em dança. Fiz parte do grupo de dança Plataforma Zero, com o trabalho de dança [mira] contemplado pela Bolsa SAE – Aluno Artista no ano de 2018. Além disso, atuei como intérprete-criadora nos trabalhos DOBRA, Ambedo e Diálogos Compostos. Como docente, ministrei aulas no O Grupo de dança de salão em Barão Geraldo, no Salão do Movimento da Profa. Dra. Jussara Miller, com dança contemporânea para crianças e no Hospital de Clínicas da UNICAMP, com propostas artístico-pedagógicas e lúdicas para os pacientes da ala de psiquiatria. Fiz parte do grupo de dança Plataforma Zero, com o trabalho de dança [mira] contemplado pela Bolsa SAE – Aluno Artista no ano de 2018. Além disso, atuei como intérprete-criadora nos trabalhos DOBRA, Ambedo e Diálogos Compostos. Como docente, ministrei aulas no O Grupo de dança de salão em Barão Geraldo, no Salão do Movimento da Profa. Dra. Jussara Miller, com dança contemporânea para crianças e no Hospital de Clínicas da UNICAMP, com propostas artístico-pedagógicas e lúdicas para os pacientes da ala de psiquiatria.

Mediador(a): Walteno Martins Parreira Júnior

RODA DE CONVERSA
Roda de Conversa: Desmistificando a Inteligência Artificial

O que é a Inteligência Artificial? Por que este tema tem chamado tanto a atenção geral nos últimos anos? Quais os impactos que esta tecnologia já apresenta em nossa sociedade e quais outros podemos vislumbrar? A IA enquanto ciência, produto e ator social, são alguns dos aspectos explorados pelos professores nessa roda de conversa.

21/10/2020

15:50

Canal no YouTube: SNCT 2020 - Sala 01 https://youtube.com/channel/UC8yNF6W8N0NqvAkckAIa7aw

Convidados

Palestrante: Danielli Araújo Lima

IFMT Campus Patrocínio

Palestrante: Danilo Souza Almeida

IFTM Campus Paracatu

Palestrante: Edwar Saliba Júnior

IFTM Campus Paracatu

Palestrante: José Ricardo Gonçalves Manzan

IFTM Campus Uberaba UPT

Palestrante: Márcio Lopes Pimenta

FAGEN/UFU

Mediador(a): Saulo Henrique da Mata

IFTM Campus Ituiutaba

PALESTRA
Educação para o amanhã

Inovação e empreendedorismo para uma educação inovadora. Como inovar? O que é empreendedorismo? Como mudar a realidade social? Como interagir com o meio em que vivemos? A ideia dessa palestra é trocar experiências e apresentar alguns caso.

21/10/2020

19:30

Canal do youtube - SNCT 2020 - Sala 1: https://youtube.com/channel/UC8yNF6W8N0NqvAkckAIa7aw

Convidados

Palestrante: Márcio Andrade Batista

Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT / Barra do Garças). Possui graduação em Engenharia Química pela Escola de Engenharia Química de Lorena - USP (2003), tendo sido bolsista FAPESP (Fundação de Amparo á Pesquisa do Estado de São Paulo) por 3 anos sob a orientação do reconhecido internacionalmente Prof.Dr. Silvio Silvério da Silva. Defendeu seu Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2005), bolsista CNPq sob orientação do Prof.Dr. Luís Cláudio Oliveira Lopes na área de Modelagem, Controle e Otimização de Processos Químicos. Desenvolveu trabalhos na área de processos biotecnológicos e bicombustíveis (Biomassa). Possui MBA em Finanças e Estratégias Empresariais pela Universidade Federal de Uberlândia (2006). Ganhador do Prêmio Santander de Empreendedorismo em 2006, na categoria Indústria. Recebeu uma menção honrosa da Fundação Getulio Vargas - FGV / SP por ter desenvolvido um dos 20 melhores Business Plan no II Desafio GV-Intel de Venture Capital e Empreendedorismo Inovação e Tecnologia em 2007. Ganhador do III Prêmio Werner Von Siemens de Inovação Técnológica. Prêmio Reconhecimento 3M - Consumidor Consciente em 2009. . Entre outras atividades, o Prof.M.Sc. Márcio Andrade ministrou cursos em diversos programas de MBA.

MINICURSO
Google Earth Engine - GEE

Cronograma Dia 21/outubro/2020 21:00 às 22:30 - Introdução da plataforma GEE; - Usos comuns; - Comunidades de desenvolvimento; - Documentação; - Visão geral (layout); - Banco de dados (satélites); - print("Hello world"); - Criar série temporal de imagens; - Sentinel 2; - Landsat 8; - filtrar por data; - filtrar por metadados (nuvem, id da cena e etc); Dia 22/outubro/2020 21:00 às 22:30 - Upload de áreas de interesse; - Criar série temporal de NDVI; - Sentinel 2; - Landsat 8; - Criar série temporal de dados climáticos; - ERA5 (pluviometria e temperatura do ar) - Criar gráficos; - Exportação dos produtos gerados; Olá participante, Para o melhor aproveitamento do tempo, será preciso que você faça antes da data de início do curso uma solicitação via formulário do Google ( https://signup.earthengine.google.com), preencha conforme solicitado e aguarde o email de confirmação no email gmail* cadastrado. O objetivo é garantir o acesso a plataforma Google Earth Engine, que usaremos durante os dias 21/outubro/2020 e 22/outubro/2020 durante o minicurso. Após o cadastro favor checar se tudo deu certo usando o link https://code.earthengine.google.com/ ATENÇÃO!! "É obrigatório ter uma conta Gmail para acessar o Google Earth Engine." Atenciosamente, IFTM

21/10/2020

21:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Palestrante: Thiago Luiz da Silva Quinaia

Técnico Agrícola pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba (2011), Graduado em Engenharia Civil na Universidade de Uberaba (2015). Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade de Uberaba. Especialista em Geoprocessamento no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba (2018). Mestrando Profissional em Produção Vegetal no IFTM - Campus Uberaba (2019). Possui experiência nas áreas de Engenharia, Projetos, Execução, CAD, SIG, Orçamentos e Gestão. Atua como Pesquisador na Startup AI-Red.

MINICURSO
Produção de mapas no QGIS

O curso abordará as ferramentas básicas do Software de geoprocessamento QGIS. Será possível construir e configurar o layout de mapas, além de extrair curvas de nível a partir de um Modelo Digital de Elevação (MDE).

21/10/2020

21:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Palestrante: Anselmo Ferreira da Silva

Mestre em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental pela Universidade de Ouro Preto (UFOP). Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Técnico em Agrimensura pela Castela Instituto de Ensino. Consultor na área de topografia e meio ambiente, atuando principalmente em georreferenciamento de imóveis, topografia convencional, licenciamento e estudos ambientais.

OFICINA
A tecnologia no gerenciamento de riscos de desastres

Capacitação sobre o uso de ferramentas tecnológicas no gerenciamento e gestão integrada do risco de desastres, de modo a apresentar os critérios influenciadores de decisões e ações mais seguras no desenvolvimento de comunidades resilientes.

21/10/2020

21:10

Canal do youtube - SNCT 2020 - Sala 3: https://youtube.com/channel/UC9T9UevC5HrJvzHMTH27RgQ

Convidados

Facilitador: Patrícia Antunes dos Reis

Organizadora da Atividade

OFICINA
Como reconhecer um relacionamento abusivo?

Apresentar as características de um relacionamento abusivo para que os participantes possam reconhecer.

21/10/2020

21:10

Canal do youtube - SNCT 2020 - Sala 2: https://youtube.com/channel/UC_e4keIJIlDtCtVeARDKZkg

Convidados

Mediador(a): Bianca Soares de Oliveira Gonçalves

Organizadora da Atividade

Facilitador: Vanessa Alvarenga

MINICURSO
Interação e aprendizagem - uso do Google Meet em aulas on-line

Utilizar a ferramenta Google Meet nas aulas on-line com um foco na interação e aprendizagem dos participantes/alunos.

21/10/2020

21:10

Canal do youtube - SNCT 2020 - Sala 5: https://youtube.com/channel/UCP8pKBnKzZOJ3jq5Q8t8TqA

Convidados

Palestrante: Deyse Cristina Frizzo Sampaio

UFRGS

Mediador(a): Jaqueline Maissiat

Mediador(a): Shirley Cristina Miguel

MINICURSO
Introdução ao estudo da cultura alimentar: identidade e relações étnico- raciais no Brasil e nos Estados Unidos.

Neste minicurso, os hábitos alimentares serão analisados pelo seu potencial em comunicar as características das sociedades em que estão inseridos. Símbolos, situações, comportamentos e imagens relacionados à alimentação humana servirão de base para uma reflexão a respeito da composição das identidades sociais no Brasil e nos Estados Unidos, sobretudo a partir da relação entre diferentes grupos étnico-raciais.

21/10/2020

21:10

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso à atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Facilitador: Maicon Vinicius da Silva Carrijo

Professor do IFTM Campus Ituiutaba. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP).

OFICINA
Manuseio de Calculadoras HP50G/PRIME

Há, de modo geral, uma dificuldade muito grande no manuseio de calculadoras científicas e financeiras. Atualmente não existe um cidadão que não conhece e nunca usou uma calculadora. Seja no comércio, em casa, nas escolas, hospitais, rede bancária, sempre há necessidade do uso de uma calculadora. Nos cursos universitários estas calculadoras facilitam a resolução de cálculos às vezes muito complexos e que nos tomariam muito tempo, nos levando a soluções rápidas e eficazes. O objetivo deste minicurso é orientar alunos e/ou professores na utilização da calculadora em seu dia a dia, mostrando como realizar desde cálculos mais simples até os mais complicados e da forma como são atualmente utilizados em várias áreas do conhecimento. Serão utilizados emuladores livres das calculadoras HP50G e PRIME de modo a oportunizar o participante acompanhar o curso e poder repetir as operações que serão feitas durante a apresentação.

21/10/2020

21:10

Canal do youtube - SNCT 2020 - Sala 14: https://youtube.com/channel/UC6Nr0DIdpzhwmfUAoENB78w

Convidados

Mediador(a): Neilon José de Oliveira

Organizador da Atividade

Facilitador: Rafael Cezar de Souza Rodrigues

Facilitador: Wendell Hosed Saran

MINICURSO
Mídias Sociais e Democracia: Uma Relação Pós Moderna

O surgimento da internet iniciou uma nova revolução em nosso mundo. Estamos vivendo a era da tecnologia, da informação e da conexão. A cada dia novos aparelhos e tecnologias são criadas e remodeladas para serem usadas. Ter tamanha facilidade em nossas mãos nos causa a percepção de estarmos no controle, de termos liberdade e poder. No entanto, estão essas ferramentas de acordo com os princípios democráticos que regem grande parte do nosso mundo atual? Até onde esse avanço chegará? Até onde permitiremos que chegue? Várias perguntas refletem sobre nosso futuro, mas e quanto ao nosso presente? Hoje as tecnologias fazem parte do nosso dia a dia. As redes sociais estão presentes - em tempos de pandemia - como nosso maior recurso de conexão com outras pessoas. E, cada vez mais, é relevante analisar como elas impactam e influenciam a nossa vida cotidiana. O documentário autoral da Netflix, intitulado como "O dilema das redes", propõe uma reflexão acerca das questões supracitadas. O intuito deste minicurso seria utilizar esse documentário, a fim de debater acerca das características das redes sociais e da Internet no que tange à democracia utilizada na sociedade contemporânea. Pensar como os indivíduos podem ser controlados, manipulados, influenciados e monitorados por um simples acesso é fundamental para nos entender enquanto sociedade, e para onde estamos caminhando.

21/10/2020

21:10

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Palestrante: Ana Laura Medeiros Duarte

Relações Internacionais/UFU

Palestrante: João Antônio Máximo Neto

Relações Internacionais/UFU

Palestrante: Rafaela Oliveira Silva

Relações Internacionais/UFU

Mediador(a): Walteno Martins Parreira Júnior

MINICURSO
Mudanças no comportamento do consumidor em meio ao mundo digital.

O minicurso tem como objetivo levar a reflexão sobre as mudanças que o mundo digital pode provocar no comportamento do consumidor, desde a aceitação ou a finalização de compra por este meio de venda.

21/10/2020

21:10

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso à atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Facilitador: Wanner Lucas Goulart

MINICURSO
Possibilidades de aplicação da Inteligência Computacional no setor Agropecuário.

Neste evento serão apresentadas algumas aplicações de Inteligência Artificial no contexto da Agropecuária, apresentando a modelagem matemática e computacional delineada a esses problemas.

21/10/2020

21:10

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Palestrante: José Ricardo Gonçalves Manzan

Licenciatura em Matemática Professor do IFTM Campus UPT, possui especialização em Matemática e Estatística, Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica.

OFICINA
Relações Trabalhistas e a COVID-19

O minicurso pretende abordar as normas de segurança do trabalho durante a pandemia da COVID-19 estabelecidas na Portaria Conjunta de n. 20 de 18 de junho de 2020. O objetivo do minicurso é orientar trabalhadores e empregadores sobre as medidas legais impostas durante a pandemia do COVID-19 visando a prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da COVI-19 no ambiente de trabalho.

21/10/2020

21:10

Canal do youtube - SNCT 2020 - Sala 11: https://youtube.com/channel/UCkPfoFoXEkfGpwBiL8MvtjA

Convidados

Facilitador: Alberto de Magalhães Franco Filho

Organizador da Atividade

MINICURSO
Três mulheres cantam as crenças de origem africana: abordando a religiosidade afro e o sincretismo religioso a partir das músicas de Clara Nunes Margareth Menezes e Mariene de Castro

Cotidianamente, assistimos nos noticiários episódios de intolerância religiosa contra as religiões de matriz africana candomblé e umbanda. Segundo pesquisas, as referidas religiões são alvos de 59% dos crimes de intolerância e estes casos tem aumentando durante a pandemia. Neste sentindo e embasando-nos na lei 10639, que trata do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas, propomos este minicurso que tem como objetivo apresentar um pouco da religiosidade de origem africana, desmistificando a imagem negativa que boa parte a população tem sobre os praticantes da umbanda e candomblé. Para isso faremos o uso das músicas de três maravilhosas cantoras que entoam o universo do candomblé e da umbanda em suas letras: Clara Nunes, Margareth Menezes e Mariene de Castro. Neste agradável minicurso cruzaremos, história, música e simbologia, trazendo ao seu conhecimento querido participante um pouco do universo da religiosidade afro-brasileira.

21/10/2020

21:10

Canal no YouTube: SNCT 2020 - Sala 12 - https://youtube.com/channel/UC_NSeLbDZFwY6GAZVyU9fmg

Convidados

Facilitador: Ildo Marcos de Souza

Ministrante

Facilitador: Ms Marcos Tadeu Pereira de Queiroz

Ministrante

Facilitador: Tábata Louise Araújo de Souza

Ministrante

OFICINA
Um panorama dos desafios e perspectivas para o gerenciamento das redes elétricas inteligentes

Historicamente, devido à crescente demanda por energia elétrica e modernização das cargas dos consumidores, as redes de distribuição e transmissão sofreram constantes modificações. Atualmente, essas redes têm-se tornado redes inteligentes (smart grids), caracterizadas pela instalação de dispositivos inteligentes e implementação de uma infraestrutura avançada de medição e controle. Os desafios para o gerenciamento de uma rede inteligente são muitos e envolve desde questões de monitoramento, comunicação e controle, até questões de segurança para ataques cibernéticos. Essa oficina abordará alguns desses desafios e apontará perspectivas para o gerenciamento futuro dessas redes.

21/10/2020

21:10

Canal do youtube - SNCT 2020 - Sala 4: https://youtube.com/channel/UC5xO_Eh08khbpiNiVTp7NVg

Convidados

Mediador(a): Camilla de Sousa Chaves

Organizadora da Atividade

Facilitador: Gustavo Gonçalves dos Santos

PALESTRA
Como utilizar drones no Manejo Integrado de Pragas?

Essa atividade visa abordar as mais recentes informações sobre o uso de drones no Manejo Integrado de Pragas agrícolas, visando otimizar o controle e reduzir os danos e os custos.

22/10/2020

08:00

Canal do youtube - SNCT 2020 - Sala 1: https://youtube.com/channel/UC8yNF6W8N0NqvAkckAIa7aw

Convidados

Palestrante: Fernando Henrique Iost Filho

Doutorando ESALQ/USP

PALESTRA
A internet e as nossas distopias cotidianas: uma crítica a era digital

Essa palestra tem o objetivo de trabalhar como a tecnologia está vinculada a uma série de problemas atuais, de maneira que que uma pretensa utopia que a tecnologia poderia representar, na prática, resulta em uma série de distopias cotidianas, tais como a radicalização política, as bolhas sociais e a cultura do cancelamento. Portanto, essa palestra busca problematizar os reflexos negativos dessa intensa exposição à tecnologia, tanto na sociedade quanto nos indivíduos.

22/10/2020

10:00

Canal do youtube - SNCT 2020 - Sala 1: https://youtube.com/channel/UC8yNF6W8N0NqvAkckAIa7aw

Convidados

Palestrante: Júlia Camargos Magalhães

WORKSHOP
A aplicação da eletroquímica na análise de substâncias.

Uso de reações de oxidação e redução para detectar e quantificar substâncias presentes em produtos presentes na nossa sociedade, como maquiagem e alimentos industrializados.

22/10/2020

14:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso à atividade 24 horas antes do seu início.

MINICURSO
Alimentos e Imunidade

Em tempos de pandemia e desinformação, vamos conversar sobre a nossa alimentação e o efeito de uma boa dieta em nossos sistema imunológico?

22/10/2020

14:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso à atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Palestrante: Thiago Taham

OFICINA
Aplicação de Redes Neurais Artificiais do tipo Multi Layer Perceptrons (MLP) na Proposição de um novo modelo para estudos de resistência de taludes

Aplicação de Redes Neurais Artificiais do tipo Multi Layer Perceptrons (MLP) na Proposição de um novo modelo para estudos de resistência de taludes

22/10/2020

14:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Facilitador: Gilmar Gonçalves Ferreira

MINICURSO
Como produzir mídias interativas utilizando o OpenShot

O objetivo da oficina é demonstrar de forma simples e fácil como produzir mídias interativas utilizando o Software OpenShot.

22/10/2020

14:00

Canal no YouTube: SNCT 2020 - Sala 5 - https://youtube.com/channel/UCP8pKBnKzZOJ3jq5Q8t8TqA

Convidados

Palestrante: Danilo Custódio de Medeiros

MINICURSO
Como ser saudável comendo carne todos os dias

A palestra tem como objetivo conscientizar sobre a importância dos alimentos de origem animal e sanar mitos relacionados ao consumo.

22/10/2020

14:00

Canal do YouTube: SNCT 2020 - Sala 8 - https://youtube.com/channel/UC8kygsygWyD37tNM05qhgPQ

Convidados

Palestrante: Jade Soller

Jade Soller é proponente e adepta do carnivorismo como estilo alimentar e Embaixadora da Dieta Carnívora no Brasil.

MINICURSO
Curso básico de Arduino

O curso apresenta aos alunos a importante ferramenta de programação embarcada chamada Arduino. Neste curso os alunos terão uma noção básica do hardware e do IDE.

22/10/2020

14:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Facilitador: Carlos Renato Borges dos Santos

Ministrante

MINICURSO
Curso Básico de DJ

Desenvolver o conhecimento sobre equipamentos e técnicas básicas de mixagem utilizadas por DJ's e operadores de som.

22/10/2020

14:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso à atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Palestrante: Carlos Alberto Lopes da Silva

MINICURSO
Economia circular: uma alternativa para a gestão eficiente de resíduos

Compreender os conceitos principais de economia circular e suas aplicações na cadeia produtiva e na gestão de resíduos sólidos, especialmente no atendimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, para consumo e produção responsáveis. Apontar os principais cases de economia circular no Brasil e no mundo e as principais tendências para o futuro.

22/10/2020

14:00

Canal no YouTube: SNCT 2020 - Sala 9 -https://youtube.com/channel/UCWKmV7ZD-5wnnCkqAukPUsQ

Convidados

Palestrante: Carolina Silvério Arantes

MINICURSO
Extração e purificação de lipídios

Durante o minicurso será feito uma breve introdução sobre o que são os lipídeos e como eles são classificados. Será abordado acerca da extração dos óleos por prensa extratora, soxhlet, goldfish e outros, assim como o processo de purificação do óleo bruto até o produto comercializado e seus meios corretos de descarte.

22/10/2020

14:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Palestrante: Marcus Vinicius Silva Oliveira

MINICURSO
"Hasta la vista, baby!” A IA já controla as nossas vidas?

Refletir e debater sobre a presença da Inteligência Artificial em nosso cotidiano. Os prós e os contras, os impactos em nossa vida pessoal, nosso papel como usuárias(os) etc.

22/10/2020

14:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso à atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Palestrante: Isadora do Nascimento Lemos

Palestrante: Luís Gustavo Guadalupe

MINICURSO
LUZ, CÂMERA e AÇÃO: gravação, edição e envio de vídeos para o Youtube

Neste minicurso o participante terá a oportunidade de aprender (1) a gravar um vídeo utilizando o software Open Broadcaster Software (OBS) com várias câmeras, (2) editar o vídeo gravado no Da Vinci Resolve e (3) subi-lo para o Youtube. No Youtube, o participante aprenderá algumas dicas para criação de hashtags, descrição do vídeo, etc.

22/10/2020

14:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Palestrante: Wilton Filho

MINICURSO
Manejo Sustentável da Fruticultura

Espera-se que os conceitos sobre manejos sustentáveis em frutíferas sejam absorvidos pelos participantes de forma que possam repassar para aqueles que demandarem estas técnicas.

22/10/2020

14:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso à atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Palestrante: Rômulo Felipe Dias Macedo

Palestrante: Vanessa Cristina Caron

MINICURSO
Objetos de Aprendizagem (OA) e Materiais Educacionais Digitais (MED)

Conhecer o conceito e os tipos de Objetos de Aprendizagem/ Materiais Educacionais Digitais.

22/10/2020

14:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Mediador(a): Amanda Silva de Oliveira

Palestrante: Anna Helena Silveira Sonego

UFRGS

Mediador(a): Crícia Zilda Felício Paixão

Palestrante: Jacqueline Mayumi Akazaki

UFRGS

Palestrante: Ketia Kellen Araújo da Silva

UFRGS

MINICURSO
Questões migratórias no conto O Corteiro, de Salman Rushdie

Este minicurso apresentará um estudo do conto O Corteiro, do autor indiano Salman Rushdie, no que se refere à representação dos migrantes a respeito de questões como língua, cultura e identidade; temas que são levantados sob a figura das personagens na narrativa. Visto isso, pretende-se destacar o importante papel que a literatura desempenha ao trazer assuntos caros à sociedade contemporânea e que merecem ser discutidos.

22/10/2020

14:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.”

Convidados

Mediador(a): Fernando Guimarães Silva

Palestrante: Vitor Martins Vilela

IFTM UdiCentro e Estudos Literários-UFU

MINICURSO
Roteamento de Placas de Circuito Impresso com o software CadSoft Eagle

O objetivo principal desse curso é aprender as principais funcionalidades do software com o objetivo de projetar uma fonte de tensão linear simétrica, um circuito de acionamento de relé e um circuito de acionamento com optoacoplador para microcontroladores.

22/10/2020

14:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Facilitador: Artur de Almeida Rios

Mediador(a): Leandro Sousa Vilefort

Organizador da Atividade

MINICURSO
Sistema Agroflorestal: recuperando áreas degradadas através do manejo da biodiversidade

Apresentar o Sistema Agrossilvipastoril como alternativa para a recuperação de áreas degradadas.

22/10/2020

14:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso à atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Palestrante: Alexandre Naves Rezende Faria

Palestrante: Cristiane Silva Barbosa Araujo

Palestrante: Luis Augusto da Silva Domingues

WORKSHOP
Sistemas Fotovoltaicos conectados à rede elétrica: desafios e oportunidades

Apresentar as tecnologias utilizadas na geração distribuída por meio de sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica. O curso abordará conceitos de captação da energia solar para geração de eletricidade, permitindo aos participantes conhecerem as características básicas da tecnologia, também será apresentado o panorama do setor solar fotovoltaico no Brasil e no mundo, além de uma abordagem sobre as oportunidades do mercado de trabalho atual e perspectivas futuras.

22/10/2020

14:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso à atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Facilitador: Sergio Batista da Silva

Professor do IFTM Campus Ituiutaba. Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília.

MINICURSO
Tendências tecnológicas na área de rotulagem de alimentos.

O objetivo do minicurso é apresentar as ferramentas para o processo de cálculos de informação nutricional para a cadeia de produção de alimentos e também os processos de rastreabilidade ligados a informação desde o campo até o consumidor final.

22/10/2020

14:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso à atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Facilitador: Carla Cristina Silva

Especialista e Mestranda no IFTM

MINICURSO
Uma introdução aos objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030

Apresentação e discussão do histórico dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, sua funcionalidade e aplicações, com o objetivo de incentivar a implantação de agendas 2030.

22/10/2020

14:00

Canal no YouTube: SNCT 2020 - Sala 3 -https://youtube.com/channel/UC9T9UevC5HrJvzHMTH27RgQ

Convidados

Palestrante: Sylvio Andreozzi

MINICURSO
A influência de estrangeirismo em nossa sociedade

O que é estrangeirismo; Estrangeirismo como fenômeno social/modismo; Empréstimos linguísticos incorporados ao português; Estrangeirismo e bom senso.

22/10/2020

15:50

Canal do YouTube: SNCT 2020 - Sala 4 - https://youtube.com/channel/UC5xO_Eh08khbpiNiVTp7NVg

Convidados

Facilitador: Guilherme Nery Oliveira

Ministrante

Facilitador: Jhennifer Silva Borges

Ministrante

Facilitador: Silésia Xavier Dornelas

Ministrante/Organizador

MINICURSO
Antártica dos extremos: passado, presente e futuro do continente gelado

O curso apresentará aspectos gerais da Antártica, principalmente sobre as descobertas paleontológicas no continente.

22/10/2020

15:50

Canal no YouTube: SNCT 2020 - Sala 8 - https://youtube.com/channel/UC8kygsygWyD37tNM05qhgPQ

Convidados

Palestrante: Igor Rodrigues

Palestrante: Paula Sucerquia

MINICURSO
Curso básico de Arduino

O curso apresenta aos alunos a importante ferramenta de programação embarcada chamada Arduino. Neste curso os alunos terão uma noção básica do hardware e do IDE.

22/10/2020

15:50

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Facilitador: Carlos Renato Borges dos Santos

Ministrante

MINICURSO
Espectroscopia na Industria de Alimentos

Os alimentos são sistemas complexos compostos predominantemente de água, gordura, proteínas e carboidratos, juntamente com vários componentes menores. As propriedades e características desses alimentos são governadas pela composição, estrutura molecular e interações intra e intermoleculares. A demanda por alta qualidade e segurança na produção de alimentos exige altos padrões de qualidade e controle de processo, o que por sua vez requer ferramentas analíticas apropriadas para investigar alimentos. Estudos têm apontado o potencial de técnicas espectroscópicas na indústria de alimentos, desde a seleção das matérias primas até a determinação da vida útil de um produto. Análises por espectroscopia têm sido usadas no controle de qualidade em diferentes tipos de produtos alimentícios devido ao seu baixo custo, fácil uso e reduzido tempo de análise. Muitas dessas técnicas podem analisar vários parâmetros simultaneamente, não necessitam de preparo de amostra, independente do seu estado físico, e sem geração de resíduos químicos. A espectroscopia é o estudo da interação da radiação eletromagnética com a matéria, que pode ocorrer através da absorção, transmissão ou espalhamento. Cada composto tem um espetro característico, como se fosse uma impressão digital e que vai depender da natureza química, dos átomos, do tipo de ligação, e outros fatores. A espectroscopia Raman oferece informações como a composição química e estrutura da amostra. É uma técnica que pode ser usada in loco, sem danificar o alimento, e pode ser obtida em questões de minutos ou até segundos. A análise em si é bastante simples, inclusive é possível obter um espectro de um alimento dentro da embalagem. A pesquisa desenvolvida por Lima e colaboradores mostra a utilização da espectroscopia Raman aliada a uma equação exponencial para detecção de adulteração em azeites. Outro exemplo é uma técnica simples, rápida, não invasiva, e sem necessidade de pré-tratamento, a espectroscopia de infravermelho próximo - NIRS (Near Infrared Spectroscopy) tem sido usada como uma ferramenta analítica quantitativa e qualitativa, determinando propriedades físicas e químicas de diversos produtos. Usando infravermelho, Quelal-Vásconez e colaboradores detectaram casca de cacau presente no cacau em pó. Com o uso do NIRS Edislane e colaboradores propuseram um método rápido e não destrutivo para análise do teor de proteína e óleo em grãos de milho moído, possibilitando a sua implantação em rotina laboratorial. Devido a praticidade e acurácia desses métodos, os estudos e uso vem crescendo cada vez mais. Espera-se que esta palestra seja um incentivo para que os ouvintes busquem mais informações sobre a espectroscopia de forma geral.

22/10/2020

15:50

Canal no YouTube: SNCT 2020 - Sala 10 - https://youtube.com/channel/UCmFMeGGqh-Nepa8WbR_sp1w

Convidados

Palestrante: Thaís Karine de Lima Rezende

MINICURSO
Ex Machina: Ser ou não ser consciente, eis a questão.

"O meu cérebro é uma cicatriz. Quero ser uma máquina. Braços para agarrar, pernas para andar, nenhuma dor, nenhum pensamento" (Hamlet Máquina) É possível conhecer os limites da inteligência? E da consciência? Pode o humano existir sem o desenvolvimento de tecnologias? Qual o limite entre o humano e a tecnologia? O que diferentes pesquisadores e pesquisadoras de diversas áreas (Antropolologia, Sociologia, Física, Filosofia e Biologia) têm a nos dizer sobre isso? De que forma podemos relacionar esses saberes?

22/10/2020

15:50

Canal do youtube - SNCT 2020 - Sala 7: https://youtube.com/channel/UCzcvo_wGnWbzzMYXpwKjSJQ

Convidados

Palestrante: Adriana Nogueira Alves

Professora de Física do IFTM Campus Uberaba.

Palestrante: Felipe Agostini Cerqueira

Professor de Antropologia do IFTM Campus Uberaba.

Palestrante: Gabriela Costa Araújo

Professora de Sociologia do IFTM Campus Uberaba.

Palestrante: Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes

Professor de Filosofia do IFTM Campus Uberaba.

Palestrante: Renato Soares Capellari

Professor de Biologia do IFTM Campus Uberaba.

Palestrante: Ricardo Spagnuolo Martins

Professor de Física do IFTM Campus Uberaba.

MINICURSO
Introdução a Linguagem R

Processamento de Dados, Big Data, Machine Learning, Processamento de imagens são conteúdos extremamente importantes nos dias de hoje, contudo a Linguagem R permite organizar simulações, projetar experimentos, plotar gráficos e diversas outras operações voltadas as análises de dados e estatística. R conta com inúmeras bibliotecas abertas para diversos fins.

22/10/2020

15:50

Canal do YouTube - SNCT 2020 - Sala 3: https://youtube.com/channel/UC9T9UevC5HrJvzHMTH27RgQ

Convidados

Facilitador: Danilo S. Almeida

Ministrante

MINICURSO
Introdução ao Sensoriamento Remoto aplicado na Agricultura de Precisão

Introdução ao Sensoriamento Remoto aplicado na Agricultura de Precisão: conceitos e geotecnologias empregadas no Sensoriamento Remoto utilizadas na prática da Agricultura de Precisão.

22/10/2020

15:50

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso à atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Palestrante: Sérgio Maia

MINICURSO
Sistemas agroflorestais

Informar os tipos de sistemas agroflorestais que existem, trazendo para a realidade local, regional e nacional. Abordar as características dos sistemas e como eles se enquadram nos moldes de produção sustentável do futuro. Abordar as políticas públicas que tem incentivado esse tipo de produção. Demonstrar alguns sistemas instalados em nossa região. Espera-se que os participantes do curso, caso nunca tenham tido contato com sistemas agroflorestais, tenham uma noção de como funcionam, qual o papel desse tipo de sistema para a sociedade, e como os profissionais das ciências agrárias se inserem nesse contexto.

22/10/2020

15:50

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso à atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Palestrante: Siro Paulo Moreira

MINICURSO
Sobre o poder: Por que Frodo não quis jogar o anel? Possibilidades de reflexão

Por que o personagem da obra de J. R. R. Tolkien “O Senhor dos Anéis”, Frodo Bolseiro, ao chegar no destino de sua missão não joga o “Um Anel” na montanha da perdição

22/10/2020

15:50

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.”

Convidados

Mediador(a): Juhan Pablo Silva Miranda

Mediador(a): Samia Abadia Dantas

Palestrante: Serginei Vasconcelos Jeronimo

EEPJIS

MINICURSO
Técnicas de jornalismo e comunicação institucional

A oficina vai abordar de forma básica as técnicas de criação do texto jornalístico, assim como apresentar as principais passos para a construção da notícia. O foco da oficina será o jornalismo institucional e a produção de conteúdo e canais de divulgação em uma instituição pública, além de apresentar noções básicas de assessoria de imprensa. Vamos usar como exemplos a comunicação do IFTM, no portal institucional e redes sociais, além de exemplos de outras instituições se necessário.

22/10/2020

15:50

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Mediador(a): Eliane de Souza Silva Bueno

Palestrante: Guilherme Brasil

IFTM UdiCentro

Mediador(a): Laiane Angelina Ribeiro

MINICURSO
Vem para o LabMaker: os novos espaços de aprendizados do IFTM

Laboratórios Makers serão os novos espaços de ensino, pesquisa e extensão onde os estudantes e professores poderão desenvolver trabalhos de forma colaborativa no IFTM. Venha conhecer essa nova ferramenta de aprendizado onde você é parte integrante e ativa do processo de ensino-aprendizagem.

22/10/2020

15:50

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso à atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Palestrante: Altamir Gomes Figueiredo

Palestrante: Bruno Pereira Garcês

Palestrante: Carla Regina Queiroz

Palestrante: Olivar Gonçalves Borges

Palestrante: Rodrigo Rossi

Palestrante: Tatiana Boff

PALESTRA
Noções sobre o humano na Inteligência Artificial

Aborda noções de humano mobilizadas em tecnologias computacionais pela Inteligência Artificial, em particular noções sobre conhecimento de senso comum e cultura. Partimos da premissa de que tecnologias colocadas em uso são formas de configurar práticas e sujeitos sociais, ao mesmo tempo em que são co-construídas por estes

22/10/2020

19:30

Canal do youtube - SNCT 2020 - Sala 1: https://youtube.com/channel/UC8yNF6W8N0NqvAkckAIa7aw

Convidados

Mediador(a): Jaqueline Maisiat

Mediador(a): Paulo Henrique Nunes da Silva

Palestrante: Rafael Wild

UFTPR

MINICURSO
Google Earth Engine - GEE

Cronograma Dia 21/outubro/2020 21:00 às 22:30 - Introdução da plataforma GEE; - Usos comuns; - Comunidades de desenvolvimento; - Documentação; - Visão geral (layout); - Banco de dados (satélites); - print("Hello world"); - Criar série temporal de imagens; - Sentinel 2; - Landsat 8; - filtrar por data; - filtrar por metadados (nuvem, id da cena e etc); Dia 22/outubro/2020 21:00 às 22:30 - Upload de áreas de interesse; - Criar série temporal de NDVI; - Sentinel 2; - Landsat 8; - Criar série temporal de dados climáticos; - ERA5 (pluviometria e temperatura do ar) - Criar gráficos; - Exportação dos produtos gerados; Olá participante, Para o melhor aproveitamento do tempo, será preciso que você faça antes da data de início do curso uma solicitação via formulário do Google ( https://signup.earthengine.google.com), preencha conforme solicitado e aguarde o email de confirmação no email gmail* cadastrado. O objetivo é garantir o acesso a plataforma Google Earth Engine, que usaremos durante os dias 21/outubro/2020 e 22/outubro/2020 durante o minicurso. Após o cadastro favor checar se tudo deu certo usando o link https://code.earthengine.google.com/ ATENÇÃO!! "É obrigatório ter uma conta Gmail para acessar o Google Earth Engine." Atenciosamente, IFTM

22/10/2020

21:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Palestrante: Thiago Luiz da Silva Quinaia

Técnico Agrícola pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba (2011), Graduado em Engenharia Civil na Universidade de Uberaba (2015). Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade de Uberaba. Especialista em Geoprocessamento no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba (2018). Mestrando Profissional em Produção Vegetal no IFTM - Campus Uberaba (2019). Possui experiência nas áreas de Engenharia, Projetos, Execução, CAD, SIG, Orçamentos e Gestão. Atua como Pesquisador na Startup AI-Red.

MINICURSO
Produção de mapas no QGIS

O curso abordará as ferramentas básicas do Software de geoprocessamento QGIS. Será possível construir e configurar o layout de mapas, além de extrair curvas de nível a partir de um Modelo Digital de Elevação (MDE).

22/10/2020

21:00

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Palestrante: Anselmo Ferreira da Silva

Mestre em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental pela Universidade de Ouro Preto (UFOP). Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Técnico em Agrimensura pela Castela Instituto de Ensino. Consultor na área de topografia e meio ambiente, atuando principalmente em georreferenciamento de imóveis, topografia convencional, licenciamento e estudos ambientais.

MINICURSO
A Guerra de Secessão por meio do cinema em “O vento levou” e nas Histórias em Quadrinhos (HQs) do personagem Tex Willer

Tomando como base o cinema e os quadrinhos como fontes históricas, esta oficina tem o intuito de romover um debate da Guerra de Secessão (1861- 1865) nos Estados Unidos por meio do cinema em E o vento levou (1939) e os quadrinhos de Tex Willer. Reconheceremos nestas produções os valores imagéticos e estéticos relacionados com o conflito separatista do Norte versus o Sul bem como a formação do Estado nacional a partir da Guerra de Secessão.

22/10/2020

21:10

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Palestrante: Aline Ferreira Antunes

SEDF/GDF

Mediador(a): Fernando Guimarães Silva

Palestrante: Vitor Augusto Gama Souza

SEE/MG

Mediador(a): Walteno Martins Parreira Júnior

MINICURSO
Criação de Tabelas Dinâmicas em HTML com JQuery

Implementação de código JQuery (biblioteca JavaScript) para acessar o servidor Web utilizando Ajax e construir dinâmicamento tabelas em HTML. Além de construir as tabelas HTML será apresentado como realizar busca de dados nas tabelas construídas.

22/10/2020

21:10

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Facilitador: César Francisco de Moura Couto

Ministrante/Organizador

MINICURSO
Criando animações com o CSS

Neste minicurso o participante terá a oportunidade de aprender na prática como criar animações para páginas web utilizando Cascanding Style Sheets (CSS). Para participar é necessário ter conhecimento de HTML e CSS.

22/10/2020

21:10

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Mediador(a): Geberson Antonio Ferreira Mendes

Mediador(a): Jhonathan Alves de Carvalho

Palestrante: Murillo Isidoro de Medeiros

Palestrante: Wilton de Paula Filho

IFTM UdiCentro

MESA-REDONDA
Inteligência artificial e suas aplicações como ciência de natureza interdisciplinar

Apresentar a inteligência artificial (IA) como uma ciência de natureza interdisciplinar que pode ser aplicada em trabalhos de conclusão de curso, monografias e dissertações. A roda de conversa traz uma visão dos alunos e ex-alunos que já desenvolveram pesquisas em IA com aplicações em diversas áreas do conhecimento, tais como: 1) saúde, 2) construção civil, 3) educação, 4) robótica, 5) criptografia, 6) neurodesenvolvimento, 7) modelagem de incêndios.

22/10/2020

21:10

Canal do youtube - Profª. Danielli Araújo Lima: https://www.youtube.com/channel/UCYdWzkdtuuphZRcAWC-5puw

Convidados

Facilitador: Ana Laura Soares

Facilitador: André Pereira de Castro

Mediador(a): Danielli Araújo Lima

Organizadora da Atividade

Facilitador: Eduardo Cassiano da Silva

Facilitador: Hamilton Junior Mendes Lopes

Facilitador: Jaqueline Neves Dorneles

Facilitador: Nayara Terezinha Nunes

Facilitador: Raquel da Silva Dornelas

MINICURSO
Perícia Criminal: possibilidades e aplicações da Inteligência Artificial.

O curso objetiva esclarecer a atuação da Perícia Criminal e o uso das ciências a serviço da justiça, bem como apontar perspectivas possibilitadas pelo advento da inteligência artificial.

22/10/2020

21:10

Canal do youtube - SNCT 2020 - Sala 14: https://youtube.com/channel/UC6Nr0DIdpzhwmfUAoENB78w

Convidados

Facilitador: Almir Afonso da Silva

Professor de Química do Instituto Federal do Triangulo Mineiro e Perito Criminal da Polícia Científica de Goiás. Mestre em Química pela Universidade Federal de Uberlândia.

MINICURSO
Produção de material online em ambientes virtuais para professores da Educação Básica

O objetivo dessa oficina é ensinar professores a utilizar o GOOGLE FORMULÁRIOS como ferramenta de suporte para a produção de avaliação, testes, revisões, materiais complementares entre outros. Além disso, vamos ensinar como preparar as apresentações no GOOGLE APRESENTAÇÕES e seus recursos.

22/10/2020

21:10

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso a atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Palestrante: Andressa Garcia Castilho

Doutoranda em Educação - Faced/UFU

Palestrante: Juliana de Araújo e Silva

Pós-graduação em Tecnologias, Mídias e Linguagens em Educação - IFTM UdiCentro

Mediador(a): Maria de Lourdes Ribeiro Gaspar

Mediador(a): Matheus Mauricio Gomes Ferreira

MINICURSO
Tecnologia: Afasta ou aproxima pessoas?

O minicurso tem como objetivo proporcionar momentos de reflexão e discussão sobre as vantagens e desvantagens da tecnologia no relacionamento entre as pessoas.

22/10/2020

21:10

Google Meet: O participante receberá por e-mail o link de acesso à atividade 24 horas antes do seu início.

Convidados

Facilitador: Cristiana Franco Silva

PALESTRA
Inteligência Artificial na irrigação

Sistemas de irrigação com IA, que visam trazer mais precisão nas aplicações e melhores resultados em termos de produtividade, qualidade e otimização dos meios necessários para produção já são uma realidade. Estão chegando ao mercado softwares que reúnem todas as funções de automatização, controle e análise de dados, permitindo acompanhar os processos de irrigação dentro da propriedade rural, em tempo real. Desta forma, esta palestra terá como objetivo apresentar o que a IA já pode nos auxiliar no manejo da irrigação.

23/10/2020

08:00

Canal do youtube - SNCT 2020 - Sala 1: https://youtube.com/channel/UC8yNF6W8N0NqvAkckAIa7aw

Convidados

Palestrante: Bruno Toniello

Gerente do Departamento de Digital Farming para Netafim Mercosul. Desde 2004 faz parte do Grupo de Digital Farming da Netafim Ltda (antigo Crop Management Technologies), tendo participado de vários seminários técnico comerciais, e ajudado no desenvolvimento de novas soluções de manejo de irrigação localizada.

PALESTRA
Museus de Ciências como espaços de Divulgação Científica

Os museus de Ciências são espaços privilegiados para a abordagem de temas de ciências, contribuindo para sua aproximação com o público. Assim, entendemos que as ações desenvolvidas em um museu de ciências tem potencial para trazer para próximo da população questões relativas à ciência que são de difícil abordagem em outros espaços, por meio de suas exposições ou por atividades complementares (como cursos ou eventos). Nesse sentido, buscaremos discutir um pouco desse importante papel e dos desafios enfrentados na busca pela promoção da cultura científica.

23/10/2020

10:00

Canal do youtube - SNCT 2020 - Sala 1: https://youtube.com/channel/UC8yNF6W8N0NqvAkckAIa7aw

Convidados

Palestrante: SIlvia Martins

Instituto de Física - UFU

MOSTRA
IFTM - A Cultura está no ar!

Momento cultural com apresentações musicais, mostras de talentos, exposições virtuais e atividades relacionadas a Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão.

23/10/2020

14:00

Canal do Youtube - IFTM: https://youtu.be/c8TY1NkifAoo

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Experiências Internacionais: relatos de intercambistas

Apresentação de trabalhos dos intercambistas dos programas LAPASSION (Latin-AmericaPracticesand Soft Skills for na Innovation Oriented Network) – Edição de Goiânia (Goiás), PROJETO INTERC MBIO CULTURAL NA AMÉRICA DO SUL – RESISTÊNCIA/ARGENTINA, PROJETO “IMPROVING YOUR ENGLISH – PAÍS DE GALES - Edição 2019 e SANTANDER UNIVERSIDADES (2019).

23/10/2020

16:30

Cana de Youtube - SNCT 2020 - Sala 15: https://youtube.com/channel/UCSfoOJYiADiFYUjFhpk_xhA

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Edital 03/2019 - Programa de Mobilidade Internacional – IFTM – Projeto Intercâmbio Cultural na América do Sul - Resistência

Apresentação de relato de experiência.

23/10/2020

18:00

Youtube

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Edital 01/2019 - Programa de Mobilidade Internacional - Seleção de Candidatos ao Programa Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação - Santander Universidades

Apresentação de relato de experiência.

23/10/2020

18:15

Youtube

MOSTRA
IFTM - A Cultura está no ar!

Momento cultural com apresentações musicais, mostras de talentos, exposições virtuais e atividades relacionadas a Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão.

23/10/2020

19:30

Canal do Youtube - IFTM: https://youtube.com/channel/UC8yNF6W8N0NqvAkckAIa7aw

Documentos

Acesse os arquivos disponíveis para consulta
13/10/2020 13:35

Organizadores

Conheça os responsáveis pela organização

COORDENAÇÃO DO EVENTO

Membro da Comissão Central da SNCT 2020
ISMAEL CARNEIRO GONÇALVES
Membro da Comissão Central da SNCT 2020
TATIANA BOFF
Membro da Comissão Central da SNCT 2020
BRUNO RODRIGUES DE OLIVEIRA
Membro da Comissão Central da SNCT 2020
FAUSTO ANTÔNIO DOMINGOS JÚNIOR
Membro da Comissão Central da SNCT 2020
LUZIANE MOREIRA DOS SANTOS
Membro da Comissão Central da SNCT 2020
WALTENO MARTINS PARREIRA JUNIOR
Membro da Comissão Central da SNCT 2020
RAQUEL LIE KISHI
Membro da Comissão Central da SNCT 2020
LUIS FERNANDO TOSTA BARBATO
Presidente da Comissão Central da SNCT 2020
CICERO LIMA COSTA
Apoio para cadastro de atividades SNCT
ANA CLARA SANTOS COSTA
Apoio
GUSTAVO CEZAR RIBEIRO
Coordenadora
ELAINE ALVES DOS SANTOS

Contato

Entre em contato para dúvidas, sugestões ou informações
snct2020@iftm.edu.br
(34)9187-7873